Salário para o cargo de Diretor de vendas
CBO 1233-05 > Diretores de comercialização e marketing

Diretor de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atuam na definição do planejamento estratégico da empresa, definem e executam plano de marketing e vendas, gerem a qualidade da venda. Participam da definição de políticas de recursos humanos. Comunicam-se primordialmente para disseminar informações ao público de interesse da empresa.

Quanto ganha um Diretor de vendas

Um Diretor de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 8.730,53 e R$ 67.488,14, com a média salarial de R$ 28.303,51 e o salário mediana em R$ 26.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Diretor de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 28.303,51 339.642,12 7.075,88 134,78
1º Quartil 8.730,53 104.766,36 2.182,63 41,57
Salário Mediana 26.000,00 312.000,00 6.500,00 123,81
3º Quartil 55.718,69 668.624,28 13.929,67 265,33
Teto Salarial 67.488,14 809.857,68 16.872,04 321,37


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de comercialização e marketing

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Diretores de comercialização e marketing xercem funções de direção comercial e de marketing em empresas das mais diversas atividades econômicas, geralmente de médio e grande portes. São assalariados, com carteira assinada, atuam de forma cooperativa, sem supervisão, em ambientes fechados e em período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de comercialização e marketing

Para o exercício desse cargo requer-se ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais ocorre entre quatro e cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Diretor de vendas

Diretores de comercialização e marketing devem:

  • atuar na definição do planejamento estratégico;
  • comunicar-se;
  • gerir qualidade da venda;
  • executar plano de marketing e vendas;
  • participar na definição de políticas de recursos humanos;
  • definir plano de marketing e vendas;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • acompanhar indicadores de venda (volume de vendas, cumprimento de prazos);
  • administrar conflitos;
  • fomentar pesquisa e desenvolvimento de tendências de mercado consumidor;
  • mostrar versatilidade;
  • mostrar criatividade;
  • fazer exposições na mídia;
  • promover treinamento e desenvolvimento da equipe;
  • demonstrar visão de futuro;
  • prospectar formadores de opinião;
  • motivar equipe;
  • definir metas e padrões de qualidade;
  • promover inovação;
  • prospectar tendências tecnológicas, de produtos e modismos;
  • gerir pós-venda;
  • tomar decisões;
  • avaliar desempenho da equipe;
  • trabalhar em equipe;
  • aprovar normas e instruções;
  • realizar ações preventivas e corretivas;
  • redigir relatórios;
  • delegar responsabilidades;
  • demonstrar respeito a chefes e subordinados;
  • promover campanhas internas de conscientização;
  • minimizar rupturas de vendas;
  • especificar recursos humanos, materiais e financeiros (orçamento);
  • gerenciar salários, promoções, admissões e demissões;
  • avaliar nível de satisfação da equipe;
  • orientar planejamento da produção;
  • revisar plano de marketing e vendas;
  • implantar novas metodologias de trabalho;
  • verificar cumprimento dos prazos de cobrança;
  • transformar dados em informação;
  • validar métodos;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • utilizar tecnologia da informação;
  • definir perfil de qualificação do pessoal;
  • zelar pela apresentação pessoal;
  • promover rastreabilidade do produto;
  • expor ideias em público;
  • definir metas de venda com grupo gestor (quantidade e prazo);
  • elaborar plano de contingência;
  • dimensionar recursos;
  • participar da definição de políticas ambientais, sociais e de segurança e higiene do trabalho;
  • manipular tendência de mercado;
  • avaliar resultados (negócios e processos);
  • fixar metas de vendas (objetivos e prazos);
  • avaliar exequibilidade de projetos;
  • diagnosticar necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal;
  • instituir metodologia de trabalho;
  • gerenciar custos e prazos logísticos;
  • trabalhar com responsabilidade social;
  • analisar plano de marketing e vendas;
  • estimular processo de comunicação;
  • fazer cumprir política comercial da empresa;
  • dialogar com públicos de interesse da empresa;
  • aprovar contratação de terceiros;
  • implementar planos de marketing e vendas;
  • contribuir na elaboração de descrição de cargos;
  • aproveitar oportunidades;
  • definir plano de investimento com grupo gestor;
  • mostrar coerência;
  • mostrar otimismo;
  • monitorar rentabilidade de produtos e clientes;
  • acompanhar utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros;
  • disseminar informações ao público de interesse da empresa;
  • identificar novos fornecedores e prestadores de serviço;
  • desenvolver sistemáticas de monitoração do trabalho;
  • focalizar na busca de resultados;
  • trabalhar com ética;
  • atuar na definição de linhas de produto;
  • analisar viabilidade econômica;


Setores que mais contratam Diretor de vendas no mercado de trabalho

  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Seguros não-vida
  • Administração de cartões de crédito
  • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Cooperativas de crédito mútuo




Profissões em Destaque: