Salário para o cargo de Superintendente de marketing
CBO 1233-10 > Diretores de comercialização e marketing

Superintendente de marketing - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atuam na definição do planejamento estratégico da empresa, definem e executam plano de marketing e vendas, gerem a qualidade da venda. Participam da definição de políticas de recursos humanos. Comunicam-se primordialmente para disseminar informações ao público de interesse da empresa.

Quanto ganha um Superintendente de marketing

Um Superintendente de marketing trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.926,59 e R$ 67.824,10, com a média salarial de R$ 24.198,81 e o salário mediana em R$ 17.885,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Superintendente de marketing

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 24.198,81 290.385,73 6.049,70 113,89
1º Quartil 4.926,59 59.119,08 1.231,65 23,19
Salário Mediana 17.885,00 214.620,00 4.471,25 84,18
3º Quartil 51.725,55 620.706,66 12.931,39 243,45
Teto Salarial 67.824,10 813.889,19 16.956,02 319,22


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de comercialização e marketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 12.276 - 78.332 38.648,10 12.276,18 40.000,00 64.671,06 78.331,52
Rio de Janeiro - RJ 2.795 - 65.349 27.323,48 2.795,06 28.806,00 53.952,86 65.349,32
Barueri - SP 13.849 - 73.713 36.089,69 13.848,89 35.091,00 60.857,67 73.712,63
Belo Horizonte - MG 1.703 - 46.219 14.290,74 1.703,17 6.313,00 38.158,33 46.218,52
Curitiba - PR 1.967 - 54.104 14.346,08 1.966,67 4.000,00 44.668,67 54.104,03
Goiânia - GO 1.754 - 15.254 5.203,96 1.754,00 3.000,00 12.594,17 15.254,43
Porto Alegre - RS 2.220 - 58.502 20.128,12 2.220,00 10.714,29 48.300,00 58.502,41
Maringá - PR 1.918 - 15.251 4.628,71 1.918,00 2.250,00 12.591,50 15.251,20
Campinas - SP 3.021 - 76.702 31.864,90 3.020,67 35.000,00 63.325,33 76.701,54
Foz do Iguaçu - PR 1.500 - 2.261 1.591,67 1.500,00 1.500,00 1.866,67 2.260,96
Florianópolis - SC 4.717 - 43.604 20.703,00 4.717,33 20.780,00 36.000,00 43.604,28
Brasília - DF 1.667 - 28.220 8.005,75 1.666,67 3.070,00 23.298,67 28.220,04
Fortaleza - CE 2.350 - 39.365 13.590,55 2.350,00 7.814,00 32.500,00 39.364,98
Recife - PE 1.606 - 34.370 12.000,82 1.606,00 4.250,00 28.376,50 34.370,47
Osasco - SP 16.706 - 51.529 27.435,60 16.705,50 25.574,50 42.542,50 51.528,75
Ribeirão Preto - SP 3.000 - 58.139 14.890,50 3.000,00 4.189,00 48.000,00 58.139,04
Ananindeua - PA 2.698 - 3.870 3.084,44 2.697,50 3.195,00 3.195,00 3.869,88
João Pessoa - PB 1.755 - 9.937 3.842,38 1.755,00 2.570,00 8.204,00 9.936,93
Sorocaba - SP 1.740 - 81.758 21.882,86 1.740,00 2.500,00 67.500,00 81.758,03
Salvador - BA 2.153 - 14.589 5.323,00 2.153,00 5.000,00 12.045,00 14.589,27


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 5.665 - 75.347 33.881,04 5.665,40 35.000,00 62.206,77 75.346,71
Paraná 1.637 - 34.374 8.881,38 1.636,53 2.500,00 28.379,79 34.374,45
Rio de Janeiro 2.320 - 64.011 25.314,49 2.320,42 20.250,00 52.847,67 64.010,68
Minas Gerais 1.593 - 41.162 10.838,56 1.592,67 3.600,00 33.983,39 41.161,70
Santa Catarina 1.767 - 39.297 11.713,74 1.766,58 3.750,00 32.443,58 39.296,64
Rio Grande do Sul 1.789 - 53.228 14.937,76 1.788,55 5.241,50 43.945,18 53.227,72
Goiás 1.782 - 23.058 6.888,43 1.781,56 3.000,00 19.036,44 23.057,51
Ceará 1.428 - 53.603 13.568,79 1.427,57 2.762,00 44.255,14 53.603,16
Pernambuco 1.486 - 28.764 7.978,04 1.486,33 3.150,00 23.748,00 28.764,29
Bahia 1.619 - 9.336 4.289,19 1.619,25 3.531,50 7.707,75 9.335,86
Paraíba 1.641 - 22.861 6.269,60 1.640,67 2.824,00 18.874,00 22.860,76
Pará 2.037 - 6.135 3.333,71 2.037,33 3.195,00 5.065,00 6.134,88
Distrito Federal 1.667 - 28.220 8.005,75 1.666,67 3.070,00 23.298,67 28.220,04
Maranhão 1.447 - 21.061 5.179,18 1.447,00 2.600,00 17.388,00 21.060,87
Mato Grosso do Sul 1.650 - 8.479 3.351,64 1.650,00 2.650,00 7.000,00 8.478,61
Rondônia 1.500 - 2.877 1.740,00 1.500,00 1.600,00 2.375,00 2.876,67
Rio Grande do Norte 1.494 - 8.116 3.088,60 1.493,50 2.447,50 6.701,00 8.116,45
Espírito Santo 2.239 - 21.197 6.682,25 2.239,00 3.200,00 17.500,00 21.196,53
Mato Grosso 1.600 - 16.941 5.406,00 1.600,00 3.955,50 13.987,00 16.941,47
Amazonas 2.247 - 63.959 13.421,67 2.247,00 6.479,50 52.805,00 63.959,00
Sergipe 2.426 - 18.168 8.354,00 2.426,00 6.000,00 15.000,00 18.168,45
Acre 1.412 - 2.725 1.964,80 1.412,00 2.112,00 2.250,00 2.725,27
Tocantins 1.500 - 8.721 2.960,00 1.500,00 2.000,00 7.200,00 8.720,86


Principais locais de trabalho

Diretores de comercialização e marketing xercem funções de direção comercial e de marketing em empresas das mais diversas atividades econômicas, geralmente de médio e grande portes. São assalariados, com carteira assinada, atuam de forma cooperativa, sem supervisão, em ambientes fechados e em período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de comercialização e marketing

Para o exercício desse cargo requer-se ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais ocorre entre quatro e cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Superintendente de marketing

Diretores de comercialização e marketing devem:

  • atuar na definição do planejamento estratégico;
  • definir plano de marketing e vendas;
  • gerir qualidade da venda;
  • participar na definição de políticas de recursos humanos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • executar plano de marketing e vendas;

  • Atividades

    • zelar pela apresentação pessoal;
    • dialogar com públicos de interesse da empresa;
    • aprovar normas e instruções;
    • trabalhar com ética;
    • fixar metas de vendas (objetivos e prazos);
    • gerenciar salários, promoções, admissões e demissões;
    • validar métodos;
    • aprovar contratação de terceiros;
    • disseminar informações ao público de interesse da empresa;
    • mostrar otimismo;
    • desenvolver sistemáticas de monitoração do trabalho;
    • definir perfil de qualificação do pessoal;
    • revisar plano de marketing e vendas;
    • transformar dados em informação;
    • estimular processo de comunicação;
    • verificar cumprimento dos prazos de cobrança;
    • dimensionar recursos;
    • realizar ações preventivas e corretivas;
    • identificar novos fornecedores e prestadores de serviço;
    • diagnosticar necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal;
    • promover inovação;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • atuar na definição de linhas de produto;
    • fazer cumprir política comercial da empresa;
    • utilizar tecnologia da informação;
    • focalizar na busca de resultados;
    • especificar recursos humanos, materiais e financeiros (orçamento);
    • definir metas e padrões de qualidade;
    • trabalhar com responsabilidade social;
    • gerenciar custos e prazos logísticos;
    • mostrar versatilidade;
    • promover treinamento e desenvolvimento da equipe;
    • administrar conflitos;
    • promover rastreabilidade do produto;
    • monitorar índice de satisfação de clientes e fornecedores;
    • mostrar coerência;
    • elaborar plano de contingência;
    • fazer exposições na mídia;
    • avaliar resultados (negócios e processos);
    • monitorar rentabilidade de produtos e clientes;
    • orientar planejamento da produção;
    • instituir metodologia de trabalho;
    • analisar plano de marketing e vendas;
    • minimizar rupturas de vendas;
    • definir plano de investimento com grupo gestor;
    • promover campanhas internas de conscientização;
    • fomentar pesquisa e desenvolvimento de tendências de mercado consumidor;
    • participar da definição de políticas ambientais, sociais e de segurança e higiene do trabalho;
    • avaliar exequibilidade de projetos;
    • implantar novas metodologias de trabalho;
    • mostrar criatividade;
    • prospectar tendências tecnológicas, de produtos e modismos;
    • contribuir na elaboração de descrição de cargos;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • implementar planos de marketing e vendas;
    • disseminar plano de marketing;
    • motivar equipe;
    • demonstrar visão de futuro;
    • analisar viabilidade econômica;
    • prospectar formadores de opinião;
    • delegar responsabilidades;
    • gerir pós-venda;
    • trabalhar em equipe;
    • aproveitar oportunidades;
    • acompanhar utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros;
    • manipular tendência de mercado;
    • tomar decisões;
    • definir metas de venda com grupo gestor (quantidade e prazo);
    • avaliar desempenho da equipe;
    • realizar pesquisas (top of mind);
    • demonstrar respeito a chefes e subordinados;
    • acompanhar indicadores de venda (volume de vendas, cumprimento de prazos);
    • expor ideias em público;
    • redigir relatórios;


    Setores que mais contratam Superintendente de marketing no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Agências de publicidade
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Comércio atacadista de produtos de higiene pessoal




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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