Salário para o cargo de Entrevistador de pesquisa em profundidade
CBO 4241-10 > Entrevistadores e recenseadores

Entrevistador de pesquisa em profundidade - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.

Quanto ganha um Entrevistador de pesquisa em profundidade

Um Entrevistador de pesquisa em profundidade trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.048,63 e R$ 2.590,66, com a média salarial de R$ 1.364,97 e o salário mediana em R$ 1.200,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Entrevistador de pesquisa em profundidade

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.364,97 16.379,67 341,24 6,57
1º Quartil 1.048,63 12.583,53 262,16 5,05
Salário Mediana 1.200,00 14.400,00 300,00 5,78
3º Quartil 1.975,75 23.708,98 493,94 9,51
Teto Salarial 2.590,66 31.087,92 647,67 12,47


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.071 - 3.794 1.734,49 1.070,54 1.356,93 3.132,00 3.793,58
Uberlândia - MG 1.200 - 1.453 1.200,00 1.200,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48
Curitiba - PR 1.124 - 1.926 1.270,16 1.124,44 1.180,57 1.589,72 1.925,52
Rio de Janeiro - RJ 1.001 - 2.370 1.426,15 1.000,64 1.335,32 1.956,97 2.370,34
Porto Alegre - RS 989 - 1.544 1.146,60 989,08 1.145,84 1.274,47 1.543,68
Fortaleza - CE 1.050 - 1.886 1.222,02 1.049,76 1.152,56 1.557,31 1.886,26
Ubajara - CE 1.045 - 1.332 1.070,00 1.045,00 1.045,00 1.100,00 1.332,35
Belo Horizonte - MG 953 - 1.832 1.188,51 953,08 1.147,31 1.512,46 1.831,93
Barueri - SP 1.232 - 2.150 1.405,70 1.231,96 1.315,00 1.774,98 2.149,90
Goiânia - GO 971 - 2.093 1.229,56 970,95 1.100,00 1.728,11 2.093,14
Florianópolis - SC 1.052 - 1.685 1.268,48 1.052,24 1.325,00 1.391,00 1.684,82
Campinas - SP 1.055 - 1.789 1.192,99 1.055,16 1.055,16 1.476,76 1.788,69
Belém - PA 1.018 - 1.696 1.187,17 1.018,16 1.200,00 1.400,00 1.695,72
Vitoria - ES 835 - 2.941 1.434,13 834,51 1.227,32 2.428,17 2.941,07
Brasília - DF 1.062 - 1.611 1.172,89 1.061,77 1.149,50 1.329,91 1.610,83
Recife - PE 1.112 - 1.529 1.173,08 1.112,00 1.139,47 1.262,26 1.528,89
Franca - SP 1.190 - 1.441 1.190,00 1.190,00 1.190,00 1.190,00 1.441,36
Ribeirão Preto - SP 1.190 - 2.656 1.619,10 1.190,00 1.600,00 2.193,07 2.656,31
Jundiaí - SP 1.344 - 1.756 1.430,64 1.343,50 1.450,00 1.450,00 1.756,28
Paranaguá - PR 1.367 - 1.723 1.391,56 1.367,00 1.389,00 1.422,50 1.722,97


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.091 - 3.210 1.618,22 1.091,49 1.320,00 2.650,34 3.210,18
Minas Gerais 1.068 - 1.559 1.188,16 1.067,89 1.200,00 1.287,12 1.559,00
Paraná 1.130 - 2.067 1.320,41 1.129,56 1.180,57 1.706,76 2.067,28
Ceará 1.031 - 1.650 1.148,25 1.031,44 1.100,00 1.362,28 1.650,03
Rio de Janeiro 1.026 - 2.416 1.471,00 1.026,31 1.335,32 1.994,99 2.416,40
Rio Grande do Sul 989 - 1.635 1.165,83 989,08 1.155,44 1.349,87 1.635,00
Santa Catarina 1.062 - 1.764 1.294,80 1.062,19 1.358,00 1.456,50 1.764,16
Pará 1.034 - 1.667 1.181,37 1.034,29 1.200,00 1.376,48 1.667,23
Goiás 971 - 2.093 1.229,56 970,95 1.100,00 1.728,11 2.093,14
Pernambuco 1.112 - 1.601 1.191,31 1.112,00 1.173,39 1.321,70 1.600,88
Espírito Santo 835 - 2.941 1.431,03 834,51 1.321,97 2.428,17 2.941,07
Distrito Federal 1.062 - 1.611 1.172,89 1.061,77 1.149,50 1.329,91 1.610,83
Maranhão 1.045 - 1.346 1.083,00 1.045,00 1.084,88 1.111,56 1.346,35
Bahia 1.015 - 1.771 1.182,65 1.014,62 1.122,32 1.461,79 1.770,56
Mato Grosso 1.061 - 1.344 1.082,90 1.060,80 1.080,40 1.110,00 1.344,47


Principais locais de trabalho

Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Entrevistador de pesquisa em profundidade

Entrevistadores e recenseadores devem:

  • preparar dados para análise;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar do planejamento da atividade de campo;
  • realizar triagem;
  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
  • verificar consistência da informação;
  • entrevistar o responsável familiar;
  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;
  • efetuar entrevistas de opinião pública;
  • cadastrar informantes e famílias;
  • coletar preços de bens e serviços;

  • Atividades

    • organizar base de dados;
    • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
    • coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
    • tabular dados de pesquisas específicas;
    • registrar com fidedignidade;
    • cadastrar famílias;
    • aplicar formulários de preços em empresas;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • quantificar consumo de produtos;
    • sugerir alterações em questionários;
    • identificar a composição familiar;
    • agendar entrevista domiciliar;
    • substituir domicílios amostrados e informantes;
    • esclarecer para o rf objetivos do cadastro único;
    • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
    • conferir instrumentos de coleta;
    • reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa;
    • aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
    • identificar a demanda da família;
    • selecionar o formulário adequado;
    • demonstrar noções de microinformática;
    • elaborar tabelas;
    • apresentar legibilidade de grafia;
    • codificar informações;
    • aplicar programas estatísticos;
    • aplicar teste de aceitação de produto;
    • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
    • organizar roteiro da pesquisa;
    • entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades;
    • agir com perseverança;
    • recuperar informação não preenchida;
    • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
    • aplicar questionário de opinião;
    • corrigir informação levantada;
    • verificar coerência da resposta;
    • demonstrar paciência;
    • participar na elaboração do instrumento de coleta de dados;
    • esclarecer objetivo da pesquisa;
    • verificar cadastro;
    • efetuar entrevista em profundidade;
    • identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
    • auxiliar na obtenção de dados;
    • contatar informantes para verificar variações de preços;
    • cadastrar domicílios;
    • manter pontualidade;
    • conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicílios;
    • participar de mutirões e ações itinerantes;
    • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
    • levantar informações de preços, por meio eletrônico;
    • cumprir cronograma da pesquisa;
    • demonstrar capacidade de comunicar-se;
    • demonstrar imparcialidade;
    • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
    • conferir cálculos;
    • realizar busca ativa das famílias;
    • verificar dados;
    • receber treinamento para realização da pesquisa;
    • encaminhar para órgãos competentes, se necessário;
    • informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;
    • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
    • orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas;
    • estimar tendências;
    • atender os grupos populacionais tradicionais e específicos ( aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento, entre outros);
    • identificar o responsável familiar com base em documentos;
    • controlar a especificação do produto;
    • coletar informações sociodemográficas, em domicílios;
    • demonstrar discernimento;
    • esclarecer dúvidas;
    • demonstrar credibilidade;
    • efetuar pesquisa de audiência;
    • coletar preços no comércio;
    • aplicar cálculos estatísticos;
    • evidenciar senso de organização;
    • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
    • identificar a situação da família;
    • apresentar boa dicção;
    • demonstrar objetividade na coleta de dados;
    • aplicar questionário de fidelidade de marca;
    • organizar as informações e os documentos para controle interno;
    • cadastrar novas empresas e novas construções;
    • aplicar pré-teste do questionário;
    • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
    • atender as famílias;
    • atualizar cadastro da família;
    • elaborar gráficos;
    • esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
    • agendar entrevistas;
    • aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;
    • comparar preços e dados de coleta;
    • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;


    Setores que mais contratam Entrevistador de pesquisa em profundidade no mercado de trabalho

    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Treinamento em informática
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Outras atividades de ensino
    • Agências de publicidade
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Instalação e manutenção elétrica




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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