Salário para o cargo de Gerente de departamento de marketing
CBO 1423-15 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de departamento de marketing - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de departamento de marketing

Um Gerente de departamento de marketing trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.306,33 e R$ 27.683,63, com a média salarial de R$ 10.225,57 e o salário mediana em R$ 7.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de departamento de marketing

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 10.225,57 122.706,81 2.556,39 47,89
1º Quartil 3.306,33 39.675,91 826,58 15,48
Salário Mediana 7.000,00 84.000,00 1.750,00 32,78
3º Quartil 21.112,72 253.352,63 5.278,18 98,87
Teto Salarial 27.683,63 332.203,57 6.920,91 129,65


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.738 - 35.887 15.685,15 4.738,45 14.000,00 29.628,80 35.887,29
Rio de Janeiro - RJ 2.631 - 29.992 11.763,48 2.630,68 9.451,00 24.761,45 29.991,81
Belo Horizonte - MG 2.250 - 19.849 7.703,54 2.250,12 5.659,00 16.387,18 19.848,65
Fortaleza - CE 1.591 - 9.699 3.767,50 1.590,60 2.599,00 8.007,86 9.699,36
Curitiba - PR 2.645 - 22.179 8.623,19 2.644,72 6.464,00 18.310,84 22.178,64
Barueri - SP 4.555 - 35.633 15.339,15 4.555,16 13.545,50 29.419,11 35.633,31
Campinas - SP 2.670 - 32.455 12.251,98 2.670,42 9.500,00 26.795,18 32.455,13
Recife - PE 1.664 - 13.608 5.090,61 1.663,77 3.616,00 11.234,47 13.607,52
Porto Alegre - RS 2.274 - 23.449 8.713,09 2.273,70 6.652,00 19.360,06 23.449,48
Brasília - DF 1.894 - 16.452 5.980,50 1.893,52 3.950,00 13.582,58 16.451,63
Goiânia - GO 1.923 - 16.692 6.087,14 1.923,16 4.236,00 13.781,00 16.691,97
Florianópolis - SC 2.682 - 23.955 9.003,27 2.681,91 6.546,00 19.777,81 23.955,48
Salvador - BA 1.946 - 26.472 8.492,02 1.946,30 4.553,00 21.855,16 26.471,63
Osasco - SP 4.437 - 44.185 18.447,31 4.436,92 15.563,81 36.479,08 44.184,55
Guarulhos - SP 2.298 - 27.659 10.098,44 2.297,74 7.000,00 22.835,15 27.658,62
Joinville - SC 2.693 - 24.121 9.029,60 2.693,34 6.785,00 19.914,42 24.120,94
João Pessoa - PB 1.576 - 6.846 3.085,97 1.576,16 2.500,00 5.652,34 6.846,29
Londrina - PR 2.072 - 20.380 6.497,53 2.072,28 3.500,00 16.825,74 20.379,84
Maringá - PR 2.199 - 12.156 5.145,58 2.199,08 4.176,00 10.036,35 12.156,32
São Luís - MA 1.582 - 7.295 3.028,95 1.582,37 2.129,00 6.022,44 7.294,56


