Salário para o cargo de Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia
CBO 4241-10 > Entrevistadores e recenseadores

Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.

Quanto ganha um Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia

Um Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.048,63 e R$ 2.590,66, com a média salarial de R$ 1.364,97 e o salário mediana em R$ 1.200,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.364,97 16.379,67 341,24 6,57
1º Quartil 1.048,63 12.583,53 262,16 5,05
Salário Mediana 1.200,00 14.400,00 300,00 5,78
3º Quartil 1.975,75 23.708,98 493,94 9,51
Teto Salarial 2.590,66 31.087,92 647,67 12,47


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.071 - 3.794 1.734,49 1.070,54 1.356,93 3.132,00 3.793,58
Uberlândia - MG 1.200 - 1.453 1.200,00 1.200,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48
Curitiba - PR 1.124 - 1.926 1.270,16 1.124,44 1.180,57 1.589,72 1.925,52
Rio de Janeiro - RJ 1.001 - 2.370 1.426,15 1.000,64 1.335,32 1.956,97 2.370,34
Porto Alegre - RS 989 - 1.544 1.146,60 989,08 1.145,84 1.274,47 1.543,68
Fortaleza - CE 1.050 - 1.886 1.222,02 1.049,76 1.152,56 1.557,31 1.886,26
Ubajara - CE 1.045 - 1.332 1.070,00 1.045,00 1.045,00 1.100,00 1.332,35
Belo Horizonte - MG 953 - 1.832 1.188,51 953,08 1.147,31 1.512,46 1.831,93
Barueri - SP 1.232 - 2.150 1.405,70 1.231,96 1.315,00 1.774,98 2.149,90
Goiânia - GO 971 - 2.093 1.229,56 970,95 1.100,00 1.728,11 2.093,14
Florianópolis - SC 1.052 - 1.685 1.268,48 1.052,24 1.325,00 1.391,00 1.684,82
Campinas - SP 1.055 - 1.789 1.192,99 1.055,16 1.055,16 1.476,76 1.788,69
Belém - PA 1.018 - 1.696 1.187,17 1.018,16 1.200,00 1.400,00 1.695,72
Vitoria - ES 835 - 2.941 1.434,13 834,51 1.227,32 2.428,17 2.941,07
Brasília - DF 1.062 - 1.611 1.172,89 1.061,77 1.149,50 1.329,91 1.610,83
Recife - PE 1.112 - 1.529 1.173,08 1.112,00 1.139,47 1.262,26 1.528,89
Franca - SP 1.190 - 1.441 1.190,00 1.190,00 1.190,00 1.190,00 1.441,36
Ribeirão Preto - SP 1.190 - 2.656 1.619,10 1.190,00 1.600,00 2.193,07 2.656,31
Jundiaí - SP 1.344 - 1.756 1.430,64 1.343,50 1.450,00 1.450,00 1.756,28
Paranaguá - PR 1.367 - 1.723 1.391,56 1.367,00 1.389,00 1.422,50 1.722,97


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.091 - 3.210 1.618,22 1.091,49 1.320,00 2.650,34 3.210,18
Minas Gerais 1.068 - 1.559 1.188,16 1.067,89 1.200,00 1.287,12 1.559,00
Paraná 1.130 - 2.067 1.320,41 1.129,56 1.180,57 1.706,76 2.067,28
Ceará 1.031 - 1.650 1.148,25 1.031,44 1.100,00 1.362,28 1.650,03
Rio de Janeiro 1.026 - 2.416 1.471,00 1.026,31 1.335,32 1.994,99 2.416,40
Rio Grande do Sul 989 - 1.635 1.165,83 989,08 1.155,44 1.349,87 1.635,00
Santa Catarina 1.062 - 1.764 1.294,80 1.062,19 1.358,00 1.456,50 1.764,16
Pará 1.034 - 1.667 1.181,37 1.034,29 1.200,00 1.376,48 1.667,23
Goiás 971 - 2.093 1.229,56 970,95 1.100,00 1.728,11 2.093,14
Pernambuco 1.112 - 1.601 1.191,31 1.112,00 1.173,39 1.321,70 1.600,88
Espírito Santo 835 - 2.941 1.431,03 834,51 1.321,97 2.428,17 2.941,07
Distrito Federal 1.062 - 1.611 1.172,89 1.061,77 1.149,50 1.329,91 1.610,83
Maranhão 1.045 - 1.346 1.083,00 1.045,00 1.084,88 1.111,56 1.346,35
Bahia 1.015 - 1.771 1.182,65 1.014,62 1.122,32 1.461,79 1.770,56
Mato Grosso 1.061 - 1.344 1.082,90 1.060,80 1.080,40 1.110,00 1.344,47


