Salário para o cargo de Funcionário de setor de informação
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Funcionário de setor de informação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Funcionário de setor de informação

Um Funcionário de setor de informação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.486,45 e R$ 2.701,77, com a média salarial de R$ 1.707,63 e o salário mediana em R$ 1.609,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Funcionário de setor de informação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.707,63 20.491,52 426,91 8,00
1º Quartil 1.486,45 17.837,46 371,61 6,97
Salário Mediana 1.609,00 19.308,00 402,25 7,54
3º Quartil 2.060,49 24.725,83 515,12 9,66
Teto Salarial 2.701,77 32.421,25 675,44 12,66


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.518 - 2.988 1.862,14 1.517,58 1.726,00 2.467,15 2.988,29
Rio de Janeiro - RJ 1.438 - 2.722 1.713,52 1.437,89 1.588,00 2.247,71 2.722,49
Belo Horizonte - MG 1.443 - 2.923 1.777,88 1.443,36 1.626,00 2.413,12 2.922,84
Brasília - DF 1.412 - 2.863 1.721,11 1.412,00 1.524,00 2.363,85 2.863,17
Curitiba - PR 1.538 - 2.601 1.791,38 1.538,36 1.741,00 2.147,31 2.600,89
Salvador - BA 1.418 - 2.369 1.606,24 1.418,07 1.533,00 1.955,93 2.369,08
Goiânia - GO 1.423 - 2.502 1.647,24 1.422,55 1.520,00 2.065,39 2.501,66
Fortaleza - CE 1.412 - 2.466 1.609,26 1.412,00 1.493,00 2.036,23 2.466,34
Santo André - SP 1.533 - 2.787 1.820,57 1.532,69 1.726,00 2.300,81 2.786,81
Porto Alegre - RS 1.486 - 2.592 1.748,67 1.485,84 1.676,00 2.139,76 2.591,74
Campinas - SP 1.532 - 2.693 1.813,03 1.532,01 1.759,00 2.223,73 2.693,45
Recife - PE 1.418 - 2.173 1.552,01 1.418,24 1.502,00 1.793,84 2.172,75
Barueri - SP 1.532 - 2.806 1.811,48 1.532,02 1.700,00 2.316,82 2.806,20
Florianópolis - SC 1.550 - 2.930 1.923,03 1.549,77 1.844,00 2.419,01 2.929,98
Lauro de Freitas - BA 1.422 - 2.313 1.596,42 1.421,61 1.533,00 1.909,92 2.313,35
Belém - PA 1.412 - 2.376 1.604,02 1.412,00 1.500,00 1.961,61 2.375,96
São Bernardo do Campo - SP 1.535 - 3.544 1.997,02 1.535,36 1.750,00 2.925,81 3.543,83
Ribeirão Preto - SP 1.534 - 2.713 1.812,10 1.534,10 1.722,00 2.240,26 2.713,47
Joinville - SC 1.507 - 2.575 1.783,53 1.507,14 1.746,25 2.125,87 2.574,92
Guarulhos - SP 1.512 - 2.713 1.794,67 1.512,27 1.703,00 2.239,49 2.712,54


