Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Professores leigos e de nível médio
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
- Professores de nível médio na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Educador infantil de nível médio
Professores de nível médio na educação infantil devem:
- preparar material pedagógico;
- cuidar dos alunos;
- comunicar-se;
- avaliar desempenho dos alunos;
- organizar o trabalho;
- orientar a construção do conhecimento;
- ensinar alunos;
- planejar ações didáticas;
- elaborar projetos pedagógicos;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- pintar;
- limpar sala de aula e mobiliário;
- supervisionar recreio;
- trocar roupa de cama;
- conversar com alunos (roda da conversa);
- convocar pais e responsáveis;
- servir como referencial de conduta;
- visitar locais para eventos extracurriculares;
- auto avaliar-se;
- observar o desenvolvimento motor;
- definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
- colar materiais;
- auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
- orientar atividades de desenho;
- encaminhar alunos para outros profissionais;
- organizar eventos extracurriculares;
- discutir plano de aula com coordenação e direção;
- supervisionar entrada e saída dos alunos;
- ensinar culinária;
- participar da associação de pais e mestres;
- confeccionar material pedagógico;
- demonstrar paciência;
- orientar atividades artísticas;
- ler textos;
- debater projeto com direção e coordenação;
- elaborar relatórios;
- participar de eventos de qualificação profissional;
- alimentar os alunos;
- reestruturar estratégias;
- definir objetivos da ação didática;
- cantar músicas;
- selecionar eventos e atividades extracurriculares;
- demonstrar afetividade;
- organizar eventos na escola;
- preencher agenda;
- preencher fichas de avaliação;
- desenvolver atividades artísticas;
- trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
- criar jogos e brincadeiras;
- trocar roupa dos alunos;
- demonstrar versatilidade;
- trocar fralda dos alunos;
- desenvolver atividades com informática;
- observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
- preencher diário de classe;
- limpar material;
- reciclar material;
- demonstrar senso de organização;
- utilizar sucata;
- desenvolver capacidades emocionais;
- interagir com a comunidade;
- explicar atividades propostas;
- discutir resultados dos projetos;
- desenvolver capacidades motoras;
- elaborar estórias com alunos;
- observar a socialização;
- desenhar;
- administrar biblioteca circulante;
- trabalhar em equipe;
- servir alimentação aos alunos;
- participar de conselhos;
- participar da elaboração de calendário escolar;
- demonstrar criatividade;
- observar a linguagem;
- organizar sala de aula;
- determinar parâmetros do projeto;
- demonstrar capacidade de observação;
- conferir cadastro dos alunos;
- acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
- supervisionar momento do sono e descanso;
- construir regras com os alunos;
- orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
- acompanhar alunos em cursos extraclasses;
- avaliar atividades dos alunos;
- reunir-se com pais e responsáveis;
- mostrar filmes;
- apresentar regras da escola;
- modelar massas e argila;
- organizar espaços em geral;
- dar banho nos alunos;
- escrever letras e números;
- definir atividades pedagógicas;
- dramatizar estórias e músicas;
- comentar filmes;
- definir métodos de avaliação;
- demonstrar autocontrole;
- identificar material pedagógico;
- orientar higiene pessoal;
- analisar necessidades do aluno e da comunidade;
- desenvolver capacidades intelectuais;
- corrigir atividades;
- solicitar material pedagógico;
- apresentar projeto aos alunos;
- brincar com os alunos;
- especificar materiais de ensino-aprendizagem;
- participar da definição do horário;
- orientar atividades com jogos e brinquedos;
- recortar materiais;
- supervisionar refeições;
- organizar pastas de atividades dos alunos;
- estabelecer vínculos;
- elaborar cronograma;
- demonstrar sensibilidade;
- definir técnica de trabalho (estratégias);
- registrar observações;
- pesquisar materiais e recursos disponíveis;
- organizar material pedagógico;
- selecionar material didático;
- investigar interesse do aluno;
- comprar material pedagógico;
- organizar espaço para momento do sono e descanso;
- reunir-se com a coordenação e a direção;
- atualizar-se;
- criar espaço para brincadeiras;
- participar de reuniões com demais profissionais da escola;
- contornar situações adversas;
- contar estórias;
- planejar o roteiro de aula;
- observar o raciocínio lógico;
Setores que mais contratam Educador infantil de nível médio no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades associativas
- Atividades de apoio à educação
- Outras atividades de ensino
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de atendimento hospitalar
- Outras atividades de recreação e lazer
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Educação profissional de nível técnico
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária