Salário para o cargo de Pesquisador de preços
CBO 4241-20 > Entrevistadores e recenseadores

Pesquisador de preços - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.

Quanto ganha um Pesquisador de preços

Um Pesquisador de preços trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.130,12 e R$ 7.557,46, com a média salarial de R$ 2.491,40 e o salário mediana em R$ 1.405,33 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Pesquisador de preços

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.491,40 29.896,83 622,85 11,74
1º Quartil 1.130,12 13.561,42 282,53 5,33
Salário Mediana 1.405,33 16.863,96 351,33 6,62
3º Quartil 5.763,64 69.163,69 1.440,91 27,16
Teto Salarial 7.557,46 90.689,51 1.889,36 35,62


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.141 - 12.979 4.798,68 1.140,93 3.800,63 10.715,32 12.978,71
Barueri - SP 1.158 - 2.420 1.482,83 1.157,69 1.401,00 1.997,72 2.419,70
Rio de Janeiro - RJ 1.177 - 4.824 1.868,63 1.177,49 1.185,00 3.982,40 4.823,60
Piracicaba - SP 1.373 - 1.731 1.387,41 1.373,38 1.373,39 1.429,49 1.731,44
Belo Horizonte - MG 2.898 - 13.779 7.117,76 2.898,02 6.500,00 11.375,68 13.778,56
Brasília - DF 1.231 - 5.586 3.490,16 1.231,05 4.413,06 4.611,86 5.586,02
Fortaleza - CE 1.508 - 3.779 2.481,96 1.508,02 2.657,01 3.120,00 3.779,04
Guarapuava - PR 1.316 - 1.797 1.399,35 1.315,85 1.401,67 1.483,40 1.796,73
São Luís - MA 1.160 - 1.552 1.230,52 1.159,99 1.270,28 1.281,27 1.551,91
Rio Claro - SP 1.433 - 2.042 1.544,75 1.433,00 1.530,00 1.686,00 2.042,13
Campinas - SP 1.206 - 2.695 1.515,06 1.206,25 1.449,02 2.225,03 2.695,02
Curitiba - PR 1.367 - 12.112 2.872,89 1.367,00 1.391,00 10.000,00 12.112,30
Maringá - PR 1.404 - 1.979 1.521,67 1.404,00 1.546,00 1.634,00 1.979,15
Londrina - PR 1.405 - 3.463 2.016,63 1.405,00 1.757,00 2.859,38 3.463,37
Imperatriz - MA 1.190 - 1.510 1.208,86 1.189,94 1.189,94 1.246,70 1.510,04
Belém - PA 1.045 - 1.704 1.278,38 1.045,00 1.316,96 1.406,75 1.703,90
Palhoça - SC 1.559 - 2.089 1.664,19 1.559,19 1.702,00 1.725,00 2.089,37
Guarulhos - SP 1.364 - 8.523 3.902,39 1.364,00 3.813,03 7.036,40 8.522,70
Salvador - BA 1.661 - 2.815 2.191,59 1.660,92 2.324,23 2.324,33 2.815,30
Nova Odessa - SP 1.545 - 2.088 1.653,40 1.545,00 1.707,00 1.724,00 2.088,16


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.181 - 8.414 2.885,51 1.181,08 1.507,03 6.946,74 8.414,10
Paraná 1.351 - 3.008 1.693,90 1.351,24 1.442,00 2.483,13 3.007,64
Rio de Janeiro 1.155 - 4.298 1.808,62 1.154,84 1.185,00 3.548,52 4.298,07
Maranhão 1.155 - 1.590 1.222,19 1.155,46 1.189,97 1.312,42 1.589,64
Minas Gerais 1.089 - 12.399 4.532,53 1.088,88 3.050,70 10.236,90 12.399,24
Santa Catarina 1.362 - 2.743 1.686,69 1.361,98 1.559,19 2.264,86 2.743,26
Ceará 1.129 - 3.755 2.195,08 1.128,71 2.400,00 3.100,00 3.754,81
Distrito Federal 1.231 - 5.586 3.490,16 1.231,05 4.413,06 4.611,86 5.586,02
Pará 1.151 - 1.652 1.272,99 1.150,97 1.280,96 1.363,77 1.651,83
Bahia 1.089 - 2.815 1.893,66 1.088,70 2.324,23 2.324,33 2.815,30
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.332 1.054,17 1.045,00 1.045,00 1.100,00 1.332,35
Goiás 1.194 - 2.276 1.539,43 1.194,00 1.547,80 1.879,39 2.276,37
Mato Grosso do Sul 1.200 - 1.674 1.334,80 1.200,00 1.355,00 1.382,00 1.673,92