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.350 - 34.097 14.043,11 3.350,15 12.000,00 28.150,50 34.096,73
Minas Gerais 1.740 - 17.577 6.259,11 1.740,18 4.000,00 14.511,55 17.576,82
Paraná 2.077 - 19.404 6.914,93 2.077,48 4.402,00 16.019,96 19.403,85
Rio de Janeiro 2.144 - 27.655 10.184,55 2.143,79 7.786,00 22.832,06 27.654,88
Santa Catarina 1.996 - 17.266 6.373,93 1.995,80 4.334,50 14.255,16 17.266,28
Ceará 1.539 - 12.314 4.227,95 1.538,82 2.500,00 10.166,55 12.314,03
Rio Grande do Sul 2.013 - 18.665 6.753,31 2.013,26 4.490,50 15.410,08 18.665,15
Pernambuco 1.541 - 12.051 4.318,84 1.541,31 2.640,00 9.949,09 12.050,63
Goiás 1.753 - 16.271 5.885,61 1.752,92 4.000,00 13.433,75 16.271,36
Bahia 1.581 - 18.382 5.893,11 1.580,83 3.168,00 15.176,33 18.382,02
Distrito Federal 1.894 - 16.452 5.980,50 1.893,52 3.950,00 13.582,58 16.451,63
Paraíba 1.488 - 6.982 2.972,36 1.487,87 2.220,00 5.764,30 6.981,89
Espírito Santo 1.923 - 14.381 5.510,13 1.922,58 3.700,00 11.873,05 14.381,00
Mato Grosso 1.716 - 18.543 6.223,38 1.716,02 3.960,00 15.308,96 18.542,67
Rio Grande do Norte 1.503 - 7.123 3.075,93 1.502,85 2.437,00 5.881,05 7.123,30
Maranhão 1.502 - 6.588 2.847,03 1.501,82 2.022,00 5.439,39 6.588,36
Pará 1.517 - 7.252 3.095,98 1.517,37 2.350,00 5.986,97 7.251,60
Piauí 1.431 - 11.234 3.785,03 1.430,69 2.184,00 9.274,49 11.233,54
Mato Grosso do Sul 1.800 - 11.526 4.583,62 1.799,63 3.503,00 9.515,68 11.525,68
Alagoas 1.670 - 9.040 3.637,15 1.670,19 2.800,00 7.463,43 9.039,93
Sergipe 1.468 - 7.227 3.075,35 1.468,05 2.500,00 5.966,75 7.227,11
Amazonas 1.824 - 11.166 4.514,62 1.823,80 3.060,00 9.219,05 11.166,39
Rondônia 1.467 - 6.051 2.630,60 1.467,00 2.000,00 4.996,14 6.051,48
Tocantins 1.449 - 7.075 2.967,76 1.449,20 2.500,00 5.841,20 7.075,04
Amapá 1.512 - 5.889 2.666,83 1.511,57 2.315,00 4.862,29 5.889,35
Roraima 1.790 - 9.692 3.587,39 1.789,50 2.575,00 8.002,00 9.692,26
Acre 1.652 - 11.062 3.948,00 1.651,75 2.200,00 9.132,75 11.061,86


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de departamento de marketing

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • gerenciar recursos humanos;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;

  • Atividades

    • administrar orçamentos;
    • identificar necessidade de recursos;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • agir com empatia;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • demonstrar flexibilidade;
    • analisar tendências do mercado;
    • pensar estrategicamente;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • analisar demanda do cliente;
    • gerir lucratividade;
    • revisar planos;
    • mapear processo de decisão;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • dimensionar equipe;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • avaliar desempenho;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • saber ouvir;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • realizar campanhas de vendas;
    • analisar cenários;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • demonstrar criatividade;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • examinar currículos;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • realizar escuta ativa;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • delegar atribuições;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • monitorar contratos;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • pesquisar mercado;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • gerenciar equipes;
    • captar recursos;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • negociar com clientes;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • definir perfis profissionais;
    • otimizar custos e recursos;
    • estabelecer diálogo;
    • liderar pessoas;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • contratar serviços de terceiros;
    • autorizar pagamentos;
    • elaborar orçamentos;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • elaborar relatórios;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • avaliar alternativas de soluções;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • analisar contexto;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • demonstrar visão sistêmica;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • checar informações para divulgação;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • cobrar resultados da equipe;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • gerenciar remanejamentos;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • estabelecer política comercial;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • monitorar mídias;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • trabalhar em equipe;
    • negociar com partes interessadas;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • tomar decisões;
    • analisar impacto normativo;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • representar empresa publicamente;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • entrevistar candidatos;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • formular plano de incentivos;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • analisar demanda reclamatória;
    • cobrar ações;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • administrar conflitos entre partes;
    • planejar campanhas de vendas;
    • mediar conflitos;
    • determinar faixas de preços para comercialização;


    Setores que mais contratam Gerente de departamento de marketing no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Agências de publicidade
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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