Salário para o cargo de Gerente de área de vendas
CBO 1423-20 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de área de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de área de vendas

Um Gerente de área de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.064,13 e R$ 18.266,38, com a média salarial de R$ 6.273,19 e o salário mediana em R$ 2.944,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de área de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.273,19 75.278,26 1.568,30 29,08
1º Quartil 2.064,13 24.769,60 516,03 9,57
Salário Mediana 2.944,50 35.334,00 736,13 13,65
3º Quartil 13.930,72 167.168,67 3.482,68 64,57
Teto Salarial 18.266,38 219.196,58 4.566,60 84,66


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.499 - 34.714 12.661,12 2.498,81 9.314,50 28.659,77 34.713,57
Rio de Janeiro - RJ 1.657 - 20.162 6.217,29 1.656,75 2.758,80 16.646,15 20.162,32
Barueri - SP 2.106 - 26.875 8.628,76 2.106,22 4.500,00 22.188,53 26.875,41
Belo Horizonte - MG 1.684 - 14.743 4.940,17 1.683,61 2.750,00 12.171,85 14.742,92
Fortaleza - CE 1.532 - 7.829 3.135,99 1.532,35 2.172,50 6.463,76 7.829,10
Campinas - SP 1.744 - 23.763 7.813,72 1.744,05 3.708,00 19.618,93 23.763,04
Curitiba - PR 1.905 - 19.756 6.402,28 1.904,87 3.250,00 16.310,31 19.755,54
Brasília - DF 1.606 - 17.413 5.676,18 1.605,90 2.857,00 14.376,36 17.413,07
Goiânia - GO 1.626 - 14.626 4.751,13 1.625,61 2.500,00 12.075,53 14.626,24
Recife - PE 1.643 - 11.196 3.993,75 1.643,44 2.400,00 9.243,67 11.196,21
Salvador - BA 1.597 - 11.502 4.111,34 1.597,27 2.553,00 9.496,09 11.501,95
Porto Alegre - RS 1.846 - 15.060 5.240,56 1.846,49 3.000,00 12.433,72 15.060,10
Cuiabá - MT 1.565 - 10.796 4.172,02 1.565,05 2.964,00 8.913,16 10.795,89
São Bernardo do Campo - SP 2.280 - 19.668 6.952,58 2.280,49 5.369,00 16.238,04 19.668,00
Ribeirão Preto - SP 2.165 - 20.613 6.687,13 2.165,25 3.300,00 17.017,99 20.612,70
Teresina - PI 1.484 - 5.798 2.444,46 1.484,29 1.618,00 4.787,18 5.798,38
Manaus - AM 1.532 - 10.792 3.726,10 1.531,83 2.083,00 8.910,03 10.792,09
Guarulhos - SP 2.031 - 23.121 7.554,50 2.030,53 3.551,00 19.089,14 23.121,34
Contagem - MG 1.660 - 13.433 4.873,11 1.660,09 3.200,00 11.090,55 13.433,21
São Luís - MA 1.511 - 6.708 2.817,61 1.510,56 2.121,23 5.538,42 6.708,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.132 - 28.903 9.588,60 2.131,77 5.029,00 23.862,39 28.902,84
Minas Gerais 1.583 - 12.340 4.261,05 1.583,20 2.500,00 10.188,15 12.340,19
Rio de Janeiro 1.622 - 16.301 5.128,45 1.621,79 2.500,00 13.457,93 16.300,65
Paraná 1.825 - 14.336 4.825,86 1.824,55 2.618,50 11.835,72 14.335,78
Santa Catarina 1.853 - 12.727 4.549,96 1.852,79 2.721,00 10.507,48 12.726,97
Rio Grande do Sul 1.748 - 12.798 4.499,83 1.747,56 2.600,00 10.566,01 12.797,86
Ceará 1.490 - 7.869 3.103,95 1.489,52 2.118,00 6.497,02 7.869,38
Goiás 1.545 - 13.553 4.461,73 1.545,19 2.500,00 11.189,10 13.552,57
Bahia 1.560 - 10.005 3.721,01 1.559,93 2.500,00 8.260,05 10.004,82
Pernambuco 1.558 - 9.810 3.588,87 1.558,08 2.223,00 8.099,26 9.810,06
Mato Grosso 1.544 - 12.904 4.414,56 1.544,42 2.500,00 10.653,59 12.903,95
Espírito Santo 1.622 - 10.666 3.993,19 1.621,87 2.500,00 8.805,55 10.665,54
Distrito Federal 1.606 - 17.413 5.676,18 1.605,90 2.857,00 14.376,36 17.413,07
Pará 1.510 - 7.828 3.088,54 1.509,79 2.091,00 6.463,12 7.828,32
Maranhão 1.501 - 6.724 2.829,05 1.500,60 2.100,00 5.551,60 6.724,27
Mato Grosso do Sul 1.601 - 10.766 3.881,37 1.600,75 2.316,00 8.888,38 10.765,88
Piauí 1.464 - 5.869 2.450,12 1.464,07 1.618,00 4.845,75 5.869,32
Rio Grande do Norte 1.480 - 5.973 2.697,17 1.479,83 2.118,00 4.931,36 5.973,01
Paraíba 1.490 - 7.628 3.066,77 1.490,08 2.167,50 6.297,73 7.628,00
Amazonas 1.507 - 10.750 3.682,22 1.506,75 2.040,00 8.875,63 10.750,43
Rondônia 1.532 - 7.622 3.084,83 1.532,13 2.300,00 6.292,54 7.621,72
Alagoas 1.513 - 7.043 3.072,01 1.513,16 2.355,74 5.814,70 7.042,94
Sergipe 1.520 - 6.653 2.883,28 1.520,46 2.151,00 5.492,40 6.652,56
Tocantins 1.464 - 8.658 3.305,97 1.463,97 2.160,00 7.147,73 8.657,55
Roraima 1.503 - 4.365 2.247,30 1.503,17 1.800,00 3.604,13 4.365,44
Amapá 1.492 - 6.194 2.693,89 1.492,39 2.000,00 5.113,98 6.194,20
Acre 1.458 - 5.035 2.449,94 1.457,86 2.052,00 4.156,52 5.034,50


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de área de vendas

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • gerenciar recursos humanos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;

  • Atividades

    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • analisar demanda reclamatória;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • contratar serviços de terceiros;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • pesquisar mercado;
    • revisar planos;
    • administrar conflitos entre partes;
    • examinar currículos;
    • delegar atribuições;
    • elaborar relatórios;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • analisar cenários;
    • analisar impacto normativo;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • estabelecer política comercial;
    • analisar tendências do mercado;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • cobrar resultados da equipe;
    • gerir lucratividade;
    • demonstrar flexibilidade;
    • formular plano de incentivos;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • representar empresa publicamente;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • realizar escuta ativa;
    • agir com empatia;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • negociar com partes interessadas;
    • dimensionar equipe;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • tomar decisões;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • identificar necessidade de recursos;
    • monitorar mídias;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • definir perfis profissionais;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • autorizar pagamentos;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • realizar campanhas de vendas;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • entrevistar candidatos;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • captar recursos;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • otimizar custos e recursos;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • elaborar orçamentos;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • demonstrar criatividade;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • mapear processo de decisão;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • analisar demanda do cliente;
    • liderar pessoas;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • analisar contexto;
    • cobrar ações;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • gerenciar remanejamentos;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • gerenciar equipes;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • monitorar contratos;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • trabalhar em equipe;
    • avaliar desempenho;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • saber ouvir;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • planejar campanhas de vendas;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • administrar orçamentos;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • mediar conflitos;
    • checar informações para divulgação;
    • pensar estrategicamente;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • estabelecer diálogo;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • negociar com clientes;
    • demonstrar visão sistêmica;


    Setores que mais contratam Gerente de área de vendas no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de calçados
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Comércio varejista de móveis
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Atividades de teleatendimento




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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