Salário para o cargo de Especialista em documentação museológica
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-10

Especialista em documentação museológica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Quanto ganha um Especialista em documentação museológica

Um Especialista em documentação museológica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.590,42 e R$ 7.575,13, com a média salarial de R$ 3.106,32 e o salário mediana em R$ 2.012,40 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Especialista em documentação museológica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.106,32 37.275,85 776,58 16,12
1º Quartil 1.590,42 19.085,05 397,61 8,25
Salário Mediana 2.012,40 24.148,80 503,10 10,44
3º Quartil 5.777,12 69.325,41 1.444,28 29,99
Teto Salarial 7.575,13 90.901,55 1.893,78 39,32


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.970 - 10.609 3.938,16 1.969,75 2.236,00 8.758,97 10.609,13
Rio de Janeiro - RJ 1.900 - 11.666 4.546,12 1.900,00 3.090,86 9.631,21 11.665,61
Salvador - BA 1.199 - 3.497 1.704,31 1.199,21 1.365,36 2.887,33 3.497,22
Florianópolis - SC 1.603 - 2.979 2.055,65 1.602,60 2.104,70 2.459,66 2.979,21
Benevides - PA 1.335 - 1.617 1.334,81 1.334,81 1.334,81 1.334,81 1.616,76


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.859 - 9.852 3.704,44 1.858,55 2.236,00 8.134,18 9.852,36
Rio de Janeiro 1.412 - 10.361 3.766,87 1.412,44 2.269,99 8.554,50 10.361,47
Bahia 1.199 - 3.497 1.704,31 1.199,21 1.365,36 2.887,33 3.497,22
Minas Gerais 1.062 - 4.569 2.776,23 1.062,00 3.300,00 3.771,91 4.568,65
Santa Catarina 1.603 - 4.239 2.261,99 1.602,60 2.459,66 3.500,00 4.239,31
Pará 1.335 - 1.617 1.334,81 1.334,81 1.334,81 1.334,81 1.616,76
Espírito Santo 1.092 - 1.580 1.157,91 1.091,80 1.150,80 1.304,35 1.579,87


Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Especialista em documentação museológica

Arquivistas e museólogos devem:

  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • conservar acervos;
  • organizar acervos museológicos públicos e privados;
  • organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • criar projetos de museus e exposições;
  • demonstrar competências pessoais;
  • dar acesso À informação;
  • comunicar-se;
  • planejar atividades técnico-administrativas;

  • Atividades

    • supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
    • propor a definição de linhas de acervo museológico;
    • compor dossiê de coleções/acervos;
    • diagnosticar a situação dos arquivos;
    • descrever o do documento (forma e conteúdo);
    • gerir depósitos de armazenamento;
    • gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
    • catalogar documentos/acervos;
    • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
    • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
    • supervisionar contratação de seguro para o acervo;
    • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
    • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
    • representar oficialmente a instituição;
    • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
    • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
    • decidir o suporte do registro de informação;
    • negociar parcerias e produtos;
    • assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
    • organizar monitorias;
    • planejar programas de conservação preventiva;
    • divulgar o acervo;
    • planejar sistema de recuperação de informação;
    • identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
    • gerenciar empréstimo de acervo;
    • desenvolver estudos do público-alvo;
    • escrever trabalhos técnicos e científicos;
    • estabelecer plano de destinação de documentos;
    • acompanhar a eliminação do documento descartado;
    • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
    • classificar documentos por grau de sigilo;
    • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
    • interagir com o programa curricular nacional;
    • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
    • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
    • gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • supervisionar trabalhos de restauração;
    • representar a informação;
    • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
    • elaborar tabelas de temporalidade;
    • diagnosticar a situação geral do museu;
    • executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
    • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
    • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
    • descartar documentos de arquivo;
    • orientar a organização de arquivos correntes;
    • orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
    • planejar sistemas de documentação museológica;
    • administrar prazos;
    • evidenciar senso de organização;
    • providenciar avaliação financeira do acervo;
    • planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
    • ministrar cursos e palestras;
    • montar cadastro de fornecedores e materiais;
    • formular instrumentos de pesquisa;
    • planejar a itinerância da exposição;
    • ordenar documentos;
    • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;
    • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
    • realizar pesquisa histórica e administrativa;
    • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
    • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
    • ser meticuloso;
    • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
    • autorizar a eliminação de documentos públicos;
    • estabelecer diálogo com usuário;
    • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
    • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
    • planejar ações educativas e/ou culturais;
    • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;
    • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
    • planejar a alteração do suporte da informação;
    • classificar documentos de arquivo;
    • redigir a correspondência oficial;
    • pesquisar materiais de conservação;
    • levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
    • trabalhar interdisciplinarmente;
    • proceder com criatividade;
    • planejar programa/cronograma das exposições;
    • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
    • preparar material educativo;
    • codificar documentos de arquivo;
    • conhecer a legislação da área de atuação;
    • organizar museus;
    • trabalhar em equipe;
    • gerenciar a reserva técnica;
    • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
    • negociar recursos e patrocinadores;
    • recolher documentos para guarda permanente;
    • produzir normas e procedimentos técnicos;
    • definir o perfil do museu;
    • gerenciar atividades de consulta;
    • considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
    • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
    • coordenar a montagem da exposição;
    • definir a tipologia do documento;
    • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
    • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
    • implantar o projeto museológico e museográfico;
    • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
    • capacitar pessoal técnico-administrativo;
    • coordenar as políticas públicas de arquivos;
    • participar de conselhos profissionais;
    • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
    • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
    • armazenar documentos/acervos;
    • determinar discurso expositivo;
    • inventariar acervo;
    • selecionar documentos para exposição;
    • identificar documentos e acervos;
    • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
    • criar projeto museológico de museus e exposições;
    • coordenar ações educativas e/ou culturais;
    • solicitar manutenção de equipamentos;
    • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
    • estabelecer estratégias para o público alvo;
    • atender usuários;
    • identificar a produção e o fluxo documental;
    • identificar fundos de arquivos;
    • propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
    • registrar documentos de arquivo;
    • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
    • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
    • consultar normas internacionais de descrição arquivística;
    • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
    • higienizar documentos/acervos;
    • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
    • solicitar compras de materiais e equipamentos;
    • estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
    • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
    • descrever as características dos acervos;
    • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
    • planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
    • implantar procedimentos de arquivo;
    • acondicionar documentos/acervos;
    • assessorar a implantação de novas instituições;
    • atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • definir migração para outro tipo de suporte;
    • transferir documentos para guarda intermediária;
    • prestar contas dos financiamentos;
    • desenvolver acuidade espacial;
    • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
    • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
    • orientar as políticas do acervo;
    • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
    • monitorar programas de conservação preventiva;
    • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
    • elaborar plano de classificação;
    • realizar empréstimos de documentos e acervos;
    • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
    • elaborar projeto para captar recursos;
    • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
    • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
    • preparar visitas técnicas;
    • atualizar-se;
    • planejar a ocupação das instalações físicas;
    • apoiar as atividades de consulta;
    • contatar instituições para sediar exposições;
    • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
    • planejar a exposição;
    • proceder com flexibilidade;
    • avaliar documentação;
    • coordenar exposições;
    • providenciar o tombamento de acervos;
    • monitorar as condições ambientais;
    • emitir certidões sobre documentos de arquivo;
    • orientar estagiários;
    • autenticar reprodução de documentos de arquivo;
    • desenvolver percepção aguçada;


    Setores que mais contratam Especialista em documentação museológica no mercado de trabalho

    • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Atividades de museus e de exploração de lugares e prédios históricos e atrações similares
    • Construção de edifícios
    • Serrarias com desdobramento de madeira
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Supervisor de trens
    Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

    Supervisor de trens