Salário para o cargo de Agente de pesquisa
CBO 4241-05 > Entrevistadores e recenseadores

Agente de pesquisa - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.

Quanto ganha um Agente de pesquisa

Um Agente de pesquisa trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.047,93 e R$ 2.734,37, com a média salarial de R$ 1.412,40 e o salário mediana em R$ 1.211,10 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Agente de pesquisa

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.412,40 16.948,82 353,10 6,54
1º Quartil 1.047,93 12.575,20 261,98 4,86
Salário Mediana 1.211,10 14.533,20 302,78 5,61
3º Quartil 2.085,35 25.024,15 521,34 9,66
Teto Salarial 2.734,37 32.812,42 683,59 12,67


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.118 - 3.504 1.677,92 1.117,68 1.359,60 2.893,31 3.504,46
Manaus - AM 1.355 - 1.782 1.441,74 1.355,08 1.470,28 1.470,90 1.781,59
Cuiabá - MT 1.045 - 1.460 1.085,88 1.045,00 1.045,00 1.205,48 1.460,12
Belo Horizonte - MG 1.069 - 2.046 1.281,41 1.069,28 1.150,00 1.688,79 2.045,52
Rio de Janeiro - RJ 1.045 - 2.664 1.405,44 1.045,00 1.151,60 2.199,42 2.664,01
Belém - PA 1.120 - 1.469 1.180,40 1.120,12 1.213,06 1.213,06 1.469,29
Jundiaí - SP 1.732 - 3.370 2.467,57 1.731,84 2.678,00 2.782,43 3.370,16
Vitoria - ES 1.083 - 1.805 1.235,51 1.082,88 1.211,10 1.490,06 1.804,80
Fortaleza - CE 1.045 - 1.492 1.116,91 1.045,00 1.096,35 1.232,19 1.492,46
Recife - PE 1.047 - 2.301 1.432,82 1.046,93 1.240,00 1.900,00 2.301,34
Brasília - DF 1.117 - 3.082 1.523,18 1.116,62 1.180,52 2.544,47 3.081,93
Porto Alegre - RS 1.100 - 2.944 1.459,78 1.100,00 1.100,00 2.430,94 2.944,42
Canoas - RS 1.397 - 1.721 1.412,59 1.396,60 1.416,63 1.420,51 1.720,56
Curitiba - PR 1.045 - 2.823 1.504,00 1.045,00 1.400,63 2.330,91 2.823,26
Salvador - BA 1.079 - 1.905 1.204,65 1.078,81 1.079,55 1.572,92 1.905,17
Juiz de Fora - MG 1.045 - 1.351 1.062,66 1.045,00 1.045,00 1.115,64 1.351,30
Guarulhos - SP 1.162 - 1.894 1.373,34 1.162,43 1.521,00 1.563,86 1.894,19
Natal - RN 1.021 - 1.640 1.133,98 1.020,65 1.100,00 1.354,38 1.640,46
João Pessoa - PB 1.066 - 1.300 1.070,17 1.065,76 1.073,20 1.073,20 1.299,89
São Gonçalo - RJ 1.045 - 1.288 1.049,58 1.045,00 1.045,00 1.063,33 1.287,94


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.136 - 3.522 1.713,23 1.135,58 1.401,00 2.907,59 3.521,76
Amazonas 1.350 - 1.782 1.440,31 1.349,79 1.470,28 1.470,89 1.781,59
Mato Grosso 1.045 - 1.582 1.111,79 1.045,00 1.045,00 1.305,85 1.581,69
Minas Gerais 1.050 - 2.496 1.353,33 1.049,87 1.150,00 2.060,74 2.496,03
Rio de Janeiro 1.045 - 2.292 1.302,08 1.045,00 1.100,00 1.892,52 2.292,27
Rio Grande do Sul 1.100 - 2.425 1.457,05 1.100,00 1.416,63 2.002,40 2.425,36
Ceará 1.047 - 1.479 1.113,27 1.047,49 1.096,35 1.221,37 1.479,36
Pará 1.121 - 1.598 1.207,21 1.120,60 1.213,06 1.319,60 1.598,33
Pernambuco 1.046 - 2.301 1.376,24 1.045,92 1.065,76 1.900,00 2.301,34
Espírito Santo 1.069 - 1.835 1.234,61 1.069,46 1.211,10 1.515,17 1.835,21
Paraná 1.078 - 2.409 1.403,42 1.077,58 1.221,93 1.988,86 2.408,97
Distrito Federal 1.117 - 3.082 1.523,18 1.116,62 1.180,52 2.544,47 3.081,93
Bahia 1.067 - 1.870 1.190,07 1.067,49 1.079,55 1.543,85 1.869,95
Rio Grande do Norte 1.028 - 1.512 1.105,59 1.028,17 1.065,76 1.248,39 1.512,08
Santa Catarina 1.110 - 3.372 1.683,80 1.109,86 1.465,00 2.784,26 3.372,38
Paraíba 1.066 - 1.300 1.068,89 1.065,76 1.067,00 1.073,20 1.299,89
Goiás 1.045 - 2.327 1.327,34 1.045,00 1.072,00 1.921,17 2.326,97
Alagoas 1.089 - 1.497 1.186,41 1.088,59 1.200,00 1.236,00 1.497,08
Roraima 1.045 - 1.266 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.265,74
Maranhão 1.051 - 1.846 1.200,04 1.051,00 1.193,60 1.523,90 1.845,79
Mato Grosso do Sul 1.086 - 1.864 1.155,72 1.085,74 1.085,74 1.539,00 1.864,08
Rondônia 1.177 - 3.028 1.926,65 1.177,00 1.816,30 2.500,00 3.028,08


