Salário para o cargo de Auxiliar de museus
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-10

Auxiliar de museus - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Quanto ganha um Auxiliar de museus

Um Auxiliar de museus trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.272,49 e R$ 8.805,24, com a média salarial de R$ 3.106,32 e o salário mediana em R$ 2.012,40 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de museus

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.106,32 37.275,85 776,58 16,12
1º Quartil 1.272,49 15.269,89 318,12 6,60
Salário Mediana 2.012,40 24.148,80 503,10 10,44
3º Quartil 6.715,25 80.583,00 1.678,81 34,85
Teto Salarial 8.805,24 105.662,85 2.201,31 45,70


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.970 - 10.609 3.938,16 1.969,75 2.236,00 8.758,97 10.609,13
Rio de Janeiro - RJ 1.900 - 11.666 4.546,12 1.900,00 3.090,86 9.631,21 11.665,61
Salvador - BA 1.199 - 3.497 1.704,31 1.199,21 1.365,36 2.887,33 3.497,22
Florianópolis - SC 1.603 - 2.979 2.055,65 1.602,60 2.104,70 2.459,66 2.979,21
Benevides - PA 1.335 - 1.617 1.334,81 1.334,81 1.334,81 1.334,81 1.616,76


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.859 - 9.852 3.704,44 1.858,55 2.236,00 8.134,18 9.852,36
Rio de Janeiro 1.412 - 10.361 3.766,87 1.412,44 2.269,99 8.554,50 10.361,47
Bahia 1.199 - 3.497 1.704,31 1.199,21 1.365,36 2.887,33 3.497,22
Minas Gerais 1.062 - 4.569 2.776,23 1.062,00 3.300,00 3.771,91 4.568,65
Santa Catarina 1.603 - 4.239 2.261,99 1.602,60 2.459,66 3.500,00 4.239,31
Pará 1.335 - 1.617 1.334,81 1.334,81 1.334,81 1.334,81 1.616,76
Espírito Santo 1.092 - 1.580 1.157,91 1.091,80 1.150,80 1.304,35 1.579,87


Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Auxiliar de museus

Arquivistas e museólogos devem:

  • criar projetos de museus e exposições;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • comunicar-se;
  • dar acesso À informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
  • conservar acervos;
  • organizar acervos museológicos públicos e privados;

