Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista atendente
- Recepcionista de empresa de navegação aérea
- Recepcionista caixa
- Recepcionista de consultório médico ou dentário
- Auxiliar de recepção
- Recepcionista de seguro saúde
- Agente de tráfego
- Atendente de consultório médico
- Concierge
- Recepcionista de crediário
- Recepcionista telefonista
- Encarregado da recepção
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Funcionário de setor de informação
Recepcionistas devem:
- agendar serviços;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- comunicar-se;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- organizar informações a serem prestadas;
- observar normas internas de segurança;
- demonstrar competências pessoais;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- planejar o cotidiano;
Atividades
- demonstrar autonomia;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- atender o cliente com informações precisas;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- imprimir relatórios de controle;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- identificar o espaço físico da empresa;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- agir com bom senso;
- conferir documentos com identificação;
- demonstrar senso de organização;
- anunciar a chegada do cliente;
- organizar malotes;
- verificar cadastro e reserva;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- acolher o cliente e passageiro;
- anotar telefonemas e recados;
- demonstrar pró atividade;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- emitir notas fiscais e recibos;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- organizar materiais de trabalho;
- coordenar equipe;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- demonstrar interesse;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- efetuar acertos em contas;
- demonstrar empatia;
- distribuir malotes;
- demonstrar espírito de equipe;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- conferir idoneidade dos clientes;
- demonstrar paciência;
- interagir com os outros departamentos;
- fornecer informações meteorológicas;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- transmitir recados e fax;
- demonstrar respeito mútuo;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- circular informações internas;
- demonstrar iniciativa;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- demonstrar entusiasmo;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- ouvir com atenção;
- propor associação de programas de fidelidade;
- demonstrar eficiência;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- receber pagamentos;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- pré-cadastrar o cliente;
Setores que mais contratam Funcionário de setor de informação no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de condicionamento físico
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Hotéis
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Cabeleireiros
- Laboratórios clínicos
- Restaurantes e similares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Atividades veterinárias
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de teleatendimento
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas