Salário para o cargo de Gerente de assuntos corporativos
CBO 1423-10 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de assuntos corporativos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de assuntos corporativos

Um Gerente de assuntos corporativos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.529,23 e R$ 26.437,59, com a média salarial de R$ 9.882,01 e o salário mediana em R$ 6.583,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de assuntos corporativos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 9.882,01 118.584,16 2.470,50 47,29
1º Quartil 3.529,23 42.350,75 882,31 16,89
Salário Mediana 6.583,00 78.996,00 1.645,75 31,50
3º Quartil 20.162,44 241.949,24 5.040,61 96,48
Teto Salarial 26.437,59 317.251,11 6.609,40 126,51


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.106 - 33.779 13.080,75 3.106,47 10.367,50 27.888,01 33.778,79
Rio de Janeiro - RJ 3.141 - 30.419 11.946,86 3.140,95 10.000,00 25.114,04 30.418,88
Belo Horizonte - MG 2.206 - 18.323 6.946,49 2.206,06 5.021,00 15.127,30 18.322,64
Brasília - DF 3.224 - 31.941 12.475,75 3.223,88 9.802,50 26.370,39 31.940,61
Barueri - SP 3.418 - 32.733 12.430,31 3.418,19 8.250,00 27.024,38 32.732,74
Curitiba - PR 3.014 - 20.427 8.093,24 3.014,18 6.000,00 16.864,83 20.427,19
Fortaleza - CE 1.948 - 11.802 4.526,39 1.948,20 3.323,00 9.743,70 11.801,86
Porto Alegre - RS 2.435 - 24.337 7.874,81 2.435,24 3.893,00 20.092,95 24.337,18
Salvador - BA 1.931 - 15.626 5.912,93 1.930,64 4.300,00 12.900,71 15.625,73
Campinas - SP 3.268 - 28.448 10.431,98 3.268,46 8.000,00 23.487,00 28.448,16
Vitoria - ES 2.562 - 19.304 7.994,21 2.561,55 7.028,50 15.937,11 19.303,50
Niterói - RJ 4.486 - 9.567 6.746,26 4.486,10 7.250,00 7.898,20 9.566,54
Goiânia - GO 2.298 - 19.295 6.716,16 2.297,98 4.800,00 15.930,24 19.295,19
Recife - PE 2.149 - 15.326 5.726,32 2.149,25 3.715,00 12.653,38 15.326,15
Florianópolis - SC 2.452 - 16.137 6.408,60 2.452,38 3.863,50 13.322,75 16.136,91
Guarulhos - SP 3.240 - 18.398 7.859,48 3.240,00 6.171,00 15.189,60 18.398,10
Uberlândia - MG 1.588 - 7.777 3.422,95 1.588,40 3.000,00 6.420,40 7.776,58
Osasco - SP 5.228 - 39.118 17.112,52 5.227,78 12.600,00 32.295,80 39.117,64
Nova Lima - MG 1.900 - 22.826 7.405,92 1.900,20 4.678,00 18.845,20 22.825,87
Ribeirão Preto - SP 1.874 - 17.831 5.694,32 1.874,00 3.100,00 14.721,00 17.830,52