  • Atividades

    • providenciar o tombamento de acervos;
    • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
    • emitir certidões sobre documentos de arquivo;
    • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
    • definir o perfil do museu;
    • representar oficialmente a instituição;
    • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
    • coordenar as políticas públicas de arquivos;
    • monitorar programas de conservação preventiva;
    • classificar documentos de arquivo;
    • elaborar projeto para captar recursos;
    • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
    • diagnosticar a situação geral do museu;
    • planejar sistemas de documentação museológica;
    • descrever o do documento (forma e conteúdo);
    • conhecer a legislação da área de atuação;
    • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
    • orientar estagiários;
    • considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
    • compor dossiê de coleções/acervos;
    • planejar sistema de recuperação de informação;
    • identificar fundos de arquivos;
    • realizar empréstimos de documentos e acervos;
    • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;
    • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
    • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
    • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
    • selecionar documentos para exposição;
    • planejar programas de conservação preventiva;
    • escrever trabalhos técnicos e científicos;
    • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
    • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
    • estabelecer estratégias para o público alvo;
    • planejar a alteração do suporte da informação;
    • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
    • identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
    • planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
    • planejar ações educativas e/ou culturais;
    • evidenciar senso de organização;
    • organizar monitorias;
    • produzir normas e procedimentos técnicos;
    • identificar a produção e o fluxo documental;
    • desenvolver estudos do público-alvo;
    • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
    • pesquisar materiais de conservação;
    • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
    • gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
    • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
    • decidir o suporte do registro de informação;
    • coordenar exposições;
    • coordenar a montagem da exposição;
    • divulgar o acervo;
    • diagnosticar a situação dos arquivos;
    • montar cadastro de fornecedores e materiais;
    • inventariar acervo;
    • orientar a organização de arquivos correntes;
    • orientar as políticas do acervo;
    • participar de conselhos profissionais;
    • higienizar documentos/acervos;
    • atender usuários;
    • planejar a itinerância da exposição;
    • atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • formular instrumentos de pesquisa;
    • capacitar pessoal técnico-administrativo;
    • negociar parcerias e produtos;
    • descartar documentos de arquivo;
    • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
    • identificar documentos e acervos;
    • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
    • assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
    • autenticar reprodução de documentos de arquivo;
    • supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
    • organizar museus;
    • prestar contas dos financiamentos;
    • catalogar documentos/acervos;
    • planejar a exposição;
    • avaliar documentação;
    • registrar documentos de arquivo;
    • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
    • determinar discurso expositivo;
    • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;
    • desenvolver percepção aguçada;
    • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
    • preparar visitas técnicas;
    • planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
    • apoiar as atividades de consulta;
    • levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
    • armazenar documentos/acervos;
    • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
    • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
    • gerenciar empréstimo de acervo;
    • criar projeto museológico de museus e exposições;
    • desenvolver acuidade espacial;
    • recolher documentos para guarda permanente;
    • implantar procedimentos de arquivo;
    • planejar programa/cronograma das exposições;
    • acompanhar a eliminação do documento descartado;
    • transferir documentos para guarda intermediária;
    • executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
    • supervisionar contratação de seguro para o acervo;
    • proceder com criatividade;
    • assessorar a implantação de novas instituições;
    • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
    • definir migração para outro tipo de suporte;
    • implantar o projeto museológico e museográfico;
    • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
    • orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
    • elaborar tabelas de temporalidade;
    • descrever as características dos acervos;
    • proceder com flexibilidade;
    • providenciar avaliação financeira do acervo;
    • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
    • monitorar as condições ambientais;
    • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
    • supervisionar trabalhos de restauração;
    • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
    • representar a informação;
    • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
    • preparar material educativo;
    • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
    • atualizar-se;
    • estabelecer plano de destinação de documentos;
    • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
    • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
    • consultar normas internacionais de descrição arquivística;
    • trabalhar em equipe;
    • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
    • ministrar cursos e palestras;
    • propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
    • gerenciar a reserva técnica;
    • estabelecer diálogo com usuário;
    • definir a tipologia do documento;
    • realizar pesquisa histórica e administrativa;
    • gerir depósitos de armazenamento;
    • negociar recursos e patrocinadores;
    • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
    • solicitar manutenção de equipamentos;
    • redigir a correspondência oficial;
    • codificar documentos de arquivo;
    • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
    • planejar a ocupação das instalações físicas;
    • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
    • contatar instituições para sediar exposições;
    • acondicionar documentos/acervos;
    • gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
    • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
    • solicitar compras de materiais e equipamentos;
    • administrar prazos;
    • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
    • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
    • ser meticuloso;
    • autorizar a eliminação de documentos públicos;
    • ordenar documentos;
    • trabalhar interdisciplinarmente;
    • gerenciar atividades de consulta;
    • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
    • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
    • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
    • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
    • coordenar ações educativas e/ou culturais;
    • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
    • propor a definição de linhas de acervo museológico;
    • elaborar plano de classificação;
    • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
    • classificar documentos por grau de sigilo;
    • interagir com o programa curricular nacional;
    • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
    • apresentar trabalhos técnicos e científicos;


    Setores que mais contratam Auxiliar de museus no mercado de trabalho

    • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Construção de edifícios
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Atividades de museus e de exploração de lugares e prédios históricos e atrações similares
    • Serrarias com desdobramento de madeira
    • Outras atividades de atenção à saúde humana
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Diretor de leasing
    Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

    Diretor de leasing