Salário para o cargo de Especialista em documentação arquivística
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-05

Especialista em documentação arquivística - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Quanto ganha um Especialista em documentação arquivística

Um Especialista em documentação arquivística trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.111,29 e R$ 5.290,56, com a média salarial de R$ 1.995,21 e o salário mediana em R$ 1.401,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Especialista em documentação arquivística

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.995,21 23.942,49 498,80 9,35
1º Quartil 1.111,29 13.335,54 277,82 5,21
Salário Mediana 1.401,00 16.812,00 350,25 6,56
3º Quartil 4.034,81 48.417,67 1.008,70 18,91
Teto Salarial 5.290,56 63.486,71 1.322,64 24,79


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.220 - 4.775 2.177,13 1.220,45 1.681,12 3.942,66 4.775,47
Belo Horizonte - MG 1.211 - 3.499 1.808,64 1.211,04 1.500,00 2.889,20 3.499,48
Jundiaí - SP 1.401 - 1.722 1.406,02 1.401,00 1.401,00 1.421,60 1.721,88
Vitoria - ES 1.045 - 3.847 1.895,06 1.045,00 1.204,95 3.175,79 3.846,61
Brasília - DF 1.197 - 4.970 2.291,01 1.197,40 1.770,27 4.103,63 4.970,44
Cachoeirinha - RS 1.217 - 1.510 1.226,69 1.216,71 1.216,71 1.246,64 1.509,97
Rio de Janeiro - RJ 1.257 - 30.013 7.548,44 1.257,32 2.306,06 24.778,97 30.013,04
Florianópolis - SC 1.487 - 3.028 1.869,51 1.487,46 1.785,24 2.499,73 3.027,75
Osasco - SP 1.181 - 1.755 1.256,66 1.180,94 1.198,22 1.449,26 1.755,39
Goiânia - GO 1.081 - 3.573 1.596,47 1.080,52 1.138,00 2.949,95 3.573,06
Aparecida de Goiânia - GO 1.078 - 1.457 1.127,23 1.077,89 1.125,85 1.202,69 1.456,74
Salvador - BA 1.104 - 2.621 1.453,32 1.104,24 1.257,83 2.163,64 2.620,66
Recife - PE 1.083 - 3.240 1.542,15 1.083,40 1.205,00 2.674,74 3.239,72
Fortaleza - CE 1.079 - 2.076 1.284,67 1.078,50 1.140,20 1.714,12 2.076,20
Natal - RN 1.233 - 1.768 1.295,40 1.233,48 1.244,15 1.459,84 1.768,20
Barueri - SP 1.181 - 2.653 1.438,18 1.180,76 1.198,23 2.190,32 2.652,98
Curitiba - PR 1.098 - 5.295 2.029,10 1.098,02 1.337,00 4.371,42 5.294,79
João Pessoa - PB 1.054 - 2.198 1.390,90 1.053,70 1.407,12 1.814,66 2.197,97
Olinda - PE 1.052 - 1.407 1.091,85 1.052,04 1.071,06 1.162,01 1.407,46
São José dos Campos - SP 1.184 - 8.731 3.400,73 1.184,38 1.900,00 7.208,24 8.730,83


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.203 - 3.993 1.868,94 1.203,04 1.401,00 3.296,33 3.992,62
Minas Gerais 1.111 - 3.349 1.699,78 1.110,96 1.408,62 2.765,12 3.349,19
Espírito Santo 1.045 - 3.832 1.854,21 1.045,00 1.193,91 3.163,99 3.832,32
Rio Grande do Sul 1.213 - 2.584 1.450,44 1.212,69 1.238,00 2.133,60 2.584,28
Rio de Janeiro 1.212 - 22.989 6.099,11 1.212,45 1.873,78 18.980,07 22.989,22
Distrito Federal 1.197 - 4.970 2.291,01 1.197,40 1.770,27 4.103,63 4.970,44
Santa Catarina 1.308 - 2.854 1.747,75 1.307,92 1.708,69 2.356,14 2.853,83
Goiás 1.074 - 2.523 1.348,14 1.074,04 1.125,85 2.083,41 2.523,48
Paraná 1.075 - 3.059 1.525,89 1.075,37 1.215,50 2.525,14 3.058,52
Bahia 1.077 - 2.981 1.500,87 1.077,22 1.224,91 2.461,27 2.981,17
Pernambuco 1.062 - 2.791 1.403,39 1.062,42 1.125,00 2.304,34 2.791,09
Mato Grosso 1.045 - 1.893 1.193,23 1.045,00 1.100,41 1.562,99 1.893,14
Ceará 1.082 - 2.167 1.315,47 1.081,57 1.140,20 1.789,16 2.167,09
Rio Grande do Norte 1.194 - 1.768 1.283,48 1.193,65 1.244,15 1.459,84 1.768,20
Mato Grosso do Sul 1.045 - 1.968 1.251,38 1.045,00 1.200,00 1.625,01 1.968,26
Paraíba 1.055 - 2.109 1.371,07 1.055,44 1.407,12 1.741,25 2.109,05
Pará 1.192 - 4.263 1.901,15 1.191,83 1.462,69 3.519,26 4.262,63
Tocantins 1.063 - 3.826 2.434,24 1.062,73 3.158,96 3.158,96 3.826,23
Maranhão 1.058 - 4.724 2.093,82 1.058,06 1.734,00 3.900,09 4.723,91
Amapá 1.045 - 1.910 1.142,72 1.045,00 1.047,50 1.577,08 1.910,21
Sergipe 1.075 - 1.571 1.187,27 1.075,00 1.188,05 1.297,20 1.571,21


Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Especialista em documentação arquivística

Arquivistas e museólogos devem:

  • conservar acervos;
  • criar projetos de museus e exposições;
  • comunicar-se;
  • organizar acervos museológicos públicos e privados;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • dar acesso À informação;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
    • planejar a itinerância da exposição;
    • negociar parcerias e produtos;
    • gerir depósitos de armazenamento;
    • definir o perfil do museu;
    • gerenciar atividades de consulta;
    • descartar documentos de arquivo;
    • definir migração para outro tipo de suporte;
    • levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
    • acompanhar a eliminação do documento descartado;
    • orientar as políticas do acervo;
    • catalogar documentos/acervos;
    • monitorar as condições ambientais;
    • representar a informação;
    • descrever as características dos acervos;
    • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
    • codificar documentos de arquivo;
    • atender usuários;
    • coordenar exposições;
    • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
    • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
    • administrar prazos;
    • divulgar o acervo;
    • implantar procedimentos de arquivo;
    • desenvolver estudos do público-alvo;
    • criar projeto museológico de museus e exposições;
    • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
    • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
    • acondicionar documentos/acervos;
    • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
    • implantar o projeto museológico e museográfico;
    • planejar a ocupação das instalações físicas;
    • proceder com criatividade;
    • contatar instituições para sediar exposições;
    • descrever o do documento (forma e conteúdo);
    • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
    • avaliar documentação;
    • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
    • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
    • propor a definição de linhas de acervo museológico;
    • emitir certidões sobre documentos de arquivo;
    • preparar material educativo;
    • estabelecer plano de destinação de documentos;
    • coordenar a montagem da exposição;
    • planejar sistemas de documentação museológica;
    • estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
    • participar de conselhos profissionais;
    • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
    • supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
    • planejar programa/cronograma das exposições;
    • supervisionar contratação de seguro para o acervo;
    • planejar a alteração do suporte da informação;
    • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
    • prestar contas dos financiamentos;
    • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
    • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
    • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
    • planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
    • atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
    • trabalhar interdisciplinarmente;
    • gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;
    • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
    • solicitar manutenção de equipamentos;
    • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
    • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
    • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
    • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
    • classificar documentos de arquivo;
    • organizar monitorias;
    • autorizar a eliminação de documentos públicos;
    • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
    • gerenciar empréstimo de acervo;
    • montar cadastro de fornecedores e materiais;
    • coordenar ações educativas e/ou culturais;
    • decidir o suporte do registro de informação;
    • pesquisar materiais de conservação;
    • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
    • realizar pesquisa histórica e administrativa;
    • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
    • coordenar as políticas públicas de arquivos;
    • consultar normas internacionais de descrição arquivística;
    • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;
    • providenciar o tombamento de acervos;
    • orientar estagiários;
    • identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
    • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
    • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
    • atualizar-se;
    • planejar programas de conservação preventiva;
    • orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
    • solicitar compras de materiais e equipamentos;
    • registrar documentos de arquivo;
    • realizar empréstimos de documentos e acervos;
    • elaborar projeto para captar recursos;
    • elaborar tabelas de temporalidade;
    • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
    • estabelecer diálogo com usuário;
    • gerenciar a reserva técnica;
    • executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
    • determinar discurso expositivo;
    • autenticar reprodução de documentos de arquivo;
    • inventariar acervo;
    • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
    • supervisionar trabalhos de restauração;
    • escrever trabalhos técnicos e científicos;
    • representar oficialmente a instituição;
    • identificar fundos de arquivos;
    • conhecer a legislação da área de atuação;
    • identificar documentos e acervos;
    • assessorar a implantação de novas instituições;
    • apoiar as atividades de consulta;
    • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
    • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
    • providenciar avaliação financeira do acervo;
    • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
    • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
    • desenvolver percepção aguçada;
    • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
    • planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
    • monitorar programas de conservação preventiva;
    • planejar a exposição;
    • ordenar documentos;
    • armazenar documentos/acervos;
    • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
    • negociar recursos e patrocinadores;
    • compor dossiê de coleções/acervos;
    • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
    • planejar sistema de recuperação de informação;
    • diagnosticar a situação geral do museu;
    • ser meticuloso;
    • higienizar documentos/acervos;
    • preparar visitas técnicas;
    • organizar museus;
    • considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
    • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
    • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
    • ministrar cursos e palestras;
    • classificar documentos por grau de sigilo;
    • desenvolver acuidade espacial;
    • transferir documentos para guarda intermediária;
    • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
    • diagnosticar a situação dos arquivos;
    • orientar a organização de arquivos correntes;
    • redigir a correspondência oficial;
    • selecionar documentos para exposição;
    • evidenciar senso de organização;
    • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
    • gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
    • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
    • produzir normas e procedimentos técnicos;
    • capacitar pessoal técnico-administrativo;
    • definir a tipologia do documento;
    • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
    • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
    • trabalhar em equipe;
    • elaborar plano de classificação;
    • planejar ações educativas e/ou culturais;
    • formular instrumentos de pesquisa;
    • assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
    • identificar a produção e o fluxo documental;
    • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
    • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
    • propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
    • interagir com o programa curricular nacional;
    • recolher documentos para guarda permanente;
    • estabelecer estratégias para o público alvo;
    • proceder com flexibilidade;


    Setores que mais contratam Especialista em documentação arquivística no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de contabilidade
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Serviços de engenharia
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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