Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Comunicadores, artistas e religiosos
- Profissionais da comunicação e da informação
- Arquivistas e museólogos
Cargos relacionados:
- Especialista em documentação arquivística
- Especialista em documentação museológica
- Auxiliar de museus
- Especialista em organização de arquivos
- Conservador de museu
- Especialista em conservação de acervos
- Administrador de arquivos
- Museólogo
- Gestor de documentos
- Especialista em educação em museus
- Especialista em museografia de exposição
- Arquivista
Principais locais de trabalho
Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos
As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.
Funções e atividades do Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística
Arquivistas e museólogos devem:
- realizar atividades técnico-administrativas;
- orientar a implantação de atividades técnicas;
- participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
- conservar acervos;
- organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
- demonstrar competências pessoais;
- preparar ações educativas e/ou culturais;
- dar acesso À informação;
- comunicar-se;
- planejar atividades técnico-administrativas;
- administrar atividades patrocinadas;
Atividades
- orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
- manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
- diagnosticar a situação dos arquivos;
- participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
- redigir a correspondência oficial;
- executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
- supervisionar trabalhos de restauração;
- desenvolver percepção aguçada;
- definir a tipologia do documento;
- construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
- controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
- avaliar documentação;
- atualizar-se;
- emitir certidões sobre documentos de arquivo;
- fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
- construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
- planejar ações educativas e/ou culturais;
- disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
- representar oficialmente a instituição;
- acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
- participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
- consultar normas internacionais de descrição arquivística;
- planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
- elaborar projeto para captar recursos;
- gerir depósitos de armazenamento;
- participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
- transferir documentos para guarda intermediária;
- estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
- produzir normas e procedimentos técnicos;
- implantar procedimentos de arquivo;
- atender usuários;
- preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
- sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
- fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
- participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
- apoiar as atividades de consulta;
- monitorar programas de conservação preventiva;
- planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
- gerenciar atividades de consulta;
- escrever trabalhos técnicos e científicos;
- acondicionar documentos/acervos;
- divulgar o acervo;
- produzir vocabulários controlados/thesaurus;
- preparar material educativo;
- armazenar documentos/acervos;
- autorizar a eliminação de documentos públicos;
- proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
- ser meticuloso;
- planejar sistema de recuperação de informação;
- proceder com criatividade;
- planejar programas de conservação preventiva;
- identificar a produção e o fluxo documental;
- identificar fundos de arquivos;
- elaborar plano de classificação;
- diagnosticar o estado de conservação do acervo;
- desenvolver ações educativas e/ou culturais;
- evidenciar senso de organização;
- registrar documentos de arquivo;
- elaborar tabelas de temporalidade;
- negociar recursos e patrocinadores;
- realizar empréstimos de documentos e acervos;
- estabelecer diálogo com usuário;
- acompanhar a eliminação do documento descartado;
- descartar documentos de arquivo;
- autenticar reprodução de documentos de arquivo;
- solicitar compras de materiais e equipamentos;
- preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
- decidir o suporte do registro de informação;
- considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
- orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
- monitorar as condições ambientais;
- gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
- classificar documentos por grau de sigilo;
- identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
- elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
- descrever o do documento (forma e conteúdo);
- assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
- administrar prazos;
- orientar estagiários;
- classificar documentos de arquivo;
- coordenar as políticas públicas de arquivos;
- recolher documentos para guarda permanente;
- realizar pesquisa histórica e administrativa;
- prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
- planejar a alteração do suporte da informação;
- formular instrumentos de pesquisa;
- realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
- codificar documentos de arquivo;
- levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
- planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
- higienizar documentos/acervos;
- atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
- proceder com flexibilidade;
- fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
- desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
- preparar visitas técnicas;
- orientar a organização de arquivos correntes;
- desenvolver acuidade espacial;
- ministrar cursos e palestras;
- formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
- conhecer a legislação da área de atuação;
- gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
- definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
- trabalhar interdisciplinarmente;
- negociar parcerias e produtos;
- tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
- supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
- desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
- solicitar a contratação de serviços de terceiros;
- solicitar manutenção de equipamentos;
- pesquisar materiais de conservação;
- estabelecer plano de destinação de documentos;
- orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
- participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
- apresentar trabalhos técnicos e científicos;
- ordenar documentos;
- planejar sistemas de documentação museológica;
- prestar contas dos financiamentos;
- capacitar pessoal técnico-administrativo;
- coordenar ações educativas e/ou culturais;
- propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
- assessorar a implantação de novas instituições;
- trabalhar em equipe;
- planejar a ocupação das instalações físicas;
- planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
- estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
- definir migração para outro tipo de suporte;
- participar de conselhos profissionais;
Setores que mais contratam Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística no mercado de trabalho
- Locação de mão-de-obra temporária
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Atividades de contabilidade
- Atividades de atendimento hospitalar
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
- Atividades de bibliotecas e arquivos
- Serviços de engenharia
- Cartórios
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Consultoria em tecnologia da informação
- Comércio varejista de móveis
- Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Depósitos de mercadorias para terceiros, exceto armazéns gerais e guarda-móveis
- Serviços de microfilmagem
- Administração de obras
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Serviços advocatícios
- Marketing direto