Salário para o cargo de Pesquisador de preços
CBO 4241-20 > Entrevistadores e recenseadores

Pesquisador de preços - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.

Quanto ganha um Pesquisador de preços

Um Pesquisador de preços trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.249,41 e R$ 6.335,96, com a média salarial de R$ 2.491,40 e o salário mediana em R$ 1.405,33 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Pesquisador de preços

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.491,40 29.896,83 622,85 11,74
1º Quartil 1.249,41 14.992,87 312,35 5,89
Salário Mediana 1.405,33 16.863,96 351,33 6,62
3º Quartil 4.832,07 57.984,84 1.208,02 22,77
Teto Salarial 6.335,96 76.031,47 1.583,99 29,86


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.141 - 12.979 4.798,68 1.140,93 3.800,63 10.715,32 12.978,71
Barueri - SP 1.158 - 2.420 1.482,83 1.157,69 1.401,00 1.997,72 2.419,70
Rio de Janeiro - RJ 1.177 - 4.824 1.868,63 1.177,49 1.185,00 3.982,40 4.823,60
Piracicaba - SP 1.373 - 1.731 1.387,41 1.373,38 1.373,39 1.429,49 1.731,44
Belo Horizonte - MG 2.898 - 13.779 7.117,76 2.898,02 6.500,00 11.375,68 13.778,56
Brasília - DF 1.231 - 5.586 3.490,16 1.231,05 4.413,06 4.611,86 5.586,02
Fortaleza - CE 1.508 - 3.779 2.481,96 1.508,02 2.657,01 3.120,00 3.779,04
Guarapuava - PR 1.316 - 1.797 1.399,35 1.315,85 1.401,67 1.483,40 1.796,73
São Luís - MA 1.160 - 1.552 1.230,52 1.159,99 1.270,28 1.281,27 1.551,91
Rio Claro - SP 1.433 - 2.042 1.544,75 1.433,00 1.530,00 1.686,00 2.042,13
Campinas - SP 1.206 - 2.695 1.515,06 1.206,25 1.449,02 2.225,03 2.695,02
Curitiba - PR 1.367 - 12.112 2.872,89 1.367,00 1.391,00 10.000,00 12.112,30
Belém - PA 1.045 - 1.704 1.278,38 1.045,00 1.316,96 1.406,75 1.703,90
Guarulhos - SP 1.364 - 8.523 3.902,39 1.364,00 3.813,03 7.036,40 8.522,70
Maringá - PR 1.404 - 1.979 1.521,67 1.404,00 1.546,00 1.634,00 1.979,15
Londrina - PR 1.405 - 3.463 2.016,63 1.405,00 1.757,00 2.859,38 3.463,37
Palhoça - SC 1.559 - 2.089 1.664,19 1.559,19 1.702,00 1.725,00 2.089,37
Imperatriz - MA 1.190 - 1.510 1.208,86 1.189,94 1.189,94 1.246,70 1.510,04
Florianópolis - SC 1.499 - 2.000 1.583,78 1.498,53 1.559,19 1.651,00 1.999,74
Salvador - BA 1.661 - 2.815 2.191,59 1.660,92 2.324,23 2.324,33 2.815,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.181 - 8.414 2.885,51 1.181,08 1.507,03 6.946,74 8.414,10
Paraná 1.351 - 3.008 1.693,90 1.351,24 1.442,00 2.483,13 3.007,64
Rio de Janeiro 1.155 - 4.298 1.808,62 1.154,84 1.185,00 3.548,52 4.298,07
Maranhão 1.155 - 1.590 1.222,19 1.155,46 1.189,97 1.312,42 1.589,64
Minas Gerais 1.089 - 12.399 4.532,53 1.088,88 3.050,70 10.236,90 12.399,24
Santa Catarina 1.362 - 2.743 1.686,69 1.361,98 1.559,19 2.264,86 2.743,26
Ceará 1.129 - 3.755 2.195,08 1.128,71 2.400,00 3.100,00 3.754,81
Distrito Federal 1.231 - 5.586 3.490,16 1.231,05 4.413,06 4.611,86 5.586,02
Pará 1.151 - 1.652 1.272,99 1.150,97 1.280,96 1.363,77 1.651,83
Bahia 1.089 - 2.815 1.893,66 1.088,70 2.324,23 2.324,33 2.815,30
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.332 1.054,17 1.045,00 1.045,00 1.100,00 1.332,35
Goiás 1.194 - 2.276 1.539,43 1.194,00 1.547,80 1.879,39 2.276,37
Mato Grosso do Sul 1.200 - 1.674 1.334,80 1.200,00 1.355,00 1.382,00 1.673,92


