Salário para o cargo de Entrevistador censitário e de pesquisas amostrais
CBO 4241-05 > Entrevistadores e recenseadores

Entrevistador censitário e de pesquisas amostrais - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.

Quanto ganha um Entrevistador censitário e de pesquisas amostrais

Um Entrevistador censitário e de pesquisas amostrais trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.093,69 e R$ 2.532,73, com a média salarial de R$ 1.412,40 e o salário mediana em R$ 1.211,10 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Entrevistador censitário e de pesquisas amostrais

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.412,40 16.948,82 353,10 6,54
1º Quartil 1.093,69 13.124,28 273,42 5,07
Salário Mediana 1.211,10 14.533,20 302,78 5,61
3º Quartil 1.931,57 23.178,83 482,89 8,95
Teto Salarial 2.532,73 30.392,78 633,18 11,73


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.118 - 3.504 1.677,92 1.117,68 1.359,60 2.893,31 3.504,46
Manaus - AM 1.355 - 1.782 1.441,74 1.355,08 1.470,28 1.470,90 1.781,59
Cuiabá - MT 1.045 - 1.460 1.085,88 1.045,00 1.045,00 1.205,48 1.460,12
Belo Horizonte - MG 1.069 - 2.046 1.281,41 1.069,28 1.150,00 1.688,79 2.045,52
Rio de Janeiro - RJ 1.045 - 2.664 1.405,44 1.045,00 1.151,60 2.199,42 2.664,01
Belém - PA 1.120 - 1.469 1.180,40 1.120,12 1.213,06 1.213,06 1.469,29
Jundiaí - SP 1.732 - 3.370 2.467,57 1.731,84 2.678,00 2.782,43 3.370,16
Vitoria - ES 1.083 - 1.805 1.235,51 1.082,88 1.211,10 1.490,06 1.804,80
Recife - PE 1.047 - 2.301 1.432,82 1.046,93 1.240,00 1.900,00 2.301,34
Fortaleza - CE 1.045 - 1.492 1.116,91 1.045,00 1.096,35 1.232,19 1.492,46
Brasília - DF 1.117 - 3.082 1.523,18 1.116,62 1.180,52 2.544,47 3.081,93
Porto Alegre - RS 1.100 - 2.944 1.459,78 1.100,00 1.100,00 2.430,94 2.944,42
Canoas - RS 1.397 - 1.721 1.412,59 1.396,60 1.416,63 1.420,51 1.720,56
Salvador - BA 1.079 - 1.905 1.204,65 1.078,81 1.079,55 1.572,92 1.905,17
Curitiba - PR 1.045 - 2.823 1.504,00 1.045,00 1.400,63 2.330,91 2.823,26
Juiz de Fora - MG 1.045 - 1.351 1.062,66 1.045,00 1.045,00 1.115,64 1.351,30
Guarulhos - SP 1.162 - 1.894 1.373,34 1.162,43 1.521,00 1.563,86 1.894,19
Natal - RN 1.021 - 1.640 1.133,98 1.020,65 1.100,00 1.354,38 1.640,46
João Pessoa - PB 1.066 - 1.300 1.070,17 1.065,76 1.073,20 1.073,20 1.299,89
São Gonçalo - RJ 1.045 - 1.288 1.049,58 1.045,00 1.045,00 1.063,33 1.287,94


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.136 - 3.522 1.713,23 1.135,58 1.401,00 2.907,59 3.521,76
Amazonas 1.350 - 1.782 1.440,31 1.349,79 1.470,28 1.470,89 1.781,59
Mato Grosso 1.045 - 1.582 1.111,79 1.045,00 1.045,00 1.305,85 1.581,69
Minas Gerais 1.050 - 2.496 1.353,33 1.049,87 1.150,00 2.060,74 2.496,03
Rio de Janeiro 1.045 - 2.292 1.302,08 1.045,00 1.100,00 1.892,52 2.292,27
Rio Grande do Sul 1.100 - 2.425 1.457,05 1.100,00 1.416,63 2.002,40 2.425,36
Ceará 1.047 - 1.479 1.113,27 1.047,49 1.096,35 1.221,37 1.479,36
Pará 1.121 - 1.598 1.207,21 1.120,60 1.213,06 1.319,60 1.598,33
Pernambuco 1.046 - 2.301 1.376,24 1.045,92 1.065,76 1.900,00 2.301,34
Espírito Santo 1.069 - 1.835 1.234,61 1.069,46 1.211,10 1.515,17 1.835,21
Paraná 1.078 - 2.409 1.403,42 1.077,58 1.221,93 1.988,86 2.408,97
Distrito Federal 1.117 - 3.082 1.523,18 1.116,62 1.180,52 2.544,47 3.081,93
Bahia 1.067 - 1.870 1.190,07 1.067,49 1.079,55 1.543,85 1.869,95
Rio Grande do Norte 1.028 - 1.512 1.105,59 1.028,17 1.065,76 1.248,39 1.512,08
Santa Catarina 1.110 - 3.372 1.683,80 1.109,86 1.465,00 2.784,26 3.372,38
Paraíba 1.066 - 1.300 1.068,89 1.065,76 1.067,00 1.073,20 1.299,89
Goiás 1.045 - 2.327 1.327,34 1.045,00 1.072,00 1.921,17 2.326,97
Alagoas 1.089 - 1.497 1.186,41 1.088,59 1.200,00 1.236,00 1.497,08
Roraima 1.045 - 1.266 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.265,74
Maranhão 1.051 - 1.846 1.200,04 1.051,00 1.193,60 1.523,90 1.845,79
Mato Grosso do Sul 1.086 - 1.864 1.155,72 1.085,74 1.085,74 1.539,00 1.864,08
Rondônia 1.177 - 3.028 1.926,65 1.177,00 1.816,30 2.500,00 3.028,08


Principais locais de trabalho

Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Entrevistador censitário e de pesquisas amostrais

Entrevistadores e recenseadores devem:

  • verificar consistência da informação;
  • participar do planejamento da atividade de campo;
  • coletar preços de bens e serviços;
  • realizar triagem;
  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
  • efetuar entrevistas de opinião pública;
  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;
  • preparar dados para análise;
  • demonstrar competências pessoais;
  • entrevistar o responsável familiar;
  • cadastrar informantes e famílias;

  • Atividades

    • cadastrar famílias;
    • conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicílios;
    • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
    • conferir instrumentos de coleta;
    • demonstrar discernimento;
    • identificar o responsável familiar com base em documentos;
    • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
    • auxiliar na obtenção de dados;
    • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
    • efetuar entrevista em profundidade;
    • aplicar pré-teste do questionário;
    • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
    • agir com perseverança;
    • comparar preços e dados de coleta;
    • participar de mutirões e ações itinerantes;
    • encaminhar para órgãos competentes, se necessário;
    • selecionar o formulário adequado;
    • coletar preços no comércio;
    • realizar busca ativa das famílias;
    • evidenciar senso de organização;
    • tabular dados de pesquisas específicas;
    • elaborar gráficos;
    • organizar as informações e os documentos para controle interno;
    • efetuar pesquisa de audiência;
    • demonstrar capacidade de comunicar-se;
    • atender as famílias;
    • coletar informações sociodemográficas, em domicílios;
    • cadastrar domicílios;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • aplicar questionário de opinião;
    • verificar dados;
    • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
    • identificar a situação da família;
    • elaborar tabelas;
    • cadastrar novas empresas e novas construções;
    • identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
    • controlar a especificação do produto;
    • receber treinamento para realização da pesquisa;
    • identificar a demanda da família;
    • demonstrar noções de microinformática;
    • quantificar consumo de produtos;
    • atender os grupos populacionais tradicionais e específicos ( aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento, entre outros);
    • verificar coerência da resposta;
    • agendar entrevistas;
    • demonstrar imparcialidade;
    • demonstrar credibilidade;
    • apresentar legibilidade de grafia;
    • aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
    • levantar informações de preços, por meio eletrônico;
    • coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
    • reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa;
    • identificar a composição familiar;
    • esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
    • aplicar formulários de preços em empresas;
    • entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades;
    • aplicar programas estatísticos;
    • cumprir cronograma da pesquisa;
    • registrar com fidedignidade;
    • aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;
    • recuperar informação não preenchida;
    • organizar base de dados;
    • esclarecer dúvidas;
    • atualizar cadastro da família;
    • contatar informantes para verificar variações de preços;
    • demonstrar paciência;
    • verificar cadastro;
    • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
    • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
    • estimar tendências;
    • manter pontualidade;
    • organizar roteiro da pesquisa;
    • agendar entrevista domiciliar;
    • conferir cálculos;
    • aplicar questionário de fidelidade de marca;
    • demonstrar objetividade na coleta de dados;
    • informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;
    • apresentar boa dicção;
    • participar na elaboração do instrumento de coleta de dados;
    • codificar informações;
    • substituir domicílios amostrados e informantes;
    • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
    • orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas;
    • aplicar teste de aceitação de produto;
    • esclarecer para o rf objetivos do cadastro único;
    • esclarecer objetivo da pesquisa;
    • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
    • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
    • sugerir alterações em questionários;
    • corrigir informação levantada;
    • aplicar cálculos estatísticos;


    Setores que mais contratam Entrevistador censitário e de pesquisas amostrais no mercado de trabalho

    • Instalação e manutenção elétrica
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Serviços de engenharia
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Treinamento em informática
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Serviços de cartografia, topografia e geodésia
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Gerente de albergue
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de albergue