Salário para o cargo de Gerente de planejamento de compras
CBO 1424-05 > Gerentes de suprimentos

Gerente de planejamento de compras - Descrição, atividades e funções do cargo

Gerenciam equipes de trabalhadores que atuam em processos de compra, armazenagem e movimentação de matérias-primas, materiais indiretos, equipamentos, insumos e serviços em empresas industriais, comerciais e de serviços.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de suprimentos

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Principais locais de trabalho

Gerentes de suprimentos os profissionais da família podem ser encontrados, principalmente, em empresas e instituições de grande porte, englobando sob suas responsabilidades as áreas de compras, almoxarifado e logística. Seu trabalho pode se desenvolver nas mais diversas atividades econômicas e é desejável que demonstrem habilidade de negociação, os trabalhadores podem estar sujeitos à fadiga e stresse, fruto do trabalho sob pressão. O vínculo de trabalho mais comum é como empregado com carteira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de suprimentos

O acesso às ocupações gerenciais nesta área pode se dar por ascensão de carreira de pessoal de compras da empresa, com ou sem escolaridade de nível superior. Para preenchimento de vagas com profissionais externos, normalmente, procura-se recrutar profissionais com nível superior completo e cinco anos de experiência mínima anterior na função.


Funções e atividades do Gerente de planejamento de compras

Gerentes de suprimentos devem:

  • gerenciar compras;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar Área de logística de suprimentos;
  • controlar fornecedores;
  • realizar importações;
  • desenvolver novos fornecedores;

Atividades

  • liderar reuniões;
  • demonstrar criatividade;
  • negociar garantia de funcionamento e assistência técnica;
  • redigir comunicados e normas;
  • acompanhar os indicadores de eficiência do departamento;
  • avaliar processo produtivo do fornecedor;
  • adequar prazos de entrega às necessidades do cliente interno;
  • contratar serviços de terceiros;
  • reportar-se a diretores;
  • dominar o sistema produtivo da empresa;
  • pesquisar informações cadastrais de fornecedores;
  • desenvolver capacidade de observação;
  • negociar preços com fornecedores;
  • revelar eficiência;
  • demonstrar clareza na comunicação oral e escrita;
  • solicitar contratação de seguro e câmbio;
  • analisar cotações;
  • celebrar contratos;
  • contratar despachante;
  • participar de reuniões;
  • qualificar novos fornecedores;
  • verificar linhas de financiamento;
  • demonstrar capacidade de convencimento;
  • definir meio de transporte e rota;
  • analisar custos incidentes na compra;
  • controlar contratos;
  • elaborar relatórios;
  • desqualificar fornecedor;
  • verificar alternativas de aquisições de materiais no mercado externo;
  • identificar novos produtos;
  • acompanhar embarque e desembarque dos materiais;
  • demonstrar flexibilidade;
  • determinar condições de embarque dos materiais;
  • expressar-se em outros idiomas;
  • demonstrar objetividade;
  • demonstrar responsabilidade;
  • negociar formas de pagamento com fornecedores;
  • priorizar compras de emergência;
  • controlar alteração de preços;
  • comunicar-se com fornecedores;
  • subsidiar com informações o desenvolvimento de novos produtos da empresa;
  • analisar necessidades de compras do cliente interno;
  • realizar parcerias com fornecedores;
  • demonstrar sensatez;
  • identificar novos fornecedores em revistas, internet e guias;
  • manter-se atualizado;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • acionar companhia de seguros em caso de sinistro;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • calcular preço final da importação;
  • aprovar pedidos de compras;
  • identificar novos fornecedores em feiras e congressos;
  • monitorar preços de mercado;
  • fixar prazos e quantidades mínimas para compras;
  • demonstrar habilidade para negociar;
  • supervisionar trabalho do despachante;
  • demonstrar capacidade de inovação;
  • estabelecer critérios de atualização do cadastro de fornecedores;
  • definir forma de pagamento;
  • equalizar preços ofertados;
  • relacionar-se com os departamentos da empresa;
  • demonstrar liderança;
  • comunicar-se via telefone, fax e celular;
  • identificar novos fornecedores;
  • comunicar-se via correio eletrônico (e-mail);
  • controlar orçamento de compras por centros de custos;
  • avaliar desempenho do fornecedor;
  • visitar fornecedores;
  • cotar preços para compras especiais;
  • levantar informações financeiras dos fornecedores;


Setores que mais contratam Gerente de planejamento de compras no mercado de trabalho

  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Restaurantes e similares
  • Construção de edifícios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Serviços de engenharia
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral
  • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
  • Confecção de peças do vestuário
  • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano




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