Salário para o cargo de Funcionário de setor de informação
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Funcionário de setor de informação - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Funcionário de setor de informação

Recepcionistas devem:

  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • observar normas internas de segurança;
  • agendar serviços;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;

Atividades

  • verificar cadastro e reserva;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • efetuar acertos em contas;
  • demonstrar pró atividade;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • conferir documentos com identificação;
  • anotar telefonemas e recados;
  • demonstrar interesse;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • demonstrar paciência;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • interagir com os outros departamentos;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • ouvir com atenção;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • demonstrar empatia;
  • demonstrar eficiência;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • receber pagamentos;
  • transmitir recados e fax;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • circular informações internas;
  • agir com bom senso;
  • demonstrar iniciativa;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • demonstrar entusiasmo;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • coordenar equipe;
  • demonstrar autonomia;
  • distribuir malotes;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • demonstrar senso de organização;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • imprimir relatórios de controle;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • organizar materiais de trabalho;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • organizar malotes;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;


Setores que mais contratam Funcionário de setor de informação no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




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