Salário para o cargo de Gerente de exportação
CBO 1423-20 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de exportação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de exportação

Um Gerente de exportação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.064,13 e R$ 18.266,38, com a média salarial de R$ 6.273,19 e o salário mediana em R$ 2.944,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de exportação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.273,19 75.278,26 1.568,30 29,08
1º Quartil 2.064,13 24.769,60 516,03 9,57
Salário Mediana 2.944,50 35.334,00 736,13 13,65
3º Quartil 13.930,72 167.168,67 3.482,68 64,57
Teto Salarial 18.266,38 219.196,58 4.566,60 84,66


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.499 - 34.714 12.661,12 2.498,81 9.314,50 28.659,77 34.713,57
Rio de Janeiro - RJ 1.657 - 20.162 6.217,29 1.656,75 2.758,80 16.646,15 20.162,32
Barueri - SP 2.106 - 26.875 8.628,76 2.106,22 4.500,00 22.188,53 26.875,41
Belo Horizonte - MG 1.684 - 14.743 4.940,17 1.683,61 2.750,00 12.171,85 14.742,92
Fortaleza - CE 1.532 - 7.829 3.135,99 1.532,35 2.172,50 6.463,76 7.829,10
Campinas - SP 1.744 - 23.763 7.813,72 1.744,05 3.708,00 19.618,93 23.763,04
Curitiba - PR 1.905 - 19.756 6.402,28 1.904,87 3.250,00 16.310,31 19.755,54
Brasília - DF 1.606 - 17.413 5.676,18 1.605,90 2.857,00 14.376,36 17.413,07
Goiânia - GO 1.626 - 14.626 4.751,13 1.625,61 2.500,00 12.075,53 14.626,24
Recife - PE 1.643 - 11.196 3.993,75 1.643,44 2.400,00 9.243,67 11.196,21
Salvador - BA 1.597 - 11.502 4.111,34 1.597,27 2.553,00 9.496,09 11.501,95
Porto Alegre - RS 1.846 - 15.060 5.240,56 1.846,49 3.000,00 12.433,72 15.060,10
Cuiabá - MT 1.565 - 10.796 4.172,02 1.565,05 2.964,00 8.913,16 10.795,89
São Bernardo do Campo - SP 2.280 - 19.668 6.952,58 2.280,49 5.369,00 16.238,04 19.668,00
Ribeirão Preto - SP 2.165 - 20.613 6.687,13 2.165,25 3.300,00 17.017,99 20.612,70
Teresina - PI 1.484 - 5.798 2.444,46 1.484,29 1.618,00 4.787,18 5.798,38
Manaus - AM 1.532 - 10.792 3.726,10 1.531,83 2.083,00 8.910,03 10.792,09
Guarulhos - SP 2.031 - 23.121 7.554,50 2.030,53 3.551,00 19.089,14 23.121,34
Contagem - MG 1.660 - 13.433 4.873,11 1.660,09 3.200,00 11.090,55 13.433,21
São Luís - MA 1.511 - 6.708 2.817,61 1.510,56 2.121,23 5.538,42 6.708,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.132 - 28.903 9.588,60 2.131,77 5.029,00 23.862,39 28.902,84
Minas Gerais 1.583 - 12.340 4.261,05 1.583,20 2.500,00 10.188,15 12.340,19
Rio de Janeiro 1.622 - 16.301 5.128,45 1.621,79 2.500,00 13.457,93 16.300,65
Paraná 1.825 - 14.336 4.825,86 1.824,55 2.618,50 11.835,72 14.335,78
Santa Catarina 1.853 - 12.727 4.549,96 1.852,79 2.721,00 10.507,48 12.726,97
Rio Grande do Sul 1.748 - 12.798 4.499,83 1.747,56 2.600,00 10.566,01 12.797,86
Ceará 1.490 - 7.869 3.103,95 1.489,52 2.118,00 6.497,02 7.869,38
Goiás 1.545 - 13.553 4.461,73 1.545,19 2.500,00 11.189,10 13.552,57
Bahia 1.560 - 10.005 3.721,01 1.559,93 2.500,00 8.260,05 10.004,82
Pernambuco 1.558 - 9.810 3.588,87 1.558,08 2.223,00 8.099,26 9.810,06
Mato Grosso 1.544 - 12.904 4.414,56 1.544,42 2.500,00 10.653,59 12.903,95
Espírito Santo 1.622 - 10.666 3.993,19 1.621,87 2.500,00 8.805,55 10.665,54
Distrito Federal 1.606 - 17.413 5.676,18 1.605,90 2.857,00 14.376,36 17.413,07
Pará 1.510 - 7.828 3.088,54 1.509,79 2.091,00 6.463,12 7.828,32
Maranhão 1.501 - 6.724 2.829,05 1.500,60 2.100,00 5.551,60 6.724,27
Mato Grosso do Sul 1.601 - 10.766 3.881,37 1.600,75 2.316,00 8.888,38 10.765,88
Piauí 1.464 - 5.869 2.450,12 1.464,07 1.618,00 4.845,75 5.869,32
Rio Grande do Norte 1.480 - 5.973 2.697,17 1.479,83 2.118,00 4.931,36 5.973,01
Paraíba 1.490 - 7.628 3.066,77 1.490,08 2.167,50 6.297,73 7.628,00
Amazonas 1.507 - 10.750 3.682,22 1.506,75 2.040,00 8.875,63 10.750,43
Rondônia 1.532 - 7.622 3.084,83 1.532,13 2.300,00 6.292,54 7.621,72
Alagoas 1.513 - 7.043 3.072,01 1.513,16 2.355,74 5.814,70 7.042,94
Sergipe 1.520 - 6.653 2.883,28 1.520,46 2.151,00 5.492,40 6.652,56
Tocantins 1.464 - 8.658 3.305,97 1.463,97 2.160,00 7.147,73 8.657,55
Roraima 1.503 - 4.365 2.247,30 1.503,17 1.800,00 3.604,13 4.365,44
Amapá 1.492 - 6.194 2.693,89 1.492,39 2.000,00 5.113,98 6.194,20
Acre 1.458 - 5.035 2.449,94 1.457,86 2.052,00 4.156,52 5.034,50


