Salário para o cargo de Entrevistador de cati (computer assisted telephone interviewing)
CBO 4241-10 > Entrevistadores e recenseadores

Entrevistador de cati (computer assisted telephone interviewing) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.

Quanto ganha um Entrevistador de cati (computer assisted telephone interviewing)

Um Entrevistador de cati (computer assisted telephone interviewing) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.048,63 e R$ 2.590,66, com a média salarial de R$ 1.364,97 e o salário mediana em R$ 1.200,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Entrevistador de cati (computer assisted telephone interviewing)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.364,97 16.379,67 341,24 6,57
1º Quartil 1.048,63 12.583,53 262,16 5,05
Salário Mediana 1.200,00 14.400,00 300,00 5,78
3º Quartil 1.975,75 23.708,98 493,94 9,51
Teto Salarial 2.590,66 31.087,92 647,67 12,47


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.071 - 3.794 1.734,49 1.070,54 1.356,93 3.132,00 3.793,58
Uberlândia - MG 1.200 - 1.453 1.200,00 1.200,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48
Curitiba - PR 1.124 - 1.926 1.270,16 1.124,44 1.180,57 1.589,72 1.925,52
Rio de Janeiro - RJ 1.001 - 2.370 1.426,15 1.000,64 1.335,32 1.956,97 2.370,34
Porto Alegre - RS 989 - 1.544 1.146,60 989,08 1.145,84 1.274,47 1.543,68
Fortaleza - CE 1.050 - 1.886 1.222,02 1.049,76 1.152,56 1.557,31 1.886,26
Ubajara - CE 1.045 - 1.332 1.070,00 1.045,00 1.045,00 1.100,00 1.332,35
Belo Horizonte - MG 953 - 1.832 1.188,51 953,08 1.147,31 1.512,46 1.831,93
Barueri - SP 1.232 - 2.150 1.405,70 1.231,96 1.315,00 1.774,98 2.149,90
Goiânia - GO 971 - 2.093 1.229,56 970,95 1.100,00 1.728,11 2.093,14
Florianópolis - SC 1.052 - 1.685 1.268,48 1.052,24 1.325,00 1.391,00 1.684,82
Campinas - SP 1.055 - 1.789 1.192,99 1.055,16 1.055,16 1.476,76 1.788,69
Belém - PA 1.018 - 1.696 1.187,17 1.018,16 1.200,00 1.400,00 1.695,72
Vitoria - ES 835 - 2.941 1.434,13 834,51 1.227,32 2.428,17 2.941,07
Brasília - DF 1.062 - 1.611 1.172,89 1.061,77 1.149,50 1.329,91 1.610,83
Recife - PE 1.112 - 1.529 1.173,08 1.112,00 1.139,47 1.262,26 1.528,89
Franca - SP 1.190 - 1.441 1.190,00 1.190,00 1.190,00 1.190,00 1.441,36
Ribeirão Preto - SP 1.190 - 2.656 1.619,10 1.190,00 1.600,00 2.193,07 2.656,31
Jundiaí - SP 1.344 - 1.756 1.430,64 1.343,50 1.450,00 1.450,00 1.756,28
Paranaguá - PR 1.367 - 1.723 1.391,56 1.367,00 1.389,00 1.422,50 1.722,97


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.091 - 3.210 1.618,22 1.091,49 1.320,00 2.650,34 3.210,18
Minas Gerais 1.068 - 1.559 1.188,16 1.067,89 1.200,00 1.287,12 1.559,00
Paraná 1.130 - 2.067 1.320,41 1.129,56 1.180,57 1.706,76 2.067,28
Ceará 1.031 - 1.650 1.148,25 1.031,44 1.100,00 1.362,28 1.650,03
Rio de Janeiro 1.026 - 2.416 1.471,00 1.026,31 1.335,32 1.994,99 2.416,40
Rio Grande do Sul 989 - 1.635 1.165,83 989,08 1.155,44 1.349,87 1.635,00
Santa Catarina 1.062 - 1.764 1.294,80 1.062,19 1.358,00 1.456,50 1.764,16
Pará 1.034 - 1.667 1.181,37 1.034,29 1.200,00 1.376,48 1.667,23
Goiás 971 - 2.093 1.229,56 970,95 1.100,00 1.728,11 2.093,14
Pernambuco 1.112 - 1.601 1.191,31 1.112,00 1.173,39 1.321,70 1.600,88
Espírito Santo 835 - 2.941 1.431,03 834,51 1.321,97 2.428,17 2.941,07
Distrito Federal 1.062 - 1.611 1.172,89 1.061,77 1.149,50 1.329,91 1.610,83
Maranhão 1.045 - 1.346 1.083,00 1.045,00 1.084,88 1.111,56 1.346,35
Bahia 1.015 - 1.771 1.182,65 1.014,62 1.122,32 1.461,79 1.770,56
Mato Grosso 1.061 - 1.344 1.082,90 1.060,80 1.080,40 1.110,00 1.344,47


Principais locais de trabalho

Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Entrevistador de cati (computer assisted telephone interviewing)

Entrevistadores e recenseadores devem:

  • participar do planejamento da atividade de campo;
  • efetuar entrevistas de opinião pública;
  • verificar consistência da informação;
  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;
  • cadastrar informantes e famílias;
  • demonstrar competências pessoais;
  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
  • coletar preços de bens e serviços;
  • preparar dados para análise;
  • entrevistar o responsável familiar;
  • realizar triagem;

  • Atividades

    • cadastrar famílias;
    • efetuar entrevista em profundidade;
    • demonstrar noções de microinformática;
    • demonstrar imparcialidade;
    • aplicar programas estatísticos;
    • atualizar cadastro da família;
    • identificar a composição familiar;
    • demonstrar objetividade na coleta de dados;
    • corrigir informação levantada;
    • selecionar o formulário adequado;
    • comparar preços e dados de coleta;
    • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
    • cadastrar novas empresas e novas construções;
    • realizar busca ativa das famílias;
    • conferir cálculos;
    • apresentar boa dicção;
    • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
    • evidenciar senso de organização;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • conferir instrumentos de coleta;
    • coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
    • verificar cadastro;
    • manter pontualidade;
    • demonstrar paciência;
    • encaminhar para órgãos competentes, se necessário;
    • aplicar teste de aceitação de produto;
    • esclarecer para o rf objetivos do cadastro único;
    • organizar roteiro da pesquisa;
    • atender os grupos populacionais tradicionais e específicos ( aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento, entre outros);
    • cadastrar domicílios;
    • organizar as informações e os documentos para controle interno;
    • verificar dados;
    • tabular dados de pesquisas específicas;
    • coletar preços no comércio;
    • agir com perseverança;
    • aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
    • participar de mutirões e ações itinerantes;
    • receber treinamento para realização da pesquisa;
    • participar na elaboração do instrumento de coleta de dados;
    • demonstrar capacidade de comunicar-se;
    • quantificar consumo de produtos;
    • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
    • sugerir alterações em questionários;
    • atender as famílias;
    • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
    • elaborar tabelas;
    • agendar entrevista domiciliar;
    • conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicílios;
    • auxiliar na obtenção de dados;
    • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
    • aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;
    • estimar tendências;
    • aplicar cálculos estatísticos;
    • reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa;
    • codificar informações;
    • identificar a situação da família;
    • coletar informações sociodemográficas, em domicílios;
    • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
    • aplicar questionário de opinião;
    • elaborar gráficos;
    • esclarecer dúvidas;
    • aplicar formulários de preços em empresas;
    • contatar informantes para verificar variações de preços;
    • recuperar informação não preenchida;
    • identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
    • demonstrar discernimento;
    • agendar entrevistas;
    • identificar a demanda da família;
    • aplicar questionário de fidelidade de marca;
    • identificar o responsável familiar com base em documentos;
    • esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
    • verificar coerência da resposta;
    • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
    • aplicar pré-teste do questionário;
    • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
    • controlar a especificação do produto;
    • orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas;
    • organizar base de dados;
    • registrar com fidedignidade;
    • demonstrar credibilidade;
    • entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades;
    • informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;
    • cumprir cronograma da pesquisa;
    • esclarecer objetivo da pesquisa;
    • substituir domicílios amostrados e informantes;
    • levantar informações de preços, por meio eletrônico;
    • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
    • apresentar legibilidade de grafia;
    • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
    • efetuar pesquisa de audiência;


    Setores que mais contratam Entrevistador de cati (computer assisted telephone interviewing) no mercado de trabalho

    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Treinamento em informática
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Outras atividades de ensino
    • Agências de publicidade
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Instalação e manutenção elétrica




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Chargista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Chargista