Salário para o cargo de Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-05

Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Quanto ganha um Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística

Um Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.111,29 e R$ 5.290,56, com a média salarial de R$ 1.995,21 e o salário mediana em R$ 1.401,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.995,21 23.942,49 498,80 9,35
1º Quartil 1.111,29 13.335,54 277,82 5,21
Salário Mediana 1.401,00 16.812,00 350,25 6,56
3º Quartil 4.034,81 48.417,67 1.008,70 18,91
Teto Salarial 5.290,56 63.486,71 1.322,64 24,79


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.220 - 4.775 2.177,13 1.220,45 1.681,12 3.942,66 4.775,47
Belo Horizonte - MG 1.211 - 3.499 1.808,64 1.211,04 1.500,00 2.889,20 3.499,48
Jundiaí - SP 1.401 - 1.722 1.406,02 1.401,00 1.401,00 1.421,60 1.721,88
Vitoria - ES 1.045 - 3.847 1.895,06 1.045,00 1.204,95 3.175,79 3.846,61
Brasília - DF 1.197 - 4.970 2.291,01 1.197,40 1.770,27 4.103,63 4.970,44
Cachoeirinha - RS 1.217 - 1.510 1.226,69 1.216,71 1.216,71 1.246,64 1.509,97
Rio de Janeiro - RJ 1.257 - 30.013 7.548,44 1.257,32 2.306,06 24.778,97 30.013,04
Florianópolis - SC 1.487 - 3.028 1.869,51 1.487,46 1.785,24 2.499,73 3.027,75
Osasco - SP 1.181 - 1.755 1.256,66 1.180,94 1.198,22 1.449,26 1.755,39
Goiânia - GO 1.081 - 3.573 1.596,47 1.080,52 1.138,00 2.949,95 3.573,06
Aparecida de Goiânia - GO 1.078 - 1.457 1.127,23 1.077,89 1.125,85 1.202,69 1.456,74
Salvador - BA 1.104 - 2.621 1.453,32 1.104,24 1.257,83 2.163,64 2.620,66
Recife - PE 1.083 - 3.240 1.542,15 1.083,40 1.205,00 2.674,74 3.239,72
Fortaleza - CE 1.079 - 2.076 1.284,67 1.078,50 1.140,20 1.714,12 2.076,20
Natal - RN 1.233 - 1.768 1.295,40 1.233,48 1.244,15 1.459,84 1.768,20
Barueri - SP 1.181 - 2.653 1.438,18 1.180,76 1.198,23 2.190,32 2.652,98
Curitiba - PR 1.098 - 5.295 2.029,10 1.098,02 1.337,00 4.371,42 5.294,79
João Pessoa - PB 1.054 - 2.198 1.390,90 1.053,70 1.407,12 1.814,66 2.197,97
Olinda - PE 1.052 - 1.407 1.091,85 1.052,04 1.071,06 1.162,01 1.407,46
São José dos Campos - SP 1.184 - 8.731 3.400,73 1.184,38 1.900,00 7.208,24 8.730,83


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.203 - 3.993 1.868,94 1.203,04 1.401,00 3.296,33 3.992,62
Minas Gerais 1.111 - 3.349 1.699,78 1.110,96 1.408,62 2.765,12 3.349,19
Espírito Santo 1.045 - 3.832 1.854,21 1.045,00 1.193,91 3.163,99 3.832,32
Rio Grande do Sul 1.213 - 2.584 1.450,44 1.212,69 1.238,00 2.133,60 2.584,28
Rio de Janeiro 1.212 - 22.989 6.099,11 1.212,45 1.873,78 18.980,07 22.989,22
Distrito Federal 1.197 - 4.970 2.291,01 1.197,40 1.770,27 4.103,63 4.970,44
Santa Catarina 1.308 - 2.854 1.747,75 1.307,92 1.708,69 2.356,14 2.853,83
Goiás 1.074 - 2.523 1.348,14 1.074,04 1.125,85 2.083,41 2.523,48
Paraná 1.075 - 3.059 1.525,89 1.075,37 1.215,50 2.525,14 3.058,52
Bahia 1.077 - 2.981 1.500,87 1.077,22 1.224,91 2.461,27 2.981,17
Pernambuco 1.062 - 2.791 1.403,39 1.062,42 1.125,00 2.304,34 2.791,09
Mato Grosso 1.045 - 1.893 1.193,23 1.045,00 1.100,41 1.562,99 1.893,14
Ceará 1.082 - 2.167 1.315,47 1.081,57 1.140,20 1.789,16 2.167,09
Rio Grande do Norte 1.194 - 1.768 1.283,48 1.193,65 1.244,15 1.459,84 1.768,20
Mato Grosso do Sul 1.045 - 1.968 1.251,38 1.045,00 1.200,00 1.625,01 1.968,26
Paraíba 1.055 - 2.109 1.371,07 1.055,44 1.407,12 1.741,25 2.109,05
Pará 1.192 - 4.263 1.901,15 1.191,83 1.462,69 3.519,26 4.262,63
Tocantins 1.063 - 3.826 2.434,24 1.062,73 3.158,96 3.158,96 3.826,23
Maranhão 1.058 - 4.724 2.093,82 1.058,06 1.734,00 3.900,09 4.723,91
Amapá 1.045 - 1.910 1.142,72 1.045,00 1.047,50 1.577,08 1.910,21
Sergipe 1.075 - 1.571 1.187,27 1.075,00 1.188,05 1.297,20 1.571,21


Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística

Arquivistas e museólogos devem:

  • organizar acervos museológicos públicos e privados;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • conservar acervos;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
  • dar acesso À informação;
  • criar projetos de museus e exposições;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar atividades técnico-administrativas;

  • Atividades

    • definir a tipologia do documento;
    • trabalhar em equipe;
    • providenciar avaliação financeira do acervo;
    • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
    • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
    • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
    • diagnosticar a situação geral do museu;
    • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
    • considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
    • identificar fundos de arquivos;
    • diagnosticar a situação dos arquivos;
    • produzir normas e procedimentos técnicos;
    • classificar documentos de arquivo;
    • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
    • autorizar a eliminação de documentos públicos;
    • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
    • trabalhar interdisciplinarmente;
    • propor a definição de linhas de acervo museológico;
    • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;
    • planejar programas de conservação preventiva;
    • gerenciar atividades de consulta;
    • acondicionar documentos/acervos;
    • identificar documentos e acervos;
    • pesquisar materiais de conservação;
    • solicitar manutenção de equipamentos;
    • planejar sistemas de documentação museológica;
    • descrever o do documento (forma e conteúdo);
    • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
    • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
    • planejar a itinerância da exposição;
    • orientar a organização de arquivos correntes;
    • propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
    • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
    • desenvolver acuidade espacial;
    • descrever as características dos acervos;
    • identificar a produção e o fluxo documental;
    • planejar a exposição;
    • assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
    • prestar contas dos financiamentos;
    • planejar a alteração do suporte da informação;
    • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
    • autenticar reprodução de documentos de arquivo;
    • planejar ações educativas e/ou culturais;
    • elaborar plano de classificação;
    • emitir certidões sobre documentos de arquivo;
    • coordenar a montagem da exposição;
    • supervisionar trabalhos de restauração;
    • definir migração para outro tipo de suporte;
    • interagir com o programa curricular nacional;
    • escrever trabalhos técnicos e científicos;
    • divulgar o acervo;
    • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
    • organizar monitorias;
    • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
    • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
    • proceder com flexibilidade;
    • realizar empréstimos de documentos e acervos;
    • inventariar acervo;
    • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
    • gerenciar empréstimo de acervo;
    • evidenciar senso de organização;
    • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
    • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
    • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
    • planejar programa/cronograma das exposições;
    • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
    • gerir depósitos de armazenamento;
    • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
    • supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
    • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
    • recolher documentos para guarda permanente;
    • estabelecer plano de destinação de documentos;
    • ser meticuloso;
    • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
    • elaborar projeto para captar recursos;
    • planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
    • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
    • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
    • participar de conselhos profissionais;
    • providenciar o tombamento de acervos;
    • preparar visitas técnicas;
    • ministrar cursos e palestras;
    • solicitar compras de materiais e equipamentos;
    • conhecer a legislação da área de atuação;
    • atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • supervisionar contratação de seguro para o acervo;
    • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
    • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
    • transferir documentos para guarda intermediária;
    • planejar sistema de recuperação de informação;
    • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
    • estabelecer diálogo com usuário;
    • selecionar documentos para exposição;
    • criar projeto museológico de museus e exposições;
    • planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
    • administrar prazos;
    • contatar instituições para sediar exposições;
    • realizar pesquisa histórica e administrativa;
    • orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
    • coordenar as políticas públicas de arquivos;
    • identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
    • atender usuários;
    • armazenar documentos/acervos;
    • gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
    • ordenar documentos;
    • avaliar documentação;
    • negociar parcerias e produtos;
    • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
    • assessorar a implantação de novas instituições;
    • estabelecer estratégias para o público alvo;
    • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
    • desenvolver estudos do público-alvo;
    • monitorar programas de conservação preventiva;
    • redigir a correspondência oficial;
    • desenvolver percepção aguçada;
    • orientar as políticas do acervo;
    • descartar documentos de arquivo;
    • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
    • coordenar ações educativas e/ou culturais;
    • estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
    • montar cadastro de fornecedores e materiais;
    • elaborar tabelas de temporalidade;
    • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
    • gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • definir o perfil do museu;
    • preparar material educativo;
    • capacitar pessoal técnico-administrativo;
    • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
    • implantar procedimentos de arquivo;
    • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
    • coordenar exposições;
    • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
    • representar a informação;
    • atualizar-se;
    • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
    • determinar discurso expositivo;
    • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
    • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
    • implantar o projeto museológico e museográfico;
    • gerenciar a reserva técnica;
    • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
    • compor dossiê de coleções/acervos;
    • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
    • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
    • classificar documentos por grau de sigilo;
    • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
    • proceder com criatividade;
    • monitorar as condições ambientais;
    • executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
    • orientar estagiários;
    • organizar museus;
    • catalogar documentos/acervos;
    • codificar documentos de arquivo;
    • levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
    • apoiar as atividades de consulta;
    • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
    • negociar recursos e patrocinadores;
    • acompanhar a eliminação do documento descartado;
    • higienizar documentos/acervos;
    • consultar normas internacionais de descrição arquivística;
    • decidir o suporte do registro de informação;
    • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;
    • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
    • registrar documentos de arquivo;
    • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
    • representar oficialmente a instituição;
    • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
    • planejar a ocupação das instalações físicas;
    • formular instrumentos de pesquisa;


    Setores que mais contratam Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de contabilidade
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Serviços de engenharia
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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