Salário para o cargo de Educador infantil de nível médio
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Educador infantil de nível médio - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Educador infantil de nível médio

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • avaliar desempenho dos alunos;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • comunicar-se;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • preparar material pedagógico;
  • planejar ações didáticas;
  • organizar o trabalho;
  • cuidar dos alunos;
  • ensinar alunos;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • comprar material pedagógico;
  • participar da definição do horário;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • participar de conselhos;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • selecionar material didático;
  • modelar massas e argila;
  • servir como referencial de conduta;
  • pintar;
  • observar a linguagem;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • orientar atividades artísticas;
  • elaborar relatórios;
  • visitar locais para eventos extracurriculares;
  • reciclar material;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • alimentar os alunos;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • desenvolver capacidades motoras;
  • colar materiais;
  • interagir com a comunidade;
  • brincar com os alunos;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • demonstrar criatividade;
  • reestruturar estratégias;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • servir alimentação aos alunos;
  • registrar observações;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • corrigir atividades;
  • preencher fichas de avaliação;
  • trocar roupa dos alunos;
  • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
  • escrever letras e números;
  • demonstrar paciência;
  • demonstrar versatilidade;
  • explicar atividades propostas;
  • observar a socialização;
  • contornar situações adversas;
  • convocar pais e responsáveis;
  • definir atividades pedagógicas;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • organizar material pedagógico;
  • ensinar culinária;
  • definir objetivos da ação didática;
  • organizar sala de aula;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • identificar material pedagógico;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • trocar roupa de cama;
  • elaborar cronograma;
  • construir regras com os alunos;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • demonstrar autocontrole;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • organizar espaços em geral;
  • cantar músicas;
  • confeccionar material pedagógico;
  • orientar atividades de desenho;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • organizar eventos na escola;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • ler textos;
  • investigar interesse do aluno;
  • organizar eventos extracurriculares;
  • planejar o roteiro de aula;
  • trocar fralda dos alunos;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • atualizar-se;
  • mostrar filmes;
  • auto avaliar-se;
  • definir métodos de avaliação;
  • demonstrar sensibilidade;
  • desenvolver atividades com informática;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • demonstrar afetividade;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • desenhar;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • demonstrar senso de organização;
  • contar estórias;
  • orientar higiene pessoal;
  • dar banho nos alunos;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • utilizar sucata;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • comentar filmes;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • administrar biblioteca circulante;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • discutir resultados dos projetos;
  • supervisionar recreio;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • solicitar material pedagógico;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • recortar materiais;
  • trabalhar em equipe;
  • limpar material;
  • estabelecer vínculos;
  • elaborar estórias com alunos;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • apresentar regras da escola;
  • observar o raciocínio lógico;
  • preencher agenda;
  • supervisionar refeições;
  • preencher diário de classe;
  • acompanhar alunos em cursos extraclasses;


Setores que mais contratam Educador infantil de nível médio no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades associativas
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Educação profissional de nível técnico
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária




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