Salário para o cargo de Especialista em documentação arquivística
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-05

Especialista em documentação arquivística - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Quanto ganha um Especialista em documentação arquivística

Um Especialista em documentação arquivística trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.196,97 e R$ 4.535,00, com a média salarial de R$ 1.995,21 e o salário mediana em R$ 1.401,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Especialista em documentação arquivística

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.995,21 23.942,49 498,80 9,35
1º Quartil 1.196,97 14.363,62 299,24 5,61
Salário Mediana 1.401,00 16.812,00 350,25 6,56
3º Quartil 3.458,58 41.502,98 864,65 16,21
Teto Salarial 4.535,00 54.419,95 1.133,75 21,25


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.220 - 4.775 2.177,13 1.220,45 1.681,12 3.942,66 4.775,47
Belo Horizonte - MG 1.211 - 3.499 1.808,64 1.211,04 1.500,00 2.889,20 3.499,48
Jundiaí - SP 1.401 - 1.722 1.406,02 1.401,00 1.401,00 1.421,60 1.721,88
Vitoria - ES 1.045 - 3.847 1.895,06 1.045,00 1.204,95 3.175,79 3.846,61
Brasília - DF 1.197 - 4.970 2.291,01 1.197,40 1.770,27 4.103,63 4.970,44
Cachoeirinha - RS 1.217 - 1.510 1.226,69 1.216,71 1.216,71 1.246,64 1.509,97
Rio de Janeiro - RJ 1.257 - 30.013 7.548,44 1.257,32 2.306,06 24.778,97 30.013,04
Florianópolis - SC 1.487 - 3.028 1.869,51 1.487,46 1.785,24 2.499,73 3.027,75
Osasco - SP 1.181 - 1.755 1.256,66 1.180,94 1.198,22 1.449,26 1.755,39
Goiânia - GO 1.081 - 3.573 1.596,47 1.080,52 1.138,00 2.949,95 3.573,06
Aparecida de Goiânia - GO 1.078 - 1.457 1.127,23 1.077,89 1.125,85 1.202,69 1.456,74
Salvador - BA 1.104 - 2.621 1.453,32 1.104,24 1.257,83 2.163,64 2.620,66
Recife - PE 1.083 - 3.240 1.542,15 1.083,40 1.205,00 2.674,74 3.239,72
Fortaleza - CE 1.079 - 2.076 1.284,67 1.078,50 1.140,20 1.714,12 2.076,20
Natal - RN 1.233 - 1.768 1.295,40 1.233,48 1.244,15 1.459,84 1.768,20
Barueri - SP 1.181 - 2.653 1.438,18 1.180,76 1.198,23 2.190,32 2.652,98
Curitiba - PR 1.098 - 5.295 2.029,10 1.098,02 1.337,00 4.371,42 5.294,79
João Pessoa - PB 1.054 - 2.198 1.390,90 1.053,70 1.407,12 1.814,66 2.197,97
Olinda - PE 1.052 - 1.407 1.091,85 1.052,04 1.071,06 1.162,01 1.407,46
Londrina - PR 1.200 - 3.666 1.730,27 1.200,00 1.425,00 3.026,92 3.666,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.203 - 3.993 1.868,94 1.203,04 1.401,00 3.296,33 3.992,62
Minas Gerais 1.111 - 3.349 1.699,78 1.110,96 1.408,62 2.765,12 3.349,19
Espírito Santo 1.045 - 3.832 1.854,21 1.045,00 1.193,91 3.163,99 3.832,32
Rio Grande do Sul 1.213 - 2.584 1.450,44 1.212,69 1.238,00 2.133,60 2.584,28
Rio de Janeiro 1.212 - 22.989 6.099,11 1.212,45 1.873,78 18.980,07 22.989,22
Distrito Federal 1.197 - 4.970 2.291,01 1.197,40 1.770,27 4.103,63 4.970,44
Santa Catarina 1.308 - 2.854 1.747,75 1.307,92 1.708,69 2.356,14 2.853,83
Goiás 1.074 - 2.523 1.348,14 1.074,04 1.125,85 2.083,41 2.523,48
Paraná 1.075 - 3.059 1.525,89 1.075,37 1.215,50 2.525,14 3.058,52
Bahia 1.077 - 2.981 1.500,87 1.077,22 1.224,91 2.461,27 2.981,17
Pernambuco 1.062 - 2.791 1.403,39 1.062,42 1.125,00 2.304,34 2.791,09
Mato Grosso 1.045 - 1.893 1.193,23 1.045,00 1.100,41 1.562,99 1.893,14
Ceará 1.082 - 2.167 1.315,47 1.081,57 1.140,20 1.789,16 2.167,09
Mato Grosso do Sul 1.045 - 1.968 1.251,38 1.045,00 1.200,00 1.625,01 1.968,26
Paraíba 1.055 - 2.109 1.371,07 1.055,44 1.407,12 1.741,25 2.109,05
Rio Grande do Norte 1.194 - 1.768 1.283,48 1.193,65 1.244,15 1.459,84 1.768,20
Pará 1.192 - 4.263 1.901,15 1.191,83 1.462,69 3.519,26 4.262,63
Tocantins 1.063 - 3.826 2.434,24 1.062,73 3.158,96 3.158,96 3.826,23
Maranhão 1.058 - 4.724 2.093,82 1.058,06 1.734,00 3.900,09 4.723,91
Amapá 1.045 - 1.910 1.142,72 1.045,00 1.047,50 1.577,08 1.910,21
Sergipe 1.075 - 1.571 1.187,27 1.075,00 1.188,05 1.297,20 1.571,21


Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Especialista em documentação arquivística

Arquivistas e museólogos devem:

  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • comunicar-se;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • organizar acervos museológicos públicos e privados;
  • criar projetos de museus e exposições;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
  • dar acesso À informação;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • conservar acervos;

  • Atividades

    • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
    • implantar procedimentos de arquivo;
    • orientar as políticas do acervo;
    • diagnosticar a situação dos arquivos;
    • elaborar plano de classificação;
    • propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
    • assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
    • definir migração para outro tipo de suporte;
    • coordenar ações educativas e/ou culturais;
    • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
    • planejar a itinerância da exposição;
    • supervisionar contratação de seguro para o acervo;
    • apoiar as atividades de consulta;
    • orientar estagiários;
    • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
    • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
    • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
    • identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
    • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
    • coordenar a montagem da exposição;
    • proceder com criatividade;
    • planejar sistemas de documentação museológica;
    • interagir com o programa curricular nacional;
    • planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
    • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
    • prestar contas dos financiamentos;
    • participar de conselhos profissionais;
    • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
    • registrar documentos de arquivo;
    • planejar programa/cronograma das exposições;
    • emitir certidões sobre documentos de arquivo;
    • administrar prazos;
    • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
    • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
    • proceder com flexibilidade;
    • armazenar documentos/acervos;
    • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
    • organizar museus;
    • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
    • escrever trabalhos técnicos e científicos;
    • gerenciar a reserva técnica;
    • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
    • negociar recursos e patrocinadores;
    • recolher documentos para guarda permanente;
    • implantar o projeto museológico e museográfico;
    • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
    • estabelecer diálogo com usuário;
    • monitorar programas de conservação preventiva;
    • contatar instituições para sediar exposições;
    • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
    • trabalhar em equipe;
    • autenticar reprodução de documentos de arquivo;
    • selecionar documentos para exposição;
    • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
    • higienizar documentos/acervos;
    • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
    • compor dossiê de coleções/acervos;
    • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
    • solicitar manutenção de equipamentos;
    • definir a tipologia do documento;
    • identificar documentos e acervos;
    • propor a definição de linhas de acervo museológico;
    • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
    • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
    • avaliar documentação;
    • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
    • orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
    • desenvolver acuidade espacial;
    • atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • representar oficialmente a instituição;
    • identificar a produção e o fluxo documental;
    • gerir depósitos de armazenamento;
    • decidir o suporte do registro de informação;
    • planejar a exposição;
    • atender usuários;
    • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
    • autorizar a eliminação de documentos públicos;
    • desenvolver percepção aguçada;
    • descartar documentos de arquivo;
    • identificar fundos de arquivos;
    • planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
    • divulgar o acervo;
    • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
    • montar cadastro de fornecedores e materiais;
    • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
    • transferir documentos para guarda intermediária;
    • providenciar avaliação financeira do acervo;
    • realizar empréstimos de documentos e acervos;
    • orientar a organização de arquivos correntes;
    • negociar parcerias e produtos;
    • consultar normas internacionais de descrição arquivística;
    • considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
    • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
    • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
    • realizar pesquisa histórica e administrativa;
    • planejar a ocupação das instalações físicas;
    • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
    • representar a informação;
    • gerenciar empréstimo de acervo;
    • estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
    • evidenciar senso de organização;
    • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
    • capacitar pessoal técnico-administrativo;
    • elaborar projeto para captar recursos;
    • criar projeto museológico de museus e exposições;
    • estabelecer plano de destinação de documentos;
    • descrever as características dos acervos;
    • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
    • diagnosticar a situação geral do museu;
    • codificar documentos de arquivo;
    • classificar documentos por grau de sigilo;
    • monitorar as condições ambientais;
    • trabalhar interdisciplinarmente;
    • acompanhar a eliminação do documento descartado;
    • levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
    • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
    • planejar programas de conservação preventiva;
    • ministrar cursos e palestras;
    • estabelecer estratégias para o público alvo;
    • atualizar-se;
    • conhecer a legislação da área de atuação;
    • planejar a alteração do suporte da informação;
    • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
    • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
    • ordenar documentos;
    • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
    • executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
    • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
    • ser meticuloso;
    • coordenar as políticas públicas de arquivos;
    • acondicionar documentos/acervos;
    • planejar ações educativas e/ou culturais;
    • preparar material educativo;
    • gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
    • coordenar exposições;
    • determinar discurso expositivo;
    • redigir a correspondência oficial;
    • supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
    • supervisionar trabalhos de restauração;
    • providenciar o tombamento de acervos;
    • inventariar acervo;
    • pesquisar materiais de conservação;
    • planejar sistema de recuperação de informação;
    • desenvolver estudos do público-alvo;
    • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
    • gerenciar atividades de consulta;
    • descrever o do documento (forma e conteúdo);
    • organizar monitorias;
    • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;
    • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
    • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
    • preparar visitas técnicas;
    • classificar documentos de arquivo;
    • definir o perfil do museu;
    • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
    • gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
    • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;
    • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
    • formular instrumentos de pesquisa;
    • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
    • elaborar tabelas de temporalidade;
    • assessorar a implantação de novas instituições;
    • produzir normas e procedimentos técnicos;
    • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
    • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
    • catalogar documentos/acervos;
    • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
    • solicitar compras de materiais e equipamentos;


    Setores que mais contratam Especialista em documentação arquivística no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de contabilidade
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Serviços de engenharia
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Gerente de pensão
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de pensão