Salário para o cargo de Funcionário de setor de informação
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Funcionário de setor de informação - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Funcionário de setor de informação

Recepcionistas devem:

  • organizar informações a serem prestadas;
  • planejar o cotidiano;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • comunicar-se;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • observar normas internas de segurança;
  • agendar serviços;

Atividades

  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • demonstrar pró atividade;
  • demonstrar autonomia;
  • demonstrar iniciativa;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • conferir documentos com identificação;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • organizar materiais de trabalho;
  • circular informações internas;
  • demonstrar interesse;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • ouvir com atenção;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • organizar malotes;
  • transmitir recados e fax;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • interagir com os outros departamentos;
  • agir com bom senso;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • anotar telefonemas e recados;
  • demonstrar entusiasmo;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • demonstrar paciência;
  • imprimir relatórios de controle;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • receber pagamentos;
  • demonstrar senso de organização;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • demonstrar eficiência;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • demonstrar empatia;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • efetuar acertos em contas;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • coordenar equipe;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • distribuir malotes;
  • verificar cadastro e reserva;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;


Setores que mais contratam Funcionário de setor de informação no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




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