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.511 - 2.785 1.807,89 1.511,02 1.703,00 2.299,66 2.785,42
Minas Gerais 1.414 - 2.507 1.642,55 1.413,78 1.550,00 2.069,78 2.506,98
Rio de Janeiro 1.429 - 2.540 1.667,32 1.428,56 1.565,00 2.097,05 2.540,02
Santa Catarina 1.551 - 2.740 1.858,02 1.550,74 1.800,00 2.262,53 2.740,44
Paraná 1.481 - 2.544 1.757,11 1.480,94 1.740,00 2.100,49 2.544,18
Rio Grande do Sul 1.488 - 2.590 1.749,37 1.487,56 1.688,00 2.138,42 2.590,12
Bahia 1.412 - 2.296 1.571,66 1.412,00 1.490,00 1.895,54 2.295,93
Goiás 1.412 - 2.428 1.607,47 1.412,00 1.500,00 2.004,75 2.428,21
Distrito Federal 1.412 - 2.863 1.721,11 1.412,00 1.524,00 2.363,85 2.863,17
Pernambuco 1.413 - 2.119 1.527,42 1.413,44 1.489,00 1.749,27 2.118,77
Ceará 1.412 - 2.406 1.584,79 1.412,00 1.458,00 1.986,65 2.406,29
Mato Grosso 1.412 - 2.506 1.647,37 1.412,30 1.522,00 2.068,85 2.505,85
Espírito Santo 1.419 - 2.302 1.581,91 1.418,56 1.485,00 1.900,22 2.301,60
Pará 1.412 - 2.274 1.564,13 1.412,00 1.475,00 1.877,62 2.274,23
Mato Grosso do Sul 1.421 - 2.371 1.622,34 1.421,05 1.550,00 1.957,25 2.370,68
Paraíba 1.412 - 2.233 1.539,14 1.412,00 1.429,00 1.843,41 2.232,80
Maranhão 1.412 - 2.148 1.526,96 1.412,00 1.455,00 1.773,00 2.147,51
Rio Grande do Norte 1.412 - 2.155 1.513,11 1.412,00 1.427,00 1.779,12 2.154,92
Rondônia 1.413 - 2.311 1.591,03 1.412,71 1.500,00 1.907,73 2.310,70
Piauí 1.412 - 2.058 1.498,44 1.412,00 1.430,00 1.699,01 2.057,89
Amazonas 1.412 - 2.270 1.550,27 1.412,00 1.448,00 1.873,93 2.269,76
Alagoas 1.412 - 2.178 1.527,07 1.412,00 1.445,00 1.797,96 2.177,74
Sergipe 1.412 - 2.123 1.501,31 1.412,00 1.412,00 1.752,91 2.123,17
Tocantins 1.412 - 2.300 1.565,90 1.412,00 1.440,00 1.899,06 2.300,20
Amapá 1.412 - 2.210 1.564,02 1.412,00 1.476,00 1.824,56 2.209,96
Acre 1.412 - 2.476 1.602,84 1.412,00 1.477,00 2.044,36 2.476,19
Roraima 1.412 - 1.988 1.472,18 1.412,00 1.412,00 1.641,52 1.988,26


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Funcionário de setor de informação

Recepcionistas devem:

  • comunicar-se;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • planejar o cotidiano;
  • agendar serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • observar normas internas de segurança;

  • Atividades

    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • ouvir com atenção;
    • receber pagamentos;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • circular informações internas;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • anotar telefonemas e recados;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • verificar o pedido de internação;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • demonstrar senso de organização;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • demonstrar autonomia;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • internar o paciente;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • demonstrar pró atividade;
    • realizar câmbio de moedas;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • planejar o dia seguinte;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • agir com bom senso;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • demonstrar paciência;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • transmitir recados e fax;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • organizar malotes;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • encerrar a conta no sistema;
    • fornecer serviço de cofre;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • verificar cadastro e reserva;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • interagir com os outros departamentos;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • registrar acompanhantes;
    • demonstrar eficiência;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • organizar materiais de trabalho;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • demonstrar entusiasmo;
    • distribuir malotes;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • imprimir relatórios de controle;
    • lançar despesas em contas;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • conferir documentos com identificação;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • demonstrar interesse;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • acionar serviço de higienização;
    • demonstrar iniciativa;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • emitir extrato de contas;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • fechar contas masters;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • demonstrar empatia;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • bloquear apartamento;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • coordenar equipe;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • atualizar conta;
    • efetuar acertos em contas;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;


    Setores que mais contratam Funcionário de setor de informação no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Atividades de condicionamento físico
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Hotéis
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Cabeleireiros




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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