Principais locais de trabalho

Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Pesquisador de preços

Entrevistadores e recenseadores devem:

  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
  • coletar preços de bens e serviços;
  • cadastrar informantes e famílias;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar triagem;
  • efetuar entrevistas de opinião pública;
  • verificar consistência da informação;
  • preparar dados para análise;
  • entrevistar o responsável familiar;
  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;
  • participar do planejamento da atividade de campo;

  • Atividades

    • conferir cálculos;
    • cadastrar novas empresas e novas construções;
    • esclarecer dúvidas;
    • evidenciar senso de organização;
    • demonstrar noções de microinformática;
    • identificar o responsável familiar com base em documentos;
    • organizar as informações e os documentos para controle interno;
    • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
    • tabular dados de pesquisas específicas;
    • codificar informações;
    • orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas;
    • apresentar legibilidade de grafia;
    • agir com perseverança;
    • coletar preços no comércio;
    • estimar tendências;
    • atender as famílias;
    • atualizar cadastro da família;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • levantar informações de preços, por meio eletrônico;
    • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
    • demonstrar discernimento;
    • elaborar tabelas;
    • apresentar boa dicção;
    • esclarecer para o rf objetivos do cadastro único;
    • aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;
    • esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
    • registrar com fidedignidade;
    • recuperar informação não preenchida;
    • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
    • aplicar teste de aceitação de produto;
    • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
    • demonstrar paciência;
    • encaminhar para órgãos competentes, se necessário;
    • aplicar programas estatísticos;
    • reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa;
    • aplicar questionário de opinião;
    • atender os grupos populacionais tradicionais e específicos ( aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento, entre outros);
    • verificar coerência da resposta;
    • participar na elaboração do instrumento de coleta de dados;
    • demonstrar credibilidade;
    • cadastrar famílias;
    • sugerir alterações em questionários;
    • agendar entrevista domiciliar;
    • conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicílios;
    • aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
    • organizar roteiro da pesquisa;
    • verificar cadastro;
    • aplicar formulários de preços em empresas;
    • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
    • corrigir informação levantada;
    • verificar dados;
    • selecionar o formulário adequado;
    • aplicar questionário de fidelidade de marca;
    • demonstrar capacidade de comunicar-se;
    • demonstrar objetividade na coleta de dados;
    • contatar informantes para verificar variações de preços;
    • quantificar consumo de produtos;
    • identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
    • manter pontualidade;
    • identificar a demanda da família;
    • substituir domicílios amostrados e informantes;
    • cadastrar domicílios;
    • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
    • participar de mutirões e ações itinerantes;
    • coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
    • coletar informações sociodemográficas, em domicílios;
    • informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;
    • agendar entrevistas;
    • aplicar pré-teste do questionário;
    • efetuar pesquisa de audiência;
    • cumprir cronograma da pesquisa;
    • aplicar cálculos estatísticos;
    • receber treinamento para realização da pesquisa;
    • controlar a especificação do produto;
    • auxiliar na obtenção de dados;
    • identificar a situação da família;
    • realizar busca ativa das famílias;
    • elaborar gráficos;
    • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
    • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
    • conferir instrumentos de coleta;
    • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
    • demonstrar imparcialidade;
    • identificar a composição familiar;
    • organizar base de dados;
    • efetuar entrevista em profundidade;
    • comparar preços e dados de coleta;
    • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
    • esclarecer objetivo da pesquisa;
    • entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades;


    Setores que mais contratam Pesquisador de preços no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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