Salário para o cargo de Entrevistador de campo
CBO 4241-05 > Entrevistadores e recenseadores

Entrevistador de campo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.

Quanto ganha um Entrevistador de campo

Um Entrevistador de campo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.093,69 e R$ 2.532,73, com a média salarial de R$ 1.412,40 e o salário mediana em R$ 1.211,10 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Entrevistador de campo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.412,40 16.948,82 353,10 6,54
1º Quartil 1.093,69 13.124,28 273,42 5,07
Salário Mediana 1.211,10 14.533,20 302,78 5,61
3º Quartil 1.931,57 23.178,83 482,89 8,95
Teto Salarial 2.532,73 30.392,78 633,18 11,73


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.118 - 3.504 1.677,92 1.117,68 1.359,60 2.893,31 3.504,46
Manaus - AM 1.355 - 1.782 1.441,74 1.355,08 1.470,28 1.470,90 1.781,59
Cuiabá - MT 1.045 - 1.460 1.085,88 1.045,00 1.045,00 1.205,48 1.460,12
Belo Horizonte - MG 1.069 - 2.046 1.281,41 1.069,28 1.150,00 1.688,79 2.045,52
Rio de Janeiro - RJ 1.045 - 2.664 1.405,44 1.045,00 1.151,60 2.199,42 2.664,01
Belém - PA 1.120 - 1.469 1.180,40 1.120,12 1.213,06 1.213,06 1.469,29
Jundiaí - SP 1.732 - 3.370 2.467,57 1.731,84 2.678,00 2.782,43 3.370,16
Vitoria - ES 1.083 - 1.805 1.235,51 1.082,88 1.211,10 1.490,06 1.804,80
Recife - PE 1.047 - 2.301 1.432,82 1.046,93 1.240,00 1.900,00 2.301,34
Fortaleza - CE 1.045 - 1.492 1.116,91 1.045,00 1.096,35 1.232,19 1.492,46
Brasília - DF 1.117 - 3.082 1.523,18 1.116,62 1.180,52 2.544,47 3.081,93
Porto Alegre - RS 1.100 - 2.944 1.459,78 1.100,00 1.100,00 2.430,94 2.944,42
Canoas - RS 1.397 - 1.721 1.412,59 1.396,60 1.416,63 1.420,51 1.720,56
Salvador - BA 1.079 - 1.905 1.204,65 1.078,81 1.079,55 1.572,92 1.905,17
Curitiba - PR 1.045 - 2.823 1.504,00 1.045,00 1.400,63 2.330,91 2.823,26
Juiz de Fora - MG 1.045 - 1.351 1.062,66 1.045,00 1.045,00 1.115,64 1.351,30
Guarulhos - SP 1.162 - 1.894 1.373,34 1.162,43 1.521,00 1.563,86 1.894,19
Natal - RN 1.021 - 1.640 1.133,98 1.020,65 1.100,00 1.354,38 1.640,46
João Pessoa - PB 1.066 - 1.300 1.070,17 1.065,76 1.073,20 1.073,20 1.299,89
São Gonçalo - RJ 1.045 - 1.288 1.049,58 1.045,00 1.045,00 1.063,33 1.287,94


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.136 - 3.522 1.713,23 1.135,58 1.401,00 2.907,59 3.521,76
Amazonas 1.350 - 1.782 1.440,31 1.349,79 1.470,28 1.470,89 1.781,59
Mato Grosso 1.045 - 1.582 1.111,79 1.045,00 1.045,00 1.305,85 1.581,69
Minas Gerais 1.050 - 2.496 1.353,33 1.049,87 1.150,00 2.060,74 2.496,03
Rio de Janeiro 1.045 - 2.292 1.302,08 1.045,00 1.100,00 1.892,52 2.292,27
Rio Grande do Sul 1.100 - 2.425 1.457,05 1.100,00 1.416,63 2.002,40 2.425,36
Ceará 1.047 - 1.479 1.113,27 1.047,49 1.096,35 1.221,37 1.479,36
Pará 1.121 - 1.598 1.207,21 1.120,60 1.213,06 1.319,60 1.598,33
Pernambuco 1.046 - 2.301 1.376,24 1.045,92 1.065,76 1.900,00 2.301,34
Espírito Santo 1.069 - 1.835 1.234,61 1.069,46 1.211,10 1.515,17 1.835,21
Paraná 1.078 - 2.409 1.403,42 1.077,58 1.221,93 1.988,86 2.408,97
Distrito Federal 1.117 - 3.082 1.523,18 1.116,62 1.180,52 2.544,47 3.081,93
Bahia 1.067 - 1.870 1.190,07 1.067,49 1.079,55 1.543,85 1.869,95
Rio Grande do Norte 1.028 - 1.512 1.105,59 1.028,17 1.065,76 1.248,39 1.512,08
Santa Catarina 1.110 - 3.372 1.683,80 1.109,86 1.465,00 2.784,26 3.372,38
Paraíba 1.066 - 1.300 1.068,89 1.065,76 1.067,00 1.073,20 1.299,89
Goiás 1.045 - 2.327 1.327,34 1.045,00 1.072,00 1.921,17 2.326,97
Alagoas 1.089 - 1.497 1.186,41 1.088,59 1.200,00 1.236,00 1.497,08
Roraima 1.045 - 1.266 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.265,74
Mato Grosso do Sul 1.086 - 1.864 1.155,72 1.085,74 1.085,74 1.539,00 1.864,08
Maranhão 1.051 - 1.846 1.200,04 1.051,00 1.193,60 1.523,90 1.845,79
Rondônia 1.177 - 3.028 1.926,65 1.177,00 1.816,30 2.500,00 3.028,08


Principais locais de trabalho

Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Entrevistador de campo

Entrevistadores e recenseadores devem:

  • cadastrar informantes e famílias;
  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;
  • realizar triagem;
  • verificar consistência da informação;
  • preparar dados para análise;
  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
  • participar do planejamento da atividade de campo;
  • efetuar entrevistas de opinião pública;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coletar preços de bens e serviços;
  • entrevistar o responsável familiar;

  • Atividades

    • selecionar o formulário adequado;
    • conferir cálculos;
    • sugerir alterações em questionários;
    • cadastrar novas empresas e novas construções;
    • realizar busca ativa das famílias;
    • esclarecer objetivo da pesquisa;
    • agir com perseverança;
    • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
    • atender os grupos populacionais tradicionais e específicos ( aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento, entre outros);
    • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
    • aplicar teste de aceitação de produto;
    • aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;
    • manter pontualidade;
    • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
    • elaborar gráficos;
    • aplicar cálculos estatísticos;
    • efetuar pesquisa de audiência;
    • quantificar consumo de produtos;
    • elaborar tabelas;
    • esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
    • demonstrar noções de microinformática;
    • cumprir cronograma da pesquisa;
    • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
    • evidenciar senso de organização;
    • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
    • identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
    • conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicílios;
    • recuperar informação não preenchida;
    • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
    • esclarecer dúvidas;
    • demonstrar credibilidade;
    • orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas;
    • efetuar entrevista em profundidade;
    • atender as famílias;
    • atualizar cadastro da família;
    • demonstrar imparcialidade;
    • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
    • agendar entrevistas;
    • conferir instrumentos de coleta;
    • comparar preços e dados de coleta;
    • identificar a situação da família;
    • codificar informações;
    • corrigir informação levantada;
    • encaminhar para órgãos competentes, se necessário;
    • estimar tendências;
    • coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
    • reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa;
    • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
    • apresentar legibilidade de grafia;
    • auxiliar na obtenção de dados;
    • coletar preços no comércio;
    • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
    • cadastrar famílias;
    • verificar coerência da resposta;
    • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
    • organizar as informações e os documentos para controle interno;
    • levantar informações de preços, por meio eletrônico;
    • cadastrar domicílios;
    • aplicar formulários de preços em empresas;
    • verificar cadastro;
    • demonstrar capacidade de comunicar-se;
    • informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;
    • identificar a composição familiar;
    • esclarecer para o rf objetivos do cadastro único;
    • entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades;
    • receber treinamento para realização da pesquisa;
    • tabular dados de pesquisas específicas;
    • apresentar boa dicção;
    • registrar com fidedignidade;
    • organizar base de dados;
    • aplicar pré-teste do questionário;
    • participar de mutirões e ações itinerantes;
    • demonstrar paciência;
    • substituir domicílios amostrados e informantes;
    • aplicar questionário de opinião;
    • contatar informantes para verificar variações de preços;
    • aplicar programas estatísticos;
    • demonstrar discernimento;
    • aplicar questionário de fidelidade de marca;
    • aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
    • demonstrar objetividade na coleta de dados;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • identificar a demanda da família;
    • organizar roteiro da pesquisa;
    • participar na elaboração do instrumento de coleta de dados;
    • agendar entrevista domiciliar;
    • coletar informações sociodemográficas, em domicílios;
    • verificar dados;
    • identificar o responsável familiar com base em documentos;
    • controlar a especificação do produto;


    Setores que mais contratam Entrevistador de campo no mercado de trabalho

    • Instalação e manutenção elétrica
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Serviços de engenharia
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Treinamento em informática
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Serviços de cartografia, topografia e geodésia
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Técnico petroquímico
    Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

    Técnico petroquímico