Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Dançarinos tradicionais e populares
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares
As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Folgazão
Dançarinos tradicionais e populares devem:
- estudar danças tradicionais e populares;
- ensaiar dança tradicional e popular;
- pesquisar danças tradicionais e populares;
- inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
- interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
- dar aulas de danças tradicionais e populares;
- administrar atividades relacionadas À dança;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
- identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
- estudar passos na dança;
- interpretar danças tradicionais;
- dar a conhecer os mestres das tradições;
- conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
- utilizar figurinos próprios á dança;
- trabalhar passos, gestos e movimentos;
- experimentar novos movimentos;
- estudar movimentos na dança;
- vivenciar a dança;
- divulgar o evento;
- interpretar coreografia;
- explorar possibilidades de movimentos com objetos;
- gerenciar a produção artística;
- ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
- dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
- aplicar a dança a contextos terapêuticos;
- utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
- dominar passos, gestos e movimentos;
- desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
- ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
- adaptar vivência à dança a ser realizada;
- participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
- transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
- estudar figurino popular e tradicional;
- aplicar a dança à ação cultural;
- conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
- pesquisar passos, gestos e movimentos;
- atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
- captar recursos;
- adequar métodos a diferentes faixas etárias;
- preparar o corpo através do calor da fogueira;
- utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
- respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
- participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
- desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
- coordenar movimentos e expressão corporal;
- trabalhar o tempo ritual;
- trabalhar em equipe;
- executar danças dramáticas;
- aplicar a dança a contextos pedagógicos;
- avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
- participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
- estudar música tradicional e popular;
- aprimorar a coreografia;
- dançar representando histórias;
- preparar o corpo através de loas, saudações, ladainhas e cantos;
- estudar gestos na dança;
- transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
- executar a dança conforme ritmos tradicionais;
- pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
- interpretar danças rituais;
- realizar oficinas de trabalho;
- gerenciar a produção executiva;
- aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
- trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
- preparar o corpo para dançar através do toque dos tambores;
- demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
- consultar leis de incentivo a cultura;
- pesquisar figurinos;
- dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
Setores que mais contratam Folgazão no mercado de trabalho
- Discotecas, danceterias, salões de dança e similares
- Locação de mão-de-obra temporária