Salário para o cargo de Superintendente de marketing
CBO 1233-10 > Diretores de comercialização e marketing

Superintendente de marketing - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atuam na definição do planejamento estratégico da empresa, definem e executam plano de marketing e vendas, gerem a qualidade da venda. Participam da definição de políticas de recursos humanos. Comunicam-se primordialmente para disseminar informações ao público de interesse da empresa.

Quanto ganha um Superintendente de marketing

Um Superintendente de marketing trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.500,87 e R$ 63.152,13, com a média salarial de R$ 18.344,54 e o salário mediana em R$ 7.713,44 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Superintendente de marketing

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 18.344,54 220.134,53 4.586,14 87,24
1º Quartil 1.500,87 18.010,38 375,22 7,14
Salário Mediana 7.713,44 92.561,28 1.928,36 36,68
3º Quartil 48.162,51 577.950,15 12.040,63 229,04
Teto Salarial 63.152,13 757.825,58 15.788,03 300,32


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de comercialização e marketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 6.089 - 70.742 30.834,95 6.088,56 30.000,00 58.405,21 70.742,14
Rio de Janeiro - RJ 1.716 - 78.477 29.849,11 1.716,17 30.500,00 64.791,21 78.477,06
Belo Horizonte - MG 1.530 - 40.428 11.739,70 1.529,91 4.850,00 33.377,50 40.427,83
Barueri - SP 3.127 - 54.341 24.658,97 3.126,71 28.000,00 44.864,68 54.341,44
Poços de Caldas - MG 1.153 - 1.698 1.221,95 1.153,07 1.170,60 1.402,11 1.698,28
Curitiba - PR 2.342 - 39.742 12.830,10 2.342,15 6.942,00 32.811,52 39.742,30
Guarulhos - SP 1.767 - 38.563 11.797,37 1.766,61 2.737,20 31.837,74 38.562,82
Fortaleza - CE 1.675 - 34.337 9.183,91 1.675,00 3.833,65 28.349,17 34.337,37
Erechim - RS 2.111 - 2.609 2.132,01 2.111,00 2.131,15 2.154,28 2.609,33
Goiânia - GO 1.500 - 6.837 3.258,96 1.500,00 3.150,00 5.644,81 6.837,16
Recife - PE 1.320 - 28.341 8.449,41 1.320,00 1.600,00 23.398,57 28.341,04
Campinas - SP 1.963 - 63.353 24.706,24 1.962,50 20.000,00 52.304,57 63.352,86
Brasília - DF 1.200 - 18.891 7.786,55 1.199,58 7.000,00 15.596,39 18.890,82
Salvador - BA 2.500 - 27.103 5.878,60 2.500,00 3.000,00 22.376,25 27.102,79
Uberlândia - MG 1.469 - 25.709 6.141,04 1.469,40 3.000,00 21.225,81 25.709,34
Florianópolis - SC 1.271 - 25.436 8.523,86 1.271,00 7.686,09 21.000,00 25.435,83
Campo Grande - MS 1.300 - 2.468 1.436,31 1.300,00 1.306,11 2.038,00 2.468,49
João Pessoa - PB 1.155 - 6.056 2.801,17 1.155,00 3.000,00 5.000,00 6.056,15
Porto Alegre - RS 1.139 - 16.957 3.950,99 1.139,08 1.993,43 14.000,00 16.957,22
Maringá - PR 1.458 - 2.786 1.802,50 1.458,00 1.750,00 2.300,00 2.785,83


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.659 - 65.559 26.166,01 2.659,47 25.000,00 54.126,06 65.559,11
Minas Gerais 1.139 - 21.558 5.561,31 1.138,51 1.600,00 17.798,04 21.557,52
Rio de Janeiro 1.362 - 70.393 22.178,34 1.362,26 6.674,78 58.116,77 70.392,78
Paraná 1.337 - 22.215 5.944,88 1.336,83 2.183,66 18.341,18 22.215,39
Rio Grande do Sul 1.635 - 23.380 6.469,31 1.634,86 2.200,00 19.302,70 23.380,01
Santa Catarina 1.456 - 10.367 3.974,05 1.455,50 2.900,00 8.559,15 10.367,10
Ceará 1.345 - 39.460 10.417,16 1.345,19 3.368,15 32.578,67 39.460,26
Bahia 1.307 - 9.609 3.539,53 1.307,27 2.500,00 7.933,04 9.608,74
Goiás 1.511 - 10.686 4.081,78 1.511,25 3.000,00 8.822,40 10.685,96
Pernambuco 1.171 - 24.267 7.143,54 1.171,43 1.600,00 20.034,73 24.266,67
Paraíba 1.155 - 6.041 2.866,84 1.155,00 3.000,00 4.987,65 6.041,19
Distrito Federal 1.200 - 18.891 7.786,55 1.199,58 7.000,00 15.596,39 18.890,82
Mato Grosso do Sul 1.300 - 2.468 1.488,27 1.300,00 1.312,22 2.038,00 2.468,49
Pará 1.045 - 5.421 2.527,92 1.045,00 2.801,00 4.475,49 5.420,85
Maranhão 1.500 - 9.659 3.758,13 1.500,00 1.600,00 7.974,78 9.659,29


Principais locais de trabalho

Diretores de comercialização e marketing xercem funções de direção comercial e de marketing em empresas das mais diversas atividades econômicas, geralmente de médio e grande portes. São assalariados, com carteira assinada, atuam de forma cooperativa, sem supervisão, em ambientes fechados e em período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de comercialização e marketing

Para o exercício desse cargo requer-se ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais ocorre entre quatro e cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Superintendente de marketing

Diretores de comercialização e marketing devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar na definição do planejamento estratégico;
  • executar plano de marketing e vendas;
  • gerir qualidade da venda;
  • participar na definição de políticas de recursos humanos;
  • comunicar-se;
  • definir plano de marketing e vendas;

  • Atividades

    • motivar equipe;
    • diagnosticar necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal;
    • prospectar formadores de opinião;
    • fomentar pesquisa e desenvolvimento de tendências de mercado consumidor;
    • gerir pós-venda;
    • definir metas de venda com grupo gestor (quantidade e prazo);
    • mostrar criatividade;
    • desenvolver sistemáticas de monitoração do trabalho;
    • analisar viabilidade econômica;
    • definir metas e padrões de qualidade;
    • disseminar plano de marketing;
    • redigir relatórios;
    • avaliar exequibilidade de projetos;
    • dimensionar recursos;
    • avaliar resultados (negócios e processos);
    • realizar pesquisas (top of mind);
    • fazer exposições na mídia;
    • definir plano de investimento com grupo gestor;
    • aproveitar oportunidades;
    • acompanhar utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros;
    • tomar decisões;
    • realizar ações preventivas e corretivas;
    • disseminar informações ao público de interesse da empresa;
    • trabalhar em equipe;
    • implantar novas metodologias de trabalho;
    • revisar plano de marketing e vendas;
    • estimular processo de comunicação;
    • zelar pela apresentação pessoal;
    • manipular tendência de mercado;
    • identificar novos fornecedores e prestadores de serviço;
    • fazer cumprir política comercial da empresa;
    • promover rastreabilidade do produto;
    • demonstrar visão de futuro;
    • aprovar normas e instruções;
    • monitorar rentabilidade de produtos e clientes;
    • validar métodos;
    • delegar responsabilidades;
    • transformar dados em informação;
    • trabalhar com ética;
    • monitorar índice de satisfação de clientes e fornecedores;
    • administrar conflitos;
    • mostrar otimismo;
    • participar da definição de políticas ambientais, sociais e de segurança e higiene do trabalho;
    • implementar planos de marketing e vendas;
    • promover inovação;
    • dialogar com públicos de interesse da empresa;
    • utilizar tecnologia da informação;
    • acompanhar indicadores de venda (volume de vendas, cumprimento de prazos);
    • promover treinamento e desenvolvimento da equipe;
    • orientar planejamento da produção;
    • focalizar na busca de resultados;
    • mostrar versatilidade;
    • expor ideias em público;
    • gerenciar custos e prazos logísticos;
    • aprovar contratação de terceiros;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • minimizar rupturas de vendas;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • verificar cumprimento dos prazos de cobrança;
    • especificar recursos humanos, materiais e financeiros (orçamento);
    • trabalhar com responsabilidade social;
    • demonstrar respeito a chefes e subordinados;
    • gerenciar salários, promoções, admissões e demissões;
    • instituir metodologia de trabalho;
    • prospectar tendências tecnológicas, de produtos e modismos;
    • promover campanhas internas de conscientização;
    • elaborar plano de contingência;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • fixar metas de vendas (objetivos e prazos);
    • mostrar coerência;
    • atuar na definição de linhas de produto;
    • contribuir na elaboração de descrição de cargos;
    • definir perfil de qualificação do pessoal;
    • analisar plano de marketing e vendas;


    Setores que mais contratam Superintendente de marketing no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Hotéis
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Agências de publicidade
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Gerente de pensão
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

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