Salário para o cargo de Entrevistador de mídia
CBO 4241-10 > Entrevistadores e recenseadores

Entrevistador de mídia - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.

Quanto ganha um Entrevistador de mídia

Um Entrevistador de mídia trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.105,59 e R$ 2.384,88, com a média salarial de R$ 1.364,97 e o salário mediana em R$ 1.200,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Entrevistador de mídia

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.364,97 16.379,67 341,24 6,57
1º Quartil 1.105,59 13.267,09 276,40 5,32
Salário Mediana 1.200,00 14.400,00 300,00 5,78
3º Quartil 1.818,81 21.825,74 454,70 8,76
Teto Salarial 2.384,88 28.618,57 596,22 11,48


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.071 - 3.794 1.734,49 1.070,54 1.356,93 3.132,00 3.793,58
Uberlândia - MG 1.200 - 1.453 1.200,00 1.200,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48
Curitiba - PR 1.124 - 1.926 1.270,16 1.124,44 1.180,57 1.589,72 1.925,52
Rio de Janeiro - RJ 1.001 - 2.370 1.426,15 1.000,64 1.335,32 1.956,97 2.370,34
Porto Alegre - RS 989 - 1.544 1.146,60 989,08 1.145,84 1.274,47 1.543,68
Fortaleza - CE 1.050 - 1.886 1.222,02 1.049,76 1.152,56 1.557,31 1.886,26
Ubajara - CE 1.045 - 1.332 1.070,00 1.045,00 1.045,00 1.100,00 1.332,35
Belo Horizonte - MG 953 - 1.832 1.188,51 953,08 1.147,31 1.512,46 1.831,93
Barueri - SP 1.232 - 2.150 1.405,70 1.231,96 1.315,00 1.774,98 2.149,90
Goiânia - GO 971 - 2.093 1.229,56 970,95 1.100,00 1.728,11 2.093,14
Florianópolis - SC 1.052 - 1.685 1.268,48 1.052,24 1.325,00 1.391,00 1.684,82
Campinas - SP 1.055 - 1.789 1.192,99 1.055,16 1.055,16 1.476,76 1.788,69
Belém - PA 1.018 - 1.696 1.187,17 1.018,16 1.200,00 1.400,00 1.695,72
Vitoria - ES 835 - 2.941 1.434,13 834,51 1.227,32 2.428,17 2.941,07
Brasília - DF 1.062 - 1.611 1.172,89 1.061,77 1.149,50 1.329,91 1.610,83
Recife - PE 1.112 - 1.529 1.173,08 1.112,00 1.139,47 1.262,26 1.528,89
Franca - SP 1.190 - 1.441 1.190,00 1.190,00 1.190,00 1.190,00 1.441,36
Ribeirão Preto - SP 1.190 - 2.656 1.619,10 1.190,00 1.600,00 2.193,07 2.656,31
Jundiaí - SP 1.344 - 1.756 1.430,64 1.343,50 1.450,00 1.450,00 1.756,28
Salvador - BA 1.010 - 1.799 1.214,37 1.010,49 1.122,34 1.485,32 1.799,06


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.091 - 3.210 1.618,22 1.091,49 1.320,00 2.650,34 3.210,18
Minas Gerais 1.068 - 1.559 1.188,16 1.067,89 1.200,00 1.287,12 1.559,00
Paraná 1.130 - 2.067 1.320,41 1.129,56 1.180,57 1.706,76 2.067,28
Ceará 1.031 - 1.650 1.148,25 1.031,44 1.100,00 1.362,28 1.650,03
Rio de Janeiro 1.026 - 2.416 1.471,00 1.026,31 1.335,32 1.994,99 2.416,40
Rio Grande do Sul 989 - 1.635 1.165,83 989,08 1.155,44 1.349,87 1.635,00
Santa Catarina 1.062 - 1.764 1.294,80 1.062,19 1.358,00 1.456,50 1.764,16
Pará 1.034 - 1.667 1.181,37 1.034,29 1.200,00 1.376,48 1.667,23
Goiás 971 - 2.093 1.229,56 970,95 1.100,00 1.728,11 2.093,14
Pernambuco 1.112 - 1.601 1.191,31 1.112,00 1.173,39 1.321,70 1.600,88
Espírito Santo 835 - 2.941 1.431,03 834,51 1.321,97 2.428,17 2.941,07
Distrito Federal 1.062 - 1.611 1.172,89 1.061,77 1.149,50 1.329,91 1.610,83
Maranhão 1.045 - 1.346 1.083,00 1.045,00 1.084,88 1.111,56 1.346,35
Bahia 1.015 - 1.771 1.182,65 1.014,62 1.122,32 1.461,79 1.770,56
Mato Grosso 1.061 - 1.344 1.082,90 1.060,80 1.080,40 1.110,00 1.344,47


