Salário para o cargo de Entrevistador de campo
CBO 4241-05 > Entrevistadores e recenseadores

Entrevistador de campo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.

Quanto ganha um Entrevistador de campo

Um Entrevistador de campo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.047,93 e R$ 2.734,37, com a média salarial de R$ 1.412,40 e o salário mediana em R$ 1.211,10 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Entrevistador de campo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.412,40 16.948,82 353,10 6,54
1º Quartil 1.047,93 12.575,20 261,98 4,86
Salário Mediana 1.211,10 14.533,20 302,78 5,61
3º Quartil 2.085,35 25.024,15 521,34 9,66
Teto Salarial 2.734,37 32.812,42 683,59 12,67


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.118 - 3.504 1.677,92 1.117,68 1.359,60 2.893,31 3.504,46
Manaus - AM 1.355 - 1.782 1.441,74 1.355,08 1.470,28 1.470,90 1.781,59
Cuiabá - MT 1.045 - 1.460 1.085,88 1.045,00 1.045,00 1.205,48 1.460,12
Belo Horizonte - MG 1.069 - 2.046 1.281,41 1.069,28 1.150,00 1.688,79 2.045,52
Rio de Janeiro - RJ 1.045 - 2.664 1.405,44 1.045,00 1.151,60 2.199,42 2.664,01
Belém - PA 1.120 - 1.469 1.180,40 1.120,12 1.213,06 1.213,06 1.469,29
Jundiaí - SP 1.732 - 3.370 2.467,57 1.731,84 2.678,00 2.782,43 3.370,16
Vitoria - ES 1.083 - 1.805 1.235,51 1.082,88 1.211,10 1.490,06 1.804,80
Fortaleza - CE 1.045 - 1.492 1.116,91 1.045,00 1.096,35 1.232,19 1.492,46
Recife - PE 1.047 - 2.301 1.432,82 1.046,93 1.240,00 1.900,00 2.301,34
Brasília - DF 1.117 - 3.082 1.523,18 1.116,62 1.180,52 2.544,47 3.081,93
Porto Alegre - RS 1.100 - 2.944 1.459,78 1.100,00 1.100,00 2.430,94 2.944,42
Canoas - RS 1.397 - 1.721 1.412,59 1.396,60 1.416,63 1.420,51 1.720,56
Curitiba - PR 1.045 - 2.823 1.504,00 1.045,00 1.400,63 2.330,91 2.823,26
Salvador - BA 1.079 - 1.905 1.204,65 1.078,81 1.079,55 1.572,92 1.905,17
Juiz de Fora - MG 1.045 - 1.351 1.062,66 1.045,00 1.045,00 1.115,64 1.351,30
Guarulhos - SP 1.162 - 1.894 1.373,34 1.162,43 1.521,00 1.563,86 1.894,19
Natal - RN 1.021 - 1.640 1.133,98 1.020,65 1.100,00 1.354,38 1.640,46
João Pessoa - PB 1.066 - 1.300 1.070,17 1.065,76 1.073,20 1.073,20 1.299,89
São Gonçalo - RJ 1.045 - 1.288 1.049,58 1.045,00 1.045,00 1.063,33 1.287,94


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.136 - 3.522 1.713,23 1.135,58 1.401,00 2.907,59 3.521,76
Amazonas 1.350 - 1.782 1.440,31 1.349,79 1.470,28 1.470,89 1.781,59
Mato Grosso 1.045 - 1.582 1.111,79 1.045,00 1.045,00 1.305,85 1.581,69
Minas Gerais 1.050 - 2.496 1.353,33 1.049,87 1.150,00 2.060,74 2.496,03
Rio de Janeiro 1.045 - 2.292 1.302,08 1.045,00 1.100,00 1.892,52 2.292,27
Rio Grande do Sul 1.100 - 2.425 1.457,05 1.100,00 1.416,63 2.002,40 2.425,36
Ceará 1.047 - 1.479 1.113,27 1.047,49 1.096,35 1.221,37 1.479,36
Pará 1.121 - 1.598 1.207,21 1.120,60 1.213,06 1.319,60 1.598,33
Pernambuco 1.046 - 2.301 1.376,24 1.045,92 1.065,76 1.900,00 2.301,34
Espírito Santo 1.069 - 1.835 1.234,61 1.069,46 1.211,10 1.515,17 1.835,21
Paraná 1.078 - 2.409 1.403,42 1.077,58 1.221,93 1.988,86 2.408,97
Distrito Federal 1.117 - 3.082 1.523,18 1.116,62 1.180,52 2.544,47 3.081,93
Bahia 1.067 - 1.870 1.190,07 1.067,49 1.079,55 1.543,85 1.869,95
Rio Grande do Norte 1.028 - 1.512 1.105,59 1.028,17 1.065,76 1.248,39 1.512,08
Santa Catarina 1.110 - 3.372 1.683,80 1.109,86 1.465,00 2.784,26 3.372,38
Paraíba 1.066 - 1.300 1.068,89 1.065,76 1.067,00 1.073,20 1.299,89
Goiás 1.045 - 2.327 1.327,34 1.045,00 1.072,00 1.921,17 2.326,97
Alagoas 1.089 - 1.497 1.186,41 1.088,59 1.200,00 1.236,00 1.497,08
Roraima 1.045 - 1.266 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.265,74
Maranhão 1.051 - 1.846 1.200,04 1.051,00 1.193,60 1.523,90 1.845,79
Mato Grosso do Sul 1.086 - 1.864 1.155,72 1.085,74 1.085,74 1.539,00 1.864,08
Rondônia 1.177 - 3.028 1.926,65 1.177,00 1.816,30 2.500,00 3.028,08


