Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
 - Trabalhadores de atendimento ao público
 
- Trabalhadores de informações ao público
 
- Recepcionistas
 
Cargos relacionados:
- Atendente de consultório veterinário
 - Recepcionista secretária
 - Agente de tráfego
 - Atendente de clínica médica
 - Recepcionista de crediário
 - Recepcionista bilíngüe
 - Guest relations
 - Recepcionista de empresa de navegação aérea
 - Auxiliar de recepção
 - Atendente de seguro saúde
 - Recepcionista
 - Recepcionista telefonista
 
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Funcionário de setor de informação
Recepcionistas devem:
- observar normas internas de segurança;
 - prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
 - responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
 - demonstrar competências pessoais;
 - comunicar-se;
 - fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
 - recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
 - agendar serviços;
 - planejar o cotidiano;
 - organizar informações a serem prestadas;
 
Atividades
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
 - demonstrar pró atividade;
 - consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
 - conferir documentos com identificação;
 - anotar telefonemas e recados;
 - agir com bom senso;
 - demonstrar empatia;
 - cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
 - circular informações internas;
 - notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
 - acionar alarme de segurança em caso de assalto;
 - transmitir recados e fax;
 - demonstrar interesse;
 - fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
 - controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
 - imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
 - entregar o crachá de visitante na entrada;
 - participar de reuniões na troca de turnos;
 - demonstrar senso de organização;
 - acolher o cliente e passageiro;
 - fornecer informações meteorológicas;
 - demonstrar entusiasmo;
 - organizar malotes;
 - efetuar acertos em contas;
 - auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
 - requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
 - guardar volumes de prestadores de serviços;
 - imprimir relatórios de controle;
 - demonstrar espírito de equipe;
 - dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
 - consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
 - interagir com os outros departamentos;
 - demonstrar respeito mútuo;
 - receber pagamentos;
 - oferecer auxílio para a bagagem;
 - demonstrar iniciativa;
 - verificar cadastro e reserva;
 - ouvir com atenção;
 - atender o cliente com informações precisas;
 - demonstrar eficiência;
 - enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
 - propor associação de programas de fidelidade;
 - comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
 - averiguar horário de saída dos grupos;
 - organizar materiais de trabalho;
 - agendar reservas / consultas dos clientes;
 - averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
 - demonstrar conhecimentos de informática;
 - distribuir malotes;
 - demonstrar paciência;
 - demonstrar autonomia;
 - emitir notas fiscais e recibos;
 - cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
 - retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
 - demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
 - auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
 - anunciar a chegada do cliente;
 - providenciar solicitações de reservas especiais;
 - confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
 - transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
 - consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
 - pré-cadastrar o cliente;
 - transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
 - conferir idoneidade dos clientes;
 - identificar o espaço físico da empresa;
 - propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
 - coordenar equipe;
 - auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
 - demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
 
Setores que mais contratam Funcionário de setor de informação no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
 - Atividades de atendimento hospitalar
 - Atividades de condicionamento físico
 - Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
 - Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
 - Locação de mão-de-obra temporária
 - Limpeza em prédios e em domicílios
 - Hotéis
 - Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
 - Cabeleireiros
 - Laboratórios clínicos
 - Restaurantes e similares
 - Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
 - Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
 - Serviços combinados para apoio a edifícios
 - Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
 - Atividades veterinárias
 - Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
 - Atividades de teleatendimento
 - Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas