Salário para o cargo de Superintendente comercial
CBO 1233-05 > Diretores de comercialização e marketing

Superintendente comercial - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atuam na definição do planejamento estratégico da empresa, definem e executam plano de marketing e vendas, gerem a qualidade da venda. Participam da definição de políticas de recursos humanos. Comunicam-se primordialmente para disseminar informações ao público de interesse da empresa.

Quanto ganha um Superintendente comercial

Um Superintendente comercial trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 8.356,69 e R$ 70.745,14, com a média salarial de R$ 27.356,71 e o salário mediana em R$ 25.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Superintendente comercial

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 27.356,71 328.280,52 6.839,18 128,95
1º Quartil 8.356,69 100.280,30 2.089,17 39,39
Salário Mediana 25.000,00 300.000,00 6.250,00 117,85
3º Quartil 53.953,27 647.439,19 13.488,32 254,32
Teto Salarial 70.745,14 848.941,69 17.686,29 333,48


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de comercialização e marketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 13.972 - 81.417 39.609,46 13.971,76 38.000,00 67.218,55 81.417,12
Barueri - SP 6.107 - 68.684 30.813,30 6.107,39 30.317,45 56.705,67 68.683,61
Rio de Janeiro - RJ 5.822 - 81.228 34.065,50 5.821,86 32.911,00 67.062,21 81.227,76
Belo Horizonte - MG 2.383 - 55.328 20.944,08 2.383,35 16.279,29 45.679,20 55.328,02
Campinas - SP 7.336 - 77.736 35.094,89 7.335,50 33.940,00 64.179,19 77.735,76
Curitiba - PR 3.673 - 68.904 29.293,67 3.673,05 33.000,00 56.887,37 68.903,69
Brasília - DF 2.297 - 52.221 17.581,84 2.296,61 10.734,00 43.113,65 52.220,55
Monte Belo - MG 2.423 - 3.466 2.550,98 2.423,00 2.423,21 2.861,17 3.465,54
Fortaleza - CE 1.674 - 47.763 14.378,45 1.673,62 6.200,00 39.433,69 47.763,27
Porto Alegre - RS 4.124 - 63.010 25.884,43 4.123,91 24.744,50 52.021,79 63.010,35
Recife - PE 1.738 - 43.321 12.892,49 1.738,07 6.632,50 35.766,22 43.321,12
Goiânia - GO 2.540 - 41.852 13.482,45 2.540,00 7.438,00 34.553,12 41.851,78
Jundiaí - SP 3.559 - 67.257 26.766,87 3.558,71 26.500,00 55.527,86 67.257,01
Sorocaba - SP 3.790 - 77.494 33.696,40 3.790,43 33.729,50 63.980,00 77.494,50
Guarulhos - SP 3.560 - 53.360 20.587,71 3.560,00 18.000,00 44.054,57 53.360,22
Cuiabá - MT 1.511 - 81.723 21.096,61 1.510,67 8.000,00 67.470,76 81.722,61
Osasco - SP 7.958 - 68.065 31.281,82 7.958,33 31.952,80 56.194,98 68.065,05
Florianópolis - SC 3.626 - 79.518 26.958,20 3.626,00 21.399,00 65.650,83 79.518,26
São Caetano do Sul - SP 8.728 - 78.052 38.004,08 8.728,33 38.000,00 64.440,00 78.051,66
Manaus - AM 1.979 - 32.027 9.956,10 1.978,87 5.000,00 26.442,00 32.027,34


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 7.185 - 77.325 34.981,85 7.184,82 35.000,00 63.840,17 77.325,13
Minas Gerais 1.980 - 45.510 13.437,18 1.980,31 6.000,00 37.573,46 45.510,10
Rio de Janeiro 3.553 - 76.220 29.143,51 3.553,24 25.974,00 62.927,96 76.220,24
Paraná 2.217 - 55.576 18.507,55 2.216,94 10.770,00 45.884,24 55.576,37
Santa Catarina 2.256 - 52.533 16.044,15 2.255,92 7.285,00 43.371,26 52.532,57
Rio Grande do Sul 2.818 - 55.449 18.866,02 2.817,70 12.906,00 45.779,29 55.449,25
Goiás 2.151 - 37.077 10.847,89 2.150,96 4.365,50 30.610,74 37.076,65
Ceará 1.716 - 50.911 14.827,52 1.716,25 6.873,80 42.032,60 50.911,15
Pernambuco 1.750 - 39.079 11.288,93 1.750,04 5.559,50 32.263,72 39.078,79
Mato Grosso 1.437 - 66.805 20.014,99 1.437,19 8.000,00 55.154,91 66.805,28
Distrito Federal 2.297 - 52.221 17.581,84 2.296,61 10.734,00 43.113,65 52.220,55
Bahia 1.932 - 49.168 14.028,84 1.932,43 5.177,50 40.593,14 49.167,62
Espírito Santo 2.029 - 23.884 7.143,33 2.028,60 3.000,00 19.718,41 23.883,53
Pará 2.210 - 33.920 10.958,20 2.210,20 5.100,00 28.004,40 33.919,77
Rio Grande do Norte 1.511 - 12.628 4.510,19 1.511,00 2.750,00 10.426,17 12.628,49
Mato Grosso do Sul 1.795 - 20.337 7.714,95 1.795,33 4.750,00 16.790,67 20.337,36
Amazonas 2.066 - 29.718 9.707,93 2.065,73 4.596,00 24.535,00 29.717,53
Paraíba 1.517 - 9.479 3.920,13 1.517,33 3.099,00 7.826,00 9.479,09
Maranhão 1.776 - 11.850 4.604,05 1.775,79 3.162,00 9.783,80 11.850,43
Alagoas 2.650 - 43.781 13.733,90 2.649,82 8.000,00 36.145,50 43.780,51
Piauí 1.475 - 25.578 6.969,49 1.474,67 3.317,50 21.116,97 25.577,50
Tocantins 1.446 - 30.840 8.363,62 1.445,67 2.838,00 25.461,33 30.839,53
Sergipe 2.514 - 43.201 13.945,85 2.513,67 9.955,00 35.666,67 43.200,54
Rondônia 2.024 - 19.945 7.494,00 2.024,00 7.000,00 16.466,67 19.944,92