Principais locais de trabalho

Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Agente de pesquisa

Entrevistadores e recenseadores devem:

  • coletar preços de bens e serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • entrevistar o responsável familiar;
  • participar do planejamento da atividade de campo;
  • realizar triagem;
  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;
  • preparar dados para análise;
  • verificar consistência da informação;
  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
  • efetuar entrevistas de opinião pública;
  • cadastrar informantes e famílias;

  • Atividades

    • esclarecer para o rf objetivos do cadastro único;
    • esclarecer dúvidas;
    • organizar as informações e os documentos para controle interno;
    • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
    • elaborar gráficos;
    • comparar preços e dados de coleta;
    • aplicar questionário de fidelidade de marca;
    • cadastrar domicílios;
    • esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
    • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
    • cumprir cronograma da pesquisa;
    • registrar com fidedignidade;
    • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
    • organizar roteiro da pesquisa;
    • efetuar pesquisa de audiência;
    • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
    • cadastrar famílias;
    • conferir instrumentos de coleta;
    • demonstrar credibilidade;
    • aplicar questionário de opinião;
    • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
    • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
    • aplicar pré-teste do questionário;
    • sugerir alterações em questionários;
    • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
    • evidenciar senso de organização;
    • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
    • aplicar programas estatísticos;
    • efetuar entrevista em profundidade;
    • conferir cálculos;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;
    • verificar coerência da resposta;
    • demonstrar noções de microinformática;
    • esclarecer objetivo da pesquisa;
    • verificar cadastro;
    • manter pontualidade;
    • coletar informações sociodemográficas, em domicílios;
    • corrigir informação levantada;
    • demonstrar paciência;
    • agir com perseverança;
    • apresentar boa dicção;
    • reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa;
    • codificar informações;
    • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
    • selecionar o formulário adequado;
    • aplicar formulários de preços em empresas;
    • quantificar consumo de produtos;
    • organizar base de dados;
    • identificar a situação da família;
    • estimar tendências;
    • encaminhar para órgãos competentes, se necessário;
    • aplicar cálculos estatísticos;
    • coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
    • receber treinamento para realização da pesquisa;
    • agendar entrevistas;
    • apresentar legibilidade de grafia;
    • aplicar teste de aceitação de produto;
    • auxiliar na obtenção de dados;
    • informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;
    • identificar a composição familiar;
    • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
    • elaborar tabelas;
    • identificar a demanda da família;
    • demonstrar objetividade na coleta de dados;
    • atender as famílias;
    • participar na elaboração do instrumento de coleta de dados;
    • coletar preços no comércio;
    • verificar dados;
    • levantar informações de preços, por meio eletrônico;
    • demonstrar imparcialidade;
    • substituir domicílios amostrados e informantes;
    • atender os grupos populacionais tradicionais e específicos ( aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento, entre outros);
    • identificar o responsável familiar com base em documentos;
    • controlar a especificação do produto;
    • atualizar cadastro da família;
    • cadastrar novas empresas e novas construções;
    • orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas;
    • participar de mutirões e ações itinerantes;
    • tabular dados de pesquisas específicas;
    • contatar informantes para verificar variações de preços;
    • demonstrar discernimento;
    • conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicílios;
    • realizar busca ativa das famílias;
    • demonstrar capacidade de comunicar-se;
    • identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
    • agendar entrevista domiciliar;
    • recuperar informação não preenchida;
    • aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
    • entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades;


    Setores que mais contratam Agente de pesquisa no mercado de trabalho

    • Instalação e manutenção elétrica
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Serviços de engenharia
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Treinamento em informática
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Serviços de cartografia, topografia e geodésia
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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