Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Professores leigos e de nível médio
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
- Professores de nível médio na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Educador infantil de nível médio
Professores de nível médio na educação infantil devem:
- avaliar desempenho dos alunos;
- elaborar projetos pedagógicos;
- cuidar dos alunos;
- planejar ações didáticas;
- orientar a construção do conhecimento;
- ensinar alunos;
- demonstrar competências pessoais;
- organizar o trabalho;
- preparar material pedagógico;
- comunicar-se;
Atividades
- estabelecer vínculos;
- elaborar estórias com alunos;
- pintar;
- limpar material;
- solicitar material pedagógico;
- participar de reuniões com demais profissionais da escola;
- alimentar os alunos;
- explicar atividades propostas;
- acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
- orientar atividades com jogos e brinquedos;
- trabalhar em equipe;
- auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
- organizar eventos extracurriculares;
- investigar interesse do aluno;
- participar de conselhos;
- supervisionar momento do sono e descanso;
- recortar materiais;
- reciclar material;
- atualizar-se;
- demonstrar afetividade;
- acompanhar alunos em cursos extraclasses;
- organizar eventos na escola;
- corrigir atividades;
- administrar biblioteca circulante;
- supervisionar entrada e saída dos alunos;
- demonstrar versatilidade;
- demonstrar paciência;
- convocar pais e responsáveis;
- auto avaliar-se;
- observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
- planejar o roteiro de aula;
- desenvolver atividades artísticas;
- construir regras com os alunos;
- definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
- participar de eventos de qualificação profissional;
- discutir resultados dos projetos;
- especificar materiais de ensino-aprendizagem;
- trocar roupa dos alunos;
- analisar necessidades do aluno e da comunidade;
- conferir cadastro dos alunos;
- selecionar eventos e atividades extracurriculares;
- utilizar sucata;
- escrever letras e números;
- comprar material pedagógico;
- orientar higiene pessoal;
- desenvolver capacidades motoras;
- observar o desenvolvimento motor;
- definir métodos de avaliação;
- brincar com os alunos;
- organizar espaço para momento do sono e descanso;
- contar estórias;
- apresentar regras da escola;
- determinar parâmetros do projeto;
- preencher diário de classe;
- servir alimentação aos alunos;
- trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
- reunir-se com pais e responsáveis;
- observar a linguagem;
- criar jogos e brincadeiras;
- demonstrar sensibilidade;
- apresentar projeto aos alunos;
- organizar material pedagógico;
- participar da associação de pais e mestres;
- modelar massas e argila;
- supervisionar recreio;
- debater projeto com direção e coordenação;
- demonstrar senso de organização;
- desenvolver atividades com informática;
- definir objetivos da ação didática;
- organizar sala de aula;
- criar espaço para brincadeiras;
- elaborar relatórios;
- pesquisar materiais e recursos disponíveis;
- interagir com a comunidade;
- definir atividades pedagógicas;
- conversar com alunos (roda da conversa);
- demonstrar criatividade;
- definir técnica de trabalho (estratégias);
- observar a socialização;
- elaborar cronograma;
- ler textos;
- preencher fichas de avaliação;
- observar o raciocínio lógico;
- identificar material pedagógico;
- demonstrar capacidade de observação;
- registrar observações;
- desenvolver capacidades intelectuais;
- reunir-se com a coordenação e a direção;
- orientar atividades de desenho;
- desenvolver capacidades emocionais;
- demonstrar autocontrole;
- orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
- comentar filmes;
- cantar músicas;
- dar banho nos alunos;
- selecionar material didático;
- supervisionar refeições;
- orientar atividades artísticas;
- encaminhar alunos para outros profissionais;
- discutir plano de aula com coordenação e direção;
- trocar roupa de cama;
- organizar espaços em geral;
- desenhar;
- trocar fralda dos alunos;
- contornar situações adversas;
- dramatizar estórias e músicas;
- servir como referencial de conduta;
- confeccionar material pedagógico;
- avaliar atividades dos alunos;
- limpar sala de aula e mobiliário;
- preencher agenda;
- reestruturar estratégias;
- colar materiais;
- organizar pastas de atividades dos alunos;
- ensinar culinária;
- participar da elaboração de calendário escolar;
- mostrar filmes;
- visitar locais para eventos extracurriculares;
- participar da definição do horário;
Setores que mais contratam Educador infantil de nível médio no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades associativas
- Atividades de apoio à educação
- Outras atividades de ensino
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de atendimento hospitalar
- Outras atividades de recreação e lazer
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Educação profissional de nível técnico
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária