Salário para o cargo de Auxiliar de museus
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-10

Auxiliar de museus - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Quanto ganha um Auxiliar de museus

Um Auxiliar de museus trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.590,42 e R$ 7.575,13, com a média salarial de R$ 3.106,32 e o salário mediana em R$ 2.012,40 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de museus

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.106,32 37.275,85 776,58 16,12
1º Quartil 1.590,42 19.085,05 397,61 8,25
Salário Mediana 2.012,40 24.148,80 503,10 10,44
3º Quartil 5.777,12 69.325,41 1.444,28 29,99
Teto Salarial 7.575,13 90.901,55 1.893,78 39,32


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.970 - 10.609 3.938,16 1.969,75 2.236,00 8.758,97 10.609,13
Rio de Janeiro - RJ 1.900 - 11.666 4.546,12 1.900,00 3.090,86 9.631,21 11.665,61
Salvador - BA 1.199 - 3.497 1.704,31 1.199,21 1.365,36 2.887,33 3.497,22
Florianópolis - SC 1.603 - 2.979 2.055,65 1.602,60 2.104,70 2.459,66 2.979,21
Benevides - PA 1.335 - 1.617 1.334,81 1.334,81 1.334,81 1.334,81 1.616,76


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.859 - 9.852 3.704,44 1.858,55 2.236,00 8.134,18 9.852,36
Rio de Janeiro 1.412 - 10.361 3.766,87 1.412,44 2.269,99 8.554,50 10.361,47
Bahia 1.199 - 3.497 1.704,31 1.199,21 1.365,36 2.887,33 3.497,22
Santa Catarina 1.603 - 4.239 2.261,99 1.602,60 2.459,66 3.500,00 4.239,31
Minas Gerais 1.062 - 4.569 2.776,23 1.062,00 3.300,00 3.771,91 4.568,65
Pará 1.335 - 1.617 1.334,81 1.334,81 1.334,81 1.334,81 1.616,76
Espírito Santo 1.092 - 1.580 1.157,91 1.091,80 1.150,80 1.304,35 1.579,87


Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Auxiliar de museus

Arquivistas e museólogos devem:

  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • comunicar-se;
  • organizar acervos museológicos públicos e privados;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • criar projetos de museus e exposições;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
  • dar acesso À informação;
  • conservar acervos;

  • Atividades

    • estabelecer plano de destinação de documentos;
    • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
    • orientar a organização de arquivos correntes;
    • monitorar programas de conservação preventiva;
    • apoiar as atividades de consulta;
    • organizar museus;
    • orientar as políticas do acervo;
    • assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
    • acondicionar documentos/acervos;
    • diagnosticar a situação dos arquivos;
    • monitorar as condições ambientais;
    • descartar documentos de arquivo;
    • executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
    • diagnosticar a situação geral do museu;
    • formular instrumentos de pesquisa;
    • planejar programas de conservação preventiva;
    • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
    • planejar a itinerância da exposição;
    • determinar discurso expositivo;
    • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
    • conhecer a legislação da área de atuação;
    • definir a tipologia do documento;
    • ministrar cursos e palestras;
    • identificar documentos e acervos;
    • capacitar pessoal técnico-administrativo;
    • negociar recursos e patrocinadores;
    • realizar pesquisa histórica e administrativa;
    • orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
    • propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
    • identificar a produção e o fluxo documental;
    • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
    • desenvolver acuidade espacial;
    • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
    • trabalhar em equipe;
    • descrever as características dos acervos;
    • elaborar tabelas de temporalidade;
    • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
    • definir migração para outro tipo de suporte;
    • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
    • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
    • supervisionar trabalhos de restauração;
    • ordenar documentos;
    • prestar contas dos financiamentos;
    • supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
    • propor a definição de linhas de acervo museológico;
    • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;
    • levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
    • coordenar a montagem da exposição;
    • classificar documentos de arquivo;
    • planejar a alteração do suporte da informação;
    • atender usuários;
    • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
    • codificar documentos de arquivo;
    • registrar documentos de arquivo;
    • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
    • ser meticuloso;
    • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
    • coordenar exposições;
    • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
    • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
    • criar projeto museológico de museus e exposições;
    • redigir a correspondência oficial;
    • armazenar documentos/acervos;
    • solicitar compras de materiais e equipamentos;
    • consultar normas internacionais de descrição arquivística;
    • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
    • planejar sistema de recuperação de informação;
    • inventariar acervo;
    • estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
    • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
    • providenciar o tombamento de acervos;
    • selecionar documentos para exposição;
    • divulgar o acervo;
    • administrar prazos;
    • gerenciar a reserva técnica;
    • acompanhar a eliminação do documento descartado;
    • escrever trabalhos técnicos e científicos;
    • recolher documentos para guarda permanente;
    • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
    • planejar ações educativas e/ou culturais;
    • evidenciar senso de organização;
    • representar a informação;
    • planejar a exposição;
    • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
    • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
    • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
    • participar de conselhos profissionais;
    • proceder com criatividade;
    • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
    • planejar a ocupação das instalações físicas;
    • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
    • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
    • representar oficialmente a instituição;
    • desenvolver estudos do público-alvo;
    • supervisionar contratação de seguro para o acervo;
    • compor dossiê de coleções/acervos;
    • emitir certidões sobre documentos de arquivo;
    • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
    • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
    • planejar sistemas de documentação museológica;
    • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;
    • assessorar a implantação de novas instituições;
    • estabelecer diálogo com usuário;
    • classificar documentos por grau de sigilo;
    • produzir normas e procedimentos técnicos;
    • elaborar plano de classificação;
    • planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
    • orientar estagiários;
    • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
    • desenvolver percepção aguçada;
    • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
    • contatar instituições para sediar exposições;
    • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
    • implantar procedimentos de arquivo;
    • providenciar avaliação financeira do acervo;
    • planejar programa/cronograma das exposições;
    • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
    • autenticar reprodução de documentos de arquivo;
    • planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
    • preparar material educativo;
    • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
    • coordenar ações educativas e/ou culturais;
    • definir o perfil do museu;
    • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
    • organizar monitorias;
    • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
    • descrever o do documento (forma e conteúdo);
    • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
    • gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
    • considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
    • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
    • autorizar a eliminação de documentos públicos;
    • gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
    • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
    • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
    • negociar parcerias e produtos;
    • decidir o suporte do registro de informação;
    • gerenciar atividades de consulta;
    • implantar o projeto museológico e museográfico;
    • identificar fundos de arquivos;
    • transferir documentos para guarda intermediária;
    • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
    • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
    • solicitar manutenção de equipamentos;
    • pesquisar materiais de conservação;
    • preparar visitas técnicas;
    • gerenciar empréstimo de acervo;
    • interagir com o programa curricular nacional;
    • trabalhar interdisciplinarmente;
    • coordenar as políticas públicas de arquivos;
    • avaliar documentação;
    • atualizar-se;
    • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
    • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
    • gerir depósitos de armazenamento;
    • identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
    • catalogar documentos/acervos;
    • elaborar projeto para captar recursos;
    • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
    • atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • realizar empréstimos de documentos e acervos;
    • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
    • estabelecer estratégias para o público alvo;
    • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
    • proceder com flexibilidade;
    • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
    • higienizar documentos/acervos;
    • montar cadastro de fornecedores e materiais;


    Setores que mais contratam Auxiliar de museus no mercado de trabalho

    • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Construção de edifícios
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Atividades de museus e de exploração de lugares e prédios históricos e atrações similares
    • Serrarias com desdobramento de madeira
    • Condomínios prediais
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: