Salário para o cargo de Diretor de marketing
CBO 1233-10 > Diretores de comercialização e marketing

Diretor de marketing - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atuam na definição do planejamento estratégico da empresa, definem e executam plano de marketing e vendas, gerem a qualidade da venda. Participam da definição de políticas de recursos humanos. Comunicam-se primordialmente para disseminar informações ao público de interesse da empresa.

Quanto ganha um Diretor de marketing

Um Diretor de marketing trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.500,87 e R$ 63.152,13, com a média salarial de R$ 18.344,54 e o salário mediana em R$ 7.713,44 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de marketing

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 18.344,54 220.134,53 4.586,14 87,24
1º Quartil 1.500,87 18.010,38 375,22 7,14
Salário Mediana 7.713,44 92.561,28 1.928,36 36,68
3º Quartil 48.162,51 577.950,15 12.040,63 229,04
Teto Salarial 63.152,13 757.825,58 15.788,03 300,32


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de comercialização e marketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 6.089 - 70.742 30.834,95 6.088,56 30.000,00 58.405,21 70.742,14
Rio de Janeiro - RJ 1.716 - 78.477 29.849,11 1.716,17 30.500,00 64.791,21 78.477,06
Belo Horizonte - MG 1.530 - 40.428 11.739,70 1.529,91 4.850,00 33.377,50 40.427,83
Barueri - SP 3.127 - 54.341 24.658,97 3.126,71 28.000,00 44.864,68 54.341,44
Poços de Caldas - MG 1.153 - 1.698 1.221,95 1.153,07 1.170,60 1.402,11 1.698,28
Curitiba - PR 2.342 - 39.742 12.830,10 2.342,15 6.942,00 32.811,52 39.742,30
Guarulhos - SP 1.767 - 38.563 11.797,37 1.766,61 2.737,20 31.837,74 38.562,82
Fortaleza - CE 1.675 - 34.337 9.183,91 1.675,00 3.833,65 28.349,17 34.337,37
Erechim - RS 2.111 - 2.609 2.132,01 2.111,00 2.131,15 2.154,28 2.609,33
Goiânia - GO 1.500 - 6.837 3.258,96 1.500,00 3.150,00 5.644,81 6.837,16
Recife - PE 1.320 - 28.341 8.449,41 1.320,00 1.600,00 23.398,57 28.341,04
Campinas - SP 1.963 - 63.353 24.706,24 1.962,50 20.000,00 52.304,57 63.352,86
Brasília - DF 1.200 - 18.891 7.786,55 1.199,58 7.000,00 15.596,39 18.890,82
Salvador - BA 2.500 - 27.103 5.878,60 2.500,00 3.000,00 22.376,25 27.102,79
Uberlândia - MG 1.469 - 25.709 6.141,04 1.469,40 3.000,00 21.225,81 25.709,34
Florianópolis - SC 1.271 - 25.436 8.523,86 1.271,00 7.686,09 21.000,00 25.435,83
Campo Grande - MS 1.300 - 2.468 1.436,31 1.300,00 1.306,11 2.038,00 2.468,49
João Pessoa - PB 1.155 - 6.056 2.801,17 1.155,00 3.000,00 5.000,00 6.056,15
Porto Alegre - RS 1.139 - 16.957 3.950,99 1.139,08 1.993,43 14.000,00 16.957,22
Maringá - PR 1.458 - 2.786 1.802,50 1.458,00 1.750,00 2.300,00 2.785,83


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.659 - 65.559 26.166,01 2.659,47 25.000,00 54.126,06 65.559,11
Minas Gerais 1.139 - 21.558 5.561,31 1.138,51 1.600,00 17.798,04 21.557,52
Rio de Janeiro 1.362 - 70.393 22.178,34 1.362,26 6.674,78 58.116,77 70.392,78
Paraná 1.337 - 22.215 5.944,88 1.336,83 2.183,66 18.341,18 22.215,39
Rio Grande do Sul 1.635 - 23.380 6.469,31 1.634,86 2.200,00 19.302,70 23.380,01
Santa Catarina 1.456 - 10.367 3.974,05 1.455,50 2.900,00 8.559,15 10.367,10
Ceará 1.345 - 39.460 10.417,16 1.345,19 3.368,15 32.578,67 39.460,26
Bahia 1.307 - 9.609 3.539,53 1.307,27 2.500,00 7.933,04 9.608,74
Goiás 1.511 - 10.686 4.081,78 1.511,25 3.000,00 8.822,40 10.685,96
Pernambuco 1.171 - 24.267 7.143,54 1.171,43 1.600,00 20.034,73 24.266,67
Paraíba 1.155 - 6.041 2.866,84 1.155,00 3.000,00 4.987,65 6.041,19
Distrito Federal 1.200 - 18.891 7.786,55 1.199,58 7.000,00 15.596,39 18.890,82
Mato Grosso do Sul 1.300 - 2.468 1.488,27 1.300,00 1.312,22 2.038,00 2.468,49
Pará 1.045 - 5.421 2.527,92 1.045,00 2.801,00 4.475,49 5.420,85
Maranhão 1.500 - 9.659 3.758,13 1.500,00 1.600,00 7.974,78 9.659,29


Principais locais de trabalho

Diretores de comercialização e marketing xercem funções de direção comercial e de marketing em empresas das mais diversas atividades econômicas, geralmente de médio e grande portes. São assalariados, com carteira assinada, atuam de forma cooperativa, sem supervisão, em ambientes fechados e em período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de comercialização e marketing

Para o exercício desse cargo requer-se ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais ocorre entre quatro e cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Diretor de marketing

Diretores de comercialização e marketing devem:

  • participar na definição de políticas de recursos humanos;
  • executar plano de marketing e vendas;
  • definir plano de marketing e vendas;
  • atuar na definição do planejamento estratégico;
  • gerir qualidade da venda;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • avaliar exequibilidade de projetos;
    • desenvolver sistemáticas de monitoração do trabalho;
    • expor ideias em público;
    • delegar responsabilidades;
    • identificar novos fornecedores e prestadores de serviço;
    • utilizar tecnologia da informação;
    • diagnosticar necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal;
    • prospectar tendências tecnológicas, de produtos e modismos;
    • promover campanhas internas de conscientização;
    • implementar planos de marketing e vendas;
    • revisar plano de marketing e vendas;
    • focalizar na busca de resultados;
    • contribuir na elaboração de descrição de cargos;
    • mostrar otimismo;
    • mostrar coerência;
    • disseminar informações ao público de interesse da empresa;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • participar da definição de políticas ambientais, sociais e de segurança e higiene do trabalho;
    • gerir pós-venda;
    • realizar pesquisas (top of mind);
    • verificar cumprimento dos prazos de cobrança;
    • mostrar versatilidade;
    • estimular processo de comunicação;
    • trabalhar em equipe;
    • elaborar plano de contingência;
    • prospectar formadores de opinião;
    • aproveitar oportunidades;
    • analisar plano de marketing e vendas;
    • analisar viabilidade econômica;
    • definir metas e padrões de qualidade;
    • fixar metas de vendas (objetivos e prazos);
    • dialogar com públicos de interesse da empresa;
    • fazer cumprir política comercial da empresa;
    • especificar recursos humanos, materiais e financeiros (orçamento);
    • demonstrar respeito a chefes e subordinados;
    • acompanhar utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros;
    • monitorar rentabilidade de produtos e clientes;
    • validar métodos;
    • acompanhar indicadores de venda (volume de vendas, cumprimento de prazos);
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • promover rastreabilidade do produto;
    • mostrar criatividade;
    • definir plano de investimento com grupo gestor;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • fomentar pesquisa e desenvolvimento de tendências de mercado consumidor;
    • orientar planejamento da produção;
    • zelar pela apresentação pessoal;
    • implantar novas metodologias de trabalho;
    • instituir metodologia de trabalho;
    • demonstrar visão de futuro;
    • dimensionar recursos;
    • gerenciar salários, promoções, admissões e demissões;
    • motivar equipe;
    • atuar na definição de linhas de produto;
    • minimizar rupturas de vendas;
    • gerenciar custos e prazos logísticos;
    • realizar ações preventivas e corretivas;
    • monitorar índice de satisfação de clientes e fornecedores;
    • administrar conflitos;
    • trabalhar com responsabilidade social;
    • promover treinamento e desenvolvimento da equipe;
    • aprovar contratação de terceiros;
    • tomar decisões;
    • trabalhar com ética;
    • fazer exposições na mídia;
    • aprovar normas e instruções;
    • definir perfil de qualificação do pessoal;
    • manipular tendência de mercado;
    • avaliar resultados (negócios e processos);
    • redigir relatórios;
    • disseminar plano de marketing;
    • transformar dados em informação;
    • definir metas de venda com grupo gestor (quantidade e prazo);
    • promover inovação;


    Setores que mais contratam Diretor de marketing no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Hotéis
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Agências de publicidade
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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