Salário para o cargo de Entrevistador de pesquisas de mercado
CBO 4241-15 > Entrevistadores e recenseadores

Entrevistador de pesquisas de mercado - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.

Quanto ganha um Entrevistador de pesquisas de mercado

Um Entrevistador de pesquisas de mercado trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.172,98 e R$ 2.217,04, com a média salarial de R$ 1.359,90 e o salário mediana em R$ 1.229,11 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Entrevistador de pesquisas de mercado

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.359,90 16.318,77 339,97 6,53
1º Quartil 1.172,98 14.075,78 293,25 5,63
Salário Mediana 1.229,11 14.749,32 307,28 5,90
3º Quartil 1.690,81 20.289,72 422,70 8,11
Teto Salarial 2.217,04 26.604,49 554,26 10,64


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Curitiba - PR 1.202 - 1.502 1.225,12 1.202,12 1.229,11 1.240,13 1.502,09
São Paulo - SP 1.110 - 2.648 1.499,29 1.110,40 1.315,00 2.185,94 2.647,68
Santos - SP 1.250 - 1.742 1.298,57 1.250,00 1.250,00 1.438,24 1.742,03
Cotia - SP 1.249 - 2.247 1.477,39 1.248,51 1.389,43 1.854,73 2.246,50
Francisco Beltrão - PR 1.238 - 1.659 1.339,62 1.238,33 1.370,00 1.370,00 1.659,39
Santa Cruz do Sul - RS 1.250 - 1.696 1.285,29 1.250,00 1.250,00 1.400,00 1.695,72
Santana de Parnaíba - SP 1.114 - 2.092 1.469,72 1.113,63 1.578,00 1.727,00 2.091,79
Brasília - DF 1.099 - 3.775 1.652,25 1.098,71 1.209,88 3.117,03 3.775,44
Recife - PE 1.080 - 1.655 1.177,83 1.080,00 1.150,00 1.366,03 1.654,58
Jundiaí - SP 1.150 - 1.604 1.240,75 1.150,00 1.264,00 1.324,00 1.603,67
Florianópolis - SC 1.352 - 2.332 1.485,52 1.352,00 1.352,00 1.925,24 2.331,90
São Luís - MA 1.082 - 1.493 1.177,54 1.081,67 1.194,95 1.232,78 1.493,18
Rio de Janeiro - RJ 1.278 - 3.245 1.646,62 1.277,87 1.335,20 2.679,34 3.245,30
Natal - RN 1.045 - 1.326 1.071,79 1.045,00 1.084,65 1.095,00 1.326,30
Sorocaba - SP 1.355 - 2.036 1.456,69 1.354,58 1.395,75 1.680,67 2.035,67
Belo Horizonte - MG 1.058 - 1.834 1.177,61 1.058,00 1.058,00 1.513,94 1.833,72
Barueri - SP 1.299 - 1.938 1.354,00 1.299,00 1.299,00 1.600,00 1.937,97
Jaboatão dos Guararapes - PE 1.045 - 1.739 1.188,11 1.045,00 1.112,00 1.435,72 1.738,99
Campinas - SP 1.315 - 3.171 1.551,88 1.315,00 1.315,00 2.617,82 3.170,78
Ribeirão Preto - SP 1.832 - 5.258 2.466,30 1.832,10 1.832,10 4.340,99 5.257,94


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.144 - 2.482 1.461,48 1.143,85 1.315,00 2.049,21 2.482,06
Paraná 1.194 - 1.577 1.238,56 1.194,30 1.229,11 1.301,84 1.576,82
Rio Grande do Sul 1.112 - 1.881 1.298,54 1.111,85 1.250,00 1.552,77 1.880,76
Minas Gerais 1.084 - 1.954 1.238,44 1.083,55 1.134,65 1.613,25 1.954,01
Pernambuco 1.072 - 1.661 1.181,06 1.072,22 1.112,00 1.371,37 1.661,04
Santa Catarina 1.323 - 2.497 1.522,95 1.322,57 1.354,00 2.061,24 2.496,63
Distrito Federal 1.099 - 3.775 1.652,25 1.098,71 1.209,88 3.117,03 3.775,44
Rio de Janeiro 1.271 - 2.523 1.499,32 1.271,46 1.335,20 2.082,75 2.522,69
Espírito Santo 1.045 - 2.232 1.347,27 1.045,00 1.324,85 1.843,03 2.232,33
Ceará 1.045 - 3.045 1.404,68 1.045,00 1.113,79 2.514,16 3.045,23
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.326 1.071,79 1.045,00 1.084,65 1.095,00 1.326,30
Maranhão 1.082 - 1.493 1.177,54 1.081,67 1.194,95 1.232,78 1.493,18
Piauí 1.061 - 1.373 1.109,74 1.061,27 1.117,84 1.133,92 1.373,44
Bahia 1.083 - 2.422 1.494,37 1.083,23 1.196,41 2.000,00 2.422,46
Mato Grosso do Sul 1.200 - 1.477 1.204,33 1.200,00 1.200,00 1.219,50 1.477,09
Mato Grosso 1.060 - 2.477 1.576,48 1.060,00 1.748,74 2.045,00 2.476,97
Alagoas 1.094 - 1.332 1.098,38 1.093,50 1.100,00 1.100,00 1.332,35


