Salário para o cargo de Especialista em documentação museológica
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-10

Especialista em documentação museológica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Quanto ganha um Especialista em documentação museológica

Um Especialista em documentação museológica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.317,48 e R$ 8.235,85, com a média salarial de R$ 3.804,12 e o salário mediana em R$ 2.854,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Especialista em documentação museológica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.804,12 45.649,41 951,03 19,07
1º Quartil 2.317,48 27.809,72 579,37 11,62
Salário Mediana 2.854,00 34.248,00 713,50 14,31
3º Quartil 6.281,01 75.372,14 1.570,25 31,48
Teto Salarial 8.235,85 98.830,22 2.058,96 41,28


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.384 - 9.358 4.100,64 2.383,69 2.841,00 7.725,66 9.357,55
Rio de Janeiro - RJ 2.438 - 7.216 3.715,30 2.438,12 3.350,00 5.957,71 7.216,16
Belo Horizonte - MG 2.917 - 6.366 3.878,29 2.917,00 3.551,00 5.255,67 6.365,82
Fortaleza - CE 1.701 - 6.547 3.127,92 1.701,00 1.786,00 5.405,33 6.547,10
Brasília - DF 1.624 - 6.507 3.598,73 1.624,00 3.931,00 5.372,50 6.507,33
Belém - PA 1.760 - 5.973 2.980,57 1.760,00 1.760,00 4.931,00 5.972,58
Salvador - BA 2.887 - 5.444 4.036,51 2.887,00 4.495,00 4.495,00 5.444,48
Osasco - SP 8.480 - 15.211 9.159,67 8.480,00 8.480,00 12.558,00 15.210,63
Armação de Búzios - RJ 1.547 - 1.959 1.575,00 1.547,00 1.547,00 1.617,00 1.958,56


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.332 - 9.984 4.284,86 2.331,55 2.854,00 8.242,81 9.983,94
Rio de Janeiro 1.547 - 6.850 3.245,37 1.546,92 2.590,00 5.655,80 6.850,47
Minas Gerais 2.223 - 6.349 3.466,12 2.222,56 2.917,00 5.241,75 6.348,96
Rio Grande do Sul 1.808 - 8.020 3.414,67 1.808,00 2.513,50 6.621,67 8.020,36
Ceará 1.701 - 6.547 3.127,92 1.701,00 1.786,00 5.405,33 6.547,10
Distrito Federal 1.624 - 6.507 3.598,73 1.624,00 3.931,00 5.372,50 6.507,33
Bahia 2.679 - 5.750 3.961,01 2.678,50 4.495,00 4.747,50 5.750,31
Pará 1.760 - 5.973 2.980,57 1.760,00 1.760,00 4.931,00 5.972,58


Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Especialista em documentação museológica

Arquivistas e museólogos devem:

