Salário para o cargo de Administrador de arquivos
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-05

Administrador de arquivos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Quanto ganha um Administrador de arquivos

Um Administrador de arquivos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.111,29 e R$ 5.290,56, com a média salarial de R$ 1.995,21 e o salário mediana em R$ 1.401,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Administrador de arquivos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.995,21 23.942,49 498,80 9,35
1º Quartil 1.111,29 13.335,54 277,82 5,21
Salário Mediana 1.401,00 16.812,00 350,25 6,56
3º Quartil 4.034,81 48.417,67 1.008,70 18,91
Teto Salarial 5.290,56 63.486,71 1.322,64 24,79


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.220 - 4.775 2.177,13 1.220,45 1.681,12 3.942,66 4.775,47
Belo Horizonte - MG 1.211 - 3.499 1.808,64 1.211,04 1.500,00 2.889,20 3.499,48
Jundiaí - SP 1.401 - 1.722 1.406,02 1.401,00 1.401,00 1.421,60 1.721,88
Vitoria - ES 1.045 - 3.847 1.895,06 1.045,00 1.204,95 3.175,79 3.846,61
Brasília - DF 1.197 - 4.970 2.291,01 1.197,40 1.770,27 4.103,63 4.970,44
Cachoeirinha - RS 1.217 - 1.510 1.226,69 1.216,71 1.216,71 1.246,64 1.509,97
Rio de Janeiro - RJ 1.257 - 30.013 7.548,44 1.257,32 2.306,06 24.778,97 30.013,04
Florianópolis - SC 1.487 - 3.028 1.869,51 1.487,46 1.785,24 2.499,73 3.027,75
Osasco - SP 1.181 - 1.755 1.256,66 1.180,94 1.198,22 1.449,26 1.755,39
Goiânia - GO 1.081 - 3.573 1.596,47 1.080,52 1.138,00 2.949,95 3.573,06
Aparecida de Goiânia - GO 1.078 - 1.457 1.127,23 1.077,89 1.125,85 1.202,69 1.456,74
Salvador - BA 1.104 - 2.621 1.453,32 1.104,24 1.257,83 2.163,64 2.620,66
Recife - PE 1.083 - 3.240 1.542,15 1.083,40 1.205,00 2.674,74 3.239,72
Fortaleza - CE 1.079 - 2.076 1.284,67 1.078,50 1.140,20 1.714,12 2.076,20
Natal - RN 1.233 - 1.768 1.295,40 1.233,48 1.244,15 1.459,84 1.768,20
Barueri - SP 1.181 - 2.653 1.438,18 1.180,76 1.198,23 2.190,32 2.652,98
Curitiba - PR 1.098 - 5.295 2.029,10 1.098,02 1.337,00 4.371,42 5.294,79
João Pessoa - PB 1.054 - 2.198 1.390,90 1.053,70 1.407,12 1.814,66 2.197,97
Olinda - PE 1.052 - 1.407 1.091,85 1.052,04 1.071,06 1.162,01 1.407,46
São José dos Campos - SP 1.184 - 8.731 3.400,73 1.184,38 1.900,00 7.208,24 8.730,83


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.203 - 3.993 1.868,94 1.203,04 1.401,00 3.296,33 3.992,62
Minas Gerais 1.111 - 3.349 1.699,78 1.110,96 1.408,62 2.765,12 3.349,19
Espírito Santo 1.045 - 3.832 1.854,21 1.045,00 1.193,91 3.163,99 3.832,32
Rio Grande do Sul 1.213 - 2.584 1.450,44 1.212,69 1.238,00 2.133,60 2.584,28
Rio de Janeiro 1.212 - 22.989 6.099,11 1.212,45 1.873,78 18.980,07 22.989,22
Distrito Federal 1.197 - 4.970 2.291,01 1.197,40 1.770,27 4.103,63 4.970,44
Santa Catarina 1.308 - 2.854 1.747,75 1.307,92 1.708,69 2.356,14 2.853,83
Goiás 1.074 - 2.523 1.348,14 1.074,04 1.125,85 2.083,41 2.523,48
Paraná 1.075 - 3.059 1.525,89 1.075,37 1.215,50 2.525,14 3.058,52
Bahia 1.077 - 2.981 1.500,87 1.077,22 1.224,91 2.461,27 2.981,17
Pernambuco 1.062 - 2.791 1.403,39 1.062,42 1.125,00 2.304,34 2.791,09
Mato Grosso 1.045 - 1.893 1.193,23 1.045,00 1.100,41 1.562,99 1.893,14
Ceará 1.082 - 2.167 1.315,47 1.081,57 1.140,20 1.789,16 2.167,09
Rio Grande do Norte 1.194 - 1.768 1.283,48 1.193,65 1.244,15 1.459,84 1.768,20
Mato Grosso do Sul 1.045 - 1.968 1.251,38 1.045,00 1.200,00 1.625,01 1.968,26
Paraíba 1.055 - 2.109 1.371,07 1.055,44 1.407,12 1.741,25 2.109,05
Pará 1.192 - 4.263 1.901,15 1.191,83 1.462,69 3.519,26 4.262,63
Tocantins 1.063 - 3.826 2.434,24 1.062,73 3.158,96 3.158,96 3.826,23
Maranhão 1.058 - 4.724 2.093,82 1.058,06 1.734,00 3.900,09 4.723,91
Amapá 1.045 - 1.910 1.142,72 1.045,00 1.047,50 1.577,08 1.910,21
Sergipe 1.075 - 1.571 1.187,27 1.075,00 1.188,05 1.297,20 1.571,21


Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Administrador de arquivos

Arquivistas e museólogos devem:

  • organizar acervos museológicos públicos e privados;
  • comunicar-se;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • criar projetos de museus e exposições;
  • conservar acervos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • dar acesso À informação;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;

  • Atividades

    • planejar a alteração do suporte da informação;
    • conhecer a legislação da área de atuação;
    • preparar material educativo;
    • definir a tipologia do documento;
    • orientar a organização de arquivos correntes;
    • ministrar cursos e palestras;
    • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
    • montar cadastro de fornecedores e materiais;
    • executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
    • pesquisar materiais de conservação;
    • avaliar documentação;
    • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
    • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
    • implantar o projeto museológico e museográfico;
    • participar de conselhos profissionais;
    • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
    • definir o perfil do museu;
    • gerir depósitos de armazenamento;
    • identificar a produção e o fluxo documental;
    • diagnosticar a situação dos arquivos;
    • emitir certidões sobre documentos de arquivo;
    • selecionar documentos para exposição;
    • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
    • propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
    • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
    • planejar programas de conservação preventiva;
    • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
    • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
    • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
    • autorizar a eliminação de documentos públicos;
    • identificar fundos de arquivos;
    • coordenar a montagem da exposição;
    • gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
    • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
    • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
    • produzir normas e procedimentos técnicos;
    • gerenciar a reserva técnica;
    • levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
    • classificar documentos de arquivo;
    • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
    • decidir o suporte do registro de informação;
    • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
    • classificar documentos por grau de sigilo;
    • supervisionar trabalhos de restauração;
    • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
    • descrever as características dos acervos;
    • organizar museus;
    • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
    • providenciar o tombamento de acervos;
    • desenvolver estudos do público-alvo;
    • coordenar exposições;
    • trabalhar interdisciplinarmente;
    • supervisionar contratação de seguro para o acervo;
    • diagnosticar a situação geral do museu;
    • planejar programa/cronograma das exposições;
    • atender usuários;
    • estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
    • definir migração para outro tipo de suporte;
    • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
    • interagir com o programa curricular nacional;
    • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
    • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
    • estabelecer diálogo com usuário;
    • considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
    • contatar instituições para sediar exposições;
    • elaborar plano de classificação;
    • criar projeto museológico de museus e exposições;
    • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
    • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
    • planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
    • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
    • supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
    • propor a definição de linhas de acervo museológico;
    • elaborar projeto para captar recursos;
    • orientar as políticas do acervo;
    • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
    • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
    • planejar ações educativas e/ou culturais;
    • identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
    • redigir a correspondência oficial;
    • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
    • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;
    • prestar contas dos financiamentos;
    • orientar estagiários;
    • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
    • representar a informação;
    • descartar documentos de arquivo;
    • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
    • gerenciar atividades de consulta;
    • acompanhar a eliminação do documento descartado;
    • preparar visitas técnicas;
    • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;
    • planejar sistemas de documentação museológica;
    • representar oficialmente a instituição;
    • codificar documentos de arquivo;
    • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
    • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
    • solicitar manutenção de equipamentos;
    • autenticar reprodução de documentos de arquivo;
    • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
    • monitorar as condições ambientais;
    • elaborar tabelas de temporalidade;
    • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
    • ser meticuloso;
    • realizar pesquisa histórica e administrativa;
    • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
    • planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
    • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
    • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
    • higienizar documentos/acervos;
    • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
    • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
    • descrever o do documento (forma e conteúdo);
    • proceder com flexibilidade;
    • determinar discurso expositivo;
    • escrever trabalhos técnicos e científicos;
    • organizar monitorias;
    • assessorar a implantação de novas instituições;
    • formular instrumentos de pesquisa;
    • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
    • assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
    • consultar normas internacionais de descrição arquivística;
    • negociar recursos e patrocinadores;
    • monitorar programas de conservação preventiva;
    • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
    • coordenar as políticas públicas de arquivos;
    • recolher documentos para guarda permanente;
    • estabelecer estratégias para o público alvo;
    • divulgar o acervo;
    • administrar prazos;
    • planejar sistema de recuperação de informação;
    • planejar a itinerância da exposição;
    • solicitar compras de materiais e equipamentos;
    • ordenar documentos;
    • desenvolver acuidade espacial;
    • acondicionar documentos/acervos;
    • providenciar avaliação financeira do acervo;
    • capacitar pessoal técnico-administrativo;
    • proceder com criatividade;
    • inventariar acervo;
    • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
    • trabalhar em equipe;
    • estabelecer plano de destinação de documentos;
    • coordenar ações educativas e/ou culturais;
    • transferir documentos para guarda intermediária;
    • gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
    • atualizar-se;
    • identificar documentos e acervos;
    • realizar empréstimos de documentos e acervos;
    • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
    • desenvolver percepção aguçada;
    • implantar procedimentos de arquivo;
    • compor dossiê de coleções/acervos;
    • gerenciar empréstimo de acervo;
    • planejar a exposição;
    • catalogar documentos/acervos;
    • orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
    • apoiar as atividades de consulta;
    • evidenciar senso de organização;
    • atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
    • planejar a ocupação das instalações físicas;
    • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
    • armazenar documentos/acervos;
    • registrar documentos de arquivo;
    • negociar parcerias e produtos;
    • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
    • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;


    Setores que mais contratam Administrador de arquivos no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de contabilidade
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Serviços de engenharia
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Gerente de albergue
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de albergue