Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Dançarinos tradicionais e populares
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares
As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Folgazão
Dançarinos tradicionais e populares devem:
- interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
- pesquisar danças tradicionais e populares;
- administrar atividades relacionadas À dança;
- inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
- estudar danças tradicionais e populares;
- dar aulas de danças tradicionais e populares;
- demonstrar competências pessoais;
- ensaiar dança tradicional e popular;
Atividades
- interpretar danças tradicionais;
- demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
- interpretar danças rituais;
- ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
- pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
- aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
- adaptar vivência à dança a ser realizada;
- preparar o corpo para dançar através do toque dos tambores;
- dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
- estudar movimentos na dança;
- estudar gestos na dança;
- aplicar a dança a contextos terapêuticos;
- aprimorar a coreografia;
- coordenar movimentos e expressão corporal;
- desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
- preparar o corpo através de loas, saudações, ladainhas e cantos;
- preparar o corpo através do calor da fogueira;
- aplicar a dança à ação cultural;
- dançar representando histórias;
- participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
- realizar oficinas de trabalho;
- transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
- executar danças dramáticas;
- gerenciar a produção executiva;
- estudar passos na dança;
- utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
- captar recursos;
- dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
- identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
- conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
- trabalhar passos, gestos e movimentos;
- pesquisar passos, gestos e movimentos;
- pesquisar figurinos;
- utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
- utilizar figurinos próprios á dança;
- adequar métodos a diferentes faixas etárias;
- participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
- ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
- conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
- divulgar o evento;
- participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
- estudar música tradicional e popular;
- avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
- estudar figurino popular e tradicional;
- trabalhar o tempo ritual;
- aplicar a dança a contextos pedagógicos;
- dar a conhecer os mestres das tradições;
- dominar passos, gestos e movimentos;
- transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
- experimentar novos movimentos;
- respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
- executar a dança conforme ritmos tradicionais;
- desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
- trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
- gerenciar a produção artística;
- interpretar coreografia;
- vivenciar a dança;
- participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
- trabalhar em equipe;
- atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
- explorar possibilidades de movimentos com objetos;
- consultar leis de incentivo a cultura;
Setores que mais contratam Folgazão no mercado de trabalho
- Discotecas, danceterias, salões de dança e similares
- Locação de mão-de-obra temporária