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.947 - 32.319 12.380,46 2.946,99 9.573,50 26.682,91 32.319,14
Minas Gerais 1.900 - 16.316 5.952,53 1.900,43 4.190,00 13.470,25 16.315,57
Rio de Janeiro 2.782 - 28.139 10.613,09 2.782,19 7.250,00 23.231,65 28.138,88
Paraná 2.342 - 19.758 7.184,28 2.341,86 4.879,00 16.312,06 19.757,65
Rio Grande do Sul 2.184 - 21.120 7.118,11 2.184,09 3.800,00 17.436,82 21.120,00
Ceará 1.810 - 14.711 5.202,18 1.810,32 3.323,00 12.145,89 14.711,47
Bahia 1.848 - 15.672 5.715,91 1.847,84 3.351,17 12.939,04 15.672,15
Santa Catarina 2.291 - 16.436 6.446,43 2.291,40 4.623,00 13.569,53 16.435,82
Distrito Federal 3.224 - 31.941 12.475,75 3.223,88 9.802,50 26.370,39 31.940,61
Espírito Santo 1.938 - 17.621 6.582,15 1.937,50 4.685,00 14.547,62 17.620,52
Goiás 1.533 - 17.042 5.678,06 1.532,66 3.300,00 14.069,76 17.041,71
Pernambuco 1.991 - 13.185 5.253,33 1.990,50 4.924,00 10.885,26 13.184,55
Pará 1.532 - 18.173 6.332,00 1.531,56 4.285,50 15.003,89 18.173,16
Mato Grosso 1.779 - 40.893 13.119,00 1.778,75 7.649,00 33.761,38 40.892,79
Maranhão 1.532 - 10.393 3.761,00 1.531,75 2.257,50 8.580,88 10.393,41
Mato Grosso do Sul 1.792 - 24.544 7.775,30 1.792,17 3.798,50 20.263,50 24.543,76
Paraíba 1.992 - 14.030 5.690,17 1.992,35 3.452,50 11.583,17 14.029,88
Alagoas 1.803 - 14.311 5.426,64 1.803,09 3.500,00 11.815,00 14.310,68
Rio Grande do Norte 1.996 - 8.950 4.023,25 1.996,00 3.500,00 7.389,00 8.949,78
Amazonas 1.637 - 17.126 5.205,06 1.637,33 3.500,00 14.139,00 17.125,58
Sergipe 1.773 - 6.701 3.107,92 1.773,33 2.500,00 5.532,00 6.700,52
Amapá 1.424 - 6.398 2.266,01 1.423,50 1.435,00 5.282,00 6.397,72
Acre 3.088 - 20.607 7.442,17 3.088,00 6.338,00 17.013,00 20.606,66
Tocantins 1.702 - 16.417 5.498,83 1.702,00 3.395,50 13.554,00 16.417,01
Rondônia 2.076 - 7.810 4.000,60 2.076,00 2.600,00 6.448,00 7.810,01
Piauí 3.500 - 21.287 6.396,79 3.500,00 3.700,00 17.575,00 21.287,37


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de assuntos corporativos

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • gerenciar recursos humanos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;

  • Atividades

    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • saber ouvir;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • definir perfis profissionais;
    • contratar serviços de terceiros;
    • realizar campanhas de vendas;
    • pesquisar mercado;
    • cobrar resultados da equipe;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • pensar estrategicamente;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • cobrar ações;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • monitorar mídias;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • checar informações para divulgação;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • mediar conflitos;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • monitorar contratos;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • trabalhar em equipe;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • gerenciar equipes;
    • planejar campanhas de vendas;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • identificar necessidade de recursos;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • realizar escuta ativa;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • representar empresa publicamente;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • analisar demanda do cliente;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • avaliar desempenho;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • revisar planos;
    • autorizar pagamentos;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • administrar conflitos entre partes;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • analisar impacto normativo;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • tomar decisões;
    • liderar pessoas;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • agir com empatia;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • elaborar relatórios;
    • analisar cenários;
    • mapear processo de decisão;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • entrevistar candidatos;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • demonstrar flexibilidade;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • analisar tendências do mercado;
    • captar recursos;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • demonstrar criatividade;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • analisar demanda reclamatória;
    • estabelecer diálogo;
    • gerir lucratividade;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • planejar campanhas publicitárias;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • administrar orçamentos;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • formular plano de incentivos;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • examinar currículos;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • gerenciar remanejamentos;
    • otimizar custos e recursos;
    • dimensionar equipe;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • delegar atribuições;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • negociar com partes interessadas;
    • negociar com clientes;
    • analisar contexto;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • elaborar orçamentos;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • estabelecer política comercial;


    Setores que mais contratam Gerente de assuntos corporativos no mercado de trabalho

    • Agências de publicidade
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Atividades de teleatendimento
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Atividades associativas
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Locação de mão-de-obra temporária




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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