Salário para o cargo de Superintendente de marketing
CBO 1233-10 > Diretores de comercialização e marketing

Superintendente de marketing - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atuam na definição do planejamento estratégico da empresa, definem e executam plano de marketing e vendas, gerem a qualidade da venda. Participam da definição de políticas de recursos humanos. Comunicam-se primordialmente para disseminar informações ao público de interesse da empresa.

Quanto ganha um Superintendente de marketing

Um Superintendente de marketing trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.500,87 e R$ 63.152,13, com a média salarial de R$ 18.344,54 e o salário mediana em R$ 7.713,44 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Superintendente de marketing

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 18.344,54 220.134,53 4.586,14 87,24
1º Quartil 1.500,87 18.010,38 375,22 7,14
Salário Mediana 7.713,44 92.561,28 1.928,36 36,68
3º Quartil 48.162,51 577.950,15 12.040,63 229,04
Teto Salarial 63.152,13 757.825,58 15.788,03 300,32


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de comercialização e marketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 6.089 - 70.742 30.834,95 6.088,56 30.000,00 58.405,21 70.742,14
Rio de Janeiro - RJ 1.716 - 78.477 29.849,11 1.716,17 30.500,00 64.791,21 78.477,06
Belo Horizonte - MG 1.530 - 40.428 11.739,70 1.529,91 4.850,00 33.377,50 40.427,83
Barueri - SP 3.127 - 54.341 24.658,97 3.126,71 28.000,00 44.864,68 54.341,44
Poços de Caldas - MG 1.153 - 1.698 1.221,95 1.153,07 1.170,60 1.402,11 1.698,28
Curitiba - PR 2.342 - 39.742 12.830,10 2.342,15 6.942,00 32.811,52 39.742,30
Guarulhos - SP 1.767 - 38.563 11.797,37 1.766,61 2.737,20 31.837,74 38.562,82
Fortaleza - CE 1.675 - 34.337 9.183,91 1.675,00 3.833,65 28.349,17 34.337,37
Erechim - RS 2.111 - 2.609 2.132,01 2.111,00 2.131,15 2.154,28 2.609,33
Goiânia - GO 1.500 - 6.837 3.258,96 1.500,00 3.150,00 5.644,81 6.837,16
Recife - PE 1.320 - 28.341 8.449,41 1.320,00 1.600,00 23.398,57 28.341,04
Campinas - SP 1.963 - 63.353 24.706,24 1.962,50 20.000,00 52.304,57 63.352,86
Brasília - DF 1.200 - 18.891 7.786,55 1.199,58 7.000,00 15.596,39 18.890,82
Salvador - BA 2.500 - 27.103 5.878,60 2.500,00 3.000,00 22.376,25 27.102,79
Uberlândia - MG 1.469 - 25.709 6.141,04 1.469,40 3.000,00 21.225,81 25.709,34
Florianópolis - SC 1.271 - 25.436 8.523,86 1.271,00 7.686,09 21.000,00 25.435,83
Campo Grande - MS 1.300 - 2.468 1.436,31 1.300,00 1.306,11 2.038,00 2.468,49
João Pessoa - PB 1.155 - 6.056 2.801,17 1.155,00 3.000,00 5.000,00 6.056,15
Porto Alegre - RS 1.139 - 16.957 3.950,99 1.139,08 1.993,43 14.000,00 16.957,22
Maringá - PR 1.458 - 2.786 1.802,50 1.458,00 1.750,00 2.300,00 2.785,83


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.659 - 65.559 26.166,01 2.659,47 25.000,00 54.126,06 65.559,11
Minas Gerais 1.139 - 21.558 5.561,31 1.138,51 1.600,00 17.798,04 21.557,52
Rio de Janeiro 1.362 - 70.393 22.178,34 1.362,26 6.674,78 58.116,77 70.392,78
Paraná 1.337 - 22.215 5.944,88 1.336,83 2.183,66 18.341,18 22.215,39
Rio Grande do Sul 1.635 - 23.380 6.469,31 1.634,86 2.200,00 19.302,70 23.380,01
Santa Catarina 1.456 - 10.367 3.974,05 1.455,50 2.900,00 8.559,15 10.367,10
Ceará 1.345 - 39.460 10.417,16 1.345,19 3.368,15 32.578,67 39.460,26
Bahia 1.307 - 9.609 3.539,53 1.307,27 2.500,00 7.933,04 9.608,74
Goiás 1.511 - 10.686 4.081,78 1.511,25 3.000,00 8.822,40 10.685,96
Pernambuco 1.171 - 24.267 7.143,54 1.171,43 1.600,00 20.034,73 24.266,67
Paraíba 1.155 - 6.041 2.866,84 1.155,00 3.000,00 4.987,65 6.041,19
Distrito Federal 1.200 - 18.891 7.786,55 1.199,58 7.000,00 15.596,39 18.890,82
Mato Grosso do Sul 1.300 - 2.468 1.488,27 1.300,00 1.312,22 2.038,00 2.468,49
Pará 1.045 - 5.421 2.527,92 1.045,00 2.801,00 4.475,49 5.420,85
Maranhão 1.500 - 9.659 3.758,13 1.500,00 1.600,00 7.974,78 9.659,29


Principais locais de trabalho

Diretores de comercialização e marketing xercem funções de direção comercial e de marketing em empresas das mais diversas atividades econômicas, geralmente de médio e grande portes. São assalariados, com carteira assinada, atuam de forma cooperativa, sem supervisão, em ambientes fechados e em período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de comercialização e marketing

Para o exercício desse cargo requer-se ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais ocorre entre quatro e cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Superintendente de marketing

Diretores de comercialização e marketing devem:

  • participar na definição de políticas de recursos humanos;
  • definir plano de marketing e vendas;
  • executar plano de marketing e vendas;
  • gerir qualidade da venda;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • atuar na definição do planejamento estratégico;

  • Atividades

    • avaliar desempenho da equipe;
    • mostrar otimismo;
    • trabalhar com ética;
    • elaborar plano de contingência;
    • analisar plano de marketing e vendas;
    • mostrar versatilidade;
    • gerenciar salários, promoções, admissões e demissões;
    • aprovar normas e instruções;
    • demonstrar visão de futuro;
    • fazer cumprir política comercial da empresa;
    • revisar plano de marketing e vendas;
    • minimizar rupturas de vendas;
    • focalizar na busca de resultados;
    • definir plano de investimento com grupo gestor;
    • dialogar com públicos de interesse da empresa;
    • desenvolver sistemáticas de monitoração do trabalho;
    • estimular processo de comunicação;
    • validar métodos;
    • gerir pós-venda;
    • acompanhar utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros;
    • verificar cumprimento dos prazos de cobrança;
    • especificar recursos humanos, materiais e financeiros (orçamento);
    • dimensionar recursos;
    • disseminar plano de marketing;
    • instituir metodologia de trabalho;
    • analisar viabilidade econômica;
    • prospectar formadores de opinião;
    • realizar ações preventivas e corretivas;
    • definir metas e padrões de qualidade;
    • promover treinamento e desenvolvimento da equipe;
    • aproveitar oportunidades;
    • administrar conflitos;
    • expor ideias em público;
    • mostrar coerência;
    • fomentar pesquisa e desenvolvimento de tendências de mercado consumidor;
    • atuar na definição de linhas de produto;
    • orientar planejamento da produção;
    • aprovar contratação de terceiros;
    • manipular tendência de mercado;
    • monitorar rentabilidade de produtos e clientes;
    • definir perfil de qualificação do pessoal;
    • participar da definição de políticas ambientais, sociais e de segurança e higiene do trabalho;
    • implantar novas metodologias de trabalho;
    • redigir relatórios;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • gerenciar custos e prazos logísticos;
    • contribuir na elaboração de descrição de cargos;
    • demonstrar respeito a chefes e subordinados;
    • tomar decisões;
    • promover inovação;
    • motivar equipe;
    • avaliar resultados (negócios e processos);
    • diagnosticar necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal;
    • zelar pela apresentação pessoal;
    • trabalhar com responsabilidade social;
    • monitorar índice de satisfação de clientes e fornecedores;
    • delegar responsabilidades;
    • acompanhar indicadores de venda (volume de vendas, cumprimento de prazos);
    • mostrar criatividade;
    • utilizar tecnologia da informação;
    • fazer exposições na mídia;
    • transformar dados em informação;
    • prospectar tendências tecnológicas, de produtos e modismos;
    • realizar pesquisas (top of mind);
    • implementar planos de marketing e vendas;
    • avaliar exequibilidade de projetos;
    • definir metas de venda com grupo gestor (quantidade e prazo);
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • promover rastreabilidade do produto;
    • disseminar informações ao público de interesse da empresa;
    • fixar metas de vendas (objetivos e prazos);
    • identificar novos fornecedores e prestadores de serviço;
    • trabalhar em equipe;
    • promover campanhas internas de conscientização;


    Setores que mais contratam Superintendente de marketing no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Hotéis
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Agências de publicidade
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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