Salário para o cargo de Entrevistador de preços
CBO 4241-20 > Entrevistadores e recenseadores

Entrevistador de preços - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.

Quanto ganha um Entrevistador de preços

Um Entrevistador de preços trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.249,41 e R$ 6.335,96, com a média salarial de R$ 2.491,40 e o salário mediana em R$ 1.405,33 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Entrevistador de preços

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.491,40 29.896,83 622,85 11,74
1º Quartil 1.249,41 14.992,87 312,35 5,89
Salário Mediana 1.405,33 16.863,96 351,33 6,62
3º Quartil 4.832,07 57.984,84 1.208,02 22,77
Teto Salarial 6.335,96 76.031,47 1.583,99 29,86


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.141 - 12.979 4.798,68 1.140,93 3.800,63 10.715,32 12.978,71
Barueri - SP 1.158 - 2.420 1.482,83 1.157,69 1.401,00 1.997,72 2.419,70
Rio de Janeiro - RJ 1.177 - 4.824 1.868,63 1.177,49 1.185,00 3.982,40 4.823,60
Piracicaba - SP 1.373 - 1.731 1.387,41 1.373,38 1.373,39 1.429,49 1.731,44
Belo Horizonte - MG 2.898 - 13.779 7.117,76 2.898,02 6.500,00 11.375,68 13.778,56
Brasília - DF 1.231 - 5.586 3.490,16 1.231,05 4.413,06 4.611,86 5.586,02
Fortaleza - CE 1.508 - 3.779 2.481,96 1.508,02 2.657,01 3.120,00 3.779,04
Guarapuava - PR 1.316 - 1.797 1.399,35 1.315,85 1.401,67 1.483,40 1.796,73
São Luís - MA 1.160 - 1.552 1.230,52 1.159,99 1.270,28 1.281,27 1.551,91
Rio Claro - SP 1.433 - 2.042 1.544,75 1.433,00 1.530,00 1.686,00 2.042,13
Campinas - SP 1.206 - 2.695 1.515,06 1.206,25 1.449,02 2.225,03 2.695,02
Curitiba - PR 1.367 - 12.112 2.872,89 1.367,00 1.391,00 10.000,00 12.112,30
Belém - PA 1.045 - 1.704 1.278,38 1.045,00 1.316,96 1.406,75 1.703,90
Guarulhos - SP 1.364 - 8.523 3.902,39 1.364,00 3.813,03 7.036,40 8.522,70
Maringá - PR 1.404 - 1.979 1.521,67 1.404,00 1.546,00 1.634,00 1.979,15
Londrina - PR 1.405 - 3.463 2.016,63 1.405,00 1.757,00 2.859,38 3.463,37
Palhoça - SC 1.559 - 2.089 1.664,19 1.559,19 1.702,00 1.725,00 2.089,37
Imperatriz - MA 1.190 - 1.510 1.208,86 1.189,94 1.189,94 1.246,70 1.510,04
Florianópolis - SC 1.499 - 2.000 1.583,78 1.498,53 1.559,19 1.651,00 1.999,74
Salvador - BA 1.661 - 2.815 2.191,59 1.660,92 2.324,23 2.324,33 2.815,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.181 - 8.414 2.885,51 1.181,08 1.507,03 6.946,74 8.414,10
Paraná 1.351 - 3.008 1.693,90 1.351,24 1.442,00 2.483,13 3.007,64
Rio de Janeiro 1.155 - 4.298 1.808,62 1.154,84 1.185,00 3.548,52 4.298,07
Minas Gerais 1.089 - 12.399 4.532,53 1.088,88 3.050,70 10.236,90 12.399,24
Maranhão 1.155 - 1.590 1.222,19 1.155,46 1.189,97 1.312,42 1.589,64
Santa Catarina 1.362 - 2.743 1.686,69 1.361,98 1.559,19 2.264,86 2.743,26
Ceará 1.129 - 3.755 2.195,08 1.128,71 2.400,00 3.100,00 3.754,81
Distrito Federal 1.231 - 5.586 3.490,16 1.231,05 4.413,06 4.611,86 5.586,02
Pará 1.151 - 1.652 1.272,99 1.150,97 1.280,96 1.363,77 1.651,83
Bahia 1.089 - 2.815 1.893,66 1.088,70 2.324,23 2.324,33 2.815,30
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.332 1.054,17 1.045,00 1.045,00 1.100,00 1.332,35
Goiás 1.194 - 2.276 1.539,43 1.194,00 1.547,80 1.879,39 2.276,37
Mato Grosso do Sul 1.200 - 1.674 1.334,80 1.200,00 1.355,00 1.382,00 1.673,92


