Salário para o cargo de Administrador de arquivos
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-05

Administrador de arquivos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Quanto ganha um Administrador de arquivos

Um Administrador de arquivos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.196,97 e R$ 4.535,00, com a média salarial de R$ 1.995,21 e o salário mediana em R$ 1.401,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Administrador de arquivos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.995,21 23.942,49 498,80 9,35
1º Quartil 1.196,97 14.363,62 299,24 5,61
Salário Mediana 1.401,00 16.812,00 350,25 6,56
3º Quartil 3.458,58 41.502,98 864,65 16,21
Teto Salarial 4.535,00 54.419,95 1.133,75 21,25


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.220 - 4.775 2.177,13 1.220,45 1.681,12 3.942,66 4.775,47
Belo Horizonte - MG 1.211 - 3.499 1.808,64 1.211,04 1.500,00 2.889,20 3.499,48
Jundiaí - SP 1.401 - 1.722 1.406,02 1.401,00 1.401,00 1.421,60 1.721,88
Vitoria - ES 1.045 - 3.847 1.895,06 1.045,00 1.204,95 3.175,79 3.846,61
Brasília - DF 1.197 - 4.970 2.291,01 1.197,40 1.770,27 4.103,63 4.970,44
Cachoeirinha - RS 1.217 - 1.510 1.226,69 1.216,71 1.216,71 1.246,64 1.509,97
Rio de Janeiro - RJ 1.257 - 30.013 7.548,44 1.257,32 2.306,06 24.778,97 30.013,04
Florianópolis - SC 1.487 - 3.028 1.869,51 1.487,46 1.785,24 2.499,73 3.027,75
Osasco - SP 1.181 - 1.755 1.256,66 1.180,94 1.198,22 1.449,26 1.755,39
Goiânia - GO 1.081 - 3.573 1.596,47 1.080,52 1.138,00 2.949,95 3.573,06
Aparecida de Goiânia - GO 1.078 - 1.457 1.127,23 1.077,89 1.125,85 1.202,69 1.456,74
Salvador - BA 1.104 - 2.621 1.453,32 1.104,24 1.257,83 2.163,64 2.620,66
Recife - PE 1.083 - 3.240 1.542,15 1.083,40 1.205,00 2.674,74 3.239,72
Fortaleza - CE 1.079 - 2.076 1.284,67 1.078,50 1.140,20 1.714,12 2.076,20
Natal - RN 1.233 - 1.768 1.295,40 1.233,48 1.244,15 1.459,84 1.768,20
Barueri - SP 1.181 - 2.653 1.438,18 1.180,76 1.198,23 2.190,32 2.652,98
Curitiba - PR 1.098 - 5.295 2.029,10 1.098,02 1.337,00 4.371,42 5.294,79
João Pessoa - PB 1.054 - 2.198 1.390,90 1.053,70 1.407,12 1.814,66 2.197,97
Olinda - PE 1.052 - 1.407 1.091,85 1.052,04 1.071,06 1.162,01 1.407,46
Londrina - PR 1.200 - 3.666 1.730,27 1.200,00 1.425,00 3.026,92 3.666,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.203 - 3.993 1.868,94 1.203,04 1.401,00 3.296,33 3.992,62
Minas Gerais 1.111 - 3.349 1.699,78 1.110,96 1.408,62 2.765,12 3.349,19
Espírito Santo 1.045 - 3.832 1.854,21 1.045,00 1.193,91 3.163,99 3.832,32
Rio Grande do Sul 1.213 - 2.584 1.450,44 1.212,69 1.238,00 2.133,60 2.584,28
Rio de Janeiro 1.212 - 22.989 6.099,11 1.212,45 1.873,78 18.980,07 22.989,22
Distrito Federal 1.197 - 4.970 2.291,01 1.197,40 1.770,27 4.103,63 4.970,44
Santa Catarina 1.308 - 2.854 1.747,75 1.307,92 1.708,69 2.356,14 2.853,83
Goiás 1.074 - 2.523 1.348,14 1.074,04 1.125,85 2.083,41 2.523,48
Paraná 1.075 - 3.059 1.525,89 1.075,37 1.215,50 2.525,14 3.058,52
Bahia 1.077 - 2.981 1.500,87 1.077,22 1.224,91 2.461,27 2.981,17
Pernambuco 1.062 - 2.791 1.403,39 1.062,42 1.125,00 2.304,34 2.791,09
Mato Grosso 1.045 - 1.893 1.193,23 1.045,00 1.100,41 1.562,99 1.893,14
Ceará 1.082 - 2.167 1.315,47 1.081,57 1.140,20 1.789,16 2.167,09
Paraíba 1.055 - 2.109 1.371,07 1.055,44 1.407,12 1.741,25 2.109,05
Rio Grande do Norte 1.194 - 1.768 1.283,48 1.193,65 1.244,15 1.459,84 1.768,20
Mato Grosso do Sul 1.045 - 1.968 1.251,38 1.045,00 1.200,00 1.625,01 1.968,26
Pará 1.192 - 4.263 1.901,15 1.191,83 1.462,69 3.519,26 4.262,63
Tocantins 1.063 - 3.826 2.434,24 1.062,73 3.158,96 3.158,96 3.826,23
Maranhão 1.058 - 4.724 2.093,82 1.058,06 1.734,00 3.900,09 4.723,91
Amapá 1.045 - 1.910 1.142,72 1.045,00 1.047,50 1.577,08 1.910,21
Sergipe 1.075 - 1.571 1.187,27 1.075,00 1.188,05 1.297,20 1.571,21


Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Administrador de arquivos

Arquivistas e museólogos devem:

  • organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
  • criar projetos de museus e exposições;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • organizar acervos museológicos públicos e privados;
  • conservar acervos;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • comunicar-se;
  • dar acesso À informação;
  • administrar atividades patrocinadas;

  • Atividades

    • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
    • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
    • consultar normas internacionais de descrição arquivística;
    • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
    • autenticar reprodução de documentos de arquivo;
    • orientar estagiários;
    • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
    • planejar sistema de recuperação de informação;
    • solicitar manutenção de equipamentos;
    • ministrar cursos e palestras;
    • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
    • estabelecer estratégias para o público alvo;
    • decidir o suporte do registro de informação;
    • gerenciar a reserva técnica;
    • acondicionar documentos/acervos;
    • capacitar pessoal técnico-administrativo;
    • acompanhar a eliminação do documento descartado;
    • diagnosticar a situação dos arquivos;
    • planejar a alteração do suporte da informação;
    • monitorar as condições ambientais;
    • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
    • gerenciar atividades de consulta;
    • propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
    • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
    • identificar fundos de arquivos;
    • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
    • estabelecer diálogo com usuário;
    • diagnosticar a situação geral do museu;
    • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
    • implantar procedimentos de arquivo;
    • higienizar documentos/acervos;
    • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
    • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
    • transferir documentos para guarda intermediária;
    • planejar a exposição;
    • considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
    • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
    • atender usuários;
    • codificar documentos de arquivo;
    • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
    • realizar empréstimos de documentos e acervos;
    • atualizar-se;
    • autorizar a eliminação de documentos públicos;
    • coordenar as políticas públicas de arquivos;
    • preparar visitas técnicas;
    • orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
    • identificar a produção e o fluxo documental;
    • coordenar exposições;
    • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
    • estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
    • orientar a organização de arquivos correntes;
    • planejar ações educativas e/ou culturais;
    • participar de conselhos profissionais;
    • providenciar avaliação financeira do acervo;
    • desenvolver percepção aguçada;
    • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
    • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
    • gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • emitir certidões sobre documentos de arquivo;
    • descrever o do documento (forma e conteúdo);
    • supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
    • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
    • avaliar documentação;
    • armazenar documentos/acervos;
    • trabalhar interdisciplinarmente;
    • definir a tipologia do documento;
    • catalogar documentos/acervos;
    • evidenciar senso de organização;
    • realizar pesquisa histórica e administrativa;
    • planejar a itinerância da exposição;
    • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
    • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;
    • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
    • gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
    • representar oficialmente a instituição;
    • planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
    • coordenar a montagem da exposição;
    • determinar discurso expositivo;
    • formular instrumentos de pesquisa;
    • escrever trabalhos técnicos e científicos;
    • classificar documentos por grau de sigilo;
    • desenvolver acuidade espacial;
    • interagir com o programa curricular nacional;
    • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
    • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
    • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
    • preparar material educativo;
    • produzir normas e procedimentos técnicos;
    • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
    • implantar o projeto museológico e museográfico;
    • elaborar projeto para captar recursos;
    • conhecer a legislação da área de atuação;
    • negociar recursos e patrocinadores;
    • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
    • administrar prazos;
    • registrar documentos de arquivo;
    • gerir depósitos de armazenamento;
    • gerenciar empréstimo de acervo;
    • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
    • propor a definição de linhas de acervo museológico;
    • monitorar programas de conservação preventiva;
    • solicitar compras de materiais e equipamentos;
    • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
    • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
    • criar projeto museológico de museus e exposições;
    • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
    • selecionar documentos para exposição;
    • recolher documentos para guarda permanente;
    • desenvolver estudos do público-alvo;
    • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
    • ordenar documentos;
    • proceder com criatividade;
    • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
    • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
    • montar cadastro de fornecedores e materiais;
    • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
    • redigir a correspondência oficial;
    • coordenar ações educativas e/ou culturais;
    • classificar documentos de arquivo;
    • supervisionar trabalhos de restauração;
    • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
    • negociar parcerias e produtos;
    • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
    • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
    • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
    • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
    • apoiar as atividades de consulta;
    • assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
    • ser meticuloso;
    • supervisionar contratação de seguro para o acervo;
    • planejar programas de conservação preventiva;
    • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;
    • divulgar o acervo;
    • assessorar a implantação de novas instituições;
    • estabelecer plano de destinação de documentos;
    • identificar documentos e acervos;
    • pesquisar materiais de conservação;
    • descrever as características dos acervos;
    • elaborar tabelas de temporalidade;
    • atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • organizar monitorias;
    • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
    • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
    • executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
    • proceder com flexibilidade;
    • planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
    • representar a informação;
    • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
    • definir migração para outro tipo de suporte;
    • orientar as políticas do acervo;
    • levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
    • providenciar o tombamento de acervos;
    • compor dossiê de coleções/acervos;
    • inventariar acervo;
    • contatar instituições para sediar exposições;
    • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
    • definir o perfil do museu;
    • descartar documentos de arquivo;
    • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
    • planejar a ocupação das instalações físicas;
    • prestar contas dos financiamentos;
    • planejar sistemas de documentação museológica;
    • trabalhar em equipe;
    • organizar museus;
    • identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
    • planejar programa/cronograma das exposições;
    • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
    • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
    • elaborar plano de classificação;


    Setores que mais contratam Administrador de arquivos no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de contabilidade
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Serviços de engenharia
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador de rua