  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • conservar acervos;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • criar projetos de museus e exposições;
  • dar acesso À informação;
  • organizar acervos museológicos públicos e privados;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
  • comunicar-se;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • decidir o suporte do registro de informação;
    • coordenar as políticas públicas de arquivos;
    • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
    • identificar fundos de arquivos;
    • emitir certidões sobre documentos de arquivo;
    • estabelecer estratégias para o público alvo;
    • codificar documentos de arquivo;
    • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
    • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
    • avaliar documentação;
    • criar projeto museológico de museus e exposições;
    • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
    • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
    • monitorar as condições ambientais;
    • planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
    • evidenciar senso de organização;
    • estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
    • coordenar exposições;
    • realizar empréstimos de documentos e acervos;
    • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
    • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
    • implantar o projeto museológico e museográfico;
    • planejar sistemas de documentação museológica;
    • elaborar plano de classificação;
    • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
    • elaborar tabelas de temporalidade;
    • preparar visitas técnicas;
    • providenciar o tombamento de acervos;
    • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
    • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
    • gerenciar atividades de consulta;
    • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
    • estabelecer plano de destinação de documentos;
    • proceder com flexibilidade;
    • gerenciar a reserva técnica;
    • descrever o do documento (forma e conteúdo);
    • inventariar acervo;
    • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
    • acompanhar a eliminação do documento descartado;
    • atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • solicitar manutenção de equipamentos;
    • negociar recursos e patrocinadores;
    • pesquisar materiais de conservação;
    • compor dossiê de coleções/acervos;
    • identificar documentos e acervos;
    • realizar pesquisa histórica e administrativa;
    • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
    • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
    • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
    • conhecer a legislação da área de atuação;
    • capacitar pessoal técnico-administrativo;
    • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
    • autorizar a eliminação de documentos públicos;
    • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
    • consultar normas internacionais de descrição arquivística;
    • preparar material educativo;
    • planejar a exposição;
    • registrar documentos de arquivo;
    • redigir a correspondência oficial;
    • gerir depósitos de armazenamento;
    • gerenciar empréstimo de acervo;
    • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;
    • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
    • classificar documentos de arquivo;
    • montar cadastro de fornecedores e materiais;
    • participar de conselhos profissionais;
    • planejar programas de conservação preventiva;
    • desenvolver acuidade espacial;
    • planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
    • acondicionar documentos/acervos;
    • assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
    • diagnosticar a situação geral do museu;
    • assessorar a implantação de novas instituições;
    • desenvolver estudos do público-alvo;
    • descartar documentos de arquivo;
    • atualizar-se;
    • desenvolver percepção aguçada;
    • transferir documentos para guarda intermediária;
    • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
    • catalogar documentos/acervos;
    • supervisionar contratação de seguro para o acervo;
    • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
    • selecionar documentos para exposição;
    • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
    • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
    • recolher documentos para guarda permanente;
    • autenticar reprodução de documentos de arquivo;
    • gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
    • produzir normas e procedimentos técnicos;
    • ser meticuloso;
    • formular instrumentos de pesquisa;
    • coordenar a montagem da exposição;
    • planejar a alteração do suporte da informação;
    • identificar a produção e o fluxo documental;
    • armazenar documentos/acervos;
    • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
    • trabalhar em equipe;
    • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
    • escrever trabalhos técnicos e científicos;
    • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
    • classificar documentos por grau de sigilo;
    • orientar estagiários;
    • divulgar o acervo;
    • orientar a organização de arquivos correntes;
    • trabalhar interdisciplinarmente;
    • estabelecer diálogo com usuário;
    • planejar sistema de recuperação de informação;
    • orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
    • ordenar documentos;
    • monitorar programas de conservação preventiva;
    • executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
    • higienizar documentos/acervos;
    • definir a tipologia do documento;
    • interagir com o programa curricular nacional;
    • proceder com criatividade;
    • considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
    • representar oficialmente a instituição;
    • representar a informação;
    • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;
    • administrar prazos;
    • organizar monitorias;
    • diagnosticar a situação dos arquivos;
    • definir o perfil do museu;
    • organizar museus;
    • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
    • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
    • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
    • apoiar as atividades de consulta;
    • identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
    • planejar programa/cronograma das exposições;
    • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
    • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
    • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
    • solicitar compras de materiais e equipamentos;
    • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
    • definir migração para outro tipo de suporte;
    • determinar discurso expositivo;
    • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
    • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
    • implantar procedimentos de arquivo;
    • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
    • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
    • supervisionar trabalhos de restauração;
    • supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
    • prestar contas dos financiamentos;
    • planejar a itinerância da exposição;
    • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
    • propor a definição de linhas de acervo museológico;
    • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
    • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
    • contatar instituições para sediar exposições;
    • elaborar projeto para captar recursos;
    • planejar a ocupação das instalações físicas;
    • planejar ações educativas e/ou culturais;
    • negociar parcerias e produtos;
    • ministrar cursos e palestras;
    • descrever as características dos acervos;
    • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
    • orientar as políticas do acervo;
    • providenciar avaliação financeira do acervo;
    • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
    • coordenar ações educativas e/ou culturais;
    • atender usuários;
    • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
    • propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
    • gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
    • levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
    • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;


    Setores que mais contratam Especialista em documentação museológica no mercado de trabalho

    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
    • Outras atividades de atenção à saúde humana
    • Atividades de museus e de exploração de lugares e prédios históricos e atrações similares
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Ensino de artes cênicas, exceto dança




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: