Salário para o cargo de Diretor geral de vendas
CBO 1233-05 > Diretores de comercialização e marketing

Diretor geral de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atuam na definição do planejamento estratégico da empresa, definem e executam plano de marketing e vendas, gerem a qualidade da venda. Participam da definição de políticas de recursos humanos. Comunicam-se primordialmente para disseminar informações ao público de interesse da empresa.

Quanto ganha um Diretor geral de vendas

Um Diretor geral de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 8.730,53 e R$ 67.488,14, com a média salarial de R$ 28.303,51 e o salário mediana em R$ 26.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Diretor geral de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 28.303,51 339.642,12 7.075,88 134,78
1º Quartil 8.730,53 104.766,36 2.182,63 41,57
Salário Mediana 26.000,00 312.000,00 6.500,00 123,81
3º Quartil 55.718,69 668.624,28 13.929,67 265,33
Teto Salarial 67.488,14 809.857,68 16.872,04 321,37


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de comercialização e marketing

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Diretores de comercialização e marketing xercem funções de direção comercial e de marketing em empresas das mais diversas atividades econômicas, geralmente de médio e grande portes. São assalariados, com carteira assinada, atuam de forma cooperativa, sem supervisão, em ambientes fechados e em período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de comercialização e marketing

Para o exercício desse cargo requer-se ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais ocorre entre quatro e cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Diretor geral de vendas

Diretores de comercialização e marketing devem:

  • executar plano de marketing e vendas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir qualidade da venda;
  • participar na definição de políticas de recursos humanos;
  • atuar na definição do planejamento estratégico;
  • definir plano de marketing e vendas;
  • comunicar-se;

Atividades

  • instituir metodologia de trabalho;
  • identificar novos fornecedores e prestadores de serviço;
  • fazer cumprir política comercial da empresa;
  • promover treinamento e desenvolvimento da equipe;
  • participar da definição de políticas ambientais, sociais e de segurança e higiene do trabalho;
  • definir plano de investimento com grupo gestor;
  • definir metas de venda com grupo gestor (quantidade e prazo);
  • avaliar desempenho da equipe;
  • dimensionar recursos;
  • trabalhar em equipe;
  • trabalhar com responsabilidade social;
  • definir perfil de qualificação do pessoal;
  • mostrar versatilidade;
  • orientar planejamento da produção;
  • mostrar coerência;
  • avaliar exequibilidade de projetos;
  • focalizar na busca de resultados;
  • implantar novas metodologias de trabalho;
  • implementar planos de marketing e vendas;
  • promover inovação;
  • tomar decisões;
  • prospectar formadores de opinião;
  • demonstrar visão de futuro;
  • prospectar tendências tecnológicas, de produtos e modismos;
  • avaliar nível de satisfação da equipe;
  • dialogar com públicos de interesse da empresa;
  • promover campanhas internas de conscientização;
  • manipular tendência de mercado;
  • especificar recursos humanos, materiais e financeiros (orçamento);
  • disseminar informações ao público de interesse da empresa;
  • fomentar pesquisa e desenvolvimento de tendências de mercado consumidor;
  • fazer exposições na mídia;
  • aprovar normas e instruções;
  • fixar metas de vendas (objetivos e prazos);
  • analisar viabilidade econômica;
  • gerenciar custos e prazos logísticos;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • gerenciar salários, promoções, admissões e demissões;
  • zelar pela apresentação pessoal;
  • desenvolver sistemáticas de monitoração do trabalho;
  • delegar responsabilidades;
  • promover rastreabilidade do produto;
  • trabalhar com ética;
  • validar métodos;
  • definir metas e padrões de qualidade;
  • mostrar criatividade;
  • contribuir na elaboração de descrição de cargos;
  • administrar conflitos;
  • mostrar otimismo;
  • expor ideias em público;
  • verificar cumprimento dos prazos de cobrança;
  • demonstrar respeito a chefes e subordinados;
  • acompanhar utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros;
  • diagnosticar necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal;
  • atuar na definição de linhas de produto;
  • revisar plano de marketing e vendas;
  • estimular processo de comunicação;
  • motivar equipe;
  • aproveitar oportunidades;
  • analisar plano de marketing e vendas;
  • gerir pós-venda;
  • minimizar rupturas de vendas;
  • avaliar resultados (negócios e processos);
  • aprovar contratação de terceiros;
  • monitorar rentabilidade de produtos e clientes;
  • realizar ações preventivas e corretivas;
  • redigir relatórios;
  • transformar dados em informação;
  • utilizar tecnologia da informação;
  • elaborar plano de contingência;
  • acompanhar indicadores de venda (volume de vendas, cumprimento de prazos);


Setores que mais contratam Diretor geral de vendas no mercado de trabalho

  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Seguros não-vida
  • Administração de cartões de crédito
  • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Cooperativas de crédito mútuo




Profissões em Destaque: