Salário para o cargo de Funcionário de setor de informação
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Funcionário de setor de informação - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Funcionário de setor de informação

Recepcionistas devem:

  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • agendar serviços;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • observar normas internas de segurança;
  • planejar o cotidiano;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;

Atividades

  • emitir notas fiscais e recibos;
  • receber pagamentos;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • demonstrar paciência;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • transmitir recados e fax;
  • coordenar equipe;
  • demonstrar autonomia;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • agir com bom senso;
  • demonstrar pró atividade;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • conferir documentos com identificação;
  • organizar malotes;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • anotar telefonemas e recados;
  • distribuir malotes;
  • demonstrar interesse;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • organizar materiais de trabalho;
  • demonstrar senso de organização;
  • verificar cadastro e reserva;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • demonstrar eficiência;
  • imprimir relatórios de controle;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • demonstrar iniciativa;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • demonstrar entusiasmo;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • demonstrar empatia;
  • interagir com os outros departamentos;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • efetuar acertos em contas;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • ouvir com atenção;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • circular informações internas;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;


Setores que mais contratam Funcionário de setor de informação no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




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