Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Professores leigos e de nível médio
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
- Professores de nível médio na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Educador infantil de nível médio
Professores de nível médio na educação infantil devem:
- organizar o trabalho;
- preparar material pedagógico;
- elaborar projetos pedagógicos;
- orientar a construção do conhecimento;
- cuidar dos alunos;
- demonstrar competências pessoais;
- ensinar alunos;
- avaliar desempenho dos alunos;
- comunicar-se;
- planejar ações didáticas;
Atividades
- comentar filmes;
- visitar locais para eventos extracurriculares;
- preencher agenda;
- preencher fichas de avaliação;
- elaborar cronograma;
- demonstrar paciência;
- desenvolver capacidades motoras;
- preencher diário de classe;
- limpar material;
- definir técnica de trabalho (estratégias);
- organizar espaço para momento do sono e descanso;
- reciclar material;
- comprar material pedagógico;
- reestruturar estratégias;
- planejar o roteiro de aula;
- registrar observações;
- confeccionar material pedagógico;
- demonstrar afetividade;
- pesquisar materiais e recursos disponíveis;
- organizar eventos extracurriculares;
- solicitar material pedagógico;
- conversar com alunos (roda da conversa);
- determinar parâmetros do projeto;
- desenvolver atividades com informática;
- dramatizar estórias e músicas;
- reunir-se com a coordenação e a direção;
- participar da elaboração de calendário escolar;
- escrever letras e números;
- observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
- demonstrar criatividade;
- servir como referencial de conduta;
- avaliar atividades dos alunos;
- desenvolver atividades artísticas;
- debater projeto com direção e coordenação;
- administrar biblioteca circulante;
- definir atividades pedagógicas;
- atualizar-se;
- acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
- definir métodos de avaliação;
- orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
- demonstrar sensibilidade;
- utilizar sucata;
- colar materiais;
- desenvolver capacidades emocionais;
- discutir plano de aula com coordenação e direção;
- investigar interesse do aluno;
- demonstrar versatilidade;
- observar o raciocínio lógico;
- apresentar regras da escola;
- participar de reuniões com demais profissionais da escola;
- participar da definição do horário;
- trabalhar em equipe;
- desenvolver capacidades intelectuais;
- observar a linguagem;
- pintar;
- orientar atividades com jogos e brinquedos;
- estabelecer vínculos;
- definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
- demonstrar capacidade de observação;
- orientar higiene pessoal;
- contornar situações adversas;
- criar jogos e brincadeiras;
- demonstrar senso de organização;
- limpar sala de aula e mobiliário;
- convocar pais e responsáveis;
- reunir-se com pais e responsáveis;
- supervisionar recreio;
- brincar com os alunos;
- organizar pastas de atividades dos alunos;
- contar estórias;
- construir regras com os alunos;
- acompanhar alunos em cursos extraclasses;
- interagir com a comunidade;
- supervisionar momento do sono e descanso;
- mostrar filmes;
- organizar sala de aula;
- modelar massas e argila;
- servir alimentação aos alunos;
- participar de conselhos;
- selecionar eventos e atividades extracurriculares;
- encaminhar alunos para outros profissionais;
- auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
- organizar espaços em geral;
- definir objetivos da ação didática;
- corrigir atividades;
- organizar material pedagógico;
- trocar roupa de cama;
- cantar músicas;
- identificar material pedagógico;
- supervisionar entrada e saída dos alunos;
- observar o desenvolvimento motor;
- alimentar os alunos;
- criar espaço para brincadeiras;
- demonstrar autocontrole;
- orientar atividades artísticas;
- explicar atividades propostas;
- elaborar relatórios;
- ensinar culinária;
- especificar materiais de ensino-aprendizagem;
- observar a socialização;
- supervisionar refeições;
- trocar roupa dos alunos;
- organizar eventos na escola;
- selecionar material didático;
- ler textos;
- auto avaliar-se;
- recortar materiais;
- analisar necessidades do aluno e da comunidade;
- discutir resultados dos projetos;
- participar de eventos de qualificação profissional;
- participar da associação de pais e mestres;
- orientar atividades de desenho;
- conferir cadastro dos alunos;
- trocar fralda dos alunos;
- desenhar;
- apresentar projeto aos alunos;
- trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
- elaborar estórias com alunos;
- dar banho nos alunos;
Setores que mais contratam Educador infantil de nível médio no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades associativas
- Atividades de apoio à educação
- Outras atividades de ensino
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de atendimento hospitalar
- Outras atividades de recreação e lazer
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Educação profissional de nível técnico
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária