Salário para o cargo de Gerente de planejamento de compras
CBO 1424-05 > Gerentes de suprimentos

Gerente de planejamento de compras - Descrição, atividades e funções do cargo

Gerenciam equipes de trabalhadores que atuam em processos de compra, armazenagem e movimentação de matérias-primas, materiais indiretos, equipamentos, insumos e serviços em empresas industriais, comerciais e de serviços.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de suprimentos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de suprimentos os profissionais da família podem ser encontrados, principalmente, em empresas e instituições de grande porte, englobando sob suas responsabilidades as áreas de compras, almoxarifado e logística. Seu trabalho pode se desenvolver nas mais diversas atividades econômicas e é desejável que demonstrem habilidade de negociação, os trabalhadores podem estar sujeitos à fadiga e stresse, fruto do trabalho sob pressão. O vínculo de trabalho mais comum é como empregado com carteira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de suprimentos

O acesso às ocupações gerenciais nesta área pode se dar por ascensão de carreira de pessoal de compras da empresa, com ou sem escolaridade de nível superior. Para preenchimento de vagas com profissionais externos, normalmente, procura-se recrutar profissionais com nível superior completo e cinco anos de experiência mínima anterior na função.


Funções e atividades do Gerente de planejamento de compras

Gerentes de suprimentos devem:

  • controlar fornecedores;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar compras;
  • desenvolver novos fornecedores;
  • coordenar Área de logística de suprimentos;
  • comunicar-se;
  • realizar importações;

Atividades

  • negociar preços com fornecedores;
  • desqualificar fornecedor;
  • avaliar desempenho do fornecedor;
  • verificar alternativas de aquisições de materiais no mercado externo;
  • contratar serviços de terceiros;
  • aprovar pedidos de compras;
  • monitorar preços de mercado;
  • dominar o sistema produtivo da empresa;
  • visitar fornecedores;
  • levantar informações financeiras dos fornecedores;
  • celebrar contratos;
  • comunicar-se com fornecedores;
  • controlar alteração de preços;
  • desenvolver capacidade de observação;
  • acompanhar os indicadores de eficiência do departamento;
  • definir meio de transporte e rota;
  • analisar custos incidentes na compra;
  • manter-se atualizado;
  • verificar linhas de financiamento;
  • demonstrar responsabilidade;
  • solicitar contratação de seguro e câmbio;
  • demonstrar liderança;
  • acionar companhia de seguros em caso de sinistro;
  • expressar-se em outros idiomas;
  • determinar condições de embarque dos materiais;
  • contratar despachante;
  • pesquisar informações cadastrais de fornecedores;
  • participar de reuniões;
  • identificar novos fornecedores em revistas, internet e guias;
  • demonstrar flexibilidade;
  • liderar reuniões;
  • reportar-se a diretores;
  • demonstrar capacidade de inovação;
  • demonstrar criatividade;
  • controlar orçamento de compras por centros de custos;
  • revelar eficiência;
  • comunicar-se via telefone, fax e celular;
  • demonstrar habilidade para negociar;
  • analisar cotações;
  • relacionar-se com os departamentos da empresa;
  • acompanhar embarque e desembarque dos materiais;
  • analisar necessidades de compras do cliente interno;
  • calcular preço final da importação;
  • demonstrar sensatez;
  • qualificar novos fornecedores;
  • demonstrar clareza na comunicação oral e escrita;
  • realizar parcerias com fornecedores;
  • demonstrar objetividade;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • priorizar compras de emergência;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • cotar preços para compras especiais;
  • comunicar-se via correio eletrônico (e-mail);
  • identificar novos fornecedores em feiras e congressos;
  • identificar novos fornecedores;
  • elaborar relatórios;
  • definir forma de pagamento;
  • identificar novos produtos;
  • subsidiar com informações o desenvolvimento de novos produtos da empresa;
  • avaliar processo produtivo do fornecedor;
  • equalizar preços ofertados;
  • estabelecer critérios de atualização do cadastro de fornecedores;
  • adequar prazos de entrega às necessidades do cliente interno;
  • negociar formas de pagamento com fornecedores;
  • controlar contratos;
  • fixar prazos e quantidades mínimas para compras;
  • redigir comunicados e normas;
  • supervisionar trabalho do despachante;
  • negociar garantia de funcionamento e assistência técnica;
  • demonstrar capacidade de convencimento;


Setores que mais contratam Gerente de planejamento de compras no mercado de trabalho

  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Restaurantes e similares
  • Construção de edifícios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Serviços de engenharia
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral
  • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
  • Confecção de peças do vestuário
  • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano




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