Salário para o cargo de Entrevistador de mídia
CBO 4241-10 > Entrevistadores e recenseadores

Entrevistador de mídia - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.

Quanto ganha um Entrevistador de mídia

Um Entrevistador de mídia trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.426,04 e R$ 3.058,10, com a média salarial de R$ 1.753,43 e o salário mediana em R$ 1.507,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Entrevistador de mídia

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.753,43 21.041,14 438,36 8,23
1º Quartil 1.426,04 17.112,53 356,51 6,69
Salário Mediana 1.507,00 18.084,00 376,75 7,07
3º Quartil 2.332,24 27.986,83 583,06 10,94
Teto Salarial 3.058,10 36.697,16 764,52 14,35


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.412 - 5.251 2.193,21 1.412,00 1.412,00 4.335,00 5.250,68
Curitiba - PR 1.412 - 2.236 1.560,06 1.412,00 1.507,00 1.845,90 2.235,81
Rio de Janeiro - RJ 1.412 - 2.686 1.624,26 1.412,00 1.412,00 2.217,93 2.686,43
Belo Horizonte - MG 1.412 - 1.815 1.433,69 1.412,00 1.412,00 1.498,77 1.815,35
Barueri - SP 1.700 - 4.415 2.351,07 1.700,45 1.837,00 3.645,45 4.415,48
Vila Velha - ES 1.603 - 2.434 1.743,47 1.603,00 1.715,00 2.009,73 2.434,24
Porto Alegre - RS 1.412 - 2.053 1.499,70 1.412,00 1.412,00 1.694,98 2.053,00
São Carlos - SP 1.825 - 2.257 1.854,32 1.824,57 1.863,00 1.863,00 2.256,52
Fortaleza - CE 1.412 - 2.059 1.503,87 1.412,00 1.412,00 1.700,00 2.059,09
Campinas - SP 1.412 - 2.009 1.469,53 1.412,00 1.412,00 1.658,57 2.008,91
Ribeirão Preto - SP 1.463 - 1.938 1.513,74 1.463,00 1.463,00 1.600,00 1.937,97
Goiânia - GO 1.412 - 3.146 1.730,64 1.412,00 1.475,00 2.597,00 3.145,56
Recife - PE 1.412 - 2.268 1.548,53 1.412,00 1.412,00 1.872,50 2.268,03
Franca - SP 1.463 - 1.900 1.498,63 1.463,00 1.463,00 1.568,50 1.899,81
Florianópolis - SC 1.412 - 2.259 1.546,52 1.412,00 1.412,00 1.865,25 2.259,25
Brasília - DF 1.412 - 2.202 1.563,07 1.412,00 1.524,00 1.818,00 2.202,02
Manaus - AM 1.412 - 2.097 1.524,69 1.412,00 1.480,00 1.731,00 2.096,64
Cravinhos - SP 1.450 - 1.756 1.450,00 1.450,00 1.450,00 1.450,00 1.756,28
Vitoria - ES 1.412 - 2.786 1.675,55 1.412,00 1.412,00 2.300,00 2.785,83
Marabá - PA 2.200 - 3.562 2.334,73 2.200,00 2.200,00 2.941,00 3.562,23


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.412 - 3.997 1.978,69 1.412,00 1.600,00 3.299,63 3.996,62
Paraná 1.412 - 2.402 1.599,57 1.412,00 1.507,00 1.983,46 2.402,43
Rio de Janeiro 1.412 - 2.659 1.646,13 1.412,00 1.482,00 2.195,32 2.659,03
Minas Gerais 1.412 - 2.143 1.509,87 1.412,00 1.412,00 1.769,53 2.143,31
Espírito Santo 1.508 - 2.510 1.730,59 1.507,50 1.715,00 2.071,93 2.509,58
Rio Grande do Sul 1.412 - 2.630 1.614,81 1.412,00 1.412,00 2.171,43 2.630,11
Ceará 1.412 - 2.040 1.493,07 1.412,00 1.412,00 1.684,50 2.040,32
Santa Catarina 1.412 - 2.403 1.607,01 1.412,00 1.508,00 1.983,67 2.402,68
Goiás 1.412 - 2.985 1.728,08 1.412,00 1.525,50 2.464,17 2.984,67
Pará 1.430 - 3.024 1.906,22 1.430,40 1.900,00 2.496,40 3.023,71
Pernambuco 1.412 - 2.524 1.611,84 1.412,00 1.412,00 2.083,75 2.523,90
Distrito Federal 1.412 - 2.202 1.563,07 1.412,00 1.524,00 1.818,00 2.202,02
Amazonas 1.412 - 2.097 1.524,69 1.412,00 1.480,00 1.731,00 2.096,64
Roraima 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26
Bahia 1.412 - 2.609 1.662,88 1.412,00 1.475,50 2.154,00 2.608,99
Maranhão 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26
Sergipe 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26
Piauí 2.500 - 3.634 2.600,00 2.500,00 2.500,00 3.000,00 3.633,69