Principais locais de trabalho

Diretores de comercialização e marketing xercem funções de direção comercial e de marketing em empresas das mais diversas atividades econômicas, geralmente de médio e grande portes. São assalariados, com carteira assinada, atuam de forma cooperativa, sem supervisão, em ambientes fechados e em período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de comercialização e marketing

Para o exercício desse cargo requer-se ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais ocorre entre quatro e cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Superintendente comercial

Diretores de comercialização e marketing devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir qualidade da venda;
  • participar na definição de políticas de recursos humanos;
  • comunicar-se;
  • definir plano de marketing e vendas;
  • atuar na definição do planejamento estratégico;
  • executar plano de marketing e vendas;

  • Atividades

    • realizar ações preventivas e corretivas;
    • acompanhar utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • monitorar rentabilidade de produtos e clientes;
    • prospectar formadores de opinião;
    • trabalhar em equipe;
    • tomar decisões;
    • avaliar exequibilidade de projetos;
    • diagnosticar necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal;
    • especificar recursos humanos, materiais e financeiros (orçamento);
    • gerir pós-venda;
    • implementar planos de marketing e vendas;
    • delegar responsabilidades;
    • manipular tendência de mercado;
    • acompanhar indicadores de venda (volume de vendas, cumprimento de prazos);
    • redigir relatórios;
    • definir perfil de qualificação do pessoal;
    • disseminar plano de marketing;
    • promover treinamento e desenvolvimento da equipe;
    • aproveitar oportunidades;
    • fomentar pesquisa e desenvolvimento de tendências de mercado consumidor;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • analisar viabilidade econômica;
    • avaliar resultados (negócios e processos);
    • dimensionar recursos;
    • promover inovação;
    • aprovar normas e instruções;
    • validar métodos;
    • atuar na definição de linhas de produto;
    • motivar equipe;
    • orientar planejamento da produção;
    • promover campanhas internas de conscientização;
    • prospectar tendências tecnológicas, de produtos e modismos;
    • disseminar informações ao público de interesse da empresa;
    • trabalhar com responsabilidade social;
    • expor ideias em público;
    • promover rastreabilidade do produto;
    • fixar metas de vendas (objetivos e prazos);
    • fazer exposições na mídia;
    • monitorar índice de satisfação de clientes e fornecedores;
    • definir metas de venda com grupo gestor (quantidade e prazo);
    • administrar conflitos;
    • revisar plano de marketing e vendas;
    • definir metas e padrões de qualidade;
    • analisar plano de marketing e vendas;
    • definir plano de investimento com grupo gestor;
    • desenvolver sistemáticas de monitoração do trabalho;
    • mostrar criatividade;
    • utilizar tecnologia da informação;
    • gerenciar salários, promoções, admissões e demissões;
    • demonstrar visão de futuro;
    • contribuir na elaboração de descrição de cargos;
    • gerenciar custos e prazos logísticos;
    • trabalhar com ética;
    • dialogar com públicos de interesse da empresa;
    • implantar novas metodologias de trabalho;
    • instituir metodologia de trabalho;
    • mostrar coerência;
    • estimular processo de comunicação;
    • zelar pela apresentação pessoal;
    • minimizar rupturas de vendas;
    • identificar novos fornecedores e prestadores de serviço;
    • mostrar versatilidade;
    • realizar pesquisas (top of mind);
    • aprovar contratação de terceiros;
    • demonstrar respeito a chefes e subordinados;
    • participar da definição de políticas ambientais, sociais e de segurança e higiene do trabalho;
    • focalizar na busca de resultados;
    • mostrar otimismo;
    • transformar dados em informação;
    • fazer cumprir política comercial da empresa;
    • elaborar plano de contingência;
    • verificar cumprimento dos prazos de cobrança;


    Setores que mais contratam Superintendente comercial no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Técnico petroquímico
    Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

    Técnico petroquímico