Salário para o cargo de Especialista em conservação de acervos
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-10

Especialista em conservação de acervos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Quanto ganha um Especialista em conservação de acervos

Um Especialista em conservação de acervos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.590,42 e R$ 7.575,13, com a média salarial de R$ 3.106,32 e o salário mediana em R$ 2.012,40 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Especialista em conservação de acervos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.106,32 37.275,85 776,58 16,12
1º Quartil 1.590,42 19.085,05 397,61 8,25
Salário Mediana 2.012,40 24.148,80 503,10 10,44
3º Quartil 5.777,12 69.325,41 1.444,28 29,99
Teto Salarial 7.575,13 90.901,55 1.893,78 39,32


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.970 - 10.609 3.938,16 1.969,75 2.236,00 8.758,97 10.609,13
Rio de Janeiro - RJ 1.900 - 11.666 4.546,12 1.900,00 3.090,86 9.631,21 11.665,61
Salvador - BA 1.199 - 3.497 1.704,31 1.199,21 1.365,36 2.887,33 3.497,22
Florianópolis - SC 1.603 - 2.979 2.055,65 1.602,60 2.104,70 2.459,66 2.979,21
Benevides - PA 1.335 - 1.617 1.334,81 1.334,81 1.334,81 1.334,81 1.616,76


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.859 - 9.852 3.704,44 1.858,55 2.236,00 8.134,18 9.852,36
Rio de Janeiro 1.412 - 10.361 3.766,87 1.412,44 2.269,99 8.554,50 10.361,47
Bahia 1.199 - 3.497 1.704,31 1.199,21 1.365,36 2.887,33 3.497,22
Minas Gerais 1.062 - 4.569 2.776,23 1.062,00 3.300,00 3.771,91 4.568,65
Santa Catarina 1.603 - 4.239 2.261,99 1.602,60 2.459,66 3.500,00 4.239,31
Pará 1.335 - 1.617 1.334,81 1.334,81 1.334,81 1.334,81 1.616,76
Espírito Santo 1.092 - 1.580 1.157,91 1.091,80 1.150,80 1.304,35 1.579,87


Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Especialista em conservação de acervos

Arquivistas e museólogos devem:

  • comunicar-se;
  • conservar acervos;
  • criar projetos de museus e exposições;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • dar acesso À informação;
  • organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar acervos museológicos públicos e privados;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;

  • Atividades

    • monitorar programas de conservação preventiva;
    • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
    • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
    • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;
    • planejar a itinerância da exposição;
    • classificar documentos por grau de sigilo;
    • implantar o projeto museológico e museográfico;
    • armazenar documentos/acervos;
    • implantar procedimentos de arquivo;
    • criar projeto museológico de museus e exposições;
    • avaliar documentação;
    • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
    • definir migração para outro tipo de suporte;
    • planejar ações educativas e/ou culturais;
    • assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
    • selecionar documentos para exposição;
    • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
    • propor a definição de linhas de acervo museológico;
    • definir a tipologia do documento;
    • interagir com o programa curricular nacional;
    • supervisionar trabalhos de restauração;
    • gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
    • divulgar o acervo;
    • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
    • gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • gerir depósitos de armazenamento;
    • planejar sistema de recuperação de informação;
    • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
    • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
    • elaborar plano de classificação;
    • compor dossiê de coleções/acervos;
    • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
    • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
    • planejar sistemas de documentação museológica;
    • orientar a organização de arquivos correntes;
    • codificar documentos de arquivo;
    • ordenar documentos;
    • decidir o suporte do registro de informação;
    • conhecer a legislação da área de atuação;
    • organizar monitorias;
    • gerenciar a reserva técnica;
    • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
    • transferir documentos para guarda intermediária;
    • classificar documentos de arquivo;
    • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
    • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
    • ministrar cursos e palestras;
    • providenciar avaliação financeira do acervo;
    • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
    • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
    • participar de conselhos profissionais;
    • identificar a produção e o fluxo documental;
    • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
    • solicitar manutenção de equipamentos;
    • negociar recursos e patrocinadores;
    • registrar documentos de arquivo;
    • coordenar exposições;
    • elaborar tabelas de temporalidade;
    • representar a informação;
    • identificar fundos de arquivos;
    • trabalhar interdisciplinarmente;
    • desenvolver percepção aguçada;
    • descartar documentos de arquivo;
    • planejar a alteração do suporte da informação;
    • estabelecer estratégias para o público alvo;
    • orientar as políticas do acervo;
    • orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
    • produzir normas e procedimentos técnicos;
    • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
    • atualizar-se;
    • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
    • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
    • escrever trabalhos técnicos e científicos;
    • descrever o do documento (forma e conteúdo);
    • negociar parcerias e produtos;
    • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
    • administrar prazos;
    • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
    • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
    • elaborar projeto para captar recursos;
    • estabelecer plano de destinação de documentos;
    • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
    • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
    • pesquisar materiais de conservação;
    • planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
    • contatar instituições para sediar exposições;
    • coordenar ações educativas e/ou culturais;
    • atender usuários;
    • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
    • planejar a exposição;
    • trabalhar em equipe;
    • proceder com flexibilidade;
    • desenvolver acuidade espacial;
    • planejar programa/cronograma das exposições;
    • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
    • propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
    • higienizar documentos/acervos;
    • acompanhar a eliminação do documento descartado;
    • planejar programas de conservação preventiva;
    • realizar pesquisa histórica e administrativa;
    • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
    • coordenar as políticas públicas de arquivos;
    • prestar contas dos financiamentos;
    • capacitar pessoal técnico-administrativo;
    • organizar museus;
    • identificar documentos e acervos;
    • planejar a ocupação das instalações físicas;
    • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
    • inventariar acervo;
    • preparar material educativo;
    • estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
    • supervisionar contratação de seguro para o acervo;
    • determinar discurso expositivo;
    • desenvolver estudos do público-alvo;
    • montar cadastro de fornecedores e materiais;
    • coordenar a montagem da exposição;
    • preparar visitas técnicas;
    • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
    • definir o perfil do museu;
    • supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
    • considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
    • providenciar o tombamento de acervos;
    • levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
    • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
    • ser meticuloso;
    • monitorar as condições ambientais;
    • redigir a correspondência oficial;
    • gerenciar empréstimo de acervo;
    • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
    • realizar empréstimos de documentos e acervos;
    • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
    • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
    • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
    • atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • diagnosticar a situação geral do museu;
    • catalogar documentos/acervos;
    • acondicionar documentos/acervos;
    • assessorar a implantação de novas instituições;
    • representar oficialmente a instituição;
    • autenticar reprodução de documentos de arquivo;
    • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
    • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
    • recolher documentos para guarda permanente;
    • proceder com criatividade;
    • apoiar as atividades de consulta;
    • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
    • estabelecer diálogo com usuário;
    • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
    • consultar normas internacionais de descrição arquivística;
    • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
    • orientar estagiários;
    • emitir certidões sobre documentos de arquivo;
    • identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
    • formular instrumentos de pesquisa;
    • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
    • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
    • gerenciar atividades de consulta;
    • autorizar a eliminação de documentos públicos;
    • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
    • planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
    • descrever as características dos acervos;
    • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
    • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
    • diagnosticar a situação dos arquivos;
    • evidenciar senso de organização;
    • executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
    • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
    • solicitar compras de materiais e equipamentos;
    • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;


    Setores que mais contratam Especialista em conservação de acervos no mercado de trabalho

    • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Construção de edifícios
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Atividades de museus e de exploração de lugares e prédios históricos e atrações similares
    • Serrarias com desdobramento de madeira
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
    • Outras atividades de atenção à saúde humana




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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