Salário para o cargo de Educador infantil de nível médio
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Educador infantil de nível médio - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Educador infantil de nível médio

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • elaborar projetos pedagógicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • comunicar-se;
  • ensinar alunos;
  • planejar ações didáticas;
  • cuidar dos alunos;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • organizar o trabalho;
  • preparar material pedagógico;

Atividades

  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • orientar atividades artísticas;
  • modelar massas e argila;
  • observar a socialização;
  • observar a linguagem;
  • orientar higiene pessoal;
  • recortar materiais;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • avaliar atividades dos alunos;
  • trabalhar em equipe;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • contornar situações adversas;
  • demonstrar paciência;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • interagir com a comunidade;
  • orientar atividades de desenho;
  • trocar fralda dos alunos;
  • preencher diário de classe;
  • brincar com os alunos;
  • estabelecer vínculos;
  • solicitar material pedagógico;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • registrar observações;
  • preencher agenda;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • organizar eventos na escola;
  • observar o raciocínio lógico;
  • visitar locais para eventos extracurriculares;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • colar materiais;
  • servir como referencial de conduta;
  • organizar sala de aula;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • mostrar filmes;
  • contar estórias;
  • dar banho nos alunos;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • definir objetivos da ação didática;
  • participar de conselhos;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • atualizar-se;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • demonstrar autocontrole;
  • selecionar material didático;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • investigar interesse do aluno;
  • supervisionar recreio;
  • identificar material pedagógico;
  • alimentar os alunos;
  • reestruturar estratégias;
  • limpar material;
  • desenvolver atividades com informática;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • discutir resultados dos projetos;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • comprar material pedagógico;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • trocar roupa de cama;
  • apresentar regras da escola;
  • escrever letras e números;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • definir atividades pedagógicas;
  • ensinar culinária;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • organizar material pedagógico;
  • desenhar;
  • preencher fichas de avaliação;
  • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
  • elaborar relatórios;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • pintar;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • demonstrar senso de organização;
  • supervisionar refeições;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • comentar filmes;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • administrar biblioteca circulante;
  • servir alimentação aos alunos;
  • cantar músicas;
  • corrigir atividades;
  • elaborar cronograma;
  • convocar pais e responsáveis;
  • planejar o roteiro de aula;
  • auto avaliar-se;
  • definir métodos de avaliação;
  • reciclar material;
  • demonstrar sensibilidade;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • explicar atividades propostas;
  • participar da definição do horário;
  • demonstrar criatividade;
  • elaborar estórias com alunos;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • confeccionar material pedagógico;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • utilizar sucata;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • trocar roupa dos alunos;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • organizar espaços em geral;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • organizar eventos extracurriculares;
  • demonstrar versatilidade;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • construir regras com os alunos;
  • ler textos;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • demonstrar afetividade;


Setores que mais contratam Educador infantil de nível médio no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades associativas
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Educação profissional de nível técnico
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária




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