Salário para o cargo de Diretor de vendas
CBO 1233-05 > Diretores de comercialização e marketing

Diretor de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atuam na definição do planejamento estratégico da empresa, definem e executam plano de marketing e vendas, gerem a qualidade da venda. Participam da definição de políticas de recursos humanos. Comunicam-se primordialmente para disseminar informações ao público de interesse da empresa.

Quanto ganha um Diretor de vendas

Um Diretor de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.699,52 e R$ 64.373,09, com a média salarial de R$ 19.582,98 e o salário mediana em R$ 12.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 19.582,98 234.995,81 4.895,75 92,81
1º Quartil 1.699,52 20.394,23 424,88 8,05
Salário Mediana 12.000,00 144.000,00 3.000,00 56,87
3º Quartil 49.093,67 589.124,00 12.273,42 232,67
Teto Salarial 64.373,09 772.477,07 16.093,27 305,09


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de comercialização e marketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 5.795 - 76.305 31.244,07 5.794,81 28.000,00 62.998,29 76.305,42
Conceição das Alagoas - MG 1.206 - 1.621 1.244,49 1.205,80 1.218,00 1.338,00 1.620,63
Rio de Janeiro - RJ 3.131 - 60.946 22.896,00 3.131,00 20.000,00 50.317,68 60.946,29
Barueri - SP 5.210 - 54.780 25.287,95 5.210,24 25.473,90 45.227,01 54.780,31
Belo Horizonte - MG 2.159 - 50.189 16.037,09 2.158,95 8.197,44 41.436,23 50.188,80
Curitiba - PR 2.177 - 60.989 19.851,97 2.176,76 10.000,00 50.352,85 60.988,89
Brasília - DF 1.760 - 34.704 11.818,48 1.760,23 7.287,00 28.651,75 34.703,86
Porto Alegre - RS 4.238 - 39.949 14.770,14 4.237,87 10.250,00 32.982,44 39.949,32
Campinas - SP 5.490 - 57.410 25.592,68 5.490,07 23.502,68 47.398,15 57.410,06
Fortaleza - CE 1.486 - 29.055 9.217,40 1.486,33 5.500,00 23.987,92 29.054,88
Cedral - SP 2.802 - 8.496 4.398,22 2.802,13 4.000,00 7.014,13 8.495,72
Goiânia - GO 1.186 - 40.667 9.848,60 1.186,26 2.500,00 33.574,87 40.666,89
Guarulhos - SP 1.721 - 48.919 14.676,88 1.720,61 7.254,27 40.388,15 48.919,33
Recife - PE 1.919 - 29.166 9.731,58 1.918,68 6.000,00 24.079,68 29.166,03
Osasco - SP 3.388 - 62.243 24.293,72 3.388,33 27.166,66 51.388,34 62.243,10
Contagem - MG 1.482 - 62.476 19.332,93 1.482,10 15.000,00 51.580,34 62.475,65
Florianópolis - SC 2.255 - 38.771 13.737,03 2.254,56 11.922,50 32.009,46 38.770,82
Cotia - SP 4.103 - 91.031 36.996,98 4.102,71 34.000,00 75.155,59 91.030,70
Sorocaba - SP 1.596 - 41.192 12.956,84 1.596,07 5.000,00 34.008,26 41.191,83
São Bernardo do Campo - SP 2.827 - 42.904 14.351,48 2.827,04 7.744,35 35.421,50 42.903,59


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.913 - 69.166 26.507,34 2.912,77 24.041,33 57.103,87 69.165,92
Minas Gerais 1.182 - 29.509 7.472,10 1.182,17 1.500,00 24.362,90 29.509,07
Rio de Janeiro 2.241 - 56.754 19.154,36 2.241,09 13.636,31 46.856,24 56.753,68
Paraná 1.607 - 46.377 13.487,83 1.606,68 5.300,00 38.288,78 46.376,52
Santa Catarina 1.695 - 27.670 8.993,00 1.694,65 5.302,50 22.844,68 27.670,16
Rio Grande do Sul 1.794 - 41.577 13.284,09 1.794,39 6.500,00 34.326,41 41.577,18
Goiás 1.208 - 25.439 6.737,07 1.207,87 2.400,00 21.002,82 25.439,24
Ceará 1.360 - 21.665 6.976,01 1.359,67 4.503,36 17.886,60 21.664,79
Bahia 1.547 - 21.916 7.432,83 1.547,45 5.300,00 18.093,99 21.915,98
Distrito Federal 1.760 - 34.704 11.818,48 1.760,23 7.287,00 28.651,75 34.703,86
Pernambuco 1.595 - 30.374 9.398,90 1.594,72 4.255,34 25.076,69 30.373,64
Mato Grosso 1.287 - 19.727 5.844,49 1.286,63 2.742,00 16.286,70 19.726,94
Espírito Santo 2.133 - 23.423 9.073,38 2.133,36 6.335,80 19.338,13 23.422,93
Mato Grosso do Sul 1.160 - 18.525 5.526,28 1.160,40 3.082,00 15.294,37 18.525,00
Paraíba 1.945 - 38.759 12.698,51 1.944,75 6.500,00 32.000,00 38.759,36
Pará 1.425 - 26.465 7.379,75 1.425,00 3.327,00 21.849,99 26.465,36
Alagoas 1.969 - 18.692 6.299,40 1.969,27 4.000,00 15.432,08 18.691,79
Amazonas 1.364 - 32.992 8.775,51 1.364,00 3.500,00 27.238,40 32.991,96
Rio Grande do Norte 1.355 - 25.199 6.618,20 1.355,00 2.245,71 20.804,17 25.198,63
Piauí 1.564 - 22.711 7.495,31 1.564,26 4.090,00 18.750,00 22.710,56
Tocantins 1.352 - 7.678 2.784,56 1.352,00 2.500,00 6.339,00 7.677,99
Rondônia 1.322 - 11.749 4.020,60 1.322,09 3.000,00 9.700,00 11.748,93
Maranhão 1.149 - 24.225 6.289,74 1.148,70 3.000,00 20.000,00 24.224,60