Principais locais de trabalho

Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Entrevistador de preços

Entrevistadores e recenseadores devem:

  • cadastrar informantes e famílias;
  • demonstrar competências pessoais;
  • verificar consistência da informação;
  • efetuar entrevistas de opinião pública;
  • preparar dados para análise;
  • participar do planejamento da atividade de campo;
  • entrevistar o responsável familiar;
  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;
  • coletar preços de bens e serviços;
  • realizar triagem;

  • Atividades

    • informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;
    • substituir domicílios amostrados e informantes;
    • recuperar informação não preenchida;
    • demonstrar capacidade de comunicar-se;
    • demonstrar credibilidade;
    • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
    • identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
    • aplicar cálculos estatísticos;
    • agir com perseverança;
    • evidenciar senso de organização;
    • atender os grupos populacionais tradicionais e específicos ( aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento, entre outros);
    • agendar entrevistas;
    • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
    • tabular dados de pesquisas específicas;
    • agendar entrevista domiciliar;
    • aplicar formulários de preços em empresas;
    • aplicar programas estatísticos;
    • verificar cadastro;
    • participar na elaboração do instrumento de coleta de dados;
    • levantar informações de preços, por meio eletrônico;
    • organizar as informações e os documentos para controle interno;
    • auxiliar na obtenção de dados;
    • efetuar entrevista em profundidade;
    • identificar a situação da família;
    • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
    • aplicar questionário de fidelidade de marca;
    • identificar a composição familiar;
    • esclarecer para o rf objetivos do cadastro único;
    • cadastrar novas empresas e novas construções;
    • cadastrar domicílios;
    • comparar preços e dados de coleta;
    • organizar base de dados;
    • apresentar boa dicção;
    • aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
    • elaborar gráficos;
    • selecionar o formulário adequado;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
    • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
    • receber treinamento para realização da pesquisa;
    • reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa;
    • apresentar legibilidade de grafia;
    • verificar coerência da resposta;
    • conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicílios;
    • quantificar consumo de produtos;
    • estimar tendências;
    • atender as famílias;
    • aplicar pré-teste do questionário;
    • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
    • manter pontualidade;
    • contatar informantes para verificar variações de preços;
    • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
    • cumprir cronograma da pesquisa;
    • realizar busca ativa das famílias;
    • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
    • conferir cálculos;
    • encaminhar para órgãos competentes, se necessário;
    • coletar preços no comércio;
    • aplicar teste de aceitação de produto;
    • aplicar questionário de opinião;
    • conferir instrumentos de coleta;
    • registrar com fidedignidade;
    • efetuar pesquisa de audiência;
    • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
    • esclarecer dúvidas;
    • orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas;
    • controlar a especificação do produto;
    • aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;
    • coletar informações sociodemográficas, em domicílios;
    • elaborar tabelas;
    • demonstrar imparcialidade;
    • identificar o responsável familiar com base em documentos;
    • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
    • cadastrar famílias;
    • esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
    • demonstrar noções de microinformática;
    • sugerir alterações em questionários;
    • participar de mutirões e ações itinerantes;
    • atualizar cadastro da família;
    • demonstrar objetividade na coleta de dados;
    • codificar informações;
    • organizar roteiro da pesquisa;
    • entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades;
    • esclarecer objetivo da pesquisa;
    • corrigir informação levantada;
    • coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
    • demonstrar paciência;
    • verificar dados;
    • demonstrar discernimento;
    • identificar a demanda da família;


    Setores que mais contratam Entrevistador de preços no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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