Salário para o cargo de Gestor de documentos
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-05

Gestor de documentos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Quanto ganha um Gestor de documentos

Um Gestor de documentos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.196,97 e R$ 4.535,00, com a média salarial de R$ 1.995,21 e o salário mediana em R$ 1.401,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gestor de documentos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.995,21 23.942,49 498,80 9,35
1º Quartil 1.196,97 14.363,62 299,24 5,61
Salário Mediana 1.401,00 16.812,00 350,25 6,56
3º Quartil 3.458,58 41.502,98 864,65 16,21
Teto Salarial 4.535,00 54.419,95 1.133,75 21,25


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.220 - 4.775 2.177,13 1.220,45 1.681,12 3.942,66 4.775,47
Belo Horizonte - MG 1.211 - 3.499 1.808,64 1.211,04 1.500,00 2.889,20 3.499,48
Jundiaí - SP 1.401 - 1.722 1.406,02 1.401,00 1.401,00 1.421,60 1.721,88
Vitoria - ES 1.045 - 3.847 1.895,06 1.045,00 1.204,95 3.175,79 3.846,61
Brasília - DF 1.197 - 4.970 2.291,01 1.197,40 1.770,27 4.103,63 4.970,44
Cachoeirinha - RS 1.217 - 1.510 1.226,69 1.216,71 1.216,71 1.246,64 1.509,97
Rio de Janeiro - RJ 1.257 - 30.013 7.548,44 1.257,32 2.306,06 24.778,97 30.013,04
Florianópolis - SC 1.487 - 3.028 1.869,51 1.487,46 1.785,24 2.499,73 3.027,75
Osasco - SP 1.181 - 1.755 1.256,66 1.180,94 1.198,22 1.449,26 1.755,39
Goiânia - GO 1.081 - 3.573 1.596,47 1.080,52 1.138,00 2.949,95 3.573,06
Aparecida de Goiânia - GO 1.078 - 1.457 1.127,23 1.077,89 1.125,85 1.202,69 1.456,74
Salvador - BA 1.104 - 2.621 1.453,32 1.104,24 1.257,83 2.163,64 2.620,66
Recife - PE 1.083 - 3.240 1.542,15 1.083,40 1.205,00 2.674,74 3.239,72
Fortaleza - CE 1.079 - 2.076 1.284,67 1.078,50 1.140,20 1.714,12 2.076,20
Natal - RN 1.233 - 1.768 1.295,40 1.233,48 1.244,15 1.459,84 1.768,20
Barueri - SP 1.181 - 2.653 1.438,18 1.180,76 1.198,23 2.190,32 2.652,98
Curitiba - PR 1.098 - 5.295 2.029,10 1.098,02 1.337,00 4.371,42 5.294,79
João Pessoa - PB 1.054 - 2.198 1.390,90 1.053,70 1.407,12 1.814,66 2.197,97
Olinda - PE 1.052 - 1.407 1.091,85 1.052,04 1.071,06 1.162,01 1.407,46
São José dos Campos - SP 1.184 - 8.731 3.400,73 1.184,38 1.900,00 7.208,24 8.730,83


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.203 - 3.993 1.868,94 1.203,04 1.401,00 3.296,33 3.992,62
Minas Gerais 1.111 - 3.349 1.699,78 1.110,96 1.408,62 2.765,12 3.349,19
Espírito Santo 1.045 - 3.832 1.854,21 1.045,00 1.193,91 3.163,99 3.832,32
Rio Grande do Sul 1.213 - 2.584 1.450,44 1.212,69 1.238,00 2.133,60 2.584,28
Rio de Janeiro 1.212 - 22.989 6.099,11 1.212,45 1.873,78 18.980,07 22.989,22
Distrito Federal 1.197 - 4.970 2.291,01 1.197,40 1.770,27 4.103,63 4.970,44
Santa Catarina 1.308 - 2.854 1.747,75 1.307,92 1.708,69 2.356,14 2.853,83
Goiás 1.074 - 2.523 1.348,14 1.074,04 1.125,85 2.083,41 2.523,48
Paraná 1.075 - 3.059 1.525,89 1.075,37 1.215,50 2.525,14 3.058,52
Bahia 1.077 - 2.981 1.500,87 1.077,22 1.224,91 2.461,27 2.981,17
Pernambuco 1.062 - 2.791 1.403,39 1.062,42 1.125,00 2.304,34 2.791,09
Mato Grosso 1.045 - 1.893 1.193,23 1.045,00 1.100,41 1.562,99 1.893,14
Ceará 1.082 - 2.167 1.315,47 1.081,57 1.140,20 1.789,16 2.167,09
Mato Grosso do Sul 1.045 - 1.968 1.251,38 1.045,00 1.200,00 1.625,01 1.968,26
Paraíba 1.055 - 2.109 1.371,07 1.055,44 1.407,12 1.741,25 2.109,05
Rio Grande do Norte 1.194 - 1.768 1.283,48 1.193,65 1.244,15 1.459,84 1.768,20
Pará 1.192 - 4.263 1.901,15 1.191,83 1.462,69 3.519,26 4.262,63
Tocantins 1.063 - 3.826 2.434,24 1.062,73 3.158,96 3.158,96 3.826,23
Maranhão 1.058 - 4.724 2.093,82 1.058,06 1.734,00 3.900,09 4.723,91
Amapá 1.045 - 1.910 1.142,72 1.045,00 1.047,50 1.577,08 1.910,21
Sergipe 1.075 - 1.571 1.187,27 1.075,00 1.188,05 1.297,20 1.571,21


Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Gestor de documentos

Arquivistas e museólogos devem:

  • administrar atividades patrocinadas;
  • dar acesso À informação;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • comunicar-se;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • organizar acervos museológicos públicos e privados;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
  • conservar acervos;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • criar projetos de museus e exposições;

  • Atividades

    • implantar o projeto museológico e museográfico;
    • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
    • gerenciar empréstimo de acervo;
    • higienizar documentos/acervos;
    • atender usuários;
    • supervisionar trabalhos de restauração;
    • supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
    • descrever o do documento (forma e conteúdo);
    • providenciar avaliação financeira do acervo;
    • diagnosticar a situação geral do museu;
    • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
    • propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
    • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
    • identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
    • ministrar cursos e palestras;
    • ser meticuloso;
    • classificar documentos por grau de sigilo;
    • definir migração para outro tipo de suporte;
    • ordenar documentos;
    • trabalhar em equipe;
    • representar oficialmente a instituição;
    • monitorar as condições ambientais;
    • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
    • conhecer a legislação da área de atuação;
    • divulgar o acervo;
    • descrever as características dos acervos;
    • atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • produzir normas e procedimentos técnicos;
    • representar a informação;
    • selecionar documentos para exposição;
    • coordenar a montagem da exposição;
    • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
    • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
    • supervisionar contratação de seguro para o acervo;
    • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
    • identificar fundos de arquivos;
    • orientar a organização de arquivos correntes;
    • executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
    • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
    • redigir a correspondência oficial;
    • proceder com flexibilidade;
    • organizar museus;
    • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
    • implantar procedimentos de arquivo;
    • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
    • orientar as políticas do acervo;
    • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
    • diagnosticar a situação dos arquivos;
    • estabelecer estratégias para o público alvo;
    • gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • orientar estagiários;
    • coordenar as políticas públicas de arquivos;
    • compor dossiê de coleções/acervos;
    • formular instrumentos de pesquisa;
    • negociar parcerias e produtos;
    • classificar documentos de arquivo;
    • estabelecer plano de destinação de documentos;
    • coordenar ações educativas e/ou culturais;
    • armazenar documentos/acervos;
    • evidenciar senso de organização;
    • trabalhar interdisciplinarmente;
    • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
    • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
    • elaborar tabelas de temporalidade;
    • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
    • escrever trabalhos técnicos e científicos;
    • estabelecer diálogo com usuário;
    • decidir o suporte do registro de informação;
    • monitorar programas de conservação preventiva;
    • planejar a alteração do suporte da informação;
    • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
    • criar projeto museológico de museus e exposições;
    • planejar sistema de recuperação de informação;
    • autorizar a eliminação de documentos públicos;
    • planejar sistemas de documentação museológica;
    • planejar a ocupação das instalações físicas;
    • acompanhar a eliminação do documento descartado;
    • pesquisar materiais de conservação;
    • capacitar pessoal técnico-administrativo;
    • determinar discurso expositivo;
    • apoiar as atividades de consulta;
    • interagir com o programa curricular nacional;
    • acondicionar documentos/acervos;
    • elaborar projeto para captar recursos;
    • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
    • desenvolver acuidade espacial;
    • codificar documentos de arquivo;
    • transferir documentos para guarda intermediária;
    • recolher documentos para guarda permanente;
    • gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
    • catalogar documentos/acervos;
    • coordenar exposições;
    • solicitar compras de materiais e equipamentos;
    • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
    • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
    • propor a definição de linhas de acervo museológico;
    • registrar documentos de arquivo;
    • assessorar a implantação de novas instituições;
    • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
    • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;
    • elaborar plano de classificação;
    • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
    • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;
    • planejar a itinerância da exposição;
    • identificar a produção e o fluxo documental;
    • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
    • negociar recursos e patrocinadores;
    • planejar ações educativas e/ou culturais;
    • desenvolver estudos do público-alvo;
    • desenvolver percepção aguçada;
    • realizar empréstimos de documentos e acervos;
    • inventariar acervo;
    • consultar normas internacionais de descrição arquivística;
    • identificar documentos e acervos;
    • gerenciar atividades de consulta;
    • organizar monitorias;
    • montar cadastro de fornecedores e materiais;
    • emitir certidões sobre documentos de arquivo;
    • considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
    • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
    • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
    • planejar programa/cronograma das exposições;
    • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
    • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
    • proceder com criatividade;
    • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
    • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
    • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
    • gerir depósitos de armazenamento;
    • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
    • assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
    • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
    • autenticar reprodução de documentos de arquivo;
    • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
    • administrar prazos;
    • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
    • planejar a exposição;
    • definir a tipologia do documento;
    • orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
    • preparar material educativo;
    • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
    • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
    • atualizar-se;
    • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
    • definir o perfil do museu;
    • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
    • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
    • planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
    • prestar contas dos financiamentos;
    • gerenciar a reserva técnica;
    • preparar visitas técnicas;
    • participar de conselhos profissionais;
    • planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
    • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
    • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
    • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
    • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
    • realizar pesquisa histórica e administrativa;
    • estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
    • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
    • contatar instituições para sediar exposições;
    • solicitar manutenção de equipamentos;
    • descartar documentos de arquivo;
    • planejar programas de conservação preventiva;
    • providenciar o tombamento de acervos;
    • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
    • levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
    • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
    • avaliar documentação;


    Setores que mais contratam Gestor de documentos no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de contabilidade
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Serviços de engenharia
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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