Principais locais de trabalho

Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Pesquisador de preços

Entrevistadores e recenseadores devem:

  • verificar consistência da informação;
  • realizar triagem;
  • cadastrar informantes e famílias;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coletar preços de bens e serviços;
  • efetuar entrevistas de opinião pública;
  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
  • preparar dados para análise;
  • participar do planejamento da atividade de campo;
  • entrevistar o responsável familiar;
  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;

  • Atividades

    • cadastrar famílias;
    • verificar coerência da resposta;
    • realizar busca ativa das famílias;
    • agendar entrevista domiciliar;
    • cadastrar domicílios;
    • apresentar legibilidade de grafia;
    • encaminhar para órgãos competentes, se necessário;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
    • estimar tendências;
    • aplicar questionário de opinião;
    • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
    • recuperar informação não preenchida;
    • registrar com fidedignidade;
    • conferir cálculos;
    • agendar entrevistas;
    • esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
    • identificar a demanda da família;
    • corrigir informação levantada;
    • esclarecer para o rf objetivos do cadastro único;
    • aplicar teste de aceitação de produto;
    • substituir domicílios amostrados e informantes;
    • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
    • participar de mutirões e ações itinerantes;
    • codificar informações;
    • identificar a situação da família;
    • demonstrar paciência;
    • verificar cadastro;
    • coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
    • organizar as informações e os documentos para controle interno;
    • comparar preços e dados de coleta;
    • selecionar o formulário adequado;
    • aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
    • verificar dados;
    • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
    • manter pontualidade;
    • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
    • demonstrar capacidade de comunicar-se;
    • organizar roteiro da pesquisa;
    • demonstrar credibilidade;
    • informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;
    • tabular dados de pesquisas específicas;
    • aplicar formulários de preços em empresas;
    • aplicar cálculos estatísticos;
    • organizar base de dados;
    • orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas;
    • demonstrar objetividade na coleta de dados;
    • levantar informações de preços, por meio eletrônico;
    • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
    • evidenciar senso de organização;
    • aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;
    • efetuar pesquisa de audiência;
    • identificar a composição familiar;
    • demonstrar discernimento;
    • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
    • cumprir cronograma da pesquisa;
    • agir com perseverança;
    • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
    • coletar informações sociodemográficas, em domicílios;
    • conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicílios;
    • esclarecer dúvidas;
    • coletar preços no comércio;
    • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
    • atender as famílias;
    • demonstrar imparcialidade;
    • elaborar gráficos;
    • demonstrar noções de microinformática;
    • aplicar questionário de fidelidade de marca;
    • quantificar consumo de produtos;
    • identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
    • controlar a especificação do produto;
    • participar na elaboração do instrumento de coleta de dados;
    • auxiliar na obtenção de dados;
    • reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa;
    • aplicar pré-teste do questionário;
    • elaborar tabelas;
    • aplicar programas estatísticos;
    • conferir instrumentos de coleta;
    • cadastrar novas empresas e novas construções;
    • contatar informantes para verificar variações de preços;
    • efetuar entrevista em profundidade;
    • apresentar boa dicção;
    • esclarecer objetivo da pesquisa;
    • identificar o responsável familiar com base em documentos;
    • atualizar cadastro da família;
    • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
    • atender os grupos populacionais tradicionais e específicos ( aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento, entre outros);
    • entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades;
    • receber treinamento para realização da pesquisa;
    • sugerir alterações em questionários;


    Setores que mais contratam Pesquisador de preços no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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