Salário para o cargo de Gestor de documentos
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-05

Gestor de documentos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Quanto ganha um Gestor de documentos

Um Gestor de documentos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.680,18 e R$ 4.549,07, com a média salarial de R$ 2.306,76 e o salário mediana em R$ 1.837,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gestor de documentos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.306,76 27.681,17 576,69 10,72
1º Quartil 1.680,18 20.162,17 420,05 7,80
Salário Mediana 1.837,00 22.044,00 459,25 8,53
3º Quartil 3.469,32 41.631,80 867,33 16,12
Teto Salarial 4.549,07 54.588,87 1.137,27 21,13


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.747 - 4.740 2.335,28 1.747,34 1.837,00 3.913,05 4.739,60
Barueri - SP 1.822 - 2.343 1.857,60 1.821,84 1.837,00 1.934,74 2.343,41
Fortaleza - CE 1.646 - 3.554 2.296,83 1.645,99 2.341,00 2.934,49 3.554,34
Brasília - DF 1.551 - 6.208 3.111,03 1.551,36 2.834,00 5.125,30 6.207,92
Rio de Janeiro - RJ 1.581 - 8.974 3.511,84 1.580,64 2.062,00 7.409,09 8.974,11
Jundiaí - SP 1.837 - 2.247 1.841,54 1.837,00 1.837,00 1.855,50 2.247,44
Belo Horizonte - MG 1.573 - 6.392 3.010,12 1.572,93 2.506,88 5.277,22 6.391,92
Curitiba - PR 1.764 - 4.148 2.186,90 1.764,27 1.816,00 3.425,03 4.148,50
Mesquita - RJ 2.000 - 2.717 2.076,80 2.000,00 2.000,00 2.243,27 2.717,12
Salvador - BA 1.468 - 5.951 2.732,58 1.467,60 2.094,00 4.912,85 5.950,59
Vitoria - ES 2.218 - 6.511 3.627,14 2.217,75 3.300,48 5.375,25 6.510,66
Osasco - SP 1.452 - 4.285 2.064,46 1.451,50 1.614,00 3.538,08 4.285,42
Florianópolis - SC 1.598 - 7.604 3.142,47 1.598,29 2.178,00 6.277,71 7.603,76
Goiânia - GO 1.418 - 2.896 1.686,05 1.418,33 1.500,00 2.390,88 2.895,91
Cuiabá - MT 1.412 - 2.589 1.593,42 1.412,00 1.412,00 2.137,67 2.589,21
Campinas - SP 1.454 - 8.973 2.970,15 1.454,00 1.837,00 7.407,80 8.972,55
São Gonçalo - RJ 1.556 - 2.350 1.721,09 1.556,00 1.696,00 1.940,00 2.349,79
Mairiporã - SP 1.590 - 1.926 1.590,00 1.590,00 1.590,00 1.590,00 1.925,86
Serra - ES 1.467 - 2.998 1.736,59 1.467,00 1.502,00 2.475,09 2.997,90
Porto Alegre - RS 1.514 - 5.875 2.868,78 1.514,25 2.560,50 4.850,50 5.875,07


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.697 - 3.694 2.105,22 1.696,83 1.837,00 3.050,06 3.694,33
Ceará 1.623 - 3.545 2.288,23 1.623,43 2.341,00 2.927,16 3.545,46
Rio de Janeiro 1.582 - 7.471 3.014,10 1.581,59 2.000,00 6.167,89 7.470,74
Minas Gerais 1.440 - 6.902 2.759,35 1.440,17 1.838,00 5.698,44 6.902,12
Distrito Federal 1.551 - 6.208 3.111,03 1.551,36 2.834,00 5.125,30 6.207,92
Paraná 1.454 - 3.409 1.933,54 1.453,64 1.816,00 2.814,56 3.409,08
Santa Catarina 1.644 - 5.114 2.415,63 1.643,81 1.930,50 4.222,24 5.114,11
Espírito Santo 1.471 - 5.556 2.664,18 1.471,05 2.200,00 4.587,41 5.556,41
Bahia 1.447 - 5.853 2.546,34 1.446,77 1.796,00 4.831,97 5.852,63
Goiás 1.427 - 2.775 1.689,45 1.426,62 1.514,50 2.291,10 2.775,05
Mato Grosso 1.412 - 3.270 1.759,29 1.412,00 1.426,00 2.699,97 3.270,28
Rio Grande do Sul 1.591 - 5.148 2.515,00 1.591,25 2.013,00 4.250,00 5.147,73
Mato Grosso do Sul 1.461 - 2.924 1.743,30 1.461,17 1.594,00 2.413,83 2.923,71
Pernambuco 1.412 - 5.119 2.229,30 1.412,00 1.577,00 4.226,65 5.119,44
Pará 1.449 - 5.743 2.447,16 1.448,83 1.777,00 4.741,67 5.743,25
Tocantins 1.412 - 2.350 1.579,61 1.412,00 1.514,00 1.940,16 2.349,98
Maranhão 1.432 - 4.243 2.040,13 1.431,67 1.668,00 3.503,33 4.243,34
Paraíba 1.430 - 3.945 1.978,42 1.429,67 1.520,00 3.257,00 3.944,98
Rio Grande do Norte 1.520 - 4.204 2.116,83 1.520,00 1.691,50 3.470,67 4.203,78
Piauí 1.498 - 3.252 1.953,32 1.498,00 1.791,00 2.684,77 3.251,87
Amazonas 1.498 - 4.103 2.171,38 1.498,00 1.900,00 3.387,50 4.103,04
Sergipe 1.506 - 6.092 4.075,00 1.506,00 5.030,00 5.030,00 6.092,49


Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Gestor de documentos

Arquivistas e museólogos devem:

  • criar projetos de museus e exposições;
  • organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • organizar acervos museológicos públicos e privados;
  • dar acesso À informação;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • comunicar-se;
  • conservar acervos;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
    • elaborar plano de classificação;
    • monitorar as condições ambientais;
    • definir o perfil do museu;
    • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
    • implantar procedimentos de arquivo;
    • emitir certidões sobre documentos de arquivo;
    • planejar programas de conservação preventiva;
    • negociar recursos e patrocinadores;
    • assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
    • estabelecer plano de destinação de documentos;
    • representar a informação;
    • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
    • registrar documentos de arquivo;
    • estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
    • produzir normas e procedimentos técnicos;
    • formular instrumentos de pesquisa;
    • implantar o projeto museológico e museográfico;
    • montar cadastro de fornecedores e materiais;
    • redigir a correspondência oficial;
    • organizar monitorias;
    • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;
    • representar oficialmente a instituição;
    • planejar a exposição;
    • planejar ações educativas e/ou culturais;
    • proceder com flexibilidade;
    • proceder com criatividade;
    • identificar fundos de arquivos;
    • inventariar acervo;
    • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
    • recolher documentos para guarda permanente;
    • providenciar avaliação financeira do acervo;
    • criar projeto museológico de museus e exposições;
    • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
    • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
    • capacitar pessoal técnico-administrativo;
    • ministrar cursos e palestras;
    • divulgar o acervo;
    • coordenar ações educativas e/ou culturais;
    • escrever trabalhos técnicos e científicos;
    • identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
    • acompanhar a eliminação do documento descartado;
    • organizar museus;
    • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
    • definir a tipologia do documento;
    • gerenciar atividades de consulta;
    • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
    • negociar parcerias e produtos;
    • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
    • conhecer a legislação da área de atuação;
    • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
    • classificar documentos de arquivo;
    • planejar programa/cronograma das exposições;
    • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
    • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
    • levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
    • desenvolver percepção aguçada;
    • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
    • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;
    • compor dossiê de coleções/acervos;
    • elaborar projeto para captar recursos;
    • avaliar documentação;
    • planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
    • planejar sistema de recuperação de informação;
    • supervisionar trabalhos de restauração;
    • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
    • planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
    • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
    • solicitar manutenção de equipamentos;
    • contatar instituições para sediar exposições;
    • preparar material educativo;
    • gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
    • definir migração para outro tipo de suporte;
    • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
    • administrar prazos;
    • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
    • solicitar compras de materiais e equipamentos;
    • desenvolver acuidade espacial;
    • monitorar programas de conservação preventiva;
    • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
    • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
    • propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
    • diagnosticar a situação geral do museu;
    • ordenar documentos;
    • planejar a alteração do suporte da informação;
    • estabelecer estratégias para o público alvo;
    • atualizar-se;
    • selecionar documentos para exposição;
    • considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
    • planejar a ocupação das instalações físicas;
    • coordenar as políticas públicas de arquivos;
    • providenciar o tombamento de acervos;
    • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
    • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
    • orientar estagiários;
    • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
    • armazenar documentos/acervos;
    • ser meticuloso;
    • classificar documentos por grau de sigilo;
    • preparar visitas técnicas;
    • coordenar a montagem da exposição;
    • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
    • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
    • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
    • prestar contas dos financiamentos;
    • participar de conselhos profissionais;
    • decidir o suporte do registro de informação;
    • identificar documentos e acervos;
    • gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
    • supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
    • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
    • acondicionar documentos/acervos;
    • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
    • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
    • trabalhar interdisciplinarmente;
    • desenvolver estudos do público-alvo;
    • propor a definição de linhas de acervo museológico;
    • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
    • elaborar tabelas de temporalidade;
    • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
    • autenticar reprodução de documentos de arquivo;
    • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
    • orientar as políticas do acervo;
    • planejar sistemas de documentação museológica;
    • atender usuários;
    • orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
    • realizar pesquisa histórica e administrativa;
    • determinar discurso expositivo;
    • assessorar a implantação de novas instituições;
    • higienizar documentos/acervos;
    • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
    • trabalhar em equipe;
    • estabelecer diálogo com usuário;
    • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
    • planejar a itinerância da exposição;
    • evidenciar senso de organização;
    • descrever as características dos acervos;
    • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
    • codificar documentos de arquivo;
    • coordenar exposições;
    • gerenciar a reserva técnica;
    • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
    • supervisionar contratação de seguro para o acervo;
    • pesquisar materiais de conservação;
    • executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
    • apoiar as atividades de consulta;
    • transferir documentos para guarda intermediária;
    • interagir com o programa curricular nacional;
    • consultar normas internacionais de descrição arquivística;
    • autorizar a eliminação de documentos públicos;
    • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
    • identificar a produção e o fluxo documental;
    • orientar a organização de arquivos correntes;
    • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
    • atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • gerir depósitos de armazenamento;
    • diagnosticar a situação dos arquivos;
    • realizar empréstimos de documentos e acervos;
    • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
    • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
    • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
    • gerenciar empréstimo de acervo;
    • descrever o do documento (forma e conteúdo);
    • descartar documentos de arquivo;
    • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
    • catalogar documentos/acervos;
    • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
    • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;


    Setores que mais contratam Gestor de documentos no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de contabilidade
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Serviços de microfilmagem
    • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Serviços de engenharia




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: