Salário para o cargo de Gestor de documentos
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-05

Gestor de documentos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Quanto ganha um Gestor de documentos

Um Gestor de documentos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.111,29 e R$ 5.290,56, com a média salarial de R$ 1.995,21 e o salário mediana em R$ 1.401,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gestor de documentos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.995,21 23.942,49 498,80 9,35
1º Quartil 1.111,29 13.335,54 277,82 5,21
Salário Mediana 1.401,00 16.812,00 350,25 6,56
3º Quartil 4.034,81 48.417,67 1.008,70 18,91
Teto Salarial 5.290,56 63.486,71 1.322,64 24,79


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.220 - 4.775 2.177,13 1.220,45 1.681,12 3.942,66 4.775,47
Belo Horizonte - MG 1.211 - 3.499 1.808,64 1.211,04 1.500,00 2.889,20 3.499,48
Jundiaí - SP 1.401 - 1.722 1.406,02 1.401,00 1.401,00 1.421,60 1.721,88
Vitoria - ES 1.045 - 3.847 1.895,06 1.045,00 1.204,95 3.175,79 3.846,61
Brasília - DF 1.197 - 4.970 2.291,01 1.197,40 1.770,27 4.103,63 4.970,44
Cachoeirinha - RS 1.217 - 1.510 1.226,69 1.216,71 1.216,71 1.246,64 1.509,97
Rio de Janeiro - RJ 1.257 - 30.013 7.548,44 1.257,32 2.306,06 24.778,97 30.013,04
Florianópolis - SC 1.487 - 3.028 1.869,51 1.487,46 1.785,24 2.499,73 3.027,75
Osasco - SP 1.181 - 1.755 1.256,66 1.180,94 1.198,22 1.449,26 1.755,39
Goiânia - GO 1.081 - 3.573 1.596,47 1.080,52 1.138,00 2.949,95 3.573,06
Aparecida de Goiânia - GO 1.078 - 1.457 1.127,23 1.077,89 1.125,85 1.202,69 1.456,74
Salvador - BA 1.104 - 2.621 1.453,32 1.104,24 1.257,83 2.163,64 2.620,66
Recife - PE 1.083 - 3.240 1.542,15 1.083,40 1.205,00 2.674,74 3.239,72
Fortaleza - CE 1.079 - 2.076 1.284,67 1.078,50 1.140,20 1.714,12 2.076,20
Natal - RN 1.233 - 1.768 1.295,40 1.233,48 1.244,15 1.459,84 1.768,20
Barueri - SP 1.181 - 2.653 1.438,18 1.180,76 1.198,23 2.190,32 2.652,98
Curitiba - PR 1.098 - 5.295 2.029,10 1.098,02 1.337,00 4.371,42 5.294,79
João Pessoa - PB 1.054 - 2.198 1.390,90 1.053,70 1.407,12 1.814,66 2.197,97
Olinda - PE 1.052 - 1.407 1.091,85 1.052,04 1.071,06 1.162,01 1.407,46
São José dos Campos - SP 1.184 - 8.731 3.400,73 1.184,38 1.900,00 7.208,24 8.730,83


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.203 - 3.993 1.868,94 1.203,04 1.401,00 3.296,33 3.992,62
Minas Gerais 1.111 - 3.349 1.699,78 1.110,96 1.408,62 2.765,12 3.349,19
Espírito Santo 1.045 - 3.832 1.854,21 1.045,00 1.193,91 3.163,99 3.832,32
Rio Grande do Sul 1.213 - 2.584 1.450,44 1.212,69 1.238,00 2.133,60 2.584,28
Rio de Janeiro 1.212 - 22.989 6.099,11 1.212,45 1.873,78 18.980,07 22.989,22
Distrito Federal 1.197 - 4.970 2.291,01 1.197,40 1.770,27 4.103,63 4.970,44
Santa Catarina 1.308 - 2.854 1.747,75 1.307,92 1.708,69 2.356,14 2.853,83
Goiás 1.074 - 2.523 1.348,14 1.074,04 1.125,85 2.083,41 2.523,48
Paraná 1.075 - 3.059 1.525,89 1.075,37 1.215,50 2.525,14 3.058,52
Bahia 1.077 - 2.981 1.500,87 1.077,22 1.224,91 2.461,27 2.981,17
Pernambuco 1.062 - 2.791 1.403,39 1.062,42 1.125,00 2.304,34 2.791,09
Mato Grosso 1.045 - 1.893 1.193,23 1.045,00 1.100,41 1.562,99 1.893,14
Ceará 1.082 - 2.167 1.315,47 1.081,57 1.140,20 1.789,16 2.167,09
Rio Grande do Norte 1.194 - 1.768 1.283,48 1.193,65 1.244,15 1.459,84 1.768,20
Mato Grosso do Sul 1.045 - 1.968 1.251,38 1.045,00 1.200,00 1.625,01 1.968,26
Paraíba 1.055 - 2.109 1.371,07 1.055,44 1.407,12 1.741,25 2.109,05
Pará 1.192 - 4.263 1.901,15 1.191,83 1.462,69 3.519,26 4.262,63
Tocantins 1.063 - 3.826 2.434,24 1.062,73 3.158,96 3.158,96 3.826,23
Maranhão 1.058 - 4.724 2.093,82 1.058,06 1.734,00 3.900,09 4.723,91
Amapá 1.045 - 1.910 1.142,72 1.045,00 1.047,50 1.577,08 1.910,21
Sergipe 1.075 - 1.571 1.187,27 1.075,00 1.188,05 1.297,20 1.571,21


Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Gestor de documentos

Arquivistas e museólogos devem:

  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • criar projetos de museus e exposições;
  • conservar acervos;
  • organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
  • dar acesso À informação;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • organizar acervos museológicos públicos e privados;

  • Atividades

    • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
    • definir migração para outro tipo de suporte;
    • codificar documentos de arquivo;
    • planejar programas de conservação preventiva;
    • providenciar o tombamento de acervos;
    • descartar documentos de arquivo;
    • elaborar tabelas de temporalidade;
    • implantar procedimentos de arquivo;
    • escrever trabalhos técnicos e científicos;
    • criar projeto museológico de museus e exposições;
    • supervisionar trabalhos de restauração;
    • determinar discurso expositivo;
    • acondicionar documentos/acervos;
    • negociar recursos e patrocinadores;
    • decidir o suporte do registro de informação;
    • coordenar ações educativas e/ou culturais;
    • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
    • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
    • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
    • providenciar avaliação financeira do acervo;
    • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
    • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
    • supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
    • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
    • montar cadastro de fornecedores e materiais;
    • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
    • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
    • planejar programa/cronograma das exposições;
    • assessorar a implantação de novas instituições;
    • propor a definição de linhas de acervo museológico;
    • desenvolver percepção aguçada;
    • identificar fundos de arquivos;
    • identificar documentos e acervos;
    • orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
    • planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
    • divulgar o acervo;
    • evidenciar senso de organização;
    • realizar pesquisa histórica e administrativa;
    • elaborar projeto para captar recursos;
    • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
    • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
    • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
    • coordenar as políticas públicas de arquivos;
    • definir o perfil do museu;
    • preparar material educativo;
    • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
    • emitir certidões sobre documentos de arquivo;
    • ser meticuloso;
    • definir a tipologia do documento;
    • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
    • proceder com flexibilidade;
    • avaliar documentação;
    • formular instrumentos de pesquisa;
    • gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
    • atualizar-se;
    • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
    • diagnosticar a situação geral do museu;
    • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
    • armazenar documentos/acervos;
    • implantar o projeto museológico e museográfico;
    • autorizar a eliminação de documentos públicos;
    • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
    • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
    • executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
    • proceder com criatividade;
    • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
    • gerenciar empréstimo de acervo;
    • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;
    • gerir depósitos de armazenamento;
    • interagir com o programa curricular nacional;
    • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
    • considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
    • transferir documentos para guarda intermediária;
    • orientar estagiários;
    • catalogar documentos/acervos;
    • solicitar manutenção de equipamentos;
    • participar de conselhos profissionais;
    • estabelecer plano de destinação de documentos;
    • contatar instituições para sediar exposições;
    • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
    • organizar monitorias;
    • recolher documentos para guarda permanente;
    • redigir a correspondência oficial;
    • planejar sistemas de documentação museológica;
    • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
    • propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
    • autenticar reprodução de documentos de arquivo;
    • capacitar pessoal técnico-administrativo;
    • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
    • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
    • trabalhar interdisciplinarmente;
    • administrar prazos;
    • supervisionar contratação de seguro para o acervo;
    • orientar as políticas do acervo;
    • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
    • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
    • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
    • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
    • classificar documentos por grau de sigilo;
    • gerenciar a reserva técnica;
    • classificar documentos de arquivo;
    • compor dossiê de coleções/acervos;
    • planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
    • identificar a produção e o fluxo documental;
    • elaborar plano de classificação;
    • pesquisar materiais de conservação;
    • atender usuários;
    • descrever as características dos acervos;
    • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
    • identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
    • planejar ações educativas e/ou culturais;
    • estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
    • inventariar acervo;
    • monitorar programas de conservação preventiva;
    • conhecer a legislação da área de atuação;
    • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
    • solicitar compras de materiais e equipamentos;
    • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
    • monitorar as condições ambientais;
    • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
    • representar oficialmente a instituição;
    • gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • desenvolver acuidade espacial;
    • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
    • selecionar documentos para exposição;
    • descrever o do documento (forma e conteúdo);
    • acompanhar a eliminação do documento descartado;
    • estabelecer diálogo com usuário;
    • estabelecer estratégias para o público alvo;
    • planejar sistema de recuperação de informação;
    • higienizar documentos/acervos;
    • ordenar documentos;
    • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;
    • coordenar a montagem da exposição;
    • coordenar exposições;
    • apoiar as atividades de consulta;
    • orientar a organização de arquivos correntes;
    • gerenciar atividades de consulta;
    • organizar museus;
    • ministrar cursos e palestras;
    • registrar documentos de arquivo;
    • prestar contas dos financiamentos;
    • representar a informação;
    • realizar empréstimos de documentos e acervos;
    • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
    • assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
    • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
    • planejar a exposição;
    • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
    • levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
    • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
    • consultar normas internacionais de descrição arquivística;
    • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
    • planejar a alteração do suporte da informação;
    • desenvolver estudos do público-alvo;
    • planejar a ocupação das instalações físicas;
    • preparar visitas técnicas;
    • negociar parcerias e produtos;
    • diagnosticar a situação dos arquivos;
    • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
    • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
    • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
    • produzir normas e procedimentos técnicos;
    • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
    • planejar a itinerância da exposição;
    • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
    • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
    • atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • trabalhar em equipe;


    Setores que mais contratam Gestor de documentos no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de contabilidade
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Serviços de engenharia
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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