Salário para o cargo de Gerente de processos
CBO 1412-05 > Gerentes de produção e operações em empresa da indústria extrativa, de transformação e de serviços de utilidade pública

Gerente de processos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Exercem a gerência de produção nas indústrias de transformação e extração mineral, definem e implementam plano operacional, analisando a demanda de produtos, a capacidade produtiva e recursos auxiliares, elaborando plano de racionalização e redução de custos, plano de investimentos, orçamento de despesas e necessidades de matérias-primas, planejam a produção, programando mão-de-obra e paradas ou intervenções em máquinas, equipamentos e instrumentos industriais, gerenciam equipes de trabalho, administrando salários, admissões, demissões, promoções e promovendo o desenvolvimento das equipes por meio de cursos e treinamentos, asseguram e promovem o cumprimento das ações de proteção ao meio ambiente e também pelas normas de higiene e segurança no trabalho, por meio de orientações às suas equipes, desenvolvem e implantam métodos e técnicas que visam melhorar e otimizar o processo de produção, gerenciam áreas de manutenção, engenharia de processos e logística.

Quanto ganha um Gerente de processos

Um Gerente de processos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.364,15 e R$ 15.939,35, com a média salarial de R$ 6.260,93 e o salário mediana em R$ 3.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Gerente de processos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.260,93 75.131,16 1.565,23 29,12
1º Quartil 2.364,15 28.369,80 591,04 11,00
Salário Mediana 3.500,00 42.000,00 875,00 16,28
3º Quartil 13.159,64 157.915,68 3.289,91 61,21
Teto Salarial 15.939,35 191.272,20 3.984,84 74,14


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de produção e operações em empresa da indústria extrativa, de transformação e de serviços de utilidade pública

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de produção e operações em empresa da indústria extrativa, de transformação e de serviços de utilidade pública esses profissionais atuam em áreas ligadas à extração de minerais, comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, exceto comércio de veículo, fabricação de produtos alimentares e bebidas e de produtos químicos. São empregados com carteira assinada e trabalham em equipes, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de produção e operações em empresa da indústria extrativa, de transformação e de serviços de utilidade pública

Para ingressar nessa família ocupacional, o trabalhador necessita do curso superior completo. Normalmente são formados em engenharia plena ou de curta duração e afins. É recomendável mais de cinco anos de experiência profissional. O gerente de produção e operações está sempre em busca de novas tecnologias e em constante reciclagem.


Funções e atividades do Gerente de processos

Gerentes de produção e operações em empresa da indústria extrativa, de transformação e de serviços de utilidade pública devem:

  • administrar a produção e operação;
  • comunicar-se;
  • implantar tecnologias e inovações;
  • definir plano operacional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar a produção;
  • assegurar as ações de preservação ambiental;
  • gerenciar pessoas;
  • promover condições de higiene e segurança no trabalho;

Atividades

  • providenciar o descarte de resíduos industriais e poluentes, conforme legislação;
  • desenvolver produtos e/ou equipamentos junto com fornecedores ou terceiros;
  • participar de auditorias internas e externas;
  • revisar planos de produção;
  • garantir o cumprimento das normas de higiene e segurança no trabalho;
  • exercer liderança;
  • garantir a ordem, limpeza e organização das áreas de trabalho (house keeping);
  • demonstrar disponibilidade;
  • apoiar as campanhas de higiene e segurança na empresa;
  • administrar contratos de serviços de terceiros;
  • dar ´feed back´ da avaliação do pessoal da equipe;
  • participar de congressos, cursos, seminários....;
  • planejar necessidades de insumos, matérias-primas e materiais auxiliares;
  • interagir com demais áreas da empresa;
  • evidenciar objetividade;
  • administrar reclamações de clientes, consumidores e de não conformidade;
  • assegurar a recuperação das áreas degradadas;
  • analisar a demanda de produtos;
  • expedir correspondências;
  • analisar a capacidade produtiva e recursos auxiliares (mão-de-obra , equipamento , material , instrumento , manutenção);
  • expedir relatórios gerenciais;
  • ouvir atentamente (saber ouvir);
  • minimizar a exposição de pessoas em áreas insalubres e de riscos;
  • visitar empresas, fornecedores, clientes, feiras....;
  • trabalhar voltado para resultados;
  • administrar ações para redução de custos de produção;
  • colaborar na definição e disponibilização de epi's e epc's;
  • demonstrar persuasão;
  • delegar atribuições;
  • acompanhar auditorias internas e externas de higiene e segurança no trabalho;
  • discutir com p&d e marketing o desenvolvimento de novos produtos e processos de fabricação;
  • desenvolver tecnologias em parceria com terceiros;
  • facilitar o fluxo de informações;
  • avaliar o desempenho do pessoal da equipe;
  • estimular a motivação do pessoal da equipe;
  • programar mão-de-obra;
  • monitorar o cumprimento de normas e procedimentos;
  • estabelecer plano de produção (tipo, quantidade, prazos);
  • elaborar plano de investimentos;
  • elaborar orçamento de despesas e necessidades de matérias-primas;
  • agir com sensatez;
  • administrar fluxos de armazenagem e expedição;
  • participar da análise de tendências do mercado;
  • gerenciar salários, promoções, admissões e demissões do pessoal da equipe;
  • identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento do pessoal da equipe;
  • demonstrar capacidade para negociar;
  • acionar planos de contingência;
  • apresentar sugestões para elaboração de planos de higiene e segurança no trabalho;
  • divulgar, no âmbito do departamento, os resultados da empresa;
  • aprovar normas e instruções;
  • administrar estoques de matérias-primas, produtos em elaboração e acabados, materiais diversos e insumos;
  • auditar fornecedores ou terceiros;
  • viabilizar o cumprimento de normas e procedimentos;
  • preparar plano de contingência e ações preventivas;
  • gerenciar o absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos.....);
  • administrar indicadores de controle (produtividade, custo, qualidade e consumos específicos);
  • elaborar plano de racionalização e redução de custos;
  • contribuir na elaboração de descrição de cargos da equipe;
  • apresentar soluções para eliminação de situações e áreas de risco, de insalubridade e atos inseguros;
  • demonstrar clareza de propósitos;
  • administrar o resultado da qualidade no processo;
  • praticar o ´feed back´;
  • demonstrar criatividade;
  • fornecer informações para elaboração de planos de ações corretivas;
  • atualizar-se profissionalmente;
  • promover treinamento e desenvolvimento do pessoal da equipe;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • trabalhar em equipe;
  • investigar causas de ocorrências nas áreas de higiene e segurança no trabalho;
  • promover reuniões setoriais;
  • administrar ações de manutenção;
  • programar paradas ou intervenções em máquinas, equipamentos e inst. industriais;
  • demonstrar flexibilidade;
  • assegurar que a emissão de poluentes não exceda os limites estabelecidos;
  • implementar planos de investimentos, racionalização e redução de custos;
  • resolver conflitos;
  • definir indicadores de controle (produtividade, custo, qualidade e consumos específicos);


Setores que mais contratam Gerente de processos no mercado de trabalho

  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Confecção de peças do vestuário
  • Fabricação de móveis com predominância de madeira
  • Restaurantes e similares
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Fabricação de embalagens de material plástico
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Criação de frangos para corte
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
  • Fabricação de outros produtos de metal
  • Fabricação de outras peças e acessórios para veículos automotores
  • Fabricação de artefatos de material plástico para outros usos
  • Fabricação de alimentos para animais
  • Fabricação de artefatos de cerâmica e barro cozido para uso na construção
  • Fabricação de laticínios
  • Fabricação de esquadrias de metal




Profissões em Destaque: