Salário para o cargo de Especialista em conservação de acervos
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-10

Especialista em conservação de acervos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Quanto ganha um Especialista em conservação de acervos

Um Especialista em conservação de acervos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.272,49 e R$ 8.805,24, com a média salarial de R$ 3.106,32 e o salário mediana em R$ 2.012,40 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Especialista em conservação de acervos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.106,32 37.275,85 776,58 16,12
1º Quartil 1.272,49 15.269,89 318,12 6,60
Salário Mediana 2.012,40 24.148,80 503,10 10,44
3º Quartil 6.715,25 80.583,00 1.678,81 34,85
Teto Salarial 8.805,24 105.662,85 2.201,31 45,70


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.970 - 10.609 3.938,16 1.969,75 2.236,00 8.758,97 10.609,13
Rio de Janeiro - RJ 1.900 - 11.666 4.546,12 1.900,00 3.090,86 9.631,21 11.665,61
Salvador - BA 1.199 - 3.497 1.704,31 1.199,21 1.365,36 2.887,33 3.497,22
Florianópolis - SC 1.603 - 2.979 2.055,65 1.602,60 2.104,70 2.459,66 2.979,21
Benevides - PA 1.335 - 1.617 1.334,81 1.334,81 1.334,81 1.334,81 1.616,76


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.859 - 9.852 3.704,44 1.858,55 2.236,00 8.134,18 9.852,36
Rio de Janeiro 1.412 - 10.361 3.766,87 1.412,44 2.269,99 8.554,50 10.361,47
Bahia 1.199 - 3.497 1.704,31 1.199,21 1.365,36 2.887,33 3.497,22
Minas Gerais 1.062 - 4.569 2.776,23 1.062,00 3.300,00 3.771,91 4.568,65
Santa Catarina 1.603 - 4.239 2.261,99 1.602,60 2.459,66 3.500,00 4.239,31
Pará 1.335 - 1.617 1.334,81 1.334,81 1.334,81 1.334,81 1.616,76
Espírito Santo 1.092 - 1.580 1.157,91 1.091,80 1.150,80 1.304,35 1.579,87


Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Especialista em conservação de acervos

Arquivistas e museólogos devem:

  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • conservar acervos;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • dar acesso À informação;
  • comunicar-se;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • criar projetos de museus e exposições;
  • organizar acervos museológicos públicos e privados;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;

  • Atividades

    • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
    • planejar programa/cronograma das exposições;
    • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;
    • gerir depósitos de armazenamento;
    • ordenar documentos;
    • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
    • identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
    • coordenar ações educativas e/ou culturais;
    • planejar a alteração do suporte da informação;
    • prestar contas dos financiamentos;
    • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
    • elaborar plano de classificação;
    • proceder com flexibilidade;
    • orientar as políticas do acervo;
    • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
    • gerenciar atividades de consulta;
    • compor dossiê de coleções/acervos;
    • diagnosticar a situação geral do museu;
    • administrar prazos;
    • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
    • assessorar a implantação de novas instituições;
    • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
    • implantar procedimentos de arquivo;
    • estabelecer diálogo com usuário;
    • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;
    • estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
    • planejar programas de conservação preventiva;
    • inventariar acervo;
    • ministrar cursos e palestras;
    • realizar pesquisa histórica e administrativa;
    • apoiar as atividades de consulta;
    • estabelecer estratégias para o público alvo;
    • selecionar documentos para exposição;
    • registrar documentos de arquivo;
    • negociar recursos e patrocinadores;
    • definir a tipologia do documento;
    • elaborar projeto para captar recursos;
    • elaborar tabelas de temporalidade;
    • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
    • desenvolver percepção aguçada;
    • autenticar reprodução de documentos de arquivo;
    • representar a informação;
    • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
    • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
    • classificar documentos de arquivo;
    • planejar a itinerância da exposição;
    • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
    • preparar visitas técnicas;
    • criar projeto museológico de museus e exposições;
    • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
    • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
    • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
    • negociar parcerias e produtos;
    • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
    • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
    • supervisionar contratação de seguro para o acervo;
    • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
    • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
    • assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
    • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
    • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
    • solicitar compras de materiais e equipamentos;
    • divulgar o acervo;
    • recolher documentos para guarda permanente;
    • acondicionar documentos/acervos;
    • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
    • planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
    • descrever as características dos acervos;
    • estabelecer plano de destinação de documentos;
    • preparar material educativo;
    • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
    • catalogar documentos/acervos;
    • monitorar as condições ambientais;
    • proceder com criatividade;
    • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
    • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
    • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
    • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
    • avaliar documentação;
    • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
    • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
    • higienizar documentos/acervos;
    • coordenar a montagem da exposição;
    • identificar a produção e o fluxo documental;
    • gerenciar a reserva técnica;
    • codificar documentos de arquivo;
    • formular instrumentos de pesquisa;
    • orientar a organização de arquivos correntes;
    • implantar o projeto museológico e museográfico;
    • planejar sistemas de documentação museológica;
    • representar oficialmente a instituição;
    • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
    • trabalhar em equipe;
    • descrever o do documento (forma e conteúdo);
    • desenvolver acuidade espacial;
    • planejar sistema de recuperação de informação;
    • organizar monitorias;
    • identificar documentos e acervos;
    • coordenar as políticas públicas de arquivos;
    • propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
    • supervisionar trabalhos de restauração;
    • orientar estagiários;
    • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
    • planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
    • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
    • realizar empréstimos de documentos e acervos;
    • emitir certidões sobre documentos de arquivo;
    • propor a definição de linhas de acervo museológico;
    • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
    • diagnosticar a situação dos arquivos;
    • armazenar documentos/acervos;
    • atualizar-se;
    • providenciar avaliação financeira do acervo;
    • consultar normas internacionais de descrição arquivística;
    • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
    • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
    • montar cadastro de fornecedores e materiais;
    • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
    • orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
    • atender usuários;
    • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
    • desenvolver estudos do público-alvo;
    • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
    • solicitar manutenção de equipamentos;
    • atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • monitorar programas de conservação preventiva;
    • autorizar a eliminação de documentos públicos;
    • determinar discurso expositivo;
    • participar de conselhos profissionais;
    • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
    • escrever trabalhos técnicos e científicos;
    • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
    • gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
    • descartar documentos de arquivo;
    • conhecer a legislação da área de atuação;
    • classificar documentos por grau de sigilo;
    • contatar instituições para sediar exposições;
    • gerenciar empréstimo de acervo;
    • transferir documentos para guarda intermediária;
    • organizar museus;
    • identificar fundos de arquivos;
    • redigir a correspondência oficial;
    • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
    • executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
    • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
    • gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • interagir com o programa curricular nacional;
    • pesquisar materiais de conservação;
    • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
    • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
    • trabalhar interdisciplinarmente;
    • produzir normas e procedimentos técnicos;
    • acompanhar a eliminação do documento descartado;
    • coordenar exposições;
    • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
    • definir o perfil do museu;
    • definir migração para outro tipo de suporte;
    • supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
    • planejar a ocupação das instalações físicas;
    • considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
    • levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
    • planejar a exposição;
    • evidenciar senso de organização;
    • planejar ações educativas e/ou culturais;
    • providenciar o tombamento de acervos;
    • capacitar pessoal técnico-administrativo;
    • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
    • ser meticuloso;
    • decidir o suporte do registro de informação;


    Setores que mais contratam Especialista em conservação de acervos no mercado de trabalho

    • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Construção de edifícios
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Atividades de museus e de exploração de lugares e prédios históricos e atrações similares
    • Serrarias com desdobramento de madeira
    • Outras atividades de atenção à saúde humana
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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