Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Entrevistadores, recenseadores
- Entrevistadores e recenseadores
Cargos relacionados:
- Entrevistador de preços
- Entrevistador de mídia
- Escriturário em estatística
- Entrevistador social
- Entrevistador de pesquisas de mercado
- Recenseador
- Entrevistador censitário e de pesquisas amostrais
- Coletador de preços
- Entrevistador de cati (computer assisted telephone interviewing)
- Pesquisador de preços
- Técnico em estatística (escriturário)
- Entrevistador de pesquisa em profundidade
Principais locais de trabalho
Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia
Entrevistadores e recenseadores devem:
- aplicar questionários e roteiros de pesquisa;
- efetuar entrevistas de opinião pública;
- aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
- cadastrar informantes e famílias;
- verificar consistência da informação;
- participar do planejamento da atividade de campo;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- registrar com fidedignidade;
- esclarecer objetivo da pesquisa;
- demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- demonstrar credibilidade;
- aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
- efetuar entrevista em profundidade;
- verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
- cumprir cronograma da pesquisa;
- verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
- demonstrar paciência;
- preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
- corrigir informação levantada;
- conferir instrumentos de coleta;
- tabular dados de pesquisas específicas;
- demonstrar objetividade na coleta de dados;
- demonstrar capacidade de comunicar-se;
- procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
- apresentar legibilidade de grafia;
- demonstrar imparcialidade;
- efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
- demonstrar discernimento;
- apresentar boa dicção;
- agir com perseverança;
- evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
- organizar roteiro da pesquisa;
- recuperar informação não preenchida;
- verificar coerência da resposta;
- identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
- demonstrar noções de microinformática;
- cadastrar novas empresas e novas construções;
- manter pontualidade;
- coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
- esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
- aplicar questionário de opinião;
- receber treinamento para realização da pesquisa;
- instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
- cadastrar domicílios;
- identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
- sugerir alterações em questionários;
- efetuar pesquisa de audiência;
- indicar exclusão e mudanças em cadastros;
- aplicar pré-teste do questionário;
- agendar entrevistas;
- substituir domicílios amostrados e informantes;
- evidenciar senso de organização;
Setores que mais contratam Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia no mercado de trabalho
- Pesquisas de mercado e de opinião pública
- Locação de mão-de-obra temporária
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Outras atividades de ensino
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
- Agências de publicidade