Principais locais de trabalho

Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Entrevistador de pesquisas de mercado

Entrevistadores e recenseadores devem:

  • preparar dados para análise;
  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;
  • realizar triagem;
  • efetuar entrevistas de opinião pública;
  • demonstrar competências pessoais;
  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
  • coletar preços de bens e serviços;
  • entrevistar o responsável familiar;
  • cadastrar informantes e famílias;
  • verificar consistência da informação;
  • participar do planejamento da atividade de campo;

  • Atividades

    • registrar com fidedignidade;
    • aplicar questionário de fidelidade de marca;
    • identificar o responsável familiar com base em documentos;
    • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
    • realizar busca ativa das famílias;
    • demonstrar capacidade de comunicar-se;
    • identificar a composição familiar;
    • apresentar boa dicção;
    • aplicar pré-teste do questionário;
    • participar de mutirões e ações itinerantes;
    • sugerir alterações em questionários;
    • informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;
    • controlar a especificação do produto;
    • demonstrar imparcialidade;
    • esclarecer dúvidas;
    • organizar base de dados;
    • verificar dados;
    • identificar a demanda da família;
    • aplicar teste de aceitação de produto;
    • codificar informações;
    • demonstrar paciência;
    • aplicar formulários de preços em empresas;
    • efetuar pesquisa de audiência;
    • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
    • esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
    • agendar entrevistas;
    • atualizar cadastro da família;
    • atender os grupos populacionais tradicionais e específicos ( aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento, entre outros);
    • selecionar o formulário adequado;
    • aplicar cálculos estatísticos;
    • comparar preços e dados de coleta;
    • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
    • manter pontualidade;
    • demonstrar objetividade na coleta de dados;
    • atender as famílias;
    • evidenciar senso de organização;
    • receber treinamento para realização da pesquisa;
    • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
    • organizar as informações e os documentos para controle interno;
    • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
    • organizar roteiro da pesquisa;
    • esclarecer para o rf objetivos do cadastro único;
    • aplicar questionário de opinião;
    • levantar informações de preços, por meio eletrônico;
    • elaborar gráficos;
    • demonstrar credibilidade;
    • entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
    • auxiliar na obtenção de dados;
    • conferir cálculos;
    • recuperar informação não preenchida;
    • substituir domicílios amostrados e informantes;
    • contatar informantes para verificar variações de preços;
    • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
    • coletar informações sociodemográficas, em domicílios;
    • conferir instrumentos de coleta;
    • identificar a situação da família;
    • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
    • coletar preços no comércio;
    • conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicílios;
    • coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
    • verificar cadastro;
    • cadastrar novas empresas e novas construções;
    • tabular dados de pesquisas específicas;
    • identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
    • encaminhar para órgãos competentes, se necessário;
    • agir com perseverança;
    • efetuar entrevista em profundidade;
    • participar na elaboração do instrumento de coleta de dados;
    • agendar entrevista domiciliar;
    • esclarecer objetivo da pesquisa;
    • aplicar programas estatísticos;
    • elaborar tabelas;
    • aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;
    • corrigir informação levantada;
    • verificar coerência da resposta;
    • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
    • estimar tendências;
    • cadastrar famílias;
    • orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas;
    • cadastrar domicílios;
    • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
    • demonstrar discernimento;
    • cumprir cronograma da pesquisa;
    • apresentar legibilidade de grafia;
    • aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
    • quantificar consumo de produtos;
    • reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa;
    • demonstrar noções de microinformática;


    Setores que mais contratam Entrevistador de pesquisas de mercado no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Comércio varejista de livros
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Treinamento em informática
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Comércio atacadista de cerveja, chope e refrigerante
    • Serviços de engenharia




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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