Salário para o cargo de Entrevistador de mídia
CBO 4241-10 > Entrevistadores e recenseadores

Entrevistador de mídia - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.

Quanto ganha um Entrevistador de mídia

Um Entrevistador de mídia trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.048,63 e R$ 2.590,66, com a média salarial de R$ 1.364,97 e o salário mediana em R$ 1.200,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Entrevistador de mídia

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.364,97 16.379,67 341,24 6,57
1º Quartil 1.048,63 12.583,53 262,16 5,05
Salário Mediana 1.200,00 14.400,00 300,00 5,78
3º Quartil 1.975,75 23.708,98 493,94 9,51
Teto Salarial 2.590,66 31.087,92 647,67 12,47


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.071 - 3.794 1.734,49 1.070,54 1.356,93 3.132,00 3.793,58
Uberlândia - MG 1.200 - 1.453 1.200,00 1.200,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48
Curitiba - PR 1.124 - 1.926 1.270,16 1.124,44 1.180,57 1.589,72 1.925,52
Rio de Janeiro - RJ 1.001 - 2.370 1.426,15 1.000,64 1.335,32 1.956,97 2.370,34
Porto Alegre - RS 989 - 1.544 1.146,60 989,08 1.145,84 1.274,47 1.543,68
Fortaleza - CE 1.050 - 1.886 1.222,02 1.049,76 1.152,56 1.557,31 1.886,26
Ubajara - CE 1.045 - 1.332 1.070,00 1.045,00 1.045,00 1.100,00 1.332,35
Belo Horizonte - MG 953 - 1.832 1.188,51 953,08 1.147,31 1.512,46 1.831,93
Barueri - SP 1.232 - 2.150 1.405,70 1.231,96 1.315,00 1.774,98 2.149,90
Goiânia - GO 971 - 2.093 1.229,56 970,95 1.100,00 1.728,11 2.093,14
Florianópolis - SC 1.052 - 1.685 1.268,48 1.052,24 1.325,00 1.391,00 1.684,82
Campinas - SP 1.055 - 1.789 1.192,99 1.055,16 1.055,16 1.476,76 1.788,69
Belém - PA 1.018 - 1.696 1.187,17 1.018,16 1.200,00 1.400,00 1.695,72
Vitoria - ES 835 - 2.941 1.434,13 834,51 1.227,32 2.428,17 2.941,07
Brasília - DF 1.062 - 1.611 1.172,89 1.061,77 1.149,50 1.329,91 1.610,83
Recife - PE 1.112 - 1.529 1.173,08 1.112,00 1.139,47 1.262,26 1.528,89
Franca - SP 1.190 - 1.441 1.190,00 1.190,00 1.190,00 1.190,00 1.441,36
Ribeirão Preto - SP 1.190 - 2.656 1.619,10 1.190,00 1.600,00 2.193,07 2.656,31
Jundiaí - SP 1.344 - 1.756 1.430,64 1.343,50 1.450,00 1.450,00 1.756,28
Paranaguá - PR 1.367 - 1.723 1.391,56 1.367,00 1.389,00 1.422,50 1.722,97


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.091 - 3.210 1.618,22 1.091,49 1.320,00 2.650,34 3.210,18
Minas Gerais 1.068 - 1.559 1.188,16 1.067,89 1.200,00 1.287,12 1.559,00
Paraná 1.130 - 2.067 1.320,41 1.129,56 1.180,57 1.706,76 2.067,28
Ceará 1.031 - 1.650 1.148,25 1.031,44 1.100,00 1.362,28 1.650,03
Rio de Janeiro 1.026 - 2.416 1.471,00 1.026,31 1.335,32 1.994,99 2.416,40
Rio Grande do Sul 989 - 1.635 1.165,83 989,08 1.155,44 1.349,87 1.635,00
Santa Catarina 1.062 - 1.764 1.294,80 1.062,19 1.358,00 1.456,50 1.764,16
Pará 1.034 - 1.667 1.181,37 1.034,29 1.200,00 1.376,48 1.667,23
Goiás 971 - 2.093 1.229,56 970,95 1.100,00 1.728,11 2.093,14
Pernambuco 1.112 - 1.601 1.191,31 1.112,00 1.173,39 1.321,70 1.600,88
Espírito Santo 835 - 2.941 1.431,03 834,51 1.321,97 2.428,17 2.941,07
Distrito Federal 1.062 - 1.611 1.172,89 1.061,77 1.149,50 1.329,91 1.610,83
Maranhão 1.045 - 1.346 1.083,00 1.045,00 1.084,88 1.111,56 1.346,35
Bahia 1.015 - 1.771 1.182,65 1.014,62 1.122,32 1.461,79 1.770,56
Mato Grosso 1.061 - 1.344 1.082,90 1.060,80 1.080,40 1.110,00 1.344,47


Principais locais de trabalho

Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Entrevistador de mídia

Entrevistadores e recenseadores devem:

  • efetuar entrevistas de opinião pública;
  • preparar dados para análise;
  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;
  • coletar preços de bens e serviços;
  • cadastrar informantes e famílias;
  • realizar triagem;
  • participar do planejamento da atividade de campo;
  • entrevistar o responsável familiar;
  • demonstrar competências pessoais;
  • verificar consistência da informação;

  • Atividades

    • recuperar informação não preenchida;
    • aplicar questionário de opinião;
    • codificar informações;
    • cumprir cronograma da pesquisa;
    • contatar informantes para verificar variações de preços;
    • elaborar tabelas;
    • cadastrar domicílios;
    • esclarecer para o rf objetivos do cadastro único;
    • receber treinamento para realização da pesquisa;
    • organizar as informações e os documentos para controle interno;
    • entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades;
    • selecionar o formulário adequado;
    • conferir cálculos;
    • atender as famílias;
    • identificar a composição familiar;
    • agendar entrevista domiciliar;
    • organizar roteiro da pesquisa;
    • identificar o responsável familiar com base em documentos;
    • levantar informações de preços, por meio eletrônico;
    • demonstrar capacidade de comunicar-se;
    • encaminhar para órgãos competentes, se necessário;
    • esclarecer objetivo da pesquisa;
    • orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas;
    • atualizar cadastro da família;
    • demonstrar credibilidade;
    • realizar busca ativa das famílias;
    • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
    • identificar a situação da família;
    • demonstrar objetividade na coleta de dados;
    • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
    • sugerir alterações em questionários;
    • demonstrar noções de microinformática;
    • agendar entrevistas;
    • reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa;
    • aplicar programas estatísticos;
    • aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
    • coletar preços no comércio;
    • aplicar pré-teste do questionário;
    • conferir instrumentos de coleta;
    • demonstrar discernimento;
    • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
    • verificar cadastro;
    • cadastrar novas empresas e novas construções;
    • cadastrar famílias;
    • apresentar boa dicção;
    • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
    • manter pontualidade;
    • demonstrar paciência;
    • estimar tendências;
    • demonstrar imparcialidade;
    • auxiliar na obtenção de dados;
    • coletar informações sociodemográficas, em domicílios;
    • aplicar teste de aceitação de produto;
    • registrar com fidedignidade;
    • efetuar pesquisa de audiência;
    • evidenciar senso de organização;
    • aplicar formulários de preços em empresas;
    • agir com perseverança;
    • verificar dados;
    • corrigir informação levantada;
    • informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;
    • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
    • efetuar entrevista em profundidade;
    • participar de mutirões e ações itinerantes;
    • conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicílios;
    • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
    • esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
    • tabular dados de pesquisas específicas;
    • substituir domicílios amostrados e informantes;
    • controlar a especificação do produto;
    • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
    • esclarecer dúvidas;
    • participar na elaboração do instrumento de coleta de dados;
    • verificar coerência da resposta;
    • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
    • comparar preços e dados de coleta;
    • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
    • coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
    • identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
    • aplicar questionário de fidelidade de marca;
    • quantificar consumo de produtos;
    • organizar base de dados;
    • aplicar cálculos estatísticos;
    • aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;
    • atender os grupos populacionais tradicionais e específicos ( aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento, entre outros);
    • apresentar legibilidade de grafia;
    • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
    • identificar a demanda da família;
    • elaborar gráficos;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;


    Setores que mais contratam Entrevistador de mídia no mercado de trabalho

    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Treinamento em informática
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Outras atividades de ensino
    • Agências de publicidade
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Instalação e manutenção elétrica




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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