Salário para o cargo de Entrevistador de pesquisa em profundidade
CBO 4241-10 > Entrevistadores e recenseadores

Entrevistador de pesquisa em profundidade - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.

Quanto ganha um Entrevistador de pesquisa em profundidade

Um Entrevistador de pesquisa em profundidade trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.105,59 e R$ 2.384,88, com a média salarial de R$ 1.364,97 e o salário mediana em R$ 1.200,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Entrevistador de pesquisa em profundidade

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.364,97 16.379,67 341,24 6,57
1º Quartil 1.105,59 13.267,09 276,40 5,32
Salário Mediana 1.200,00 14.400,00 300,00 5,78
3º Quartil 1.818,81 21.825,74 454,70 8,76
Teto Salarial 2.384,88 28.618,57 596,22 11,48


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.071 - 3.794 1.734,49 1.070,54 1.356,93 3.132,00 3.793,58
Uberlândia - MG 1.200 - 1.453 1.200,00 1.200,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48
Curitiba - PR 1.124 - 1.926 1.270,16 1.124,44 1.180,57 1.589,72 1.925,52
Rio de Janeiro - RJ 1.001 - 2.370 1.426,15 1.000,64 1.335,32 1.956,97 2.370,34
Porto Alegre - RS 989 - 1.544 1.146,60 989,08 1.145,84 1.274,47 1.543,68
Fortaleza - CE 1.050 - 1.886 1.222,02 1.049,76 1.152,56 1.557,31 1.886,26
Ubajara - CE 1.045 - 1.332 1.070,00 1.045,00 1.045,00 1.100,00 1.332,35
Belo Horizonte - MG 953 - 1.832 1.188,51 953,08 1.147,31 1.512,46 1.831,93
Barueri - SP 1.232 - 2.150 1.405,70 1.231,96 1.315,00 1.774,98 2.149,90
Goiânia - GO 971 - 2.093 1.229,56 970,95 1.100,00 1.728,11 2.093,14
Florianópolis - SC 1.052 - 1.685 1.268,48 1.052,24 1.325,00 1.391,00 1.684,82
Belém - PA 1.018 - 1.696 1.187,17 1.018,16 1.200,00 1.400,00 1.695,72
Campinas - SP 1.055 - 1.789 1.192,99 1.055,16 1.055,16 1.476,76 1.788,69
Vitoria - ES 835 - 2.941 1.434,13 834,51 1.227,32 2.428,17 2.941,07
Brasília - DF 1.062 - 1.611 1.172,89 1.061,77 1.149,50 1.329,91 1.610,83
Recife - PE 1.112 - 1.529 1.173,08 1.112,00 1.139,47 1.262,26 1.528,89
Franca - SP 1.190 - 1.441 1.190,00 1.190,00 1.190,00 1.190,00 1.441,36
Ribeirão Preto - SP 1.190 - 2.656 1.619,10 1.190,00 1.600,00 2.193,07 2.656,31
Jundiaí - SP 1.344 - 1.756 1.430,64 1.343,50 1.450,00 1.450,00 1.756,28
São Luís - MA 1.085 - 1.353 1.093,77 1.084,88 1.084,88 1.117,34 1.353,36


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.091 - 3.210 1.618,22 1.091,49 1.320,00 2.650,34 3.210,18
Minas Gerais 1.068 - 1.559 1.188,16 1.067,89 1.200,00 1.287,12 1.559,00
Paraná 1.130 - 2.067 1.320,41 1.129,56 1.180,57 1.706,76 2.067,28
Ceará 1.031 - 1.650 1.148,25 1.031,44 1.100,00 1.362,28 1.650,03
Rio de Janeiro 1.026 - 2.416 1.471,00 1.026,31 1.335,32 1.994,99 2.416,40
Rio Grande do Sul 989 - 1.635 1.165,83 989,08 1.155,44 1.349,87 1.635,00
Santa Catarina 1.062 - 1.764 1.294,80 1.062,19 1.358,00 1.456,50 1.764,16
Pará 1.034 - 1.667 1.181,37 1.034,29 1.200,00 1.376,48 1.667,23
Goiás 971 - 2.093 1.229,56 970,95 1.100,00 1.728,11 2.093,14
Pernambuco 1.112 - 1.601 1.191,31 1.112,00 1.173,39 1.321,70 1.600,88
Espírito Santo 835 - 2.941 1.431,03 834,51 1.321,97 2.428,17 2.941,07
Distrito Federal 1.062 - 1.611 1.172,89 1.061,77 1.149,50 1.329,91 1.610,83
Maranhão 1.045 - 1.346 1.083,00 1.045,00 1.084,88 1.111,56 1.346,35
Bahia 1.015 - 1.771 1.182,65 1.014,62 1.122,32 1.461,79 1.770,56
Mato Grosso 1.061 - 1.344 1.082,90 1.060,80 1.080,40 1.110,00 1.344,47


Principais locais de trabalho

Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Entrevistador de pesquisa em profundidade

Entrevistadores e recenseadores devem:

  • coletar preços de bens e serviços;
  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
  • cadastrar informantes e famílias;
  • verificar consistência da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • entrevistar o responsável familiar;
  • participar do planejamento da atividade de campo;
  • efetuar entrevistas de opinião pública;
  • realizar triagem;
  • preparar dados para análise;
  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;

  • Atividades

    • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
    • tabular dados de pesquisas específicas;
    • aplicar pré-teste do questionário;
    • identificar a situação da família;
    • auxiliar na obtenção de dados;
    • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
    • contatar informantes para verificar variações de preços;
    • demonstrar objetividade na coleta de dados;
    • coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
    • coletar informações sociodemográficas, em domicílios;
    • entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades;
    • cadastrar domicílios;
    • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
    • verificar coerência da resposta;
    • atender os grupos populacionais tradicionais e específicos ( aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento, entre outros);
    • cumprir cronograma da pesquisa;
    • codificar informações;
    • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
    • atender as famílias;
    • estimar tendências;
    • conferir cálculos;
    • coletar preços no comércio;
    • participar de mutirões e ações itinerantes;
    • registrar com fidedignidade;
    • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
    • cadastrar novas empresas e novas construções;
    • informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;
    • esclarecer para o rf objetivos do cadastro único;
    • apresentar legibilidade de grafia;
    • agendar entrevista domiciliar;
    • atualizar cadastro da família;
    • participar na elaboração do instrumento de coleta de dados;
    • reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa;
    • verificar cadastro;
    • evidenciar senso de organização;
    • identificar a composição familiar;
    • organizar as informações e os documentos para controle interno;
    • aplicar formulários de preços em empresas;
    • recuperar informação não preenchida;
    • levantar informações de preços, por meio eletrônico;
    • elaborar gráficos;
    • demonstrar discernimento;
    • aplicar questionário de fidelidade de marca;
    • aplicar questionário de opinião;
    • realizar busca ativa das famílias;
    • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
    • conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicílios;
    • identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
    • conferir instrumentos de coleta;
    • sugerir alterações em questionários;
    • substituir domicílios amostrados e informantes;
    • demonstrar paciência;
    • quantificar consumo de produtos;
    • verificar dados;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • aplicar programas estatísticos;
    • corrigir informação levantada;
    • agendar entrevistas;
    • cadastrar famílias;
    • aplicar cálculos estatísticos;
    • identificar o responsável familiar com base em documentos;
    • manter pontualidade;
    • esclarecer objetivo da pesquisa;
    • apresentar boa dicção;
    • controlar a especificação do produto;
    • agir com perseverança;
    • receber treinamento para realização da pesquisa;
    • aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;
    • organizar base de dados;
    • identificar a demanda da família;
    • demonstrar capacidade de comunicar-se;
    • esclarecer dúvidas;
    • comparar preços e dados de coleta;
    • aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
    • esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
    • aplicar teste de aceitação de produto;
    • efetuar pesquisa de audiência;
    • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
    • selecionar o formulário adequado;
    • elaborar tabelas;
    • organizar roteiro da pesquisa;
    • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
    • demonstrar imparcialidade;
    • demonstrar credibilidade;
    • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
    • encaminhar para órgãos competentes, se necessário;
    • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
    • demonstrar noções de microinformática;
    • orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas;
    • efetuar entrevista em profundidade;


    Setores que mais contratam Entrevistador de pesquisa em profundidade no mercado de trabalho

    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Treinamento em informática
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Outras atividades de ensino
    • Agências de publicidade
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Instalação e manutenção elétrica




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Instrutor educacional
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Instrutor educacional