Salário para o cargo de Agente de coleta ( censo e pesquisas amostrais)
CBO 4241-05 > Entrevistadores e recenseadores

Agente de coleta ( censo e pesquisas amostrais) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.

Quanto ganha um Agente de coleta ( censo e pesquisas amostrais)

Um Agente de coleta ( censo e pesquisas amostrais) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.047,93 e R$ 2.734,37, com a média salarial de R$ 1.412,40 e o salário mediana em R$ 1.211,10 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Agente de coleta ( censo e pesquisas amostrais)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.412,40 16.948,82 353,10 6,54
1º Quartil 1.047,93 12.575,20 261,98 4,86
Salário Mediana 1.211,10 14.533,20 302,78 5,61
3º Quartil 2.085,35 25.024,15 521,34 9,66
Teto Salarial 2.734,37 32.812,42 683,59 12,67


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.118 - 3.504 1.677,92 1.117,68 1.359,60 2.893,31 3.504,46
Manaus - AM 1.355 - 1.782 1.441,74 1.355,08 1.470,28 1.470,90 1.781,59
Cuiabá - MT 1.045 - 1.460 1.085,88 1.045,00 1.045,00 1.205,48 1.460,12
Belo Horizonte - MG 1.069 - 2.046 1.281,41 1.069,28 1.150,00 1.688,79 2.045,52
Rio de Janeiro - RJ 1.045 - 2.664 1.405,44 1.045,00 1.151,60 2.199,42 2.664,01
Belém - PA 1.120 - 1.469 1.180,40 1.120,12 1.213,06 1.213,06 1.469,29
Jundiaí - SP 1.732 - 3.370 2.467,57 1.731,84 2.678,00 2.782,43 3.370,16
Vitoria - ES 1.083 - 1.805 1.235,51 1.082,88 1.211,10 1.490,06 1.804,80
Fortaleza - CE 1.045 - 1.492 1.116,91 1.045,00 1.096,35 1.232,19 1.492,46
Recife - PE 1.047 - 2.301 1.432,82 1.046,93 1.240,00 1.900,00 2.301,34
Brasília - DF 1.117 - 3.082 1.523,18 1.116,62 1.180,52 2.544,47 3.081,93
Porto Alegre - RS 1.100 - 2.944 1.459,78 1.100,00 1.100,00 2.430,94 2.944,42
Canoas - RS 1.397 - 1.721 1.412,59 1.396,60 1.416,63 1.420,51 1.720,56
Curitiba - PR 1.045 - 2.823 1.504,00 1.045,00 1.400,63 2.330,91 2.823,26
Salvador - BA 1.079 - 1.905 1.204,65 1.078,81 1.079,55 1.572,92 1.905,17
Juiz de Fora - MG 1.045 - 1.351 1.062,66 1.045,00 1.045,00 1.115,64 1.351,30
Guarulhos - SP 1.162 - 1.894 1.373,34 1.162,43 1.521,00 1.563,86 1.894,19
Natal - RN 1.021 - 1.640 1.133,98 1.020,65 1.100,00 1.354,38 1.640,46
João Pessoa - PB 1.066 - 1.300 1.070,17 1.065,76 1.073,20 1.073,20 1.299,89
São Gonçalo - RJ 1.045 - 1.288 1.049,58 1.045,00 1.045,00 1.063,33 1.287,94


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.136 - 3.522 1.713,23 1.135,58 1.401,00 2.907,59 3.521,76
Amazonas 1.350 - 1.782 1.440,31 1.349,79 1.470,28 1.470,89 1.781,59
Mato Grosso 1.045 - 1.582 1.111,79 1.045,00 1.045,00 1.305,85 1.581,69
Minas Gerais 1.050 - 2.496 1.353,33 1.049,87 1.150,00 2.060,74 2.496,03
Rio de Janeiro 1.045 - 2.292 1.302,08 1.045,00 1.100,00 1.892,52 2.292,27
Rio Grande do Sul 1.100 - 2.425 1.457,05 1.100,00 1.416,63 2.002,40 2.425,36
Ceará 1.047 - 1.479 1.113,27 1.047,49 1.096,35 1.221,37 1.479,36
Pará 1.121 - 1.598 1.207,21 1.120,60 1.213,06 1.319,60 1.598,33
Pernambuco 1.046 - 2.301 1.376,24 1.045,92 1.065,76 1.900,00 2.301,34
Espírito Santo 1.069 - 1.835 1.234,61 1.069,46 1.211,10 1.515,17 1.835,21
Paraná 1.078 - 2.409 1.403,42 1.077,58 1.221,93 1.988,86 2.408,97
Distrito Federal 1.117 - 3.082 1.523,18 1.116,62 1.180,52 2.544,47 3.081,93
Bahia 1.067 - 1.870 1.190,07 1.067,49 1.079,55 1.543,85 1.869,95
Rio Grande do Norte 1.028 - 1.512 1.105,59 1.028,17 1.065,76 1.248,39 1.512,08
Santa Catarina 1.110 - 3.372 1.683,80 1.109,86 1.465,00 2.784,26 3.372,38
Paraíba 1.066 - 1.300 1.068,89 1.065,76 1.067,00 1.073,20 1.299,89
Goiás 1.045 - 2.327 1.327,34 1.045,00 1.072,00 1.921,17 2.326,97
Alagoas 1.089 - 1.497 1.186,41 1.088,59 1.200,00 1.236,00 1.497,08
Roraima 1.045 - 1.266 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.265,74
Maranhão 1.051 - 1.846 1.200,04 1.051,00 1.193,60 1.523,90 1.845,79
Mato Grosso do Sul 1.086 - 1.864 1.155,72 1.085,74 1.085,74 1.539,00 1.864,08
Rondônia 1.177 - 3.028 1.926,65 1.177,00 1.816,30 2.500,00 3.028,08


Principais locais de trabalho

Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Agente de coleta ( censo e pesquisas amostrais)

Entrevistadores e recenseadores devem:

  • participar do planejamento da atividade de campo;
  • verificar consistência da informação;
  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar dados para análise;
  • cadastrar informantes e famílias;
  • realizar triagem;
  • efetuar entrevistas de opinião pública;
  • coletar preços de bens e serviços;
  • entrevistar o responsável familiar;
  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;

  • Atividades

    • encaminhar para órgãos competentes, se necessário;
    • cadastrar novas empresas e novas construções;
    • entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades;
    • registrar com fidedignidade;
    • agir com perseverança;
    • coletar informações sociodemográficas, em domicílios;
    • demonstrar paciência;
    • esclarecer dúvidas;
    • efetuar pesquisa de audiência;
    • aplicar formulários de preços em empresas;
    • verificar dados;
    • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
    • substituir domicílios amostrados e informantes;
    • agendar entrevista domiciliar;
    • participar na elaboração do instrumento de coleta de dados;
    • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
    • demonstrar noções de microinformática;
    • participar de mutirões e ações itinerantes;
    • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
    • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
    • organizar as informações e os documentos para controle interno;
    • corrigir informação levantada;
    • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
    • selecionar o formulário adequado;
    • aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
    • organizar base de dados;
    • atender os grupos populacionais tradicionais e específicos ( aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento, entre outros);
    • recuperar informação não preenchida;
    • esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
    • conferir cálculos;
    • identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
    • aplicar questionário de fidelidade de marca;
    • esclarecer objetivo da pesquisa;
    • conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicílios;
    • receber treinamento para realização da pesquisa;
    • identificar a situação da família;
    • codificar informações;
    • identificar o responsável familiar com base em documentos;
    • identificar a composição familiar;
    • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
    • comparar preços e dados de coleta;
    • demonstrar imparcialidade;
    • tabular dados de pesquisas específicas;
    • aplicar teste de aceitação de produto;
    • reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa;
    • agendar entrevistas;
    • cumprir cronograma da pesquisa;
    • demonstrar objetividade na coleta de dados;
    • organizar roteiro da pesquisa;
    • quantificar consumo de produtos;
    • identificar a demanda da família;
    • controlar a especificação do produto;
    • conferir instrumentos de coleta;
    • evidenciar senso de organização;
    • aplicar pré-teste do questionário;
    • aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;
    • informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;
    • aplicar programas estatísticos;
    • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
    • aplicar cálculos estatísticos;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
    • coletar preços no comércio;
    • efetuar entrevista em profundidade;
    • elaborar tabelas;
    • apresentar boa dicção;
    • auxiliar na obtenção de dados;
    • demonstrar credibilidade;
    • demonstrar discernimento;
    • esclarecer para o rf objetivos do cadastro único;
    • elaborar gráficos;
    • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
    • cadastrar domicílios;
    • realizar busca ativa das famílias;
    • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
    • estimar tendências;
    • demonstrar capacidade de comunicar-se;
    • atender as famílias;
    • contatar informantes para verificar variações de preços;
    • aplicar questionário de opinião;
    • verificar cadastro;
    • levantar informações de preços, por meio eletrônico;
    • cadastrar famílias;
    • atualizar cadastro da família;
    • verificar coerência da resposta;
    • coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
    • orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas;
    • manter pontualidade;
    • apresentar legibilidade de grafia;
    • sugerir alterações em questionários;


    Setores que mais contratam Agente de coleta ( censo e pesquisas amostrais) no mercado de trabalho

    • Instalação e manutenção elétrica
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Serviços de engenharia
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Treinamento em informática
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Serviços de cartografia, topografia e geodésia
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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