Salário para o cargo de Entrevistador de pesquisas de mercado
CBO 4241-15 > Entrevistadores e recenseadores

Entrevistador de pesquisas de mercado - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.

Quanto ganha um Entrevistador de pesquisas de mercado

Um Entrevistador de pesquisas de mercado trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.121,90 e R$ 2.372,42, com a média salarial de R$ 1.359,90 e o salário mediana em R$ 1.229,11 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Entrevistador de pesquisas de mercado

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.359,90 16.318,77 339,97 6,53
1º Quartil 1.121,90 13.462,82 280,48 5,38
Salário Mediana 1.229,11 14.749,32 307,28 5,90
3º Quartil 1.809,31 21.711,69 452,33 8,68
Teto Salarial 2.372,42 28.469,02 593,10 11,39


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Curitiba - PR 1.202 - 1.502 1.225,12 1.202,12 1.229,11 1.240,13 1.502,09
São Paulo - SP 1.110 - 2.648 1.499,29 1.110,40 1.315,00 2.185,94 2.647,68
Santos - SP 1.250 - 1.742 1.298,57 1.250,00 1.250,00 1.438,24 1.742,03
Cotia - SP 1.249 - 2.247 1.477,39 1.248,51 1.389,43 1.854,73 2.246,50
Francisco Beltrão - PR 1.238 - 1.659 1.339,62 1.238,33 1.370,00 1.370,00 1.659,39
Santa Cruz do Sul - RS 1.250 - 1.696 1.285,29 1.250,00 1.250,00 1.400,00 1.695,72
Santana de Parnaíba - SP 1.114 - 2.092 1.469,72 1.113,63 1.578,00 1.727,00 2.091,79
Brasília - DF 1.099 - 3.775 1.652,25 1.098,71 1.209,88 3.117,03 3.775,44
Recife - PE 1.080 - 1.655 1.177,83 1.080,00 1.150,00 1.366,03 1.654,58
Jundiaí - SP 1.150 - 1.604 1.240,75 1.150,00 1.264,00 1.324,00 1.603,67
Florianópolis - SC 1.352 - 2.332 1.485,52 1.352,00 1.352,00 1.925,24 2.331,90
São Luís - MA 1.082 - 1.493 1.177,54 1.081,67 1.194,95 1.232,78 1.493,18
Rio de Janeiro - RJ 1.278 - 3.245 1.646,62 1.277,87 1.335,20 2.679,34 3.245,30
Natal - RN 1.045 - 1.326 1.071,79 1.045,00 1.084,65 1.095,00 1.326,30
Sorocaba - SP 1.355 - 2.036 1.456,69 1.354,58 1.395,75 1.680,67 2.035,67
Barueri - SP 1.299 - 1.938 1.354,00 1.299,00 1.299,00 1.600,00 1.937,97
Ribeirão Preto - SP 1.832 - 5.258 2.466,30 1.832,10 1.832,10 4.340,99 5.257,94
Belo Horizonte - MG 1.058 - 1.834 1.177,61 1.058,00 1.058,00 1.513,94 1.833,72
Jaboatão dos Guararapes - PE 1.045 - 1.739 1.188,11 1.045,00 1.112,00 1.435,72 1.738,99
Campinas - SP 1.315 - 3.171 1.551,88 1.315,00 1.315,00 2.617,82 3.170,78


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.144 - 2.482 1.461,48 1.143,85 1.315,00 2.049,21 2.482,06
Paraná 1.194 - 1.577 1.238,56 1.194,30 1.229,11 1.301,84 1.576,82
Rio Grande do Sul 1.112 - 1.881 1.298,54 1.111,85 1.250,00 1.552,77 1.880,76
Minas Gerais 1.084 - 1.954 1.238,44 1.083,55 1.134,65 1.613,25 1.954,01
Pernambuco 1.072 - 1.661 1.181,06 1.072,22 1.112,00 1.371,37 1.661,04
Santa Catarina 1.323 - 2.497 1.522,95 1.322,57 1.354,00 2.061,24 2.496,63
Distrito Federal 1.099 - 3.775 1.652,25 1.098,71 1.209,88 3.117,03 3.775,44
Rio de Janeiro 1.271 - 2.523 1.499,32 1.271,46 1.335,20 2.082,75 2.522,69
Espírito Santo 1.045 - 2.232 1.347,27 1.045,00 1.324,85 1.843,03 2.232,33
Ceará 1.045 - 3.045 1.404,68 1.045,00 1.113,79 2.514,16 3.045,23
Maranhão 1.082 - 1.493 1.177,54 1.081,67 1.194,95 1.232,78 1.493,18
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.326 1.071,79 1.045,00 1.084,65 1.095,00 1.326,30
Piauí 1.061 - 1.373 1.109,74 1.061,27 1.117,84 1.133,92 1.373,44
Bahia 1.083 - 2.422 1.494,37 1.083,23 1.196,41 2.000,00 2.422,46
Mato Grosso do Sul 1.200 - 1.477 1.204,33 1.200,00 1.200,00 1.219,50 1.477,09
Mato Grosso 1.060 - 2.477 1.576,48 1.060,00 1.748,74 2.045,00 2.476,97
Alagoas 1.094 - 1.332 1.098,38 1.093,50 1.100,00 1.100,00 1.332,35


