Salário para o cargo de Coletador de preços
CBO 4241-20 > Entrevistadores e recenseadores

Coletador de preços - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.

Quanto ganha um Coletador de preços

Um Coletador de preços trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.130,12 e R$ 7.557,46, com a média salarial de R$ 2.491,40 e o salário mediana em R$ 1.405,33 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Coletador de preços

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.491,40 29.896,83 622,85 11,74
1º Quartil 1.130,12 13.561,42 282,53 5,33
Salário Mediana 1.405,33 16.863,96 351,33 6,62
3º Quartil 5.763,64 69.163,69 1.440,91 27,16
Teto Salarial 7.557,46 90.689,51 1.889,36 35,62


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.141 - 12.979 4.798,68 1.140,93 3.800,63 10.715,32 12.978,71
Barueri - SP 1.158 - 2.420 1.482,83 1.157,69 1.401,00 1.997,72 2.419,70
Rio de Janeiro - RJ 1.177 - 4.824 1.868,63 1.177,49 1.185,00 3.982,40 4.823,60
Piracicaba - SP 1.373 - 1.731 1.387,41 1.373,38 1.373,39 1.429,49 1.731,44
Belo Horizonte - MG 2.898 - 13.779 7.117,76 2.898,02 6.500,00 11.375,68 13.778,56
Brasília - DF 1.231 - 5.586 3.490,16 1.231,05 4.413,06 4.611,86 5.586,02
Fortaleza - CE 1.508 - 3.779 2.481,96 1.508,02 2.657,01 3.120,00 3.779,04
Guarapuava - PR 1.316 - 1.797 1.399,35 1.315,85 1.401,67 1.483,40 1.796,73
São Luís - MA 1.160 - 1.552 1.230,52 1.159,99 1.270,28 1.281,27 1.551,91
Rio Claro - SP 1.433 - 2.042 1.544,75 1.433,00 1.530,00 1.686,00 2.042,13
Campinas - SP 1.206 - 2.695 1.515,06 1.206,25 1.449,02 2.225,03 2.695,02
Curitiba - PR 1.367 - 12.112 2.872,89 1.367,00 1.391,00 10.000,00 12.112,30
Maringá - PR 1.404 - 1.979 1.521,67 1.404,00 1.546,00 1.634,00 1.979,15
Londrina - PR 1.405 - 3.463 2.016,63 1.405,00 1.757,00 2.859,38 3.463,37
Imperatriz - MA 1.190 - 1.510 1.208,86 1.189,94 1.189,94 1.246,70 1.510,04
Belém - PA 1.045 - 1.704 1.278,38 1.045,00 1.316,96 1.406,75 1.703,90
Palhoça - SC 1.559 - 2.089 1.664,19 1.559,19 1.702,00 1.725,00 2.089,37
Guarulhos - SP 1.364 - 8.523 3.902,39 1.364,00 3.813,03 7.036,40 8.522,70
Salvador - BA 1.661 - 2.815 2.191,59 1.660,92 2.324,23 2.324,33 2.815,30
Nova Odessa - SP 1.545 - 2.088 1.653,40 1.545,00 1.707,00 1.724,00 2.088,16


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.181 - 8.414 2.885,51 1.181,08 1.507,03 6.946,74 8.414,10
Paraná 1.351 - 3.008 1.693,90 1.351,24 1.442,00 2.483,13 3.007,64
Rio de Janeiro 1.155 - 4.298 1.808,62 1.154,84 1.185,00 3.548,52 4.298,07
Maranhão 1.155 - 1.590 1.222,19 1.155,46 1.189,97 1.312,42 1.589,64
Minas Gerais 1.089 - 12.399 4.532,53 1.088,88 3.050,70 10.236,90 12.399,24
Santa Catarina 1.362 - 2.743 1.686,69 1.361,98 1.559,19 2.264,86 2.743,26
Ceará 1.129 - 3.755 2.195,08 1.128,71 2.400,00 3.100,00 3.754,81
Distrito Federal 1.231 - 5.586 3.490,16 1.231,05 4.413,06 4.611,86 5.586,02
Pará 1.151 - 1.652 1.272,99 1.150,97 1.280,96 1.363,77 1.651,83
Bahia 1.089 - 2.815 1.893,66 1.088,70 2.324,23 2.324,33 2.815,30
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.332 1.054,17 1.045,00 1.045,00 1.100,00 1.332,35
Goiás 1.194 - 2.276 1.539,43 1.194,00 1.547,80 1.879,39 2.276,37
Mato Grosso do Sul 1.200 - 1.674 1.334,80 1.200,00 1.355,00 1.382,00 1.673,92


