Salário para o cargo de Entrevistador censitário e de pesquisas amostrais
CBO 4241-05 > Entrevistadores e recenseadores

Entrevistador censitário e de pesquisas amostrais - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.

Quanto ganha um Entrevistador censitário e de pesquisas amostrais

Um Entrevistador censitário e de pesquisas amostrais trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.047,93 e R$ 2.734,37, com a média salarial de R$ 1.412,40 e o salário mediana em R$ 1.211,10 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Entrevistador censitário e de pesquisas amostrais

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.412,40 16.948,82 353,10 6,54
1º Quartil 1.047,93 12.575,20 261,98 4,86
Salário Mediana 1.211,10 14.533,20 302,78 5,61
3º Quartil 2.085,35 25.024,15 521,34 9,66
Teto Salarial 2.734,37 32.812,42 683,59 12,67


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.118 - 3.504 1.677,92 1.117,68 1.359,60 2.893,31 3.504,46
Manaus - AM 1.355 - 1.782 1.441,74 1.355,08 1.470,28 1.470,90 1.781,59
Cuiabá - MT 1.045 - 1.460 1.085,88 1.045,00 1.045,00 1.205,48 1.460,12
Belo Horizonte - MG 1.069 - 2.046 1.281,41 1.069,28 1.150,00 1.688,79 2.045,52
Rio de Janeiro - RJ 1.045 - 2.664 1.405,44 1.045,00 1.151,60 2.199,42 2.664,01
Belém - PA 1.120 - 1.469 1.180,40 1.120,12 1.213,06 1.213,06 1.469,29
Jundiaí - SP 1.732 - 3.370 2.467,57 1.731,84 2.678,00 2.782,43 3.370,16
Vitoria - ES 1.083 - 1.805 1.235,51 1.082,88 1.211,10 1.490,06 1.804,80
Fortaleza - CE 1.045 - 1.492 1.116,91 1.045,00 1.096,35 1.232,19 1.492,46
Recife - PE 1.047 - 2.301 1.432,82 1.046,93 1.240,00 1.900,00 2.301,34
Brasília - DF 1.117 - 3.082 1.523,18 1.116,62 1.180,52 2.544,47 3.081,93
Porto Alegre - RS 1.100 - 2.944 1.459,78 1.100,00 1.100,00 2.430,94 2.944,42
Canoas - RS 1.397 - 1.721 1.412,59 1.396,60 1.416,63 1.420,51 1.720,56
Curitiba - PR 1.045 - 2.823 1.504,00 1.045,00 1.400,63 2.330,91 2.823,26
Salvador - BA 1.079 - 1.905 1.204,65 1.078,81 1.079,55 1.572,92 1.905,17
Juiz de Fora - MG 1.045 - 1.351 1.062,66 1.045,00 1.045,00 1.115,64 1.351,30
Guarulhos - SP 1.162 - 1.894 1.373,34 1.162,43 1.521,00 1.563,86 1.894,19
Natal - RN 1.021 - 1.640 1.133,98 1.020,65 1.100,00 1.354,38 1.640,46
João Pessoa - PB 1.066 - 1.300 1.070,17 1.065,76 1.073,20 1.073,20 1.299,89
São Gonçalo - RJ 1.045 - 1.288 1.049,58 1.045,00 1.045,00 1.063,33 1.287,94


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.136 - 3.522 1.713,23 1.135,58 1.401,00 2.907,59 3.521,76
Amazonas 1.350 - 1.782 1.440,31 1.349,79 1.470,28 1.470,89 1.781,59
Mato Grosso 1.045 - 1.582 1.111,79 1.045,00 1.045,00 1.305,85 1.581,69
Minas Gerais 1.050 - 2.496 1.353,33 1.049,87 1.150,00 2.060,74 2.496,03
Rio de Janeiro 1.045 - 2.292 1.302,08 1.045,00 1.100,00 1.892,52 2.292,27
Rio Grande do Sul 1.100 - 2.425 1.457,05 1.100,00 1.416,63 2.002,40 2.425,36
Ceará 1.047 - 1.479 1.113,27 1.047,49 1.096,35 1.221,37 1.479,36
Pará 1.121 - 1.598 1.207,21 1.120,60 1.213,06 1.319,60 1.598,33
Pernambuco 1.046 - 2.301 1.376,24 1.045,92 1.065,76 1.900,00 2.301,34
Espírito Santo 1.069 - 1.835 1.234,61 1.069,46 1.211,10 1.515,17 1.835,21
Paraná 1.078 - 2.409 1.403,42 1.077,58 1.221,93 1.988,86 2.408,97
Distrito Federal 1.117 - 3.082 1.523,18 1.116,62 1.180,52 2.544,47 3.081,93
Bahia 1.067 - 1.870 1.190,07 1.067,49 1.079,55 1.543,85 1.869,95
Rio Grande do Norte 1.028 - 1.512 1.105,59 1.028,17 1.065,76 1.248,39 1.512,08
Santa Catarina 1.110 - 3.372 1.683,80 1.109,86 1.465,00 2.784,26 3.372,38
Paraíba 1.066 - 1.300 1.068,89 1.065,76 1.067,00 1.073,20 1.299,89
Goiás 1.045 - 2.327 1.327,34 1.045,00 1.072,00 1.921,17 2.326,97
Alagoas 1.089 - 1.497 1.186,41 1.088,59 1.200,00 1.236,00 1.497,08
Roraima 1.045 - 1.266 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.265,74
Maranhão 1.051 - 1.846 1.200,04 1.051,00 1.193,60 1.523,90 1.845,79
Mato Grosso do Sul 1.086 - 1.864 1.155,72 1.085,74 1.085,74 1.539,00 1.864,08
Rondônia 1.177 - 3.028 1.926,65 1.177,00 1.816,30 2.500,00 3.028,08