Principais locais de trabalho

Diretores de comercialização e marketing xercem funções de direção comercial e de marketing em empresas das mais diversas atividades econômicas, geralmente de médio e grande portes. São assalariados, com carteira assinada, atuam de forma cooperativa, sem supervisão, em ambientes fechados e em período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de comercialização e marketing

Para o exercício desse cargo requer-se ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais ocorre entre quatro e cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Diretor de vendas

Diretores de comercialização e marketing devem:

  • participar na definição de políticas de recursos humanos;
  • definir plano de marketing e vendas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar na definição do planejamento estratégico;
  • comunicar-se;
  • executar plano de marketing e vendas;
  • gerir qualidade da venda;

  • Atividades

    • mostrar coerência;
    • mostrar versatilidade;
    • avaliar exequibilidade de projetos;
    • disseminar plano de marketing;
    • demonstrar visão de futuro;
    • verificar cumprimento dos prazos de cobrança;
    • aprovar normas e instruções;
    • avaliar resultados (negócios e processos);
    • trabalhar com responsabilidade social;
    • identificar novos fornecedores e prestadores de serviço;
    • implementar planos de marketing e vendas;
    • aproveitar oportunidades;
    • gerenciar salários, promoções, admissões e demissões;
    • disseminar informações ao público de interesse da empresa;
    • desenvolver sistemáticas de monitoração do trabalho;
    • minimizar rupturas de vendas;
    • mostrar otimismo;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • acompanhar utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros;
    • redigir relatórios;
    • promover rastreabilidade do produto;
    • transformar dados em informação;
    • fomentar pesquisa e desenvolvimento de tendências de mercado consumidor;
    • gerir pós-venda;
    • trabalhar em equipe;
    • tomar decisões;
    • participar da definição de políticas ambientais, sociais e de segurança e higiene do trabalho;
    • demonstrar respeito a chefes e subordinados;
    • manipular tendência de mercado;
    • definir perfil de qualificação do pessoal;
    • fazer exposições na mídia;
    • definir metas e padrões de qualidade;
    • delegar responsabilidades;
    • atuar na definição de linhas de produto;
    • analisar plano de marketing e vendas;
    • revisar plano de marketing e vendas;
    • trabalhar com ética;
    • fazer cumprir política comercial da empresa;
    • acompanhar indicadores de venda (volume de vendas, cumprimento de prazos);
    • zelar pela apresentação pessoal;
    • monitorar rentabilidade de produtos e clientes;
    • realizar ações preventivas e corretivas;
    • motivar equipe;
    • definir metas de venda com grupo gestor (quantidade e prazo);
    • fixar metas de vendas (objetivos e prazos);
    • instituir metodologia de trabalho;
    • utilizar tecnologia da informação;
    • orientar planejamento da produção;
    • dimensionar recursos;
    • focalizar na busca de resultados;
    • analisar viabilidade econômica;
    • especificar recursos humanos, materiais e financeiros (orçamento);
    • expor ideias em público;
    • mostrar criatividade;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • diagnosticar necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal;
    • implantar novas metodologias de trabalho;
    • definir plano de investimento com grupo gestor;
    • elaborar plano de contingência;
    • contribuir na elaboração de descrição de cargos;
    • aprovar contratação de terceiros;
    • monitorar índice de satisfação de clientes e fornecedores;
    • gerenciar custos e prazos logísticos;
    • administrar conflitos;
    • promover inovação;
    • prospectar tendências tecnológicas, de produtos e modismos;
    • estimular processo de comunicação;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • dialogar com públicos de interesse da empresa;
    • prospectar formadores de opinião;
    • realizar pesquisas (top of mind);
    • validar métodos;
    • promover treinamento e desenvolvimento da equipe;
    • promover campanhas internas de conscientização;


    Setores que mais contratam Diretor de vendas no mercado de trabalho

    • Serviço de preparação de terreno, cultivo e colheita
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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