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de exportação

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • gerenciar recursos humanos;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • atender a auditoria interna e externa;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • identificar necessidade de recursos;
    • gerenciar remanejamentos;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • trabalhar em equipe;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • entrevistar candidatos;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • gerenciar equipes;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • elaborar orçamentos;
    • analisar demanda reclamatória;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • delegar atribuições;
    • mapear processo de decisão;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • saber ouvir;
    • negociar com partes interessadas;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • representar empresa publicamente;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • elaborar relatórios;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • analisar contexto;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • otimizar custos e recursos;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • tomar decisões;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • planejar campanhas de vendas;
    • demonstrar criatividade;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • analisar impacto normativo;
    • realizar escuta ativa;
    • administrar orçamentos;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • estabelecer política comercial;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • agir com empatia;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • administrar conflitos entre partes;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • cobrar ações;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • liderar pessoas;
    • definir perfis profissionais;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • monitorar mídias;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • autorizar pagamentos;
    • mediar conflitos;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • negociar com clientes;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • checar informações para divulgação;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • cobrar resultados da equipe;
    • estabelecer diálogo;
    • avaliar desempenho;
    • monitorar contratos;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • formular plano de incentivos;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • analisar demanda do cliente;
    • revisar planos;
    • pensar estrategicamente;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • demonstrar flexibilidade;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • contratar serviços de terceiros;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • analisar cenários;
    • dimensionar equipe;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • realizar campanhas de vendas;
    • gerir lucratividade;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • examinar currículos;
    • analisar tendências do mercado;
    • pesquisar mercado;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • captar recursos;


    Setores que mais contratam Gerente de exportação no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de calçados
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Comércio varejista de móveis
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Atividades de teleatendimento




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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