Salário para o cargo de Gerente de planejamento de compras
CBO 1424-05 > Gerentes de suprimentos

Gerente de planejamento de compras - Descrição, atividades e funções do cargo

Gerenciam equipes de trabalhadores que atuam em processos de compra, armazenagem e movimentação de matérias-primas, materiais indiretos, equipamentos, insumos e serviços em empresas industriais, comerciais e de serviços.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de suprimentos

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Principais locais de trabalho

Gerentes de suprimentos os profissionais da família podem ser encontrados, principalmente, em empresas e instituições de grande porte, englobando sob suas responsabilidades as áreas de compras, almoxarifado e logística. Seu trabalho pode se desenvolver nas mais diversas atividades econômicas e é desejável que demonstrem habilidade de negociação, os trabalhadores podem estar sujeitos à fadiga e stresse, fruto do trabalho sob pressão. O vínculo de trabalho mais comum é como empregado com carteira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de suprimentos

O acesso às ocupações gerenciais nesta área pode se dar por ascensão de carreira de pessoal de compras da empresa, com ou sem escolaridade de nível superior. Para preenchimento de vagas com profissionais externos, normalmente, procura-se recrutar profissionais com nível superior completo e cinco anos de experiência mínima anterior na função.


Funções e atividades do Gerente de planejamento de compras

Gerentes de suprimentos devem:

  • controlar fornecedores;
  • comunicar-se;
  • coordenar Área de logística de suprimentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar importações;
  • desenvolver novos fornecedores;
  • gerenciar compras;

Atividades

  • acompanhar os indicadores de eficiência do departamento;
  • qualificar novos fornecedores;
  • controlar orçamento de compras por centros de custos;
  • avaliar desempenho do fornecedor;
  • contratar despachante;
  • monitorar preços de mercado;
  • contratar serviços de terceiros;
  • demonstrar clareza na comunicação oral e escrita;
  • participar de reuniões;
  • analisar necessidades de compras do cliente interno;
  • demonstrar flexibilidade;
  • identificar novos fornecedores;
  • demonstrar habilidade para negociar;
  • avaliar processo produtivo do fornecedor;
  • identificar novos fornecedores em feiras e congressos;
  • subsidiar com informações o desenvolvimento de novos produtos da empresa;
  • determinar condições de embarque dos materiais;
  • aprovar pedidos de compras;
  • demonstrar objetividade;
  • cotar preços para compras especiais;
  • comunicar-se com fornecedores;
  • demonstrar responsabilidade;
  • identificar novos fornecedores em revistas, internet e guias;
  • revelar eficiência;
  • definir forma de pagamento;
  • desenvolver capacidade de observação;
  • controlar alteração de preços;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • solicitar contratação de seguro e câmbio;
  • estabelecer critérios de atualização do cadastro de fornecedores;
  • priorizar compras de emergência;
  • equalizar preços ofertados;
  • expressar-se em outros idiomas;
  • demonstrar capacidade de convencimento;
  • elaborar relatórios;
  • visitar fornecedores;
  • verificar linhas de financiamento;
  • dominar o sistema produtivo da empresa;
  • negociar preços com fornecedores;
  • pesquisar informações cadastrais de fornecedores;
  • controlar contratos;
  • comunicar-se via telefone, fax e celular;
  • demonstrar sensatez;
  • demonstrar capacidade de inovação;
  • reportar-se a diretores;
  • redigir comunicados e normas;
  • realizar parcerias com fornecedores;
  • fixar prazos e quantidades mínimas para compras;
  • negociar formas de pagamento com fornecedores;
  • definir meio de transporte e rota;
  • supervisionar trabalho do despachante;
  • demonstrar liderança;
  • celebrar contratos;
  • acionar companhia de seguros em caso de sinistro;
  • comunicar-se via correio eletrônico (e-mail);
  • liderar reuniões;
  • levantar informações financeiras dos fornecedores;
  • manter-se atualizado;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • calcular preço final da importação;
  • negociar garantia de funcionamento e assistência técnica;
  • analisar custos incidentes na compra;
  • identificar novos produtos;
  • analisar cotações;
  • relacionar-se com os departamentos da empresa;
  • desqualificar fornecedor;
  • verificar alternativas de aquisições de materiais no mercado externo;
  • adequar prazos de entrega às necessidades do cliente interno;
  • acompanhar embarque e desembarque dos materiais;
  • demonstrar criatividade;


Setores que mais contratam Gerente de planejamento de compras no mercado de trabalho

  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Restaurantes e similares
  • Construção de edifícios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Serviços de engenharia
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral
  • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
  • Confecção de peças do vestuário
  • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano




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