Salário para o cargo de Entrevistador de cati (computer assisted telephone interviewing)
CBO 4241-10 > Entrevistadores e recenseadores

Entrevistador de cati (computer assisted telephone interviewing) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.

Quanto ganha um Entrevistador de cati (computer assisted telephone interviewing)

Um Entrevistador de cati (computer assisted telephone interviewing) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.105,59 e R$ 2.384,88, com a média salarial de R$ 1.364,97 e o salário mediana em R$ 1.200,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Entrevistador de cati (computer assisted telephone interviewing)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.364,97 16.379,67 341,24 6,57
1º Quartil 1.105,59 13.267,09 276,40 5,32
Salário Mediana 1.200,00 14.400,00 300,00 5,78
3º Quartil 1.818,81 21.825,74 454,70 8,76
Teto Salarial 2.384,88 28.618,57 596,22 11,48


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.071 - 3.794 1.734,49 1.070,54 1.356,93 3.132,00 3.793,58
Uberlândia - MG 1.200 - 1.453 1.200,00 1.200,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48
Curitiba - PR 1.124 - 1.926 1.270,16 1.124,44 1.180,57 1.589,72 1.925,52
Rio de Janeiro - RJ 1.001 - 2.370 1.426,15 1.000,64 1.335,32 1.956,97 2.370,34
Porto Alegre - RS 989 - 1.544 1.146,60 989,08 1.145,84 1.274,47 1.543,68
Fortaleza - CE 1.050 - 1.886 1.222,02 1.049,76 1.152,56 1.557,31 1.886,26
Ubajara - CE 1.045 - 1.332 1.070,00 1.045,00 1.045,00 1.100,00 1.332,35
Belo Horizonte - MG 953 - 1.832 1.188,51 953,08 1.147,31 1.512,46 1.831,93
Barueri - SP 1.232 - 2.150 1.405,70 1.231,96 1.315,00 1.774,98 2.149,90
Goiânia - GO 971 - 2.093 1.229,56 970,95 1.100,00 1.728,11 2.093,14
Florianópolis - SC 1.052 - 1.685 1.268,48 1.052,24 1.325,00 1.391,00 1.684,82
Campinas - SP 1.055 - 1.789 1.192,99 1.055,16 1.055,16 1.476,76 1.788,69
Belém - PA 1.018 - 1.696 1.187,17 1.018,16 1.200,00 1.400,00 1.695,72
Vitoria - ES 835 - 2.941 1.434,13 834,51 1.227,32 2.428,17 2.941,07
Brasília - DF 1.062 - 1.611 1.172,89 1.061,77 1.149,50 1.329,91 1.610,83
Recife - PE 1.112 - 1.529 1.173,08 1.112,00 1.139,47 1.262,26 1.528,89
Franca - SP 1.190 - 1.441 1.190,00 1.190,00 1.190,00 1.190,00 1.441,36
Ribeirão Preto - SP 1.190 - 2.656 1.619,10 1.190,00 1.600,00 2.193,07 2.656,31
Jundiaí - SP 1.344 - 1.756 1.430,64 1.343,50 1.450,00 1.450,00 1.756,28
Salvador - BA 1.010 - 1.799 1.214,37 1.010,49 1.122,34 1.485,32 1.799,06


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.091 - 3.210 1.618,22 1.091,49 1.320,00 2.650,34 3.210,18
Minas Gerais 1.068 - 1.559 1.188,16 1.067,89 1.200,00 1.287,12 1.559,00
Paraná 1.130 - 2.067 1.320,41 1.129,56 1.180,57 1.706,76 2.067,28
Ceará 1.031 - 1.650 1.148,25 1.031,44 1.100,00 1.362,28 1.650,03
Rio de Janeiro 1.026 - 2.416 1.471,00 1.026,31 1.335,32 1.994,99 2.416,40
Rio Grande do Sul 989 - 1.635 1.165,83 989,08 1.155,44 1.349,87 1.635,00
Santa Catarina 1.062 - 1.764 1.294,80 1.062,19 1.358,00 1.456,50 1.764,16
Pará 1.034 - 1.667 1.181,37 1.034,29 1.200,00 1.376,48 1.667,23
Goiás 971 - 2.093 1.229,56 970,95 1.100,00 1.728,11 2.093,14
Pernambuco 1.112 - 1.601 1.191,31 1.112,00 1.173,39 1.321,70 1.600,88
Espírito Santo 835 - 2.941 1.431,03 834,51 1.321,97 2.428,17 2.941,07
Distrito Federal 1.062 - 1.611 1.172,89 1.061,77 1.149,50 1.329,91 1.610,83
Maranhão 1.045 - 1.346 1.083,00 1.045,00 1.084,88 1.111,56 1.346,35
Bahia 1.015 - 1.771 1.182,65 1.014,62 1.122,32 1.461,79 1.770,56
Mato Grosso 1.061 - 1.344 1.082,90 1.060,80 1.080,40 1.110,00 1.344,47


Principais locais de trabalho

Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Entrevistador de cati (computer assisted telephone interviewing)

Entrevistadores e recenseadores devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • cadastrar informantes e famílias;
  • verificar consistência da informação;
  • participar do planejamento da atividade de campo;
  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
  • efetuar entrevistas de opinião pública;
  • entrevistar o responsável familiar;
  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;
  • coletar preços de bens e serviços;
  • realizar triagem;
  • preparar dados para análise;

  • Atividades

    • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
    • atualizar cadastro da família;
    • evidenciar senso de organização;
    • aplicar cálculos estatísticos;
    • corrigir informação levantada;
    • demonstrar credibilidade;
    • identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
    • contatar informantes para verificar variações de preços;
    • demonstrar paciência;
    • verificar dados;
    • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
    • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
    • verificar coerência da resposta;
    • conferir cálculos;
    • levantar informações de preços, por meio eletrônico;
    • coletar preços no comércio;
    • aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • organizar roteiro da pesquisa;
    • cadastrar domicílios;
    • coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
    • elaborar gráficos;
    • comparar preços e dados de coleta;
    • cumprir cronograma da pesquisa;
    • registrar com fidedignidade;
    • efetuar pesquisa de audiência;
    • organizar base de dados;
    • orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas;
    • estimar tendências;
    • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
    • encaminhar para órgãos competentes, se necessário;
    • tabular dados de pesquisas específicas;
    • entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades;
    • apresentar legibilidade de grafia;
    • identificar a composição familiar;
    • aplicar formulários de preços em empresas;
    • recuperar informação não preenchida;
    • elaborar tabelas;
    • cadastrar famílias;
    • cadastrar novas empresas e novas construções;
    • aplicar questionário de opinião;
    • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
    • aplicar teste de aceitação de produto;
    • verificar cadastro;
    • aplicar questionário de fidelidade de marca;
    • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
    • identificar o responsável familiar com base em documentos;
    • conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicílios;
    • reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa;
    • atender as famílias;
    • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
    • agir com perseverança;
    • esclarecer objetivo da pesquisa;
    • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
    • esclarecer para o rf objetivos do cadastro único;
    • demonstrar discernimento;
    • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
    • controlar a especificação do produto;
    • participar de mutirões e ações itinerantes;
    • participar na elaboração do instrumento de coleta de dados;
    • agendar entrevista domiciliar;
    • atender os grupos populacionais tradicionais e específicos ( aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento, entre outros);
    • apresentar boa dicção;
    • esclarecer dúvidas;
    • informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;
    • demonstrar objetividade na coleta de dados;
    • esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
    • quantificar consumo de produtos;
    • aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;
    • identificar a demanda da família;
    • sugerir alterações em questionários;
    • receber treinamento para realização da pesquisa;
    • realizar busca ativa das famílias;
    • aplicar pré-teste do questionário;
    • codificar informações;
    • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
    • auxiliar na obtenção de dados;
    • conferir instrumentos de coleta;
    • manter pontualidade;
    • identificar a situação da família;
    • substituir domicílios amostrados e informantes;
    • selecionar o formulário adequado;
    • demonstrar noções de microinformática;
    • coletar informações sociodemográficas, em domicílios;
    • agendar entrevistas;
    • demonstrar imparcialidade;
    • efetuar entrevista em profundidade;
    • demonstrar capacidade de comunicar-se;
    • organizar as informações e os documentos para controle interno;
    • aplicar programas estatísticos;


    Setores que mais contratam Entrevistador de cati (computer assisted telephone interviewing) no mercado de trabalho

    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Treinamento em informática
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Outras atividades de ensino
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Agências de publicidade
    • Instalação e manutenção elétrica




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Cartunista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Cartunista