Principais locais de trabalho

Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Coletador de preços

Entrevistadores e recenseadores devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • coletar preços de bens e serviços;
  • efetuar entrevistas de opinião pública;
  • cadastrar informantes e famílias;
  • realizar triagem;
  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
  • participar do planejamento da atividade de campo;
  • verificar consistência da informação;
  • preparar dados para análise;
  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;
  • entrevistar o responsável familiar;

  • Atividades

    • demonstrar discernimento;
    • codificar informações;
    • identificar a composição familiar;
    • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
    • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
    • sugerir alterações em questionários;
    • atender os grupos populacionais tradicionais e específicos ( aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento, entre outros);
    • demonstrar credibilidade;
    • esclarecer objetivo da pesquisa;
    • cumprir cronograma da pesquisa;
    • organizar base de dados;
    • identificar a demanda da família;
    • aplicar questionário de fidelidade de marca;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • atender as famílias;
    • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
    • informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;
    • manter pontualidade;
    • realizar busca ativa das famílias;
    • apresentar legibilidade de grafia;
    • organizar roteiro da pesquisa;
    • tabular dados de pesquisas específicas;
    • contatar informantes para verificar variações de preços;
    • efetuar entrevista em profundidade;
    • conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicílios;
    • elaborar tabelas;
    • aplicar formulários de preços em empresas;
    • verificar dados;
    • agendar entrevista domiciliar;
    • demonstrar paciência;
    • identificar o responsável familiar com base em documentos;
    • apresentar boa dicção;
    • evidenciar senso de organização;
    • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
    • aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
    • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
    • agendar entrevistas;
    • coletar preços no comércio;
    • verificar cadastro;
    • quantificar consumo de produtos;
    • demonstrar objetividade na coleta de dados;
    • identificar a situação da família;
    • levantar informações de preços, por meio eletrônico;
    • registrar com fidedignidade;
    • esclarecer dúvidas;
    • estimar tendências;
    • aplicar teste de aceitação de produto;
    • comparar preços e dados de coleta;
    • esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
    • cadastrar novas empresas e novas construções;
    • corrigir informação levantada;
    • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
    • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
    • auxiliar na obtenção de dados;
    • aplicar pré-teste do questionário;
    • coletar informações sociodemográficas, em domicílios;
    • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
    • aplicar cálculos estatísticos;
    • entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades;
    • participar de mutirões e ações itinerantes;
    • aplicar questionário de opinião;
    • participar na elaboração do instrumento de coleta de dados;
    • substituir domicílios amostrados e informantes;
    • organizar as informações e os documentos para controle interno;
    • aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;
    • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
    • demonstrar imparcialidade;
    • conferir instrumentos de coleta;
    • coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
    • selecionar o formulário adequado;
    • cadastrar famílias;
    • elaborar gráficos;
    • recuperar informação não preenchida;
    • controlar a especificação do produto;
    • orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas;
    • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
    • demonstrar capacidade de comunicar-se;
    • verificar coerência da resposta;
    • encaminhar para órgãos competentes, se necessário;
    • cadastrar domicílios;
    • receber treinamento para realização da pesquisa;
    • reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa;
    • conferir cálculos;
    • identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
    • agir com perseverança;
    • esclarecer para o rf objetivos do cadastro único;
    • aplicar programas estatísticos;
    • atualizar cadastro da família;
    • demonstrar noções de microinformática;
    • efetuar pesquisa de audiência;


    Setores que mais contratam Coletador de preços no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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