Principais locais de trabalho

Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Entrevistador de mídia

Entrevistadores e recenseadores devem:

  • efetuar entrevistas de opinião pública;
  • preparar dados para análise;
  • participar do planejamento da atividade de campo;
  • realizar triagem;
  • cadastrar informantes e famílias;
  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;
  • coletar preços de bens e serviços;
  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
  • demonstrar competências pessoais;
  • entrevistar o responsável familiar;
  • verificar consistência da informação;

  • Atividades

    • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
    • cumprir cronograma da pesquisa;
    • demonstrar imparcialidade;
    • aplicar questionário de fidelidade de marca;
    • contatar informantes para verificar variações de preços;
    • esclarecer dúvidas;
    • apresentar legibilidade de grafia;
    • participar na elaboração do instrumento de coleta de dados;
    • verificar dados;
    • identificar a demanda da família;
    • agir com perseverança;
    • realizar busca ativa das famílias;
    • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
    • encaminhar para órgãos competentes, se necessário;
    • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
    • aplicar pré-teste do questionário;
    • elaborar gráficos;
    • selecionar o formulário adequado;
    • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
    • apresentar boa dicção;
    • organizar base de dados;
    • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
    • tabular dados de pesquisas específicas;
    • estimar tendências;
    • recuperar informação não preenchida;
    • informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;
    • receber treinamento para realização da pesquisa;
    • verificar coerência da resposta;
    • aplicar teste de aceitação de produto;
    • manter pontualidade;
    • aplicar programas estatísticos;
    • efetuar pesquisa de audiência;
    • demonstrar capacidade de comunicar-se;
    • verificar cadastro;
    • identificar a situação da família;
    • identificar a composição familiar;
    • efetuar entrevista em profundidade;
    • cadastrar famílias;
    • aplicar questionário de opinião;
    • substituir domicílios amostrados e informantes;
    • organizar roteiro da pesquisa;
    • entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades;
    • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
    • conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicílios;
    • demonstrar discernimento;
    • identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
    • demonstrar credibilidade;
    • identificar o responsável familiar com base em documentos;
    • atender os grupos populacionais tradicionais e específicos ( aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento, entre outros);
    • esclarecer objetivo da pesquisa;
    • cadastrar novas empresas e novas construções;
    • corrigir informação levantada;
    • coletar informações sociodemográficas, em domicílios;
    • demonstrar noções de microinformática;
    • aplicar cálculos estatísticos;
    • comparar preços e dados de coleta;
    • agendar entrevistas;
    • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
    • codificar informações;
    • conferir cálculos;
    • aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
    • agendar entrevista domiciliar;
    • elaborar tabelas;
    • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;
    • registrar com fidedignidade;
    • reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa;
    • quantificar consumo de produtos;
    • aplicar formulários de preços em empresas;
    • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
    • organizar as informações e os documentos para controle interno;
    • conferir instrumentos de coleta;
    • cadastrar domicílios;
    • demonstrar paciência;
    • orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas;
    • coletar preços no comércio;
    • levantar informações de preços, por meio eletrônico;
    • auxiliar na obtenção de dados;
    • sugerir alterações em questionários;
    • atualizar cadastro da família;
    • coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
    • demonstrar objetividade na coleta de dados;
    • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
    • participar de mutirões e ações itinerantes;
    • evidenciar senso de organização;
    • controlar a especificação do produto;
    • esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
    • atender as famílias;
    • esclarecer para o rf objetivos do cadastro único;


    Setores que mais contratam Entrevistador de mídia no mercado de trabalho

    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Outras atividades de ensino
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Agências de publicidade
    • Treinamento em informática
    • Outras atividades de prestação de serviços de informação
    • Atividades de contabilidade




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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