Salário para o cargo de Coletador de preços
CBO 4241-20 > Entrevistadores e recenseadores

Coletador de preços - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.

Quanto ganha um Coletador de preços

Um Coletador de preços trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.249,41 e R$ 6.335,96, com a média salarial de R$ 2.491,40 e o salário mediana em R$ 1.405,33 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Coletador de preços

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.491,40 29.896,83 622,85 11,74
1º Quartil 1.249,41 14.992,87 312,35 5,89
Salário Mediana 1.405,33 16.863,96 351,33 6,62
3º Quartil 4.832,07 57.984,84 1.208,02 22,77
Teto Salarial 6.335,96 76.031,47 1.583,99 29,86


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.141 - 12.979 4.798,68 1.140,93 3.800,63 10.715,32 12.978,71
Barueri - SP 1.158 - 2.420 1.482,83 1.157,69 1.401,00 1.997,72 2.419,70
Rio de Janeiro - RJ 1.177 - 4.824 1.868,63 1.177,49 1.185,00 3.982,40 4.823,60
Piracicaba - SP 1.373 - 1.731 1.387,41 1.373,38 1.373,39 1.429,49 1.731,44
Belo Horizonte - MG 2.898 - 13.779 7.117,76 2.898,02 6.500,00 11.375,68 13.778,56
Brasília - DF 1.231 - 5.586 3.490,16 1.231,05 4.413,06 4.611,86 5.586,02
Fortaleza - CE 1.508 - 3.779 2.481,96 1.508,02 2.657,01 3.120,00 3.779,04
Guarapuava - PR 1.316 - 1.797 1.399,35 1.315,85 1.401,67 1.483,40 1.796,73
São Luís - MA 1.160 - 1.552 1.230,52 1.159,99 1.270,28 1.281,27 1.551,91
Rio Claro - SP 1.433 - 2.042 1.544,75 1.433,00 1.530,00 1.686,00 2.042,13
Campinas - SP 1.206 - 2.695 1.515,06 1.206,25 1.449,02 2.225,03 2.695,02
Belém - PA 1.045 - 1.704 1.278,38 1.045,00 1.316,96 1.406,75 1.703,90
Guarulhos - SP 1.364 - 8.523 3.902,39 1.364,00 3.813,03 7.036,40 8.522,70
Maringá - PR 1.404 - 1.979 1.521,67 1.404,00 1.546,00 1.634,00 1.979,15
Londrina - PR 1.405 - 3.463 2.016,63 1.405,00 1.757,00 2.859,38 3.463,37
Palhoça - SC 1.559 - 2.089 1.664,19 1.559,19 1.702,00 1.725,00 2.089,37
Imperatriz - MA 1.190 - 1.510 1.208,86 1.189,94 1.189,94 1.246,70 1.510,04
Curitiba - PR 1.367 - 12.112 2.872,89 1.367,00 1.391,00 10.000,00 12.112,30
Cambe - PR 1.689 - 3.028 2.004,20 1.689,00 1.944,00 2.500,00 3.028,08
Nova Odessa - SP 1.545 - 2.088 1.653,40 1.545,00 1.707,00 1.724,00 2.088,16


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.181 - 8.414 2.885,51 1.181,08 1.507,03 6.946,74 8.414,10
Paraná 1.351 - 3.008 1.693,90 1.351,24 1.442,00 2.483,13 3.007,64
Rio de Janeiro 1.155 - 4.298 1.808,62 1.154,84 1.185,00 3.548,52 4.298,07
Maranhão 1.155 - 1.590 1.222,19 1.155,46 1.189,97 1.312,42 1.589,64
Minas Gerais 1.089 - 12.399 4.532,53 1.088,88 3.050,70 10.236,90 12.399,24
Santa Catarina 1.362 - 2.743 1.686,69 1.361,98 1.559,19 2.264,86 2.743,26
Ceará 1.129 - 3.755 2.195,08 1.128,71 2.400,00 3.100,00 3.754,81
Distrito Federal 1.231 - 5.586 3.490,16 1.231,05 4.413,06 4.611,86 5.586,02
Pará 1.151 - 1.652 1.272,99 1.150,97 1.280,96 1.363,77 1.651,83
Bahia 1.089 - 2.815 1.893,66 1.088,70 2.324,23 2.324,33 2.815,30
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.332 1.054,17 1.045,00 1.045,00 1.100,00 1.332,35
Mato Grosso do Sul 1.200 - 1.674 1.334,80 1.200,00 1.355,00 1.382,00 1.673,92
Goiás 1.194 - 2.276 1.539,43 1.194,00 1.547,80 1.879,39 2.276,37


Principais locais de trabalho

Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Coletador de preços

Entrevistadores e recenseadores devem:

  • coletar preços de bens e serviços;
  • verificar consistência da informação;
  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;
  • demonstrar competências pessoais;
  • cadastrar informantes e famílias;
  • preparar dados para análise;
  • realizar triagem;
  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
  • participar do planejamento da atividade de campo;
  • efetuar entrevistas de opinião pública;
  • entrevistar o responsável familiar;

  • Atividades

    • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
    • esclarecer para o rf objetivos do cadastro único;
    • quantificar consumo de produtos;
    • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
    • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
    • encaminhar para órgãos competentes, se necessário;
    • organizar as informações e os documentos para controle interno;
    • identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
    • substituir domicílios amostrados e informantes;
    • agendar entrevista domiciliar;
    • atender os grupos populacionais tradicionais e específicos ( aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento, entre outros);
    • organizar roteiro da pesquisa;
    • agir com perseverança;
    • aplicar questionário de fidelidade de marca;
    • comparar preços e dados de coleta;
    • cadastrar famílias;
    • demonstrar discernimento;
    • demonstrar imparcialidade;
    • demonstrar credibilidade;
    • controlar a especificação do produto;
    • recuperar informação não preenchida;
    • corrigir informação levantada;
    • agendar entrevistas;
    • tabular dados de pesquisas específicas;
    • coletar preços no comércio;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • contatar informantes para verificar variações de preços;
    • participar na elaboração do instrumento de coleta de dados;
    • verificar coerência da resposta;
    • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
    • demonstrar noções de microinformática;
    • identificar a demanda da família;
    • demonstrar objetividade na coleta de dados;
    • levantar informações de preços, por meio eletrônico;
    • esclarecer dúvidas;
    • identificar a composição familiar;
    • participar de mutirões e ações itinerantes;
    • demonstrar capacidade de comunicar-se;
    • aplicar questionário de opinião;
    • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
    • aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;
    • entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades;
    • atender as famílias;
    • selecionar o formulário adequado;
    • esclarecer objetivo da pesquisa;
    • aplicar teste de aceitação de produto;
    • efetuar pesquisa de audiência;
    • identificar o responsável familiar com base em documentos;
    • esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
    • estimar tendências;
    • auxiliar na obtenção de dados;
    • elaborar tabelas;
    • receber treinamento para realização da pesquisa;
    • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
    • aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
    • identificar a situação da família;
    • elaborar gráficos;
    • cumprir cronograma da pesquisa;
    • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
    • realizar busca ativa das famílias;
    • aplicar programas estatísticos;
    • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
    • conferir instrumentos de coleta;
    • coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
    • demonstrar paciência;
    • reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa;
    • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
    • apresentar legibilidade de grafia;
    • manter pontualidade;
    • registrar com fidedignidade;
    • aplicar cálculos estatísticos;
    • conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicílios;
    • organizar base de dados;
    • cadastrar novas empresas e novas construções;
    • conferir cálculos;
    • aplicar pré-teste do questionário;
    • efetuar entrevista em profundidade;
    • aplicar formulários de preços em empresas;
    • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
    • apresentar boa dicção;
    • coletar informações sociodemográficas, em domicílios;
    • codificar informações;
    • evidenciar senso de organização;
    • sugerir alterações em questionários;
    • verificar dados;
    • verificar cadastro;
    • informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;
    • orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas;
    • cadastrar domicílios;
    • atualizar cadastro da família;


    Setores que mais contratam Coletador de preços no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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