Salário para o cargo de Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia
CBO 4241-10 > Entrevistadores e recenseadores

Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.

Quanto ganha um Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia

Um Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.105,59 e R$ 2.384,88, com a média salarial de R$ 1.364,97 e o salário mediana em R$ 1.200,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.364,97 16.379,67 341,24 6,57
1º Quartil 1.105,59 13.267,09 276,40 5,32
Salário Mediana 1.200,00 14.400,00 300,00 5,78
3º Quartil 1.818,81 21.825,74 454,70 8,76
Teto Salarial 2.384,88 28.618,57 596,22 11,48


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.071 - 3.794 1.734,49 1.070,54 1.356,93 3.132,00 3.793,58
Uberlândia - MG 1.200 - 1.453 1.200,00 1.200,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48
Curitiba - PR 1.124 - 1.926 1.270,16 1.124,44 1.180,57 1.589,72 1.925,52
Rio de Janeiro - RJ 1.001 - 2.370 1.426,15 1.000,64 1.335,32 1.956,97 2.370,34
Porto Alegre - RS 989 - 1.544 1.146,60 989,08 1.145,84 1.274,47 1.543,68
Fortaleza - CE 1.050 - 1.886 1.222,02 1.049,76 1.152,56 1.557,31 1.886,26
Ubajara - CE 1.045 - 1.332 1.070,00 1.045,00 1.045,00 1.100,00 1.332,35
Belo Horizonte - MG 953 - 1.832 1.188,51 953,08 1.147,31 1.512,46 1.831,93
Barueri - SP 1.232 - 2.150 1.405,70 1.231,96 1.315,00 1.774,98 2.149,90
Goiânia - GO 971 - 2.093 1.229,56 970,95 1.100,00 1.728,11 2.093,14
Florianópolis - SC 1.052 - 1.685 1.268,48 1.052,24 1.325,00 1.391,00 1.684,82
Campinas - SP 1.055 - 1.789 1.192,99 1.055,16 1.055,16 1.476,76 1.788,69
Belém - PA 1.018 - 1.696 1.187,17 1.018,16 1.200,00 1.400,00 1.695,72
Brasília - DF 1.062 - 1.611 1.172,89 1.061,77 1.149,50 1.329,91 1.610,83
Vitoria - ES 835 - 2.941 1.434,13 834,51 1.227,32 2.428,17 2.941,07
Recife - PE 1.112 - 1.529 1.173,08 1.112,00 1.139,47 1.262,26 1.528,89
Franca - SP 1.190 - 1.441 1.190,00 1.190,00 1.190,00 1.190,00 1.441,36
Ribeirão Preto - SP 1.190 - 2.656 1.619,10 1.190,00 1.600,00 2.193,07 2.656,31
Jundiaí - SP 1.344 - 1.756 1.430,64 1.343,50 1.450,00 1.450,00 1.756,28
Salvador - BA 1.010 - 1.799 1.214,37 1.010,49 1.122,34 1.485,32 1.799,06


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.091 - 3.210 1.618,22 1.091,49 1.320,00 2.650,34 3.210,18
Minas Gerais 1.068 - 1.559 1.188,16 1.067,89 1.200,00 1.287,12 1.559,00
Paraná 1.130 - 2.067 1.320,41 1.129,56 1.180,57 1.706,76 2.067,28
Ceará 1.031 - 1.650 1.148,25 1.031,44 1.100,00 1.362,28 1.650,03
Rio de Janeiro 1.026 - 2.416 1.471,00 1.026,31 1.335,32 1.994,99 2.416,40
Rio Grande do Sul 989 - 1.635 1.165,83 989,08 1.155,44 1.349,87 1.635,00
Santa Catarina 1.062 - 1.764 1.294,80 1.062,19 1.358,00 1.456,50 1.764,16
Pará 1.034 - 1.667 1.181,37 1.034,29 1.200,00 1.376,48 1.667,23
Goiás 971 - 2.093 1.229,56 970,95 1.100,00 1.728,11 2.093,14
Pernambuco 1.112 - 1.601 1.191,31 1.112,00 1.173,39 1.321,70 1.600,88
Espírito Santo 835 - 2.941 1.431,03 834,51 1.321,97 2.428,17 2.941,07
Distrito Federal 1.062 - 1.611 1.172,89 1.061,77 1.149,50 1.329,91 1.610,83
Maranhão 1.045 - 1.346 1.083,00 1.045,00 1.084,88 1.111,56 1.346,35
Bahia 1.015 - 1.771 1.182,65 1.014,62 1.122,32 1.461,79 1.770,56
Mato Grosso 1.061 - 1.344 1.082,90 1.060,80 1.080,40 1.110,00 1.344,47


Principais locais de trabalho

Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia

Entrevistadores e recenseadores devem:

  • coletar preços de bens e serviços;
  • preparar dados para análise;
  • entrevistar o responsável familiar;
  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar triagem;
  • participar do planejamento da atividade de campo;
  • verificar consistência da informação;
  • cadastrar informantes e famílias;
  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;
  • efetuar entrevistas de opinião pública;

  • Atividades

    • verificar coerência da resposta;
    • sugerir alterações em questionários;
    • participar na elaboração do instrumento de coleta de dados;
    • esclarecer dúvidas;
    • demonstrar capacidade de comunicar-se;
    • levantar informações de preços, por meio eletrônico;
    • verificar dados;
    • reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa;
    • organizar as informações e os documentos para controle interno;
    • aplicar cálculos estatísticos;
    • organizar base de dados;
    • auxiliar na obtenção de dados;
    • aplicar pré-teste do questionário;
    • informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;
    • receber treinamento para realização da pesquisa;
    • conferir cálculos;
    • identificar o responsável familiar com base em documentos;
    • coletar informações sociodemográficas, em domicílios;
    • demonstrar credibilidade;
    • cadastrar famílias;
    • aplicar programas estatísticos;
    • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
    • evidenciar senso de organização;
    • contatar informantes para verificar variações de preços;
    • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
    • realizar busca ativa das famílias;
    • organizar roteiro da pesquisa;
    • apresentar legibilidade de grafia;
    • tabular dados de pesquisas específicas;
    • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
    • atualizar cadastro da família;
    • substituir domicílios amostrados e informantes;
    • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
    • demonstrar discernimento;
    • efetuar pesquisa de audiência;
    • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
    • aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
    • verificar cadastro;
    • agir com perseverança;
    • esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
    • elaborar tabelas;
    • aplicar teste de aceitação de produto;
    • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
    • identificar a situação da família;
    • aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;
    • atender os grupos populacionais tradicionais e específicos ( aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento, entre outros);
    • identificar a composição familiar;
    • manter pontualidade;
    • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
    • selecionar o formulário adequado;
    • aplicar formulários de preços em empresas;
    • cumprir cronograma da pesquisa;
    • identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
    • controlar a especificação do produto;
    • esclarecer objetivo da pesquisa;
    • conferir instrumentos de coleta;
    • coletar preços no comércio;
    • identificar a demanda da família;
    • coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
    • estimar tendências;
    • atender as famílias;
    • esclarecer para o rf objetivos do cadastro único;
    • aplicar questionário de opinião;
    • entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades;
    • aplicar questionário de fidelidade de marca;
    • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
    • elaborar gráficos;
    • quantificar consumo de produtos;
    • registrar com fidedignidade;
    • cadastrar domicílios;
    • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
    • encaminhar para órgãos competentes, se necessário;
    • participar de mutirões e ações itinerantes;
    • codificar informações;
    • demonstrar paciência;
    • conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicílios;
    • corrigir informação levantada;
    • agendar entrevistas;
    • cadastrar novas empresas e novas construções;
    • apresentar boa dicção;
    • comparar preços e dados de coleta;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas;
    • demonstrar objetividade na coleta de dados;
    • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
    • demonstrar noções de microinformática;
    • demonstrar imparcialidade;
    • efetuar entrevista em profundidade;
    • recuperar informação não preenchida;
    • agendar entrevista domiciliar;


    Setores que mais contratam Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia no mercado de trabalho

    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Treinamento em informática
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Outras atividades de ensino
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Agências de publicidade
    • Instalação e manutenção elétrica




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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