Principais locais de trabalho

Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Entrevistador de campo

Entrevistadores e recenseadores devem:

  • preparar dados para análise;
  • entrevistar o responsável familiar;
  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar do planejamento da atividade de campo;
  • cadastrar informantes e famílias;
  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
  • coletar preços de bens e serviços;
  • realizar triagem;
  • verificar consistência da informação;
  • efetuar entrevistas de opinião pública;

  • Atividades

    • cadastrar novas empresas e novas construções;
    • tabular dados de pesquisas específicas;
    • verificar dados;
    • verificar coerência da resposta;
    • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
    • registrar com fidedignidade;
    • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
    • atender as famílias;
    • coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
    • esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
    • cadastrar domicílios;
    • identificar o responsável familiar com base em documentos;
    • substituir domicílios amostrados e informantes;
    • atender os grupos populacionais tradicionais e específicos ( aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento, entre outros);
    • conferir cálculos;
    • comparar preços e dados de coleta;
    • aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;
    • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
    • participar na elaboração do instrumento de coleta de dados;
    • reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa;
    • manter pontualidade;
    • identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
    • sugerir alterações em questionários;
    • controlar a especificação do produto;
    • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
    • coletar informações sociodemográficas, em domicílios;
    • contatar informantes para verificar variações de preços;
    • apresentar boa dicção;
    • conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicílios;
    • esclarecer para o rf objetivos do cadastro único;
    • organizar base de dados;
    • aplicar questionário de opinião;
    • demonstrar paciência;
    • receber treinamento para realização da pesquisa;
    • efetuar pesquisa de audiência;
    • encaminhar para órgãos competentes, se necessário;
    • verificar cadastro;
    • demonstrar capacidade de comunicar-se;
    • identificar a demanda da família;
    • organizar as informações e os documentos para controle interno;
    • apresentar legibilidade de grafia;
    • aplicar pré-teste do questionário;
    • estimar tendências;
    • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
    • orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas;
    • identificar a composição familiar;
    • aplicar questionário de fidelidade de marca;
    • aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
    • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
    • selecionar o formulário adequado;
    • atualizar cadastro da família;
    • codificar informações;
    • coletar preços no comércio;
    • organizar roteiro da pesquisa;
    • agendar entrevistas;
    • demonstrar discernimento;
    • realizar busca ativa das famílias;
    • corrigir informação levantada;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • levantar informações de preços, por meio eletrônico;
    • esclarecer dúvidas;
    • evidenciar senso de organização;
    • informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;
    • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
    • demonstrar credibilidade;
    • agir com perseverança;
    • elaborar tabelas;
    • demonstrar imparcialidade;
    • identificar a situação da família;
    • participar de mutirões e ações itinerantes;
    • esclarecer objetivo da pesquisa;
    • aplicar teste de aceitação de produto;
    • aplicar formulários de preços em empresas;
    • aplicar cálculos estatísticos;
    • conferir instrumentos de coleta;
    • quantificar consumo de produtos;
    • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
    • demonstrar noções de microinformática;
    • cumprir cronograma da pesquisa;
    • cadastrar famílias;
    • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
    • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
    • auxiliar na obtenção de dados;
    • recuperar informação não preenchida;
    • aplicar programas estatísticos;
    • efetuar entrevista em profundidade;
    • entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades;
    • demonstrar objetividade na coleta de dados;
    • agendar entrevista domiciliar;
    • elaborar gráficos;


    Setores que mais contratam Entrevistador de campo no mercado de trabalho

    • Instalação e manutenção elétrica
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Serviços de engenharia
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Treinamento em informática
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Serviços de cartografia, topografia e geodésia
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: