Salário para o cargo de Especialista em organização de arquivos
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-05

Especialista em organização de arquivos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Quanto ganha um Especialista em organização de arquivos

Um Especialista em organização de arquivos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.111,29 e R$ 5.290,56, com a média salarial de R$ 1.995,21 e o salário mediana em R$ 1.401,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Especialista em organização de arquivos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.995,21 23.942,49 498,80 9,35
1º Quartil 1.111,29 13.335,54 277,82 5,21
Salário Mediana 1.401,00 16.812,00 350,25 6,56
3º Quartil 4.034,81 48.417,67 1.008,70 18,91
Teto Salarial 5.290,56 63.486,71 1.322,64 24,79


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.220 - 4.775 2.177,13 1.220,45 1.681,12 3.942,66 4.775,47
Belo Horizonte - MG 1.211 - 3.499 1.808,64 1.211,04 1.500,00 2.889,20 3.499,48
Jundiaí - SP 1.401 - 1.722 1.406,02 1.401,00 1.401,00 1.421,60 1.721,88
Vitoria - ES 1.045 - 3.847 1.895,06 1.045,00 1.204,95 3.175,79 3.846,61
Brasília - DF 1.197 - 4.970 2.291,01 1.197,40 1.770,27 4.103,63 4.970,44
Cachoeirinha - RS 1.217 - 1.510 1.226,69 1.216,71 1.216,71 1.246,64 1.509,97
Rio de Janeiro - RJ 1.257 - 30.013 7.548,44 1.257,32 2.306,06 24.778,97 30.013,04
Florianópolis - SC 1.487 - 3.028 1.869,51 1.487,46 1.785,24 2.499,73 3.027,75
Osasco - SP 1.181 - 1.755 1.256,66 1.180,94 1.198,22 1.449,26 1.755,39
Goiânia - GO 1.081 - 3.573 1.596,47 1.080,52 1.138,00 2.949,95 3.573,06
Aparecida de Goiânia - GO 1.078 - 1.457 1.127,23 1.077,89 1.125,85 1.202,69 1.456,74
Salvador - BA 1.104 - 2.621 1.453,32 1.104,24 1.257,83 2.163,64 2.620,66
Recife - PE 1.083 - 3.240 1.542,15 1.083,40 1.205,00 2.674,74 3.239,72
Fortaleza - CE 1.079 - 2.076 1.284,67 1.078,50 1.140,20 1.714,12 2.076,20
Natal - RN 1.233 - 1.768 1.295,40 1.233,48 1.244,15 1.459,84 1.768,20
Barueri - SP 1.181 - 2.653 1.438,18 1.180,76 1.198,23 2.190,32 2.652,98
Curitiba - PR 1.098 - 5.295 2.029,10 1.098,02 1.337,00 4.371,42 5.294,79
João Pessoa - PB 1.054 - 2.198 1.390,90 1.053,70 1.407,12 1.814,66 2.197,97
Olinda - PE 1.052 - 1.407 1.091,85 1.052,04 1.071,06 1.162,01 1.407,46
São José dos Campos - SP 1.184 - 8.731 3.400,73 1.184,38 1.900,00 7.208,24 8.730,83


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.203 - 3.993 1.868,94 1.203,04 1.401,00 3.296,33 3.992,62
Minas Gerais 1.111 - 3.349 1.699,78 1.110,96 1.408,62 2.765,12 3.349,19
Espírito Santo 1.045 - 3.832 1.854,21 1.045,00 1.193,91 3.163,99 3.832,32
Rio Grande do Sul 1.213 - 2.584 1.450,44 1.212,69 1.238,00 2.133,60 2.584,28
Rio de Janeiro 1.212 - 22.989 6.099,11 1.212,45 1.873,78 18.980,07 22.989,22
Distrito Federal 1.197 - 4.970 2.291,01 1.197,40 1.770,27 4.103,63 4.970,44
Santa Catarina 1.308 - 2.854 1.747,75 1.307,92 1.708,69 2.356,14 2.853,83
Goiás 1.074 - 2.523 1.348,14 1.074,04 1.125,85 2.083,41 2.523,48
Paraná 1.075 - 3.059 1.525,89 1.075,37 1.215,50 2.525,14 3.058,52
Bahia 1.077 - 2.981 1.500,87 1.077,22 1.224,91 2.461,27 2.981,17
Pernambuco 1.062 - 2.791 1.403,39 1.062,42 1.125,00 2.304,34 2.791,09
Mato Grosso 1.045 - 1.893 1.193,23 1.045,00 1.100,41 1.562,99 1.893,14
Ceará 1.082 - 2.167 1.315,47 1.081,57 1.140,20 1.789,16 2.167,09
Rio Grande do Norte 1.194 - 1.768 1.283,48 1.193,65 1.244,15 1.459,84 1.768,20
Mato Grosso do Sul 1.045 - 1.968 1.251,38 1.045,00 1.200,00 1.625,01 1.968,26
Paraíba 1.055 - 2.109 1.371,07 1.055,44 1.407,12 1.741,25 2.109,05
Pará 1.192 - 4.263 1.901,15 1.191,83 1.462,69 3.519,26 4.262,63
Tocantins 1.063 - 3.826 2.434,24 1.062,73 3.158,96 3.158,96 3.826,23
Maranhão 1.058 - 4.724 2.093,82 1.058,06 1.734,00 3.900,09 4.723,91
Amapá 1.045 - 1.910 1.142,72 1.045,00 1.047,50 1.577,08 1.910,21
Sergipe 1.075 - 1.571 1.187,27 1.075,00 1.188,05 1.297,20 1.571,21


Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Especialista em organização de arquivos

Arquivistas e museólogos devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • conservar acervos;
  • organizar acervos museológicos públicos e privados;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • comunicar-se;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • criar projetos de museus e exposições;
  • dar acesso À informação;

  • Atividades

    • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
    • evidenciar senso de organização;
    • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
    • solicitar compras de materiais e equipamentos;
    • levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
    • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
    • gerir depósitos de armazenamento;
    • planejar a exposição;
    • atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • contatar instituições para sediar exposições;
    • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
    • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
    • considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
    • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
    • produzir normas e procedimentos técnicos;
    • desenvolver percepção aguçada;
    • planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
    • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
    • inventariar acervo;
    • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
    • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
    • autenticar reprodução de documentos de arquivo;
    • orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
    • supervisionar contratação de seguro para o acervo;
    • representar oficialmente a instituição;
    • gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • assessorar a implantação de novas instituições;
    • armazenar documentos/acervos;
    • preparar material educativo;
    • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
    • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
    • decidir o suporte do registro de informação;
    • higienizar documentos/acervos;
    • recolher documentos para guarda permanente;
    • descrever as características dos acervos;
    • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;
    • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
    • propor a definição de linhas de acervo museológico;
    • registrar documentos de arquivo;
    • identificar documentos e acervos;
    • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
    • realizar pesquisa histórica e administrativa;
    • prestar contas dos financiamentos;
    • propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
    • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
    • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
    • planejar a itinerância da exposição;
    • transferir documentos para guarda intermediária;
    • trabalhar em equipe;
    • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
    • diagnosticar a situação geral do museu;
    • atualizar-se;
    • elaborar plano de classificação;
    • capacitar pessoal técnico-administrativo;
    • assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
    • apoiar as atividades de consulta;
    • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
    • planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
    • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
    • coordenar exposições;
    • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;
    • planejar programas de conservação preventiva;
    • organizar museus;
    • ministrar cursos e palestras;
    • redigir a correspondência oficial;
    • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
    • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
    • administrar prazos;
    • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
    • ser meticuloso;
    • definir o perfil do museu;
    • consultar normas internacionais de descrição arquivística;
    • planejar a alteração do suporte da informação;
    • elaborar tabelas de temporalidade;
    • gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
    • executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
    • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
    • elaborar projeto para captar recursos;
    • classificar documentos de arquivo;
    • escrever trabalhos técnicos e científicos;
    • pesquisar materiais de conservação;
    • gerenciar atividades de consulta;
    • planejar a ocupação das instalações físicas;
    • catalogar documentos/acervos;
    • negociar parcerias e produtos;
    • estabelecer plano de destinação de documentos;
    • estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
    • estabelecer estratégias para o público alvo;
    • identificar fundos de arquivos;
    • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
    • realizar empréstimos de documentos e acervos;
    • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
    • gerenciar a reserva técnica;
    • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
    • acompanhar a eliminação do documento descartado;
    • acondicionar documentos/acervos;
    • proceder com flexibilidade;
    • planejar ações educativas e/ou culturais;
    • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
    • solicitar manutenção de equipamentos;
    • organizar monitorias;
    • criar projeto museológico de museus e exposições;
    • planejar programa/cronograma das exposições;
    • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
    • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
    • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
    • descartar documentos de arquivo;
    • implantar procedimentos de arquivo;
    • negociar recursos e patrocinadores;
    • identificar a produção e o fluxo documental;
    • gerenciar empréstimo de acervo;
    • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
    • supervisionar trabalhos de restauração;
    • diagnosticar a situação dos arquivos;
    • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
    • desenvolver acuidade espacial;
    • desenvolver estudos do público-alvo;
    • definir migração para outro tipo de suporte;
    • preparar visitas técnicas;
    • planejar sistema de recuperação de informação;
    • planejar sistemas de documentação museológica;
    • coordenar a montagem da exposição;
    • determinar discurso expositivo;
    • participar de conselhos profissionais;
    • orientar a organização de arquivos correntes;
    • formular instrumentos de pesquisa;
    • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
    • interagir com o programa curricular nacional;
    • implantar o projeto museológico e museográfico;
    • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
    • identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
    • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
    • proceder com criatividade;
    • descrever o do documento (forma e conteúdo);
    • classificar documentos por grau de sigilo;
    • coordenar ações educativas e/ou culturais;
    • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
    • autorizar a eliminação de documentos públicos;
    • montar cadastro de fornecedores e materiais;
    • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
    • providenciar o tombamento de acervos;
    • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
    • selecionar documentos para exposição;
    • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
    • orientar as políticas do acervo;
    • codificar documentos de arquivo;
    • definir a tipologia do documento;
    • ordenar documentos;
    • emitir certidões sobre documentos de arquivo;
    • compor dossiê de coleções/acervos;
    • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
    • representar a informação;
    • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
    • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
    • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
    • providenciar avaliação financeira do acervo;
    • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
    • monitorar programas de conservação preventiva;
    • conhecer a legislação da área de atuação;
    • estabelecer diálogo com usuário;
    • coordenar as políticas públicas de arquivos;
    • divulgar o acervo;
    • avaliar documentação;
    • orientar estagiários;
    • trabalhar interdisciplinarmente;
    • atender usuários;
    • supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
    • monitorar as condições ambientais;
    • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;


    Setores que mais contratam Especialista em organização de arquivos no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de contabilidade
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Serviços de engenharia
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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