Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino superior
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor universitário de estágio supervisionado
- Professor de ensino superior na área de prática de ensino
- Professor de ensino superior na área de orientação educacional
- Professor de ensino superior na área de didática
- Professor universitário na área de didática
- Professor de ensino superior na área de prática de ensino e estágio supervisionado
- Professor universitário em metodologia de pesquisa em educação
- Professor universitário na área de pesquisa educacional
- Docente de ensino superior na área de orientação educacional
- Professor universitário na área de orientação educacional
- Professor de didática (ensino superior)
- Docente do ensino superior na área de prática de ensino
Principais locais de trabalho
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Funções e atividades do Docente de ensino superior na área de didática
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:
- prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
- participar de atividades administrativas;
- orientar alunos;
- realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- atualizar-se na Área;
- demonstrar competências pessoais;
- planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
- supervisionar formação pedagógica em estágios;
- ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
- avaliar o trabalho acadêmico científico;
- produzir material de trabalho;
- comunicar-se;
Atividades
- estudar propostas e políticas educacionais;
- utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
- coordenar cursos;
- avaliar projetos de extensão;
- atuar em banca examinadora docente e discente;
- participar de associações científicas;
- produzir vídeos;
- demonstrar postura ética;
- elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
- prever fontes de financiamento;
- planejar os ambientes de aprendizagem;
- proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
- estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- coordenar áreas, disciplinas e turmas;
- orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
- promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
- orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
- integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
- participar de atividades culturais;
- avaliar trabalhos científicos;
- avaliar currículos e propostas pedagógicas;
- dialogar com os professores da instituição;
- preencher relatórios de atividades;
- orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
- dialogar com as entidades representativas;
- proferir palestras;
- elaborar pareceres;
- dialogar com os alunos;
- constituir grupos de pesquisa;
- estudar a produção científica da área;
- participar de colegiados;
- estudar outros idiomas;
- avaliar o desempenho dos alunos;
- avaliar o desenvolvimento das aulas;
- planejar projetos de intervenção pedagógica;
- avaliar planos de ação pedagógica;
- planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- produzir instrumentos de avaliação;
- avaliar material didático;
- orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
- coordenar grupos de pesquisa;
- avaliar currículos de alunos;
- participar de associações de classe;
- sistematizar dados e materiais de pesquisa;
- estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
- atuar no processo de seleção de alunos e professores;
- discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
- atuar em debates;
- trabalhar em equipe;
- analisar dados e materiais de pesquisa;
- desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
- desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
- avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
- elaborar projetos de extensão;
- estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
- estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
- organizar coletâneas;
- divulgar resultados de pesquisas;
- produzir cartazes;
- produzir artigos para divulgação;
- participar de congressos e eventos científicos;
- auto avaliar-se;
- planejar projetos de extensão;
- estudar a constituição de profissões no campo educacional;
- atuar em comissões editoriais;
- supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
- participar de reuniões;
- orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
- sistematizar conteúdos;
- planejar a produção de materiais didáticos;
- avaliar cursos;
- coordenar pesquisas;
- coordenar convênios;
- gerenciar convênios;
- discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
- analisar pesquisas educacionais;
- prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
- participar de comissões;
- planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
- colaborar em comissões de avaliação;
- programar cursos para atendimento a demandas externas;
- trabalhar com diferentes formas de interação humana;
- dominar a língua portuguesa;
- ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
- organizar publicações;
- produzir planos de cursos e de aulas;
- problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
- produzir textos para uso pedagógico;
- desenvolver atividades interativas;
- atribuir notas e conceitos;
- acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
- desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
- produzir transparências;
- treinar auxiliares de pesquisa;
- prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
- dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
- coletar dados e materiais para pesquisa;
- prestar assessoria a órgãos públicos;
- coordenar projetos pedagógicos;
- elaborar programas e cronogramas;
- estabelecer relações com os órgãos de fomento;
- avaliar projetos de pesquisa;
- realizar revisão da literatura na área;
- demonstrar postura crítica;
- estudar diferentes formas de comunicação;
- problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
- discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
- exercer cargos de direção;
- estudar a legislação educacional;
- analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- compromissar-se social e politicamente;
- avaliar políticas educacionais;
- redigir relatórios de pesquisa;
- planejar pesquisas;
- discutir resultados de avaliação;
- coordenar equipes de trabalho;
- atender alunos, individualmente e em grupo;
- realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
- orientar monitores;
- realizar eventos;
- gerenciar projetos;
- produzir hipertextos;
- exercer cargos de representação;
- analisar os problemas da realidade brasileira;
- coordenar reuniões;
- planejar eventos e seminários;
- supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
- atuar em projetos de extensão;
- ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
- sugerir composição de bancas examinadoras;
- coordenar projetos de extensão;
- indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
- redigir publicações científicas;
- avaliar a própria prática de pesquisa;
- orientar alunos de iniciação científica;
- desenvolver propostas de avaliação;
- coordenar eventos;
- integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
- planejar aulas;
Setores que mais contratam Docente de ensino superior na área de didática no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação superior - graduação
- Outras atividades de ensino
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Ensino fundamental
- Educação infantil - pré-escola
- Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências sociais e humanas
- Administração pública em geral
- Ensino médio
- Educação profissional de nível técnico
- Educação infantil - creche
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de atendimento hospitalar
- Ensino de idiomas
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais