Salário para o cargo de Diretor de marketing
CBO 1233-10 > Diretores de comercialização e marketing

Diretor de marketing - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atuam na definição do planejamento estratégico da empresa, definem e executam plano de marketing e vendas, gerem a qualidade da venda. Participam da definição de políticas de recursos humanos. Comunicam-se primordialmente para disseminar informações ao público de interesse da empresa.

Quanto ganha um Diretor de marketing

Um Diretor de marketing trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 5.215,60 e R$ 63.499,29, com a média salarial de R$ 24.974,84 e o salário mediana em R$ 20.228,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Diretor de marketing

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 24.974,84 299.698,08 6.243,71 116,16
1º Quartil 5.215,60 62.587,20 1.303,90 24,26
Salário Mediana 20.228,00 242.736,00 5.057,00 94,08
3º Quartil 52.425,46 629.105,52 13.106,37 243,84
Teto Salarial 63.499,29 761.991,48 15.874,82 295,35


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de comercialização e marketing

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Principais locais de trabalho

Diretores de comercialização e marketing xercem funções de direção comercial e de marketing em empresas das mais diversas atividades econômicas, geralmente de médio e grande portes. São assalariados, com carteira assinada, atuam de forma cooperativa, sem supervisão, em ambientes fechados e em período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de comercialização e marketing

Para o exercício desse cargo requer-se ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais ocorre entre quatro e cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Diretor de marketing

Diretores de comercialização e marketing devem:

  • gerir qualidade da venda;
  • participar na definição de políticas de recursos humanos;
  • comunicar-se;
  • definir plano de marketing e vendas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • executar plano de marketing e vendas;
  • atuar na definição do planejamento estratégico;

Atividades

  • fazer exposições na mídia;
  • avaliar desempenho da equipe;
  • realizar ações preventivas e corretivas;
  • diagnosticar necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal;
  • avaliar nível de satisfação da equipe;
  • redigir relatórios;
  • mostrar versatilidade;
  • trabalhar com ética;
  • manipular tendência de mercado;
  • zelar pela apresentação pessoal;
  • administrar conflitos;
  • realizar pesquisas (top of mind);
  • disseminar informações ao público de interesse da empresa;
  • atuar na definição de linhas de produto;
  • monitorar índice de satisfação de clientes e fornecedores;
  • contribuir na elaboração de descrição de cargos;
  • mostrar criatividade;
  • instituir metodologia de trabalho;
  • especificar recursos humanos, materiais e financeiros (orçamento);
  • aprovar normas e instruções;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • gerenciar custos e prazos logísticos;
  • transformar dados em informação;
  • aproveitar oportunidades;
  • mostrar coerência;
  • motivar equipe;
  • desenvolver sistemáticas de monitoração do trabalho;
  • gerir pós-venda;
  • identificar novos fornecedores e prestadores de serviço;
  • promover inovação;
  • estimular processo de comunicação;
  • tomar decisões;
  • orientar planejamento da produção;
  • definir plano de investimento com grupo gestor;
  • prospectar tendências tecnológicas, de produtos e modismos;
  • definir metas de venda com grupo gestor (quantidade e prazo);
  • elaborar plano de contingência;
  • analisar plano de marketing e vendas;
  • mostrar otimismo;
  • minimizar rupturas de vendas;
  • dialogar com públicos de interesse da empresa;
  • definir perfil de qualificação do pessoal;
  • utilizar tecnologia da informação;
  • fixar metas de vendas (objetivos e prazos);
  • demonstrar visão de futuro;
  • dimensionar recursos;
  • promover campanhas internas de conscientização;
  • promover treinamento e desenvolvimento da equipe;
  • verificar cumprimento dos prazos de cobrança;
  • promover rastreabilidade do produto;
  • acompanhar utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros;
  • acompanhar indicadores de venda (volume de vendas, cumprimento de prazos);
  • definir metas e padrões de qualidade;
  • trabalhar em equipe;
  • demonstrar respeito a chefes e subordinados;
  • participar da definição de políticas ambientais, sociais e de segurança e higiene do trabalho;
  • focalizar na busca de resultados;
  • aprovar contratação de terceiros;
  • implantar novas metodologias de trabalho;
  • implementar planos de marketing e vendas;
  • avaliar exequibilidade de projetos;
  • expor ideias em público;
  • trabalhar com responsabilidade social;
  • revisar plano de marketing e vendas;
  • delegar responsabilidades;
  • disseminar plano de marketing;
  • gerenciar salários, promoções, admissões e demissões;
  • validar métodos;
  • avaliar resultados (negócios e processos);
  • analisar viabilidade econômica;
  • fomentar pesquisa e desenvolvimento de tendências de mercado consumidor;
  • prospectar formadores de opinião;


Setores que mais contratam Diretor de marketing no mercado de trabalho

  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Agências de publicidade
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Comércio atacadista de produtos de higiene pessoal
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Confecção de peças do vestuário
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Fabricação de cervejas e chopes
  • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano
  • Restaurantes e similares




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