Salário para o cargo de Superintendente de marketing
CBO 1233-10 > Diretores de comercialização e marketing

Superintendente de marketing - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atuam na definição do planejamento estratégico da empresa, definem e executam plano de marketing e vendas, gerem a qualidade da venda. Participam da definição de políticas de recursos humanos. Comunicam-se primordialmente para disseminar informações ao público de interesse da empresa.

Quanto ganha um Superintendente de marketing

Um Superintendente de marketing trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 5.215,60 e R$ 63.499,29, com a média salarial de R$ 24.974,84 e o salário mediana em R$ 20.228,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Superintendente de marketing

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 24.974,84 299.698,08 6.243,71 116,16
1º Quartil 5.215,60 62.587,20 1.303,90 24,26
Salário Mediana 20.228,00 242.736,00 5.057,00 94,08
3º Quartil 52.425,46 629.105,52 13.106,37 243,84
Teto Salarial 63.499,29 761.991,48 15.874,82 295,35


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de comercialização e marketing

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Diretores de comercialização e marketing xercem funções de direção comercial e de marketing em empresas das mais diversas atividades econômicas, geralmente de médio e grande portes. São assalariados, com carteira assinada, atuam de forma cooperativa, sem supervisão, em ambientes fechados e em período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de comercialização e marketing

Para o exercício desse cargo requer-se ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais ocorre entre quatro e cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Superintendente de marketing

Diretores de comercialização e marketing devem:

  • comunicar-se;
  • executar plano de marketing e vendas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir qualidade da venda;
  • participar na definição de políticas de recursos humanos;
  • atuar na definição do planejamento estratégico;
  • definir plano de marketing e vendas;

Atividades

  • verificar cumprimento dos prazos de cobrança;
  • atuar na definição de linhas de produto;
  • utilizar tecnologia da informação;
  • identificar novos fornecedores e prestadores de serviço;
  • minimizar rupturas de vendas;
  • gerenciar custos e prazos logísticos;
  • dialogar com públicos de interesse da empresa;
  • delegar responsabilidades;
  • fazer exposições na mídia;
  • trabalhar com ética;
  • implantar novas metodologias de trabalho;
  • monitorar índice de satisfação de clientes e fornecedores;
  • expor ideias em público;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • disseminar informações ao público de interesse da empresa;
  • motivar equipe;
  • acompanhar indicadores de venda (volume de vendas, cumprimento de prazos);
  • demonstrar visão de futuro;
  • estimular processo de comunicação;
  • orientar planejamento da produção;
  • mostrar versatilidade;
  • avaliar desempenho da equipe;
  • contribuir na elaboração de descrição de cargos;
  • promover campanhas internas de conscientização;
  • analisar plano de marketing e vendas;
  • gerir pós-venda;
  • analisar viabilidade econômica;
  • tomar decisões;
  • elaborar plano de contingência;
  • mostrar otimismo;
  • promover rastreabilidade do produto;
  • fomentar pesquisa e desenvolvimento de tendências de mercado consumidor;
  • administrar conflitos;
  • aprovar normas e instruções;
  • implementar planos de marketing e vendas;
  • dimensionar recursos;
  • aprovar contratação de terceiros;
  • avaliar exequibilidade de projetos;
  • aproveitar oportunidades;
  • prospectar formadores de opinião;
  • gerenciar salários, promoções, admissões e demissões;
  • redigir relatórios;
  • revisar plano de marketing e vendas;
  • validar métodos;
  • acompanhar utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros;
  • prospectar tendências tecnológicas, de produtos e modismos;
  • avaliar resultados (negócios e processos);
  • manipular tendência de mercado;
  • trabalhar em equipe;
  • disseminar plano de marketing;
  • zelar pela apresentação pessoal;
  • fixar metas de vendas (objetivos e prazos);
  • avaliar nível de satisfação da equipe;
  • definir metas de venda com grupo gestor (quantidade e prazo);
  • transformar dados em informação;
  • participar da definição de políticas ambientais, sociais e de segurança e higiene do trabalho;
  • definir plano de investimento com grupo gestor;
  • mostrar coerência;
  • instituir metodologia de trabalho;
  • demonstrar respeito a chefes e subordinados;
  • definir perfil de qualificação do pessoal;
  • promover inovação;
  • realizar pesquisas (top of mind);
  • realizar ações preventivas e corretivas;
  • diagnosticar necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal;
  • desenvolver sistemáticas de monitoração do trabalho;
  • trabalhar com responsabilidade social;
  • especificar recursos humanos, materiais e financeiros (orçamento);
  • focalizar na busca de resultados;
  • definir metas e padrões de qualidade;
  • mostrar criatividade;
  • promover treinamento e desenvolvimento da equipe;


Setores que mais contratam Superintendente de marketing no mercado de trabalho

  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Agências de publicidade
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Comércio atacadista de produtos de higiene pessoal
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Confecção de peças do vestuário
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Fabricação de cervejas e chopes
  • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano
  • Restaurantes e similares




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