Salário para o cargo de Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-05

Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Quanto ganha um Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística

Um Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.196,97 e R$ 4.535,00, com a média salarial de R$ 1.995,21 e o salário mediana em R$ 1.401,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.995,21 23.942,49 498,80 9,35
1º Quartil 1.196,97 14.363,62 299,24 5,61
Salário Mediana 1.401,00 16.812,00 350,25 6,56
3º Quartil 3.458,58 41.502,98 864,65 16,21
Teto Salarial 4.535,00 54.419,95 1.133,75 21,25


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.220 - 4.775 2.177,13 1.220,45 1.681,12 3.942,66 4.775,47
Belo Horizonte - MG 1.211 - 3.499 1.808,64 1.211,04 1.500,00 2.889,20 3.499,48
Jundiaí - SP 1.401 - 1.722 1.406,02 1.401,00 1.401,00 1.421,60 1.721,88
Vitoria - ES 1.045 - 3.847 1.895,06 1.045,00 1.204,95 3.175,79 3.846,61
Brasília - DF 1.197 - 4.970 2.291,01 1.197,40 1.770,27 4.103,63 4.970,44
Cachoeirinha - RS 1.217 - 1.510 1.226,69 1.216,71 1.216,71 1.246,64 1.509,97
Rio de Janeiro - RJ 1.257 - 30.013 7.548,44 1.257,32 2.306,06 24.778,97 30.013,04
Florianópolis - SC 1.487 - 3.028 1.869,51 1.487,46 1.785,24 2.499,73 3.027,75
Osasco - SP 1.181 - 1.755 1.256,66 1.180,94 1.198,22 1.449,26 1.755,39
Goiânia - GO 1.081 - 3.573 1.596,47 1.080,52 1.138,00 2.949,95 3.573,06
Aparecida de Goiânia - GO 1.078 - 1.457 1.127,23 1.077,89 1.125,85 1.202,69 1.456,74
Salvador - BA 1.104 - 2.621 1.453,32 1.104,24 1.257,83 2.163,64 2.620,66
Recife - PE 1.083 - 3.240 1.542,15 1.083,40 1.205,00 2.674,74 3.239,72
Fortaleza - CE 1.079 - 2.076 1.284,67 1.078,50 1.140,20 1.714,12 2.076,20
Natal - RN 1.233 - 1.768 1.295,40 1.233,48 1.244,15 1.459,84 1.768,20
Barueri - SP 1.181 - 2.653 1.438,18 1.180,76 1.198,23 2.190,32 2.652,98
Curitiba - PR 1.098 - 5.295 2.029,10 1.098,02 1.337,00 4.371,42 5.294,79
João Pessoa - PB 1.054 - 2.198 1.390,90 1.053,70 1.407,12 1.814,66 2.197,97
Olinda - PE 1.052 - 1.407 1.091,85 1.052,04 1.071,06 1.162,01 1.407,46
Londrina - PR 1.200 - 3.666 1.730,27 1.200,00 1.425,00 3.026,92 3.666,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.203 - 3.993 1.868,94 1.203,04 1.401,00 3.296,33 3.992,62
Minas Gerais 1.111 - 3.349 1.699,78 1.110,96 1.408,62 2.765,12 3.349,19
Espírito Santo 1.045 - 3.832 1.854,21 1.045,00 1.193,91 3.163,99 3.832,32
Rio Grande do Sul 1.213 - 2.584 1.450,44 1.212,69 1.238,00 2.133,60 2.584,28
Rio de Janeiro 1.212 - 22.989 6.099,11 1.212,45 1.873,78 18.980,07 22.989,22
Distrito Federal 1.197 - 4.970 2.291,01 1.197,40 1.770,27 4.103,63 4.970,44
Santa Catarina 1.308 - 2.854 1.747,75 1.307,92 1.708,69 2.356,14 2.853,83
Goiás 1.074 - 2.523 1.348,14 1.074,04 1.125,85 2.083,41 2.523,48
Paraná 1.075 - 3.059 1.525,89 1.075,37 1.215,50 2.525,14 3.058,52
Bahia 1.077 - 2.981 1.500,87 1.077,22 1.224,91 2.461,27 2.981,17
Pernambuco 1.062 - 2.791 1.403,39 1.062,42 1.125,00 2.304,34 2.791,09
Mato Grosso 1.045 - 1.893 1.193,23 1.045,00 1.100,41 1.562,99 1.893,14
Ceará 1.082 - 2.167 1.315,47 1.081,57 1.140,20 1.789,16 2.167,09
Paraíba 1.055 - 2.109 1.371,07 1.055,44 1.407,12 1.741,25 2.109,05
Rio Grande do Norte 1.194 - 1.768 1.283,48 1.193,65 1.244,15 1.459,84 1.768,20
Mato Grosso do Sul 1.045 - 1.968 1.251,38 1.045,00 1.200,00 1.625,01 1.968,26
Pará 1.192 - 4.263 1.901,15 1.191,83 1.462,69 3.519,26 4.262,63
Tocantins 1.063 - 3.826 2.434,24 1.062,73 3.158,96 3.158,96 3.826,23
Maranhão 1.058 - 4.724 2.093,82 1.058,06 1.734,00 3.900,09 4.723,91
Amapá 1.045 - 1.910 1.142,72 1.045,00 1.047,50 1.577,08 1.910,21
Sergipe 1.075 - 1.571 1.187,27 1.075,00 1.188,05 1.297,20 1.571,21


Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística

Arquivistas e museólogos devem:

  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • organizar acervos museológicos públicos e privados;
  • criar projetos de museus e exposições;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • comunicar-se;
  • dar acesso À informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • conservar acervos;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;

  • Atividades

    • contatar instituições para sediar exposições;
    • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
    • proceder com flexibilidade;
    • organizar monitorias;
    • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
    • coordenar a montagem da exposição;
    • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
    • planejar a ocupação das instalações físicas;
    • divulgar o acervo;
    • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
    • orientar estagiários;
    • administrar prazos;
    • assessorar a implantação de novas instituições;
    • trabalhar em equipe;
    • gerenciar atividades de consulta;
    • planejar ações educativas e/ou culturais;
    • gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • definir o perfil do museu;
    • elaborar plano de classificação;
    • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
    • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
    • identificar a produção e o fluxo documental;
    • descartar documentos de arquivo;
    • negociar parcerias e produtos;
    • representar a informação;
    • orientar a organização de arquivos correntes;
    • coordenar exposições;
    • proceder com criatividade;
    • negociar recursos e patrocinadores;
    • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
    • autenticar reprodução de documentos de arquivo;
    • trabalhar interdisciplinarmente;
    • definir a tipologia do documento;
    • solicitar compras de materiais e equipamentos;
    • orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
    • coordenar ações educativas e/ou culturais;
    • apoiar as atividades de consulta;
    • planejar programas de conservação preventiva;
    • realizar pesquisa histórica e administrativa;
    • propor a definição de linhas de acervo museológico;
    • organizar museus;
    • implantar o projeto museológico e museográfico;
    • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
    • gerir depósitos de armazenamento;
    • executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
    • descrever o do documento (forma e conteúdo);
    • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
    • monitorar as condições ambientais;
    • ser meticuloso;
    • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
    • planejar programa/cronograma das exposições;
    • ordenar documentos;
    • pesquisar materiais de conservação;
    • gerenciar empréstimo de acervo;
    • desenvolver acuidade espacial;
    • monitorar programas de conservação preventiva;
    • descrever as características dos acervos;
    • ministrar cursos e palestras;
    • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
    • avaliar documentação;
    • criar projeto museológico de museus e exposições;
    • acompanhar a eliminação do documento descartado;
    • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
    • supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
    • elaborar projeto para captar recursos;
    • assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
    • higienizar documentos/acervos;
    • planejar sistemas de documentação museológica;
    • atualizar-se;
    • considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
    • conhecer a legislação da área de atuação;
    • preparar visitas técnicas;
    • atender usuários;
    • produzir normas e procedimentos técnicos;
    • identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
    • selecionar documentos para exposição;
    • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
    • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
    • determinar discurso expositivo;
    • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
    • supervisionar trabalhos de restauração;
    • identificar fundos de arquivos;
    • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
    • diagnosticar a situação geral do museu;
    • compor dossiê de coleções/acervos;
    • formular instrumentos de pesquisa;
    • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
    • recolher documentos para guarda permanente;
    • transferir documentos para guarda intermediária;
    • autorizar a eliminação de documentos públicos;
    • providenciar avaliação financeira do acervo;
    • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
    • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
    • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
    • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
    • planejar a alteração do suporte da informação;
    • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
    • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
    • planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
    • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
    • registrar documentos de arquivo;
    • propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
    • armazenar documentos/acervos;
    • escrever trabalhos técnicos e científicos;
    • redigir a correspondência oficial;
    • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
    • planejar a exposição;
    • elaborar tabelas de temporalidade;
    • gerenciar a reserva técnica;
    • planejar a itinerância da exposição;
    • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
    • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
    • implantar procedimentos de arquivo;
    • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
    • classificar documentos por grau de sigilo;
    • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
    • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
    • coordenar as políticas públicas de arquivos;
    • preparar material educativo;
    • participar de conselhos profissionais;
    • providenciar o tombamento de acervos;
    • codificar documentos de arquivo;
    • estabelecer estratégias para o público alvo;
    • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
    • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;
    • emitir certidões sobre documentos de arquivo;
    • identificar documentos e acervos;
    • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
    • representar oficialmente a instituição;
    • definir migração para outro tipo de suporte;
    • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
    • consultar normas internacionais de descrição arquivística;
    • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
    • desenvolver estudos do público-alvo;
    • gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
    • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
    • interagir com o programa curricular nacional;
    • desenvolver percepção aguçada;
    • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
    • montar cadastro de fornecedores e materiais;
    • decidir o suporte do registro de informação;
    • inventariar acervo;
    • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
    • estabelecer plano de destinação de documentos;
    • levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
    • prestar contas dos financiamentos;
    • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
    • orientar as políticas do acervo;
    • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
    • evidenciar senso de organização;
    • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
    • supervisionar contratação de seguro para o acervo;
    • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
    • atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • estabelecer diálogo com usuário;
    • classificar documentos de arquivo;
    • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;
    • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
    • realizar empréstimos de documentos e acervos;
    • solicitar manutenção de equipamentos;
    • estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
    • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
    • planejar sistema de recuperação de informação;
    • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
    • acondicionar documentos/acervos;
    • catalogar documentos/acervos;
    • diagnosticar a situação dos arquivos;
    • planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
    • capacitar pessoal técnico-administrativo;


    Setores que mais contratam Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de contabilidade
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Serviços de engenharia
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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