Principais locais de trabalho

Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Entrevistador de mídia

Entrevistadores e recenseadores devem:

  • efetuar entrevistas de opinião pública;
  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
  • participar do planejamento da atividade de campo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • verificar consistência da informação;
  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;
  • preparar dados para análise;
  • coletar preços de bens e serviços;
  • realizar triagem;
  • cadastrar informantes e famílias;
  • entrevistar o responsável familiar;

  • Atividades

    • demonstrar objetividade na coleta de dados;
    • contatar informantes para verificar variações de preços;
    • coletar informações sociodemográficas, em domicílios;
    • receber treinamento para realização da pesquisa;
    • identificar a composição familiar;
    • auxiliar na obtenção de dados;
    • esclarecer dúvidas;
    • demonstrar paciência;
    • controlar a especificação do produto;
    • verificar cadastro;
    • aplicar questionário de fidelidade de marca;
    • manter pontualidade;
    • aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;
    • conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicílios;
    • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
    • organizar roteiro da pesquisa;
    • tabular dados de pesquisas específicas;
    • esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
    • cadastrar domicílios;
    • elaborar tabelas;
    • elaborar gráficos;
    • coletar preços no comércio;
    • identificar a situação da família;
    • apresentar legibilidade de grafia;
    • efetuar pesquisa de audiência;
    • efetuar entrevista em profundidade;
    • demonstrar credibilidade;
    • atualizar cadastro da família;
    • corrigir informação levantada;
    • organizar base de dados;
    • esclarecer para o rf objetivos do cadastro único;
    • atender as famílias;
    • substituir domicílios amostrados e informantes;
    • reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa;
    • aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
    • demonstrar imparcialidade;
    • conferir cálculos;
    • demonstrar capacidade de comunicar-se;
    • estimar tendências;
    • sugerir alterações em questionários;
    • selecionar o formulário adequado;
    • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
    • demonstrar discernimento;
    • encaminhar para órgãos competentes, se necessário;
    • cumprir cronograma da pesquisa;
    • evidenciar senso de organização;
    • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
    • organizar as informações e os documentos para controle interno;
    • identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
    • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
    • aplicar programas estatísticos;
    • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
    • realizar busca ativa das famílias;
    • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
    • quantificar consumo de produtos;
    • informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;
    • identificar o responsável familiar com base em documentos;
    • demonstrar noções de microinformática;
    • conferir instrumentos de coleta;
    • participar de mutirões e ações itinerantes;
    • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
    • identificar a demanda da família;
    • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
    • entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • codificar informações;
    • apresentar boa dicção;
    • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
    • aplicar questionário de opinião;
    • esclarecer objetivo da pesquisa;
    • aplicar teste de aceitação de produto;
    • comparar preços e dados de coleta;
    • verificar coerência da resposta;
    • recuperar informação não preenchida;
    • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
    • verificar dados;
    • orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas;
    • agendar entrevista domiciliar;
    • coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
    • aplicar pré-teste do questionário;
    • cadastrar novas empresas e novas construções;
    • atender os grupos populacionais tradicionais e específicos ( aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento, entre outros);
    • agendar entrevistas;
    • cadastrar famílias;
    • participar na elaboração do instrumento de coleta de dados;
    • agir com perseverança;
    • aplicar formulários de preços em empresas;
    • aplicar cálculos estatísticos;
    • levantar informações de preços, por meio eletrônico;
    • registrar com fidedignidade;


    Setores que mais contratam Entrevistador de mídia no mercado de trabalho

    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Treinamento em informática
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Outras atividades de ensino
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Agências de publicidade
    • Instalação e manutenção elétrica




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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