Salário para o cargo de Especialista em organização de arquivos
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-05

Especialista em organização de arquivos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Quanto ganha um Especialista em organização de arquivos

Um Especialista em organização de arquivos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.196,97 e R$ 4.535,00, com a média salarial de R$ 1.995,21 e o salário mediana em R$ 1.401,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Especialista em organização de arquivos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.995,21 23.942,49 498,80 9,35
1º Quartil 1.196,97 14.363,62 299,24 5,61
Salário Mediana 1.401,00 16.812,00 350,25 6,56
3º Quartil 3.458,58 41.502,98 864,65 16,21
Teto Salarial 4.535,00 54.419,95 1.133,75 21,25


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.220 - 4.775 2.177,13 1.220,45 1.681,12 3.942,66 4.775,47
Belo Horizonte - MG 1.211 - 3.499 1.808,64 1.211,04 1.500,00 2.889,20 3.499,48
Jundiaí - SP 1.401 - 1.722 1.406,02 1.401,00 1.401,00 1.421,60 1.721,88
Vitoria - ES 1.045 - 3.847 1.895,06 1.045,00 1.204,95 3.175,79 3.846,61
Brasília - DF 1.197 - 4.970 2.291,01 1.197,40 1.770,27 4.103,63 4.970,44
Cachoeirinha - RS 1.217 - 1.510 1.226,69 1.216,71 1.216,71 1.246,64 1.509,97
Rio de Janeiro - RJ 1.257 - 30.013 7.548,44 1.257,32 2.306,06 24.778,97 30.013,04
Florianópolis - SC 1.487 - 3.028 1.869,51 1.487,46 1.785,24 2.499,73 3.027,75
Osasco - SP 1.181 - 1.755 1.256,66 1.180,94 1.198,22 1.449,26 1.755,39
Goiânia - GO 1.081 - 3.573 1.596,47 1.080,52 1.138,00 2.949,95 3.573,06
Aparecida de Goiânia - GO 1.078 - 1.457 1.127,23 1.077,89 1.125,85 1.202,69 1.456,74
Salvador - BA 1.104 - 2.621 1.453,32 1.104,24 1.257,83 2.163,64 2.620,66
Recife - PE 1.083 - 3.240 1.542,15 1.083,40 1.205,00 2.674,74 3.239,72
Fortaleza - CE 1.079 - 2.076 1.284,67 1.078,50 1.140,20 1.714,12 2.076,20
Natal - RN 1.233 - 1.768 1.295,40 1.233,48 1.244,15 1.459,84 1.768,20
Barueri - SP 1.181 - 2.653 1.438,18 1.180,76 1.198,23 2.190,32 2.652,98
Curitiba - PR 1.098 - 5.295 2.029,10 1.098,02 1.337,00 4.371,42 5.294,79
João Pessoa - PB 1.054 - 2.198 1.390,90 1.053,70 1.407,12 1.814,66 2.197,97
Olinda - PE 1.052 - 1.407 1.091,85 1.052,04 1.071,06 1.162,01 1.407,46
São José dos Campos - SP 1.184 - 8.731 3.400,73 1.184,38 1.900,00 7.208,24 8.730,83


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.203 - 3.993 1.868,94 1.203,04 1.401,00 3.296,33 3.992,62
Minas Gerais 1.111 - 3.349 1.699,78 1.110,96 1.408,62 2.765,12 3.349,19
Espírito Santo 1.045 - 3.832 1.854,21 1.045,00 1.193,91 3.163,99 3.832,32
Rio Grande do Sul 1.213 - 2.584 1.450,44 1.212,69 1.238,00 2.133,60 2.584,28
Rio de Janeiro 1.212 - 22.989 6.099,11 1.212,45 1.873,78 18.980,07 22.989,22
Distrito Federal 1.197 - 4.970 2.291,01 1.197,40 1.770,27 4.103,63 4.970,44
Santa Catarina 1.308 - 2.854 1.747,75 1.307,92 1.708,69 2.356,14 2.853,83
Goiás 1.074 - 2.523 1.348,14 1.074,04 1.125,85 2.083,41 2.523,48
Paraná 1.075 - 3.059 1.525,89 1.075,37 1.215,50 2.525,14 3.058,52
Bahia 1.077 - 2.981 1.500,87 1.077,22 1.224,91 2.461,27 2.981,17
Pernambuco 1.062 - 2.791 1.403,39 1.062,42 1.125,00 2.304,34 2.791,09
Mato Grosso 1.045 - 1.893 1.193,23 1.045,00 1.100,41 1.562,99 1.893,14
Ceará 1.082 - 2.167 1.315,47 1.081,57 1.140,20 1.789,16 2.167,09
Mato Grosso do Sul 1.045 - 1.968 1.251,38 1.045,00 1.200,00 1.625,01 1.968,26
Paraíba 1.055 - 2.109 1.371,07 1.055,44 1.407,12 1.741,25 2.109,05
Rio Grande do Norte 1.194 - 1.768 1.283,48 1.193,65 1.244,15 1.459,84 1.768,20
Pará 1.192 - 4.263 1.901,15 1.191,83 1.462,69 3.519,26 4.262,63
Tocantins 1.063 - 3.826 2.434,24 1.062,73 3.158,96 3.158,96 3.826,23
Maranhão 1.058 - 4.724 2.093,82 1.058,06 1.734,00 3.900,09 4.723,91
Amapá 1.045 - 1.910 1.142,72 1.045,00 1.047,50 1.577,08 1.910,21
Sergipe 1.075 - 1.571 1.187,27 1.075,00 1.188,05 1.297,20 1.571,21


Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Especialista em organização de arquivos

Arquivistas e museólogos devem:

  • comunicar-se;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • dar acesso À informação;
  • organizar acervos museológicos públicos e privados;
  • demonstrar competências pessoais;
  • criar projetos de museus e exposições;
  • conservar acervos;

  • Atividades

    • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
    • estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
    • realizar empréstimos de documentos e acervos;
    • representar a informação;
    • diagnosticar a situação geral do museu;
    • selecionar documentos para exposição;
    • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
    • redigir a correspondência oficial;
    • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
    • orientar estagiários;
    • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
    • acompanhar a eliminação do documento descartado;
    • atualizar-se;
    • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
    • estabelecer estratégias para o público alvo;
    • proceder com flexibilidade;
    • avaliar documentação;
    • pesquisar materiais de conservação;
    • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
    • coordenar a montagem da exposição;
    • executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
    • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
    • supervisionar trabalhos de restauração;
    • codificar documentos de arquivo;
    • assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
    • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
    • gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
    • coordenar exposições;
    • descartar documentos de arquivo;
    • atender usuários;
    • levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
    • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
    • conhecer a legislação da área de atuação;
    • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
    • organizar monitorias;
    • realizar pesquisa histórica e administrativa;
    • ordenar documentos;
    • estabelecer diálogo com usuário;
    • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
    • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
    • planejar a ocupação das instalações físicas;
    • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
    • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
    • trabalhar interdisciplinarmente;
    • gerenciar empréstimo de acervo;
    • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;
    • desenvolver acuidade espacial;
    • ser meticuloso;
    • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
    • planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
    • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
    • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
    • escrever trabalhos técnicos e científicos;
    • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
    • identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
    • gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
    • montar cadastro de fornecedores e materiais;
    • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
    • negociar recursos e patrocinadores;
    • planejar a exposição;
    • organizar museus;
    • compor dossiê de coleções/acervos;
    • monitorar as condições ambientais;
    • supervisionar contratação de seguro para o acervo;
    • definir migração para outro tipo de suporte;
    • catalogar documentos/acervos;
    • planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
    • acondicionar documentos/acervos;
    • transferir documentos para guarda intermediária;
    • propor a definição de linhas de acervo museológico;
    • formular instrumentos de pesquisa;
    • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
    • planejar a alteração do suporte da informação;
    • negociar parcerias e produtos;
    • gerenciar atividades de consulta;
    • diagnosticar a situação dos arquivos;
    • definir o perfil do museu;
    • classificar documentos por grau de sigilo;
    • desenvolver percepção aguçada;
    • criar projeto museológico de museus e exposições;
    • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
    • planejar programas de conservação preventiva;
    • descrever as características dos acervos;
    • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;
    • propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
    • atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
    • apoiar as atividades de consulta;
    • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
    • produzir normas e procedimentos técnicos;
    • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
    • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
    • evidenciar senso de organização;
    • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
    • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
    • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
    • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
    • providenciar o tombamento de acervos;
    • representar oficialmente a instituição;
    • trabalhar em equipe;
    • inventariar acervo;
    • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
    • proceder com criatividade;
    • preparar material educativo;
    • monitorar programas de conservação preventiva;
    • providenciar avaliação financeira do acervo;
    • prestar contas dos financiamentos;
    • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
    • solicitar manutenção de equipamentos;
    • ministrar cursos e palestras;
    • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
    • classificar documentos de arquivo;
    • armazenar documentos/acervos;
    • capacitar pessoal técnico-administrativo;
    • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
    • elaborar plano de classificação;
    • determinar discurso expositivo;
    • implantar procedimentos de arquivo;
    • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
    • consultar normas internacionais de descrição arquivística;
    • planejar a itinerância da exposição;
    • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
    • estabelecer plano de destinação de documentos;
    • orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
    • recolher documentos para guarda permanente;
    • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
    • emitir certidões sobre documentos de arquivo;
    • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
    • identificar a produção e o fluxo documental;
    • desenvolver estudos do público-alvo;
    • registrar documentos de arquivo;
    • autenticar reprodução de documentos de arquivo;
    • participar de conselhos profissionais;
    • planejar programa/cronograma das exposições;
    • decidir o suporte do registro de informação;
    • solicitar compras de materiais e equipamentos;
    • coordenar ações educativas e/ou culturais;
    • assessorar a implantação de novas instituições;
    • planejar sistema de recuperação de informação;
    • definir a tipologia do documento;
    • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
    • supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
    • elaborar tabelas de temporalidade;
    • contatar instituições para sediar exposições;
    • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
    • planejar ações educativas e/ou culturais;
    • planejar sistemas de documentação museológica;
    • autorizar a eliminação de documentos públicos;
    • higienizar documentos/acervos;
    • divulgar o acervo;
    • implantar o projeto museológico e museográfico;
    • preparar visitas técnicas;
    • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
    • administrar prazos;
    • gerir depósitos de armazenamento;
    • orientar as políticas do acervo;
    • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
    • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
    • descrever o do documento (forma e conteúdo);
    • coordenar as políticas públicas de arquivos;
    • considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
    • identificar documentos e acervos;
    • elaborar projeto para captar recursos;
    • identificar fundos de arquivos;
    • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
    • interagir com o programa curricular nacional;
    • orientar a organização de arquivos correntes;
    • gerenciar a reserva técnica;


    Setores que mais contratam Especialista em organização de arquivos no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de contabilidade
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Serviços de engenharia
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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