Salário para o cargo de Entrevistador de preços
CBO 4241-20 > Entrevistadores e recenseadores

Entrevistador de preços - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.

Quanto ganha um Entrevistador de preços

Um Entrevistador de preços trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.130,12 e R$ 7.557,46, com a média salarial de R$ 2.491,40 e o salário mediana em R$ 1.405,33 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Entrevistador de preços

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.491,40 29.896,83 622,85 11,74
1º Quartil 1.130,12 13.561,42 282,53 5,33
Salário Mediana 1.405,33 16.863,96 351,33 6,62
3º Quartil 5.763,64 69.163,69 1.440,91 27,16
Teto Salarial 7.557,46 90.689,51 1.889,36 35,62


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.141 - 12.979 4.798,68 1.140,93 3.800,63 10.715,32 12.978,71
Barueri - SP 1.158 - 2.420 1.482,83 1.157,69 1.401,00 1.997,72 2.419,70
Rio de Janeiro - RJ 1.177 - 4.824 1.868,63 1.177,49 1.185,00 3.982,40 4.823,60
Piracicaba - SP 1.373 - 1.731 1.387,41 1.373,38 1.373,39 1.429,49 1.731,44
Belo Horizonte - MG 2.898 - 13.779 7.117,76 2.898,02 6.500,00 11.375,68 13.778,56
Brasília - DF 1.231 - 5.586 3.490,16 1.231,05 4.413,06 4.611,86 5.586,02
Fortaleza - CE 1.508 - 3.779 2.481,96 1.508,02 2.657,01 3.120,00 3.779,04
Guarapuava - PR 1.316 - 1.797 1.399,35 1.315,85 1.401,67 1.483,40 1.796,73
São Luís - MA 1.160 - 1.552 1.230,52 1.159,99 1.270,28 1.281,27 1.551,91
Rio Claro - SP 1.433 - 2.042 1.544,75 1.433,00 1.530,00 1.686,00 2.042,13
Campinas - SP 1.206 - 2.695 1.515,06 1.206,25 1.449,02 2.225,03 2.695,02
Curitiba - PR 1.367 - 12.112 2.872,89 1.367,00 1.391,00 10.000,00 12.112,30
Maringá - PR 1.404 - 1.979 1.521,67 1.404,00 1.546,00 1.634,00 1.979,15
Londrina - PR 1.405 - 3.463 2.016,63 1.405,00 1.757,00 2.859,38 3.463,37
Imperatriz - MA 1.190 - 1.510 1.208,86 1.189,94 1.189,94 1.246,70 1.510,04
Belém - PA 1.045 - 1.704 1.278,38 1.045,00 1.316,96 1.406,75 1.703,90
Palhoça - SC 1.559 - 2.089 1.664,19 1.559,19 1.702,00 1.725,00 2.089,37
Guarulhos - SP 1.364 - 8.523 3.902,39 1.364,00 3.813,03 7.036,40 8.522,70
Salvador - BA 1.661 - 2.815 2.191,59 1.660,92 2.324,23 2.324,33 2.815,30
Nova Odessa - SP 1.545 - 2.088 1.653,40 1.545,00 1.707,00 1.724,00 2.088,16


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.181 - 8.414 2.885,51 1.181,08 1.507,03 6.946,74 8.414,10
Paraná 1.351 - 3.008 1.693,90 1.351,24 1.442,00 2.483,13 3.007,64
Rio de Janeiro 1.155 - 4.298 1.808,62 1.154,84 1.185,00 3.548,52 4.298,07
Maranhão 1.155 - 1.590 1.222,19 1.155,46 1.189,97 1.312,42 1.589,64
Minas Gerais 1.089 - 12.399 4.532,53 1.088,88 3.050,70 10.236,90 12.399,24
Santa Catarina 1.362 - 2.743 1.686,69 1.361,98 1.559,19 2.264,86 2.743,26
Ceará 1.129 - 3.755 2.195,08 1.128,71 2.400,00 3.100,00 3.754,81
Distrito Federal 1.231 - 5.586 3.490,16 1.231,05 4.413,06 4.611,86 5.586,02
Pará 1.151 - 1.652 1.272,99 1.150,97 1.280,96 1.363,77 1.651,83
Bahia 1.089 - 2.815 1.893,66 1.088,70 2.324,23 2.324,33 2.815,30
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.332 1.054,17 1.045,00 1.045,00 1.100,00 1.332,35
Goiás 1.194 - 2.276 1.539,43 1.194,00 1.547,80 1.879,39 2.276,37
Mato Grosso do Sul 1.200 - 1.674 1.334,80 1.200,00 1.355,00 1.382,00 1.673,92


Principais locais de trabalho

Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Entrevistador de preços

Entrevistadores e recenseadores devem:

  • entrevistar o responsável familiar;
  • participar do planejamento da atividade de campo;
  • verificar consistência da informação;
  • preparar dados para análise;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar triagem;
  • cadastrar informantes e famílias;
  • efetuar entrevistas de opinião pública;
  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
  • coletar preços de bens e serviços;
  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;

  • Atividades

    • participar na elaboração do instrumento de coleta de dados;
    • cadastrar famílias;
    • identificar o responsável familiar com base em documentos;
    • demonstrar imparcialidade;
    • conferir instrumentos de coleta;
    • coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
    • registrar com fidedignidade;
    • efetuar pesquisa de audiência;
    • comparar preços e dados de coleta;
    • sugerir alterações em questionários;
    • agir com perseverança;
    • demonstrar noções de microinformática;
    • cadastrar domicílios;
    • demonstrar credibilidade;
    • demonstrar paciência;
    • conferir cálculos;
    • manter pontualidade;
    • aplicar questionário de fidelidade de marca;
    • aplicar programas estatísticos;
    • verificar dados;
    • aplicar teste de aceitação de produto;
    • evidenciar senso de organização;
    • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
    • auxiliar na obtenção de dados;
    • aplicar pré-teste do questionário;
    • agendar entrevistas;
    • demonstrar discernimento;
    • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
    • conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicílios;
    • selecionar o formulário adequado;
    • esclarecer para o rf objetivos do cadastro único;
    • verificar cadastro;
    • esclarecer dúvidas;
    • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
    • realizar busca ativa das famílias;
    • receber treinamento para realização da pesquisa;
    • organizar base de dados;
    • orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas;
    • elaborar tabelas;
    • substituir domicílios amostrados e informantes;
    • atualizar cadastro da família;
    • levantar informações de preços, por meio eletrônico;
    • participar de mutirões e ações itinerantes;
    • aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
    • coletar preços no comércio;
    • aplicar questionário de opinião;
    • tabular dados de pesquisas específicas;
    • organizar roteiro da pesquisa;
    • esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
    • identificar a composição familiar;
    • cadastrar novas empresas e novas construções;
    • identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
    • esclarecer objetivo da pesquisa;
    • coletar informações sociodemográficas, em domicílios;
    • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
    • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
    • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
    • atender os grupos populacionais tradicionais e específicos ( aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento, entre outros);
    • contatar informantes para verificar variações de preços;
    • identificar a situação da família;
    • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
    • codificar informações;
    • aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;
    • recuperar informação não preenchida;
    • informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;
    • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
    • demonstrar capacidade de comunicar-se;
    • demonstrar objetividade na coleta de dados;
    • entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades;
    • elaborar gráficos;
    • reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa;
    • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
    • aplicar formulários de preços em empresas;
    • efetuar entrevista em profundidade;
    • agendar entrevista domiciliar;
    • encaminhar para órgãos competentes, se necessário;
    • organizar as informações e os documentos para controle interno;
    • quantificar consumo de produtos;
    • identificar a demanda da família;
    • aplicar cálculos estatísticos;
    • verificar coerência da resposta;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • atender as famílias;
    • estimar tendências;
    • cumprir cronograma da pesquisa;
    • apresentar boa dicção;
    • apresentar legibilidade de grafia;
    • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
    • corrigir informação levantada;
    • controlar a especificação do produto;


    Setores que mais contratam Entrevistador de preços no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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