Salário para o cargo de Especialista em documentação museológica
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-10

Especialista em documentação museológica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Quanto ganha um Especialista em documentação museológica

Um Especialista em documentação museológica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.272,49 e R$ 8.805,24, com a média salarial de R$ 3.106,32 e o salário mediana em R$ 2.012,40 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Especialista em documentação museológica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.106,32 37.275,85 776,58 16,12
1º Quartil 1.272,49 15.269,89 318,12 6,60
Salário Mediana 2.012,40 24.148,80 503,10 10,44
3º Quartil 6.715,25 80.583,00 1.678,81 34,85
Teto Salarial 8.805,24 105.662,85 2.201,31 45,70


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.970 - 10.609 3.938,16 1.969,75 2.236,00 8.758,97 10.609,13
Rio de Janeiro - RJ 1.900 - 11.666 4.546,12 1.900,00 3.090,86 9.631,21 11.665,61
Salvador - BA 1.199 - 3.497 1.704,31 1.199,21 1.365,36 2.887,33 3.497,22
Florianópolis - SC 1.603 - 2.979 2.055,65 1.602,60 2.104,70 2.459,66 2.979,21
Benevides - PA 1.335 - 1.617 1.334,81 1.334,81 1.334,81 1.334,81 1.616,76


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.859 - 9.852 3.704,44 1.858,55 2.236,00 8.134,18 9.852,36
Rio de Janeiro 1.412 - 10.361 3.766,87 1.412,44 2.269,99 8.554,50 10.361,47
Bahia 1.199 - 3.497 1.704,31 1.199,21 1.365,36 2.887,33 3.497,22
Minas Gerais 1.062 - 4.569 2.776,23 1.062,00 3.300,00 3.771,91 4.568,65
Santa Catarina 1.603 - 4.239 2.261,99 1.602,60 2.459,66 3.500,00 4.239,31
Pará 1.335 - 1.617 1.334,81 1.334,81 1.334,81 1.334,81 1.616,76
Espírito Santo 1.092 - 1.580 1.157,91 1.091,80 1.150,80 1.304,35 1.579,87


Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Especialista em documentação museológica

Arquivistas e museólogos devem:

  • dar acesso À informação;
  • organizar acervos museológicos públicos e privados;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • conservar acervos;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • criar projetos de museus e exposições;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;

  • Atividades

    • assessorar a implantação de novas instituições;
    • considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
    • planejar programa/cronograma das exposições;
    • assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
    • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
    • transferir documentos para guarda intermediária;
    • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
    • executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
    • classificar documentos de arquivo;
    • descrever as características dos acervos;
    • desenvolver acuidade espacial;
    • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
    • monitorar programas de conservação preventiva;
    • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
    • estabelecer plano de destinação de documentos;
    • autorizar a eliminação de documentos públicos;
    • gerir depósitos de armazenamento;
    • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
    • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
    • orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
    • ordenar documentos;
    • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
    • acompanhar a eliminação do documento descartado;
    • atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;
    • produzir normas e procedimentos técnicos;
    • escrever trabalhos técnicos e científicos;
    • participar de conselhos profissionais;
    • coordenar exposições;
    • trabalhar interdisciplinarmente;
    • ser meticuloso;
    • emitir certidões sobre documentos de arquivo;
    • propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
    • pesquisar materiais de conservação;
    • identificar fundos de arquivos;
    • registrar documentos de arquivo;
    • planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
    • supervisionar trabalhos de restauração;
    • monitorar as condições ambientais;
    • desenvolver estudos do público-alvo;
    • preparar visitas técnicas;
    • avaliar documentação;
    • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;
    • solicitar manutenção de equipamentos;
    • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
    • redigir a correspondência oficial;
    • atualizar-se;
    • realizar pesquisa histórica e administrativa;
    • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
    • estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
    • representar a informação;
    • planejar sistema de recuperação de informação;
    • planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
    • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
    • inventariar acervo;
    • catalogar documentos/acervos;
    • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
    • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
    • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
    • compor dossiê de coleções/acervos;
    • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
    • proceder com criatividade;
    • estabelecer estratégias para o público alvo;
    • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
    • evidenciar senso de organização;
    • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
    • recolher documentos para guarda permanente;
    • negociar recursos e patrocinadores;
    • acondicionar documentos/acervos;
    • coordenar a montagem da exposição;
    • realizar empréstimos de documentos e acervos;
    • coordenar as políticas públicas de arquivos;
    • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
    • orientar as políticas do acervo;
    • gerenciar atividades de consulta;
    • planejar ações educativas e/ou culturais;
    • classificar documentos por grau de sigilo;
    • levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
    • determinar discurso expositivo;
    • apoiar as atividades de consulta;
    • elaborar projeto para captar recursos;
    • supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
    • providenciar o tombamento de acervos;
    • gerenciar a reserva técnica;
    • identificar a produção e o fluxo documental;
    • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
    • orientar estagiários;
    • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
    • implantar o projeto museológico e museográfico;
    • atender usuários;
    • supervisionar contratação de seguro para o acervo;
    • consultar normas internacionais de descrição arquivística;
    • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
    • negociar parcerias e produtos;
    • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
    • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
    • definir migração para outro tipo de suporte;
    • propor a definição de linhas de acervo museológico;
    • gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • higienizar documentos/acervos;
    • administrar prazos;
    • planejar a exposição;
    • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
    • elaborar tabelas de temporalidade;
    • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
    • prestar contas dos financiamentos;
    • diagnosticar a situação geral do museu;
    • gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
    • divulgar o acervo;
    • organizar monitorias;
    • identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
    • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
    • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
    • gerenciar empréstimo de acervo;
    • planejar a ocupação das instalações físicas;
    • decidir o suporte do registro de informação;
    • definir o perfil do museu;
    • formular instrumentos de pesquisa;
    • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
    • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
    • representar oficialmente a instituição;
    • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
    • planejar sistemas de documentação museológica;
    • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
    • montar cadastro de fornecedores e materiais;
    • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
    • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
    • proceder com flexibilidade;
    • organizar museus;
    • autenticar reprodução de documentos de arquivo;
    • diagnosticar a situação dos arquivos;
    • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
    • conhecer a legislação da área de atuação;
    • desenvolver percepção aguçada;
    • capacitar pessoal técnico-administrativo;
    • definir a tipologia do documento;
    • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
    • selecionar documentos para exposição;
    • estabelecer diálogo com usuário;
    • descartar documentos de arquivo;
    • identificar documentos e acervos;
    • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
    • preparar material educativo;
    • descrever o do documento (forma e conteúdo);
    • elaborar plano de classificação;
    • planejar programas de conservação preventiva;
    • criar projeto museológico de museus e exposições;
    • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
    • coordenar ações educativas e/ou culturais;
    • planejar a alteração do suporte da informação;
    • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
    • solicitar compras de materiais e equipamentos;
    • implantar procedimentos de arquivo;
    • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
    • codificar documentos de arquivo;
    • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
    • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
    • contatar instituições para sediar exposições;
    • orientar a organização de arquivos correntes;
    • trabalhar em equipe;
    • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
    • providenciar avaliação financeira do acervo;
    • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
    • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
    • ministrar cursos e palestras;
    • planejar a itinerância da exposição;
    • armazenar documentos/acervos;
    • interagir com o programa curricular nacional;
    • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;


    Setores que mais contratam Especialista em documentação museológica no mercado de trabalho

    • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Construção de edifícios
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Atividades de museus e de exploração de lugares e prédios históricos e atrações similares
    • Serrarias com desdobramento de madeira
    • Outras atividades de atenção à saúde humana
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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