Salário para o cargo de Gerente de recuperação de crédito
CBO 1417-35 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de recuperação de crédito - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Quanto ganha um Gerente de recuperação de crédito

Um Gerente de recuperação de crédito trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.629,48 e R$ 30.348,72, com a média salarial de R$ 11.374,88 e o salário mediana em R$ 7.187,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de recuperação de crédito

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 11.374,88 136.498,52 2.843,72 54,81
1º Quartil 4.629,48 55.553,71 1.157,37 22,31
Salário Mediana 7.187,50 86.250,00 1.796,88 34,63
3º Quartil 23.145,23 277.742,79 5.786,31 111,53
Teto Salarial 30.348,72 364.184,68 7.587,18 146,24


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 5.288 - 42.646 17.094,75 5.287,71 13.785,00 35.208,60 42.645,71
Rio de Janeiro - RJ 1.679 - 9.476 3.896,36 1.679,00 1.762,00 7.823,67 9.476,26
Goiânia - GO 4.287 - 11.875 7.158,13 4.287,00 7.057,50 9.804,00 11.874,90
Corbélia - PR 2.400 - 3.137 2.441,83 2.400,00 2.400,00 2.590,00 3.137,09
Ribeirão Preto - SP 5.755 - 12.172 7.731,97 5.755,00 7.142,85 10.049,00 12.171,65
Belo Horizonte - MG 1.500 - 12.112 4.964,00 1.500,00 1.800,00 10.000,00 12.112,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 5.040 - 40.180 15.111,95 5.040,44 9.491,00 33.172,64 40.179,69
Rio de Janeiro 1.679 - 9.987 4.648,50 1.679,00 5.411,00 8.245,50 9.987,20
Paraná 2.150 - 20.888 5.971,09 2.150,00 2.461,00 17.245,00 20.887,66
Santa Catarina 2.043 - 20.833 7.802,70 2.043,00 6.512,50 17.200,00 20.833,16
Goiás 4.287 - 11.875 7.158,13 4.287,00 7.057,50 9.804,00 11.874,90
Bahia 2.567 - 8.522 4.787,17 2.567,00 5.500,00 7.036,00 8.522,21
Minas Gerais 1.500 - 12.112 4.964,00 1.500,00 1.800,00 10.000,00 12.112,30


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de recuperação de crédito

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • implementar processos operacionais;
  • gerenciar pessoas;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • demonstrar persuasão;
    • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
    • prever impactos de normas internas e externas;
    • atender auditoria interna e externa;
    • estipular políticas por produto;
    • determinar perfil de ocupações;
    • recomendar ações de marketing e vendas;
    • sugerir promoção de pessoal;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar poder de decisão;
    • revisar plano diretor;
    • motivar equipes;
    • delegar atribuições;
    • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
    • assegurar padrões de atendimento;
    • reciclar-se profissionalmente;
    • demonstrar liderança;
    • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
    • participar de projetos da instituição;
    • examinar operações gerenciais;
    • incrementar resultados;
    • propor remuneração de pessoal;
    • validar contratos de produtos com compliance;
    • aprovar taxas e tarifas;
    • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
    • otimizar fluxo de trabalho;
    • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
    • consolidar informações gerenciais;
    • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
    • coordenar processo de revisão de crédito;
    • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
    • conduzir reuniões com equipe;
    • remanejar pessoal;
    • solucionar reclamações de clientes;
    • estabelecer objetivos e metas;
    • definir estrutura organizacional da área;
    • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
    • mensurar composição dos ativos do banco;
    • controlar custos;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • divulgar campanhas de vendas;
    • definir atribuições para cada cargo;
    • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • reestudar políticas operacionais e de crédito;
    • demonstrar pensamento estruturado;
    • executar consultas de crédito;
    • coordenar processos de recuperação de crédito;
    • demonstrar flexibilidade;
    • visitar clientes;
    • estudar sugestões de clientes;
    • demonstrar visão gerencial;
    • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
    • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
    • participar do comitê operacional e de produtos;
    • submeter plano diretor à aprovação superior;
    • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
    • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
    • solicitar compra de equipamentos;
    • realizar avaliação cruzada de desempenho;
    • analisar dossiê de operações de câmbio;
    • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
    • interagir com demais áreas do banco;
    • divulgar normas e procedimentos;
    • monitorar qualidade da carteira de crédito;
    • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
    • estabelecer prioridades;
    • programar desenvolvimento de equipes;
    • conferir autenticidade de informações;
    • contratar serviços terceirizados;
    • avaliar riscos inerentes ao produto;
    • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
    • analisar mercado e concorrência;
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • demonstrar percepção (feeling);
    • executar políticas de manutenção de clientes;
    • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
    • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
    • dispensar pessoas;
    • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
    • avaliar potencial de pessoal da equipe;
    • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
    • elaborar orçamento da área;
    • demonstrar segurança;
    • obter conformidade legal de produtos e serviços;
    • administrar conflitos;
    • implementar políticas internas e externas;
    • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
    • participar de comitê de crédito;
    • controlar execução de serviços de terceiros;
    • selecionar pessoas;
    • acompanhar formalização de operações;
    • propor alteração de rating ou score para clientes;
    • verificar enquadramento de garantias;
    • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
    • controlar orçamento da área;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • participar das comissões febraban, abecip;
    • classificar clientes (rating e score);
    • divulgar objetivos e metas da área;
    • adequar perfil ocupacional à função;
    • respeitar valores da instituição;
    • reconhecer nichos de mercado;
    • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
    • gerir processos de crédito;
    • checar aplicação do crédito na finalidade;
    • monitorar recuperação de crédito;
    • programar férias da equipe;
    • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
    • identificar necessidade de cliente;
    • promover interação da equipe;
    • coordenar equipes;
    • especificar condições e fluxos operacionais;
    • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
    • ajustar parâmetros operacionais;
    • fomentar prospecção de clientes;
    • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;


    Setores que mais contratam Gerente de recuperação de crédito no mercado de trabalho

    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
    • Cooperativas de crédito mútuo
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Atividades de teleatendimento
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
    • Serviços advocatícios
    • Administração de cartões de crédito
    • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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