Principais locais de trabalho

Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia

Entrevistadores e recenseadores devem:

  • entrevistar o responsável familiar;
  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
  • verificar consistência da informação;
  • cadastrar informantes e famílias;
  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;
  • coletar preços de bens e serviços;
  • preparar dados para análise;
  • participar do planejamento da atividade de campo;
  • efetuar entrevistas de opinião pública;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar triagem;

  • Atividades

    • reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa;
    • esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
    • identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
    • contatar informantes para verificar variações de preços;
    • organizar as informações e os documentos para controle interno;
    • registrar com fidedignidade;
    • aplicar cálculos estatísticos;
    • encaminhar para órgãos competentes, se necessário;
    • verificar coerência da resposta;
    • selecionar o formulário adequado;
    • evidenciar senso de organização;
    • realizar busca ativa das famílias;
    • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
    • estimar tendências;
    • verificar dados;
    • identificar a composição familiar;
    • aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;
    • elaborar gráficos;
    • organizar roteiro da pesquisa;
    • agir com perseverança;
    • conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicílios;
    • auxiliar na obtenção de dados;
    • agendar entrevista domiciliar;
    • substituir domicílios amostrados e informantes;
    • sugerir alterações em questionários;
    • demonstrar capacidade de comunicar-se;
    • coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
    • demonstrar paciência;
    • demonstrar imparcialidade;
    • recuperar informação não preenchida;
    • informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;
    • agendar entrevistas;
    • esclarecer dúvidas;
    • manter pontualidade;
    • atender os grupos populacionais tradicionais e específicos ( aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento, entre outros);
    • aplicar pré-teste do questionário;
    • apresentar boa dicção;
    • aplicar formulários de preços em empresas;
    • elaborar tabelas;
    • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
    • participar na elaboração do instrumento de coleta de dados;
    • coletar informações sociodemográficas, em domicílios;
    • cadastrar famílias;
    • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
    • identificar a demanda da família;
    • demonstrar discernimento;
    • cadastrar domicílios;
    • demonstrar credibilidade;
    • aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
    • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
    • orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas;
    • tabular dados de pesquisas específicas;
    • entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades;
    • participar de mutirões e ações itinerantes;
    • conferir instrumentos de coleta;
    • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
    • verificar cadastro;
    • corrigir informação levantada;
    • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
    • levantar informações de preços, por meio eletrônico;
    • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
    • identificar o responsável familiar com base em documentos;
    • esclarecer objetivo da pesquisa;
    • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
    • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
    • identificar a situação da família;
    • demonstrar noções de microinformática;
    • atender as famílias;
    • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
    • comparar preços e dados de coleta;
    • receber treinamento para realização da pesquisa;
    • aplicar programas estatísticos;
    • codificar informações;
    • apresentar legibilidade de grafia;
    • organizar base de dados;
    • aplicar questionário de opinião;
    • quantificar consumo de produtos;
    • aplicar questionário de fidelidade de marca;
    • efetuar pesquisa de audiência;
    • esclarecer para o rf objetivos do cadastro único;
    • conferir cálculos;
    • aplicar teste de aceitação de produto;
    • cumprir cronograma da pesquisa;
    • cadastrar novas empresas e novas construções;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • atualizar cadastro da família;
    • demonstrar objetividade na coleta de dados;
    • efetuar entrevista em profundidade;
    • coletar preços no comércio;
    • controlar a especificação do produto;


    Setores que mais contratam Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia no mercado de trabalho

    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Treinamento em informática
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Outras atividades de ensino
    • Agências de publicidade
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Instalação e manutenção elétrica




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador social de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador social de rua