Principais locais de trabalho

Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Entrevistador censitário e de pesquisas amostrais

Entrevistadores e recenseadores devem:

  • efetuar entrevistas de opinião pública;
  • cadastrar informantes e famílias;
  • verificar consistência da informação;
  • participar do planejamento da atividade de campo;
  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;
  • entrevistar o responsável familiar;
  • preparar dados para análise;
  • demonstrar competências pessoais;
  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
  • realizar triagem;
  • coletar preços de bens e serviços;

  • Atividades

    • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
    • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
    • coletar preços no comércio;
    • recuperar informação não preenchida;
    • aplicar questionário de fidelidade de marca;
    • cumprir cronograma da pesquisa;
    • aplicar pré-teste do questionário;
    • verificar coerência da resposta;
    • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
    • cadastrar famílias;
    • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
    • encaminhar para órgãos competentes, se necessário;
    • identificar a composição familiar;
    • manter pontualidade;
    • demonstrar objetividade na coleta de dados;
    • aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;
    • cadastrar domicílios;
    • tabular dados de pesquisas específicas;
    • cadastrar novas empresas e novas construções;
    • aplicar teste de aceitação de produto;
    • selecionar o formulário adequado;
    • esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
    • esclarecer dúvidas;
    • organizar roteiro da pesquisa;
    • sugerir alterações em questionários;
    • registrar com fidedignidade;
    • aplicar programas estatísticos;
    • demonstrar paciência;
    • informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;
    • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
    • demonstrar capacidade de comunicar-se;
    • atender os grupos populacionais tradicionais e específicos ( aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento, entre outros);
    • demonstrar imparcialidade;
    • entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • estimar tendências;
    • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
    • substituir domicílios amostrados e informantes;
    • elaborar gráficos;
    • aplicar formulários de preços em empresas;
    • identificar a demanda da família;
    • participar na elaboração do instrumento de coleta de dados;
    • codificar informações;
    • coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
    • elaborar tabelas;
    • contatar informantes para verificar variações de preços;
    • esclarecer objetivo da pesquisa;
    • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
    • receber treinamento para realização da pesquisa;
    • atender as famílias;
    • verificar cadastro;
    • agendar entrevista domiciliar;
    • identificar a situação da família;
    • conferir cálculos;
    • organizar as informações e os documentos para controle interno;
    • verificar dados;
    • aplicar questionário de opinião;
    • apresentar boa dicção;
    • levantar informações de preços, por meio eletrônico;
    • realizar busca ativa das famílias;
    • corrigir informação levantada;
    • aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
    • orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas;
    • agendar entrevistas;
    • coletar informações sociodemográficas, em domicílios;
    • comparar preços e dados de coleta;
    • atualizar cadastro da família;
    • esclarecer para o rf objetivos do cadastro único;
    • evidenciar senso de organização;
    • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
    • conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicílios;
    • demonstrar credibilidade;
    • demonstrar noções de microinformática;
    • efetuar pesquisa de audiência;
    • organizar base de dados;
    • controlar a especificação do produto;
    • agir com perseverança;
    • conferir instrumentos de coleta;
    • auxiliar na obtenção de dados;
    • participar de mutirões e ações itinerantes;
    • apresentar legibilidade de grafia;
    • identificar o responsável familiar com base em documentos;
    • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
    • demonstrar discernimento;
    • efetuar entrevista em profundidade;
    • identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
    • quantificar consumo de produtos;
    • reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa;
    • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
    • aplicar cálculos estatísticos;


    Setores que mais contratam Entrevistador censitário e de pesquisas amostrais no mercado de trabalho

    • Instalação e manutenção elétrica
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Serviços de engenharia
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Treinamento em informática
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Serviços de cartografia, topografia e geodésia
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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