Salário para o cargo de Gerente de departamento industrial
CBO 1412-05 > Gerentes de produção e operações em empresa da indústria extrativa, de transformação e de serviços de utilidade pública

Gerente de departamento industrial - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Exercem a gerência de produção nas indústrias de transformação e extração mineral, definem e implementam plano operacional, analisando a demanda de produtos, a capacidade produtiva e recursos auxiliares, elaborando plano de racionalização e redução de custos, plano de investimentos, orçamento de despesas e necessidades de matérias-primas, planejam a produção, programando mão-de-obra e paradas ou intervenções em máquinas, equipamentos e instrumentos industriais, gerenciam equipes de trabalho, administrando salários, admissões, demissões, promoções e promovendo o desenvolvimento das equipes por meio de cursos e treinamentos, asseguram e promovem o cumprimento das ações de proteção ao meio ambiente e também pelas normas de higiene e segurança no trabalho, por meio de orientações às suas equipes, desenvolvem e implantam métodos e técnicas que visam melhorar e otimizar o processo de produção, gerenciam áreas de manutenção, engenharia de processos e logística.

Quanto ganha um Gerente de departamento industrial

Um Gerente de departamento industrial trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.364,15 e R$ 15.939,35, com a média salarial de R$ 6.260,93 e o salário mediana em R$ 3.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Gerente de departamento industrial

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.260,93 75.131,16 1.565,23 29,12
1º Quartil 2.364,15 28.369,80 591,04 11,00
Salário Mediana 3.500,00 42.000,00 875,00 16,28
3º Quartil 13.159,64 157.915,68 3.289,91 61,21
Teto Salarial 15.939,35 191.272,20 3.984,84 74,14


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de produção e operações em empresa da indústria extrativa, de transformação e de serviços de utilidade pública

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de produção e operações em empresa da indústria extrativa, de transformação e de serviços de utilidade pública esses profissionais atuam em áreas ligadas à extração de minerais, comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, exceto comércio de veículo, fabricação de produtos alimentares e bebidas e de produtos químicos. São empregados com carteira assinada e trabalham em equipes, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de produção e operações em empresa da indústria extrativa, de transformação e de serviços de utilidade pública

Para ingressar nessa família ocupacional, o trabalhador necessita do curso superior completo. Normalmente são formados em engenharia plena ou de curta duração e afins. É recomendável mais de cinco anos de experiência profissional. O gerente de produção e operações está sempre em busca de novas tecnologias e em constante reciclagem.


Funções e atividades do Gerente de departamento industrial

Gerentes de produção e operações em empresa da indústria extrativa, de transformação e de serviços de utilidade pública devem:

  • gerenciar pessoas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implantar tecnologias e inovações;
  • assegurar as ações de preservação ambiental;
  • promover condições de higiene e segurança no trabalho;
  • definir plano operacional;
  • administrar a produção e operação;
  • comunicar-se;
  • planejar a produção;