Principais locais de trabalho

Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Entrevistador de pesquisas de mercado

Entrevistadores e recenseadores devem:

  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
  • realizar triagem;
  • verificar consistência da informação;
  • efetuar entrevistas de opinião pública;
  • coletar preços de bens e serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar do planejamento da atividade de campo;
  • entrevistar o responsável familiar;
  • preparar dados para análise;
  • cadastrar informantes e famílias;
  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;

  • Atividades

    • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
    • conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicílios;
    • atualizar cadastro da família;
    • agir com perseverança;
    • corrigir informação levantada;
    • identificar a demanda da família;
    • organizar roteiro da pesquisa;
    • evidenciar senso de organização;
    • orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas;
    • coletar preços no comércio;
    • demonstrar objetividade na coleta de dados;
    • aplicar teste de aceitação de produto;
    • identificar o responsável familiar com base em documentos;
    • levantar informações de preços, por meio eletrônico;
    • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
    • aplicar questionário de fidelidade de marca;
    • substituir domicílios amostrados e informantes;
    • participar de mutirões e ações itinerantes;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • esclarecer para o rf objetivos do cadastro único;
    • cadastrar famílias;
    • organizar as informações e os documentos para controle interno;
    • esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
    • cadastrar domicílios;
    • demonstrar noções de microinformática;
    • apresentar legibilidade de grafia;
    • receber treinamento para realização da pesquisa;
    • demonstrar credibilidade;
    • cadastrar novas empresas e novas construções;
    • identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
    • selecionar o formulário adequado;
    • auxiliar na obtenção de dados;
    • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
    • efetuar entrevista em profundidade;
    • coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
    • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
    • verificar cadastro;
    • encaminhar para órgãos competentes, se necessário;
    • esclarecer dúvidas;
    • realizar busca ativa das famílias;
    • coletar informações sociodemográficas, em domicílios;
    • recuperar informação não preenchida;
    • comparar preços e dados de coleta;
    • verificar dados;
    • participar na elaboração do instrumento de coleta de dados;
    • verificar coerência da resposta;
    • efetuar pesquisa de audiência;
    • aplicar pré-teste do questionário;
    • agendar entrevistas;
    • estimar tendências;
    • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
    • aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
    • aplicar cálculos estatísticos;
    • quantificar consumo de produtos;
    • codificar informações;
    • elaborar gráficos;
    • demonstrar imparcialidade;
    • elaborar tabelas;
    • demonstrar discernimento;
    • identificar a situação da família;
    • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
    • demonstrar paciência;
    • apresentar boa dicção;
    • manter pontualidade;
    • organizar base de dados;
    • registrar com fidedignidade;
    • controlar a especificação do produto;
    • esclarecer objetivo da pesquisa;
    • informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;
    • conferir cálculos;
    • aplicar questionário de opinião;
    • reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa;
    • demonstrar capacidade de comunicar-se;
    • identificar a composição familiar;
    • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
    • agendar entrevista domiciliar;
    • conferir instrumentos de coleta;
    • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
    • contatar informantes para verificar variações de preços;
    • aplicar formulários de preços em empresas;
    • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
    • sugerir alterações em questionários;
    • entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades;
    • atender as famílias;
    • aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;
    • tabular dados de pesquisas específicas;
    • aplicar programas estatísticos;
    • atender os grupos populacionais tradicionais e específicos ( aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento, entre outros);
    • cumprir cronograma da pesquisa;
    • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;


    Setores que mais contratam Entrevistador de pesquisas de mercado no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Comércio varejista de livros
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Treinamento em informática
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Comércio atacadista de cerveja, chope e refrigerante
    • Serviços de engenharia




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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