Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Entrevistadores, recenseadores
- Entrevistadores e recenseadores
Cargos relacionados:
- Entrevistador social
- Pesquisador de preços
- Entrevistador de mídia
- Entrevistador de campo
- Entrevistador de preços
- Escriturário em estatística
- Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia
- Entrevistador de pesquisas de mercado
- Técnico em estatística (escriturário)
- Agente de coleta ( censo e pesquisas amostrais)
- Entrevistador de pesquisa em profundidade
- Recenseador
Principais locais de trabalho
Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Agente de pesquisa
Entrevistadores e recenseadores devem:
- participar do planejamento da atividade de campo;
- efetuar entrevistas de opinião pública;
- coletar preços de bens e serviços;
- verificar consistência da informação;
- demonstrar competências pessoais;
- cadastrar informantes e famílias;
- aplicar questionários e roteiros de pesquisa;
Atividades
- informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;
- demonstrar credibilidade;
- aplicar pré-teste do questionário;
- receber treinamento para realização da pesquisa;
- corrigir informação levantada;
- esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
- aplicar formulários de preços em empresas;
- demonstrar noções de microinformática;
- demonstrar objetividade na coleta de dados;
- reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa;
- verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
- apresentar boa dicção;
- organizar roteiro da pesquisa;
- identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
- agendar entrevistas;
- cumprir cronograma da pesquisa;
- preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
- demonstrar discernimento;
- conferir instrumentos de coleta;
- coletar preços no comércio;
- agir com perseverança;
- identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
- cadastrar novas empresas e novas construções;
- comparar preços e dados de coleta;
- demonstrar paciência;
- demonstrar imparcialidade;
- levantar informações de preços, por meio eletrônico;
- indicar exclusão e mudanças em cadastros;
- demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- codificar informações;
- instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
- recuperar informação não preenchida;
- evidenciar senso de organização;
- registrar com fidedignidade;
- demonstrar capacidade de comunicar-se;
- coletar informações sociodemográficas, em domicílios;
- controlar a especificação do produto;
- apresentar legibilidade de grafia;
- manter pontualidade;
- evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
- efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
- verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
- coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
- esclarecer objetivo da pesquisa;
- cadastrar domicílios;
- verificar coerência da resposta;
Setores que mais contratam Agente de pesquisa no mercado de trabalho
- Atividades de apoio à agricultura
- Serviços de engenharia
- Pesquisas de mercado e de opinião pública
- Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
- Serviços de cartografia, topografia e geodésia
- Testes e análises técnicas
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências sociais e humanas
- Treinamento em informática
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
- Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
- Atividades de limpeza
- Atividades de teleatendimento
- Atividades de cobrança e informações cadastrais
- Consultoria em tecnologia da informação
- Comércio atacadista de material elétrico