Atividades

  • demonstrar disponibilidade;
  • acionar planos de contingência;
  • administrar ações para redução de custos de produção;
  • administrar reclamações de clientes, consumidores e de não conformidade;
  • elaborar plano de racionalização e redução de custos;
  • minimizar a exposição de pessoas em áreas insalubres e de riscos;
  • dar ´feed back´ da avaliação do pessoal da equipe;
  • trabalhar em equipe;
  • expedir correspondências;
  • programar mão-de-obra;
  • estimular a motivação do pessoal da equipe;
  • providenciar o descarte de resíduos industriais e poluentes, conforme legislação;
  • definir indicadores de controle (produtividade, custo, qualidade e consumos específicos);
  • administrar contratos de serviços de terceiros;
  • demonstrar clareza de propósitos;
  • viabilizar o cumprimento de normas e procedimentos;
  • expedir relatórios gerenciais;
  • gerenciar o absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos.....);
  • promover treinamento e desenvolvimento do pessoal da equipe;
  • auditar fornecedores ou terceiros;
  • estabelecer plano de produção (tipo, quantidade, prazos);
  • garantir a ordem, limpeza e organização das áreas de trabalho (house keeping);
  • administrar o resultado da qualidade no processo;
  • agir com sensatez;
  • implementar planos de investimentos, racionalização e redução de custos;
  • planejar necessidades de insumos, matérias-primas e materiais auxiliares;
  • preparar plano de contingência e ações preventivas;
  • interagir com demais áreas da empresa;
  • praticar o ´feed back´;
  • aprovar normas e instruções;
  • trabalhar voltado para resultados;
  • garantir o cumprimento das normas de higiene e segurança no trabalho;
  • analisar a demanda de produtos;
  • apresentar sugestões para elaboração de planos de higiene e segurança no trabalho;
  • analisar a capacidade produtiva e recursos auxiliares (mão-de-obra , equipamento , material , instrumento , manutenção);
  • facilitar o fluxo de informações;
  • evidenciar objetividade;
  • monitorar o cumprimento de normas e procedimentos;
  • acompanhar auditorias internas e externas de higiene e segurança no trabalho;
  • participar de auditorias internas e externas;
  • administrar indicadores de controle (produtividade, custo, qualidade e consumos específicos);
  • administrar ações de manutenção;
  • elaborar orçamento de despesas e necessidades de matérias-primas;
  • assegurar a recuperação das áreas degradadas;
  • atualizar-se profissionalmente;
  • visitar empresas, fornecedores, clientes, feiras....;
  • revisar planos de produção;
  • apoiar as campanhas de higiene e segurança na empresa;
  • participar de congressos, cursos, seminários....;
  • demonstrar criatividade;
  • demonstrar capacidade para negociar;
  • administrar fluxos de armazenagem e expedição;
  • investigar causas de ocorrências nas áreas de higiene e segurança no trabalho;
  • desenvolver tecnologias em parceria com terceiros;
  • exercer liderança;
  • programar paradas ou intervenções em máquinas, equipamentos e inst. industriais;
  • avaliar o desempenho do pessoal da equipe;
  • ouvir atentamente (saber ouvir);
  • desenvolver produtos e/ou equipamentos junto com fornecedores ou terceiros;
  • colaborar na definição e disponibilização de epi's e epc's;
  • demonstrar flexibilidade;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • resolver conflitos;
  • assegurar que a emissão de poluentes não exceda os limites estabelecidos;
  • contribuir na elaboração de descrição de cargos da equipe;
  • demonstrar persuasão;
  • discutir com p&d e marketing o desenvolvimento de novos produtos e processos de fabricação;
  • apresentar soluções para eliminação de situações e áreas de risco, de insalubridade e atos inseguros;
  • identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento do pessoal da equipe;
  • fornecer informações para elaboração de planos de ações corretivas;
  • participar da análise de tendências do mercado;
  • promover reuniões setoriais;
  • delegar atribuições;
  • administrar estoques de matérias-primas, produtos em elaboração e acabados, materiais diversos e insumos;
  • divulgar, no âmbito do departamento, os resultados da empresa;
  • elaborar plano de investimentos;
  • gerenciar salários, promoções, admissões e demissões do pessoal da equipe;


Setores que mais contratam Gerente de departamento industrial no mercado de trabalho

  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Confecção de peças do vestuário
  • Fabricação de móveis com predominância de madeira
  • Restaurantes e similares
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Fabricação de embalagens de material plástico
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Criação de frangos para corte
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
  • Fabricação de outros produtos de metal
  • Fabricação de outras peças e acessórios para veículos automotores
  • Fabricação de artefatos de material plástico para outros usos
  • Fabricação de alimentos para animais
  • Fabricação de artefatos de cerâmica e barro cozido para uso na construção
  • Fabricação de laticínios
  • Fabricação de esquadrias de metal




Profissões em Destaque: