Salário para o cargo de Diretor de vendas
CBO 1233-05 > Diretores de comercialização e marketing

Diretor de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atuam na definição do planejamento estratégico da empresa, definem e executam plano de marketing e vendas, gerem a qualidade da venda. Participam da definição de políticas de recursos humanos. Comunicam-se primordialmente para disseminar informações ao público de interesse da empresa.

Quanto ganha um Diretor de vendas

Um Diretor de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.699,52 e R$ 64.373,09, com a média salarial de R$ 19.582,98 e o salário mediana em R$ 12.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 19.582,98 234.995,81 4.895,75 92,81
1º Quartil 1.699,52 20.394,23 424,88 8,05
Salário Mediana 12.000,00 144.000,00 3.000,00 56,87
3º Quartil 49.093,67 589.124,00 12.273,42 232,67
Teto Salarial 64.373,09 772.477,07 16.093,27 305,09


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de comercialização e marketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 5.795 - 76.305 31.244,07 5.794,81 28.000,00 62.998,29 76.305,42
Conceição das Alagoas - MG 1.206 - 1.621 1.244,49 1.205,80 1.218,00 1.338,00 1.620,63
Rio de Janeiro - RJ 3.131 - 60.946 22.896,00 3.131,00 20.000,00 50.317,68 60.946,29
Barueri - SP 5.210 - 54.780 25.287,95 5.210,24 25.473,90 45.227,01 54.780,31
Belo Horizonte - MG 2.159 - 50.189 16.037,09 2.158,95 8.197,44 41.436,23 50.188,80
Curitiba - PR 2.177 - 60.989 19.851,97 2.176,76 10.000,00 50.352,85 60.988,89
Brasília - DF 1.760 - 34.704 11.818,48 1.760,23 7.287,00 28.651,75 34.703,86
Porto Alegre - RS 4.238 - 39.949 14.770,14 4.237,87 10.250,00 32.982,44 39.949,32
Campinas - SP 5.490 - 57.410 25.592,68 5.490,07 23.502,68 47.398,15 57.410,06
Fortaleza - CE 1.486 - 29.055 9.217,40 1.486,33 5.500,00 23.987,92 29.054,88
Cedral - SP 2.802 - 8.496 4.398,22 2.802,13 4.000,00 7.014,13 8.495,72
Goiânia - GO 1.186 - 40.667 9.848,60 1.186,26 2.500,00 33.574,87 40.666,89
Guarulhos - SP 1.721 - 48.919 14.676,88 1.720,61 7.254,27 40.388,15 48.919,33
Recife - PE 1.919 - 29.166 9.731,58 1.918,68 6.000,00 24.079,68 29.166,03
Osasco - SP 3.388 - 62.243 24.293,72 3.388,33 27.166,66 51.388,34 62.243,10
Contagem - MG 1.482 - 62.476 19.332,93 1.482,10 15.000,00 51.580,34 62.475,65
Florianópolis - SC 2.255 - 38.771 13.737,03 2.254,56 11.922,50 32.009,46 38.770,82
Cotia - SP 4.103 - 91.031 36.996,98 4.102,71 34.000,00 75.155,59 91.030,70
Sorocaba - SP 1.596 - 41.192 12.956,84 1.596,07 5.000,00 34.008,26 41.191,83
São Bernardo do Campo - SP 2.827 - 42.904 14.351,48 2.827,04 7.744,35 35.421,50 42.903,59


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.913 - 69.166 26.507,34 2.912,77 24.041,33 57.103,87 69.165,92
Minas Gerais 1.182 - 29.509 7.472,10 1.182,17 1.500,00 24.362,90 29.509,07
Rio de Janeiro 2.241 - 56.754 19.154,36 2.241,09 13.636,31 46.856,24 56.753,68
Paraná 1.607 - 46.377 13.487,83 1.606,68 5.300,00 38.288,78 46.376,52
Santa Catarina 1.695 - 27.670 8.993,00 1.694,65 5.302,50 22.844,68 27.670,16
Rio Grande do Sul 1.794 - 41.577 13.284,09 1.794,39 6.500,00 34.326,41 41.577,18
Goiás 1.208 - 25.439 6.737,07 1.207,87 2.400,00 21.002,82 25.439,24
Ceará 1.360 - 21.665 6.976,01 1.359,67 4.503,36 17.886,60 21.664,79
Bahia 1.547 - 21.916 7.432,83 1.547,45 5.300,00 18.093,99 21.915,98
Distrito Federal 1.760 - 34.704 11.818,48 1.760,23 7.287,00 28.651,75 34.703,86
Pernambuco 1.595 - 30.374 9.398,90 1.594,72 4.255,34 25.076,69 30.373,64
Mato Grosso 1.287 - 19.727 5.844,49 1.286,63 2.742,00 16.286,70 19.726,94
Espírito Santo 2.133 - 23.423 9.073,38 2.133,36 6.335,80 19.338,13 23.422,93
Mato Grosso do Sul 1.160 - 18.525 5.526,28 1.160,40 3.082,00 15.294,37 18.525,00
Paraíba 1.945 - 38.759 12.698,51 1.944,75 6.500,00 32.000,00 38.759,36
Pará 1.425 - 26.465 7.379,75 1.425,00 3.327,00 21.849,99 26.465,36
Alagoas 1.969 - 18.692 6.299,40 1.969,27 4.000,00 15.432,08 18.691,79
Amazonas 1.364 - 32.992 8.775,51 1.364,00 3.500,00 27.238,40 32.991,96
Rio Grande do Norte 1.355 - 25.199 6.618,20 1.355,00 2.245,71 20.804,17 25.198,63
Piauí 1.564 - 22.711 7.495,31 1.564,26 4.090,00 18.750,00 22.710,56
Tocantins 1.352 - 7.678 2.784,56 1.352,00 2.500,00 6.339,00 7.677,99
Rondônia 1.322 - 11.749 4.020,60 1.322,09 3.000,00 9.700,00 11.748,93
Maranhão 1.149 - 24.225 6.289,74 1.148,70 3.000,00 20.000,00 24.224,60


Principais locais de trabalho

Diretores de comercialização e marketing xercem funções de direção comercial e de marketing em empresas das mais diversas atividades econômicas, geralmente de médio e grande portes. São assalariados, com carteira assinada, atuam de forma cooperativa, sem supervisão, em ambientes fechados e em período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de comercialização e marketing

Para o exercício desse cargo requer-se ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais ocorre entre quatro e cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Diretor de vendas

Diretores de comercialização e marketing devem:

  • atuar na definição do planejamento estratégico;
  • participar na definição de políticas de recursos humanos;
  • comunicar-se;
  • gerir qualidade da venda;
  • demonstrar competências pessoais;
  • executar plano de marketing e vendas;
  • definir plano de marketing e vendas;

  • Atividades

    • fomentar pesquisa e desenvolvimento de tendências de mercado consumidor;
    • contribuir na elaboração de descrição de cargos;
    • zelar pela apresentação pessoal;
    • mostrar versatilidade;
    • promover treinamento e desenvolvimento da equipe;
    • gerenciar custos e prazos logísticos;
    • especificar recursos humanos, materiais e financeiros (orçamento);
    • definir plano de investimento com grupo gestor;
    • fixar metas de vendas (objetivos e prazos);
    • tomar decisões;
    • revisar plano de marketing e vendas;
    • implantar novas metodologias de trabalho;
    • monitorar rentabilidade de produtos e clientes;
    • gerenciar salários, promoções, admissões e demissões;
    • fazer cumprir política comercial da empresa;
    • acompanhar indicadores de venda (volume de vendas, cumprimento de prazos);
    • aprovar contratação de terceiros;
    • diagnosticar necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal;
    • implementar planos de marketing e vendas;
    • demonstrar visão de futuro;
    • utilizar tecnologia da informação;
    • promover campanhas internas de conscientização;
    • trabalhar em equipe;
    • realizar ações preventivas e corretivas;
    • aproveitar oportunidades;
    • acompanhar utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros;
    • disseminar plano de marketing;
    • definir metas de venda com grupo gestor (quantidade e prazo);
    • minimizar rupturas de vendas;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • mostrar coerência;
    • avaliar exequibilidade de projetos;
    • monitorar índice de satisfação de clientes e fornecedores;
    • dimensionar recursos;
    • identificar novos fornecedores e prestadores de serviço;
    • prospectar formadores de opinião;
    • validar métodos;
    • redigir relatórios;
    • definir perfil de qualificação do pessoal;
    • prospectar tendências tecnológicas, de produtos e modismos;
    • delegar responsabilidades;
    • participar da definição de políticas ambientais, sociais e de segurança e higiene do trabalho;
    • aprovar normas e instruções;
    • transformar dados em informação;
    • focalizar na busca de resultados;
    • trabalhar com responsabilidade social;
    • mostrar otimismo;
    • expor ideias em público;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • analisar plano de marketing e vendas;
    • promover inovação;
    • estimular processo de comunicação;
    • atuar na definição de linhas de produto;
    • gerir pós-venda;
    • elaborar plano de contingência;
    • mostrar criatividade;
    • desenvolver sistemáticas de monitoração do trabalho;
    • manipular tendência de mercado;
    • promover rastreabilidade do produto;
    • dialogar com públicos de interesse da empresa;
    • avaliar resultados (negócios e processos);
    • demonstrar respeito a chefes e subordinados;
    • analisar viabilidade econômica;
    • realizar pesquisas (top of mind);
    • orientar planejamento da produção;
    • instituir metodologia de trabalho;
    • fazer exposições na mídia;
    • verificar cumprimento dos prazos de cobrança;
    • definir metas e padrões de qualidade;
    • administrar conflitos;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • disseminar informações ao público de interesse da empresa;
    • trabalhar com ética;
    • motivar equipe;


    Setores que mais contratam Diretor de vendas no mercado de trabalho

    • Serviço de preparação de terreno, cultivo e colheita
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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