Salário para o cargo de Vice-presidente comercial
CBO 1233-05 > Diretores de comercialização e marketing

Vice-presidente comercial - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atuam na definição do planejamento estratégico da empresa, definem e executam plano de marketing e vendas, gerem a qualidade da venda. Participam da definição de políticas de recursos humanos. Comunicam-se primordialmente para disseminar informações ao público de interesse da empresa.

Quanto ganha um Vice-presidente comercial

Um Vice-presidente comercial trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.699,52 e R$ 64.373,09, com a média salarial de R$ 19.582,98 e o salário mediana em R$ 12.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Vice-presidente comercial

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 19.582,98 234.995,81 4.895,75 92,81
1º Quartil 1.699,52 20.394,23 424,88 8,05
Salário Mediana 12.000,00 144.000,00 3.000,00 56,87
3º Quartil 49.093,67 589.124,00 12.273,42 232,67
Teto Salarial 64.373,09 772.477,07 16.093,27 305,09


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de comercialização e marketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 5.795 - 76.305 31.244,07 5.794,81 28.000,00 62.998,29 76.305,42
Conceição das Alagoas - MG 1.206 - 1.621 1.244,49 1.205,80 1.218,00 1.338,00 1.620,63
Rio de Janeiro - RJ 3.131 - 60.946 22.896,00 3.131,00 20.000,00 50.317,68 60.946,29
Barueri - SP 5.210 - 54.780 25.287,95 5.210,24 25.473,90 45.227,01 54.780,31
Belo Horizonte - MG 2.159 - 50.189 16.037,09 2.158,95 8.197,44 41.436,23 50.188,80
Curitiba - PR 2.177 - 60.989 19.851,97 2.176,76 10.000,00 50.352,85 60.988,89
Brasília - DF 1.760 - 34.704 11.818,48 1.760,23 7.287,00 28.651,75 34.703,86
Porto Alegre - RS 4.238 - 39.949 14.770,14 4.237,87 10.250,00 32.982,44 39.949,32
Campinas - SP 5.490 - 57.410 25.592,68 5.490,07 23.502,68 47.398,15 57.410,06
Fortaleza - CE 1.486 - 29.055 9.217,40 1.486,33 5.500,00 23.987,92 29.054,88
Cedral - SP 2.802 - 8.496 4.398,22 2.802,13 4.000,00 7.014,13 8.495,72
Goiânia - GO 1.186 - 40.667 9.848,60 1.186,26 2.500,00 33.574,87 40.666,89
Guarulhos - SP 1.721 - 48.919 14.676,88 1.720,61 7.254,27 40.388,15 48.919,33
Recife - PE 1.919 - 29.166 9.731,58 1.918,68 6.000,00 24.079,68 29.166,03
Osasco - SP 3.388 - 62.243 24.293,72 3.388,33 27.166,66 51.388,34 62.243,10
Contagem - MG 1.482 - 62.476 19.332,93 1.482,10 15.000,00 51.580,34 62.475,65
Florianópolis - SC 2.255 - 38.771 13.737,03 2.254,56 11.922,50 32.009,46 38.770,82
Cotia - SP 4.103 - 91.031 36.996,98 4.102,71 34.000,00 75.155,59 91.030,70
Sorocaba - SP 1.596 - 41.192 12.956,84 1.596,07 5.000,00 34.008,26 41.191,83
São Bernardo do Campo - SP 2.827 - 42.904 14.351,48 2.827,04 7.744,35 35.421,50 42.903,59


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.913 - 69.166 26.507,34 2.912,77 24.041,33 57.103,87 69.165,92
Minas Gerais 1.182 - 29.509 7.472,10 1.182,17 1.500,00 24.362,90 29.509,07
Rio de Janeiro 2.241 - 56.754 19.154,36 2.241,09 13.636,31 46.856,24 56.753,68
Paraná 1.607 - 46.377 13.487,83 1.606,68 5.300,00 38.288,78 46.376,52
Santa Catarina 1.695 - 27.670 8.993,00 1.694,65 5.302,50 22.844,68 27.670,16
Rio Grande do Sul 1.794 - 41.577 13.284,09 1.794,39 6.500,00 34.326,41 41.577,18
Goiás 1.208 - 25.439 6.737,07 1.207,87 2.400,00 21.002,82 25.439,24
Ceará 1.360 - 21.665 6.976,01 1.359,67 4.503,36 17.886,60 21.664,79
Bahia 1.547 - 21.916 7.432,83 1.547,45 5.300,00 18.093,99 21.915,98
Distrito Federal 1.760 - 34.704 11.818,48 1.760,23 7.287,00 28.651,75 34.703,86
Pernambuco 1.595 - 30.374 9.398,90 1.594,72 4.255,34 25.076,69 30.373,64
Mato Grosso 1.287 - 19.727 5.844,49 1.286,63 2.742,00 16.286,70 19.726,94
Espírito Santo 2.133 - 23.423 9.073,38 2.133,36 6.335,80 19.338,13 23.422,93
Mato Grosso do Sul 1.160 - 18.525 5.526,28 1.160,40 3.082,00 15.294,37 18.525,00
Paraíba 1.945 - 38.759 12.698,51 1.944,75 6.500,00 32.000,00 38.759,36
Pará 1.425 - 26.465 7.379,75 1.425,00 3.327,00 21.849,99 26.465,36
Alagoas 1.969 - 18.692 6.299,40 1.969,27 4.000,00 15.432,08 18.691,79
Amazonas 1.364 - 32.992 8.775,51 1.364,00 3.500,00 27.238,40 32.991,96
Rio Grande do Norte 1.355 - 25.199 6.618,20 1.355,00 2.245,71 20.804,17 25.198,63
Piauí 1.564 - 22.711 7.495,31 1.564,26 4.090,00 18.750,00 22.710,56
Tocantins 1.352 - 7.678 2.784,56 1.352,00 2.500,00 6.339,00 7.677,99
Rondônia 1.322 - 11.749 4.020,60 1.322,09 3.000,00 9.700,00 11.748,93
Maranhão 1.149 - 24.225 6.289,74 1.148,70 3.000,00 20.000,00 24.224,60


Principais locais de trabalho

Diretores de comercialização e marketing xercem funções de direção comercial e de marketing em empresas das mais diversas atividades econômicas, geralmente de médio e grande portes. São assalariados, com carteira assinada, atuam de forma cooperativa, sem supervisão, em ambientes fechados e em período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de comercialização e marketing

Para o exercício desse cargo requer-se ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais ocorre entre quatro e cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Vice-presidente comercial

Diretores de comercialização e marketing devem:

  • gerir qualidade da venda;
  • participar na definição de políticas de recursos humanos;
  • executar plano de marketing e vendas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar na definição do planejamento estratégico;
  • definir plano de marketing e vendas;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • dialogar com públicos de interesse da empresa;
    • aprovar normas e instruções;
    • definir perfil de qualificação do pessoal;
    • identificar novos fornecedores e prestadores de serviço;
    • minimizar rupturas de vendas;
    • atuar na definição de linhas de produto;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • motivar equipe;
    • instituir metodologia de trabalho;
    • promover treinamento e desenvolvimento da equipe;
    • diagnosticar necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal;
    • disseminar informações ao público de interesse da empresa;
    • acompanhar indicadores de venda (volume de vendas, cumprimento de prazos);
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • avaliar exequibilidade de projetos;
    • monitorar rentabilidade de produtos e clientes;
    • contribuir na elaboração de descrição de cargos;
    • utilizar tecnologia da informação;
    • fomentar pesquisa e desenvolvimento de tendências de mercado consumidor;
    • analisar plano de marketing e vendas;
    • promover campanhas internas de conscientização;
    • validar métodos;
    • transformar dados em informação;
    • realizar pesquisas (top of mind);
    • zelar pela apresentação pessoal;
    • prospectar tendências tecnológicas, de produtos e modismos;
    • prospectar formadores de opinião;
    • trabalhar em equipe;
    • especificar recursos humanos, materiais e financeiros (orçamento);
    • expor ideias em público;
    • fazer cumprir política comercial da empresa;
    • avaliar resultados (negócios e processos);
    • revisar plano de marketing e vendas;
    • implantar novas metodologias de trabalho;
    • demonstrar respeito a chefes e subordinados;
    • aproveitar oportunidades;
    • redigir relatórios;
    • delegar responsabilidades;
    • estimular processo de comunicação;
    • definir metas e padrões de qualidade;
    • gerenciar custos e prazos logísticos;
    • focalizar na busca de resultados;
    • analisar viabilidade econômica;
    • demonstrar visão de futuro;
    • desenvolver sistemáticas de monitoração do trabalho;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • verificar cumprimento dos prazos de cobrança;
    • tomar decisões;
    • dimensionar recursos;
    • mostrar criatividade;
    • realizar ações preventivas e corretivas;
    • acompanhar utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros;
    • monitorar índice de satisfação de clientes e fornecedores;
    • participar da definição de políticas ambientais, sociais e de segurança e higiene do trabalho;
    • definir plano de investimento com grupo gestor;
    • promover rastreabilidade do produto;
    • mostrar otimismo;
    • fixar metas de vendas (objetivos e prazos);
    • elaborar plano de contingência;
    • fazer exposições na mídia;
    • orientar planejamento da produção;
    • definir metas de venda com grupo gestor (quantidade e prazo);
    • mostrar coerência;
    • trabalhar com responsabilidade social;
    • administrar conflitos;
    • disseminar plano de marketing;
    • implementar planos de marketing e vendas;
    • manipular tendência de mercado;
    • promover inovação;
    • mostrar versatilidade;
    • gerenciar salários, promoções, admissões e demissões;
    • aprovar contratação de terceiros;
    • gerir pós-venda;
    • trabalhar com ética;


    Setores que mais contratam Vice-presidente comercial no mercado de trabalho

    • Serviço de preparação de terreno, cultivo e colheita
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Filólogos, tradutores ,intérpretes

    Tradutor