Salário para o cargo de Gerente de montagem
CBO 1412-05 > Gerentes de produção e operações em empresa da indústria extrativa, de transformação e de serviços de utilidade pública

Gerente de montagem - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Exercem a gerência de produção nas indústrias de transformação e extração mineral, definem e implementam plano operacional, analisando a demanda de produtos, a capacidade produtiva e recursos auxiliares, elaborando plano de racionalização e redução de custos, plano de investimentos, orçamento de despesas e necessidades de matérias-primas, planejam a produção, programando mão-de-obra e paradas ou intervenções em máquinas, equipamentos e instrumentos industriais, gerenciam equipes de trabalho, administrando salários, admissões, demissões, promoções e promovendo o desenvolvimento das equipes por meio de cursos e treinamentos, asseguram e promovem o cumprimento das ações de proteção ao meio ambiente e também pelas normas de higiene e segurança no trabalho, por meio de orientações às suas equipes, desenvolvem e implantam métodos e técnicas que visam melhorar e otimizar o processo de produção, gerenciam áreas de manutenção, engenharia de processos e logística.

Quanto ganha um Gerente de montagem

Um Gerente de montagem trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.364,15 e R$ 15.939,35, com a média salarial de R$ 6.260,93 e o salário mediana em R$ 3.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Gerente de montagem

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.260,93 75.131,16 1.565,23 29,12
1º Quartil 2.364,15 28.369,80 591,04 11,00
Salário Mediana 3.500,00 42.000,00 875,00 16,28
3º Quartil 13.159,64 157.915,68 3.289,91 61,21
Teto Salarial 15.939,35 191.272,20 3.984,84 74,14


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de produção e operações em empresa da indústria extrativa, de transformação e de serviços de utilidade pública

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de produção e operações em empresa da indústria extrativa, de transformação e de serviços de utilidade pública esses profissionais atuam em áreas ligadas à extração de minerais, comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, exceto comércio de veículo, fabricação de produtos alimentares e bebidas e de produtos químicos. São empregados com carteira assinada e trabalham em equipes, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de produção e operações em empresa da indústria extrativa, de transformação e de serviços de utilidade pública

Para ingressar nessa família ocupacional, o trabalhador necessita do curso superior completo. Normalmente são formados em engenharia plena ou de curta duração e afins. É recomendável mais de cinco anos de experiência profissional. O gerente de produção e operações está sempre em busca de novas tecnologias e em constante reciclagem.


Funções e atividades do Gerente de montagem

Gerentes de produção e operações em empresa da indústria extrativa, de transformação e de serviços de utilidade pública devem:

  • gerenciar pessoas;
  • assegurar as ações de preservação ambiental;
  • implantar tecnologias e inovações;
  • administrar a produção e operação;
  • promover condições de higiene e segurança no trabalho;
  • definir plano operacional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • planejar a produção;

Atividades

  • avaliar o desempenho do pessoal da equipe;
  • exercer liderança;
  • providenciar o descarte de resíduos industriais e poluentes, conforme legislação;
  • demonstrar disponibilidade;
  • acionar planos de contingência;
  • estabelecer plano de produção (tipo, quantidade, prazos);
  • programar mão-de-obra;
  • evidenciar objetividade;
  • divulgar, no âmbito do departamento, os resultados da empresa;
  • elaborar plano de investimentos;
  • aprovar normas e instruções;
  • promover reuniões setoriais;
  • administrar contratos de serviços de terceiros;
  • programar paradas ou intervenções em máquinas, equipamentos e inst. industriais;
  • demonstrar capacidade para negociar;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • elaborar plano de racionalização e redução de custos;
  • analisar a demanda de produtos;
  • assegurar que a emissão de poluentes não exceda os limites estabelecidos;
  • apresentar sugestões para elaboração de planos de higiene e segurança no trabalho;
  • minimizar a exposição de pessoas em áreas insalubres e de riscos;
  • elaborar orçamento de despesas e necessidades de matérias-primas;
  • interagir com demais áreas da empresa;
  • desenvolver produtos e/ou equipamentos junto com fornecedores ou terceiros;
  • trabalhar em equipe;
  • contribuir na elaboração de descrição de cargos da equipe;
  • garantir a ordem, limpeza e organização das áreas de trabalho (house keeping);
  • dar ´feed back´ da avaliação do pessoal da equipe;
  • colaborar na definição e disponibilização de epi's e epc's;
  • administrar estoques de matérias-primas, produtos em elaboração e acabados, materiais diversos e insumos;
  • participar da análise de tendências do mercado;
  • ouvir atentamente (saber ouvir);
  • preparar plano de contingência e ações preventivas;
  • assegurar a recuperação das áreas degradadas;
  • demonstrar flexibilidade;
  • administrar ações para redução de custos de produção;
  • identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento do pessoal da equipe;
  • monitorar o cumprimento de normas e procedimentos;
  • revisar planos de produção;
  • participar de congressos, cursos, seminários....;
  • administrar fluxos de armazenagem e expedição;
  • auditar fornecedores ou terceiros;
  • expedir correspondências;
  • visitar empresas, fornecedores, clientes, feiras....;
  • demonstrar criatividade;
  • administrar reclamações de clientes, consumidores e de não conformidade;
  • estimular a motivação do pessoal da equipe;
  • apresentar soluções para eliminação de situações e áreas de risco, de insalubridade e atos inseguros;
  • demonstrar clareza de propósitos;
  • praticar o ´feed back´;
  • gerenciar o absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos.....);
  • garantir o cumprimento das normas de higiene e segurança no trabalho;
  • administrar indicadores de controle (produtividade, custo, qualidade e consumos específicos);
  • trabalhar voltado para resultados;
  • implementar planos de investimentos, racionalização e redução de custos;
  • definir indicadores de controle (produtividade, custo, qualidade e consumos específicos);
  • demonstrar persuasão;
  • facilitar o fluxo de informações;
  • agir com sensatez;
  • participar de auditorias internas e externas;
  • planejar necessidades de insumos, matérias-primas e materiais auxiliares;
  • expedir relatórios gerenciais;
  • promover treinamento e desenvolvimento do pessoal da equipe;
  • atualizar-se profissionalmente;
  • investigar causas de ocorrências nas áreas de higiene e segurança no trabalho;
  • viabilizar o cumprimento de normas e procedimentos;
  • delegar atribuições;
  • administrar o resultado da qualidade no processo;
  • gerenciar salários, promoções, admissões e demissões do pessoal da equipe;
  • discutir com p&d e marketing o desenvolvimento de novos produtos e processos de fabricação;
  • resolver conflitos;
  • acompanhar auditorias internas e externas de higiene e segurança no trabalho;
  • fornecer informações para elaboração de planos de ações corretivas;
  • apoiar as campanhas de higiene e segurança na empresa;
  • administrar ações de manutenção;
  • analisar a capacidade produtiva e recursos auxiliares (mão-de-obra , equipamento , material , instrumento , manutenção);
  • desenvolver tecnologias em parceria com terceiros;


Setores que mais contratam Gerente de montagem no mercado de trabalho

  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Confecção de peças do vestuário
  • Fabricação de móveis com predominância de madeira
  • Restaurantes e similares
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Fabricação de embalagens de material plástico
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Criação de frangos para corte
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
  • Fabricação de outros produtos de metal
  • Fabricação de outras peças e acessórios para veículos automotores
  • Fabricação de artefatos de material plástico para outros usos
  • Fabricação de alimentos para animais
  • Fabricação de artefatos de cerâmica e barro cozido para uso na construção
  • Fabricação de laticínios
  • Fabricação de esquadrias de metal




Profissões em Destaque: