Salário para o cargo de Vice-presidente de vendas
CBO 1233-05 > Diretores de comercialização e marketing

Vice-presidente de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atuam na definição do planejamento estratégico da empresa, definem e executam plano de marketing e vendas, gerem a qualidade da venda. Participam da definição de políticas de recursos humanos. Comunicam-se primordialmente para disseminar informações ao público de interesse da empresa.

Quanto ganha um Vice-presidente de vendas

Um Vice-presidente de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 8.356,69 e R$ 70.745,14, com a média salarial de R$ 27.356,71 e o salário mediana em R$ 25.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Vice-presidente de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 27.356,71 328.280,52 6.839,18 128,95
1º Quartil 8.356,69 100.280,30 2.089,17 39,39
Salário Mediana 25.000,00 300.000,00 6.250,00 117,85
3º Quartil 53.953,27 647.439,19 13.488,32 254,32
Teto Salarial 70.745,14 848.941,69 17.686,29 333,48


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de comercialização e marketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 13.972 - 81.417 39.609,46 13.971,76 38.000,00 67.218,55 81.417,12
Barueri - SP 6.107 - 68.684 30.813,30 6.107,39 30.317,45 56.705,67 68.683,61
Rio de Janeiro - RJ 5.822 - 81.228 34.065,50 5.821,86 32.911,00 67.062,21 81.227,76
Belo Horizonte - MG 2.383 - 55.328 20.944,08 2.383,35 16.279,29 45.679,20 55.328,02
Campinas - SP 7.336 - 77.736 35.094,89 7.335,50 33.940,00 64.179,19 77.735,76
Curitiba - PR 3.673 - 68.904 29.293,67 3.673,05 33.000,00 56.887,37 68.903,69
Brasília - DF 2.297 - 52.221 17.581,84 2.296,61 10.734,00 43.113,65 52.220,55
Monte Belo - MG 2.423 - 3.466 2.550,98 2.423,00 2.423,21 2.861,17 3.465,54
Fortaleza - CE 1.674 - 47.763 14.378,45 1.673,62 6.200,00 39.433,69 47.763,27
Porto Alegre - RS 4.124 - 63.010 25.884,43 4.123,91 24.744,50 52.021,79 63.010,35
Recife - PE 1.738 - 43.321 12.892,49 1.738,07 6.632,50 35.766,22 43.321,12
Goiânia - GO 2.540 - 41.852 13.482,45 2.540,00 7.438,00 34.553,12 41.851,78
Jundiaí - SP 3.559 - 67.257 26.766,87 3.558,71 26.500,00 55.527,86 67.257,01
Sorocaba - SP 3.790 - 77.494 33.696,40 3.790,43 33.729,50 63.980,00 77.494,50
Guarulhos - SP 3.560 - 53.360 20.587,71 3.560,00 18.000,00 44.054,57 53.360,22
Cuiabá - MT 1.511 - 81.723 21.096,61 1.510,67 8.000,00 67.470,76 81.722,61
Osasco - SP 7.958 - 68.065 31.281,82 7.958,33 31.952,80 56.194,98 68.065,05
Florianópolis - SC 3.626 - 79.518 26.958,20 3.626,00 21.399,00 65.650,83 79.518,26
São Caetano do Sul - SP 8.728 - 78.052 38.004,08 8.728,33 38.000,00 64.440,00 78.051,66
Manaus - AM 1.979 - 32.027 9.956,10 1.978,87 5.000,00 26.442,00 32.027,34


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 7.185 - 77.325 34.981,85 7.184,82 35.000,00 63.840,17 77.325,13
Minas Gerais 1.980 - 45.510 13.437,18 1.980,31 6.000,00 37.573,46 45.510,10
Rio de Janeiro 3.553 - 76.220 29.143,51 3.553,24 25.974,00 62.927,96 76.220,24
Paraná 2.217 - 55.576 18.507,55 2.216,94 10.770,00 45.884,24 55.576,37
Santa Catarina 2.256 - 52.533 16.044,15 2.255,92 7.285,00 43.371,26 52.532,57
Rio Grande do Sul 2.818 - 55.449 18.866,02 2.817,70 12.906,00 45.779,29 55.449,25
Goiás 2.151 - 37.077 10.847,89 2.150,96 4.365,50 30.610,74 37.076,65
Ceará 1.716 - 50.911 14.827,52 1.716,25 6.873,80 42.032,60 50.911,15
Pernambuco 1.750 - 39.079 11.288,93 1.750,04 5.559,50 32.263,72 39.078,79
Mato Grosso 1.437 - 66.805 20.014,99 1.437,19 8.000,00 55.154,91 66.805,28
Distrito Federal 2.297 - 52.221 17.581,84 2.296,61 10.734,00 43.113,65 52.220,55
Bahia 1.932 - 49.168 14.028,84 1.932,43 5.177,50 40.593,14 49.167,62
Espírito Santo 2.029 - 23.884 7.143,33 2.028,60 3.000,00 19.718,41 23.883,53
Pará 2.210 - 33.920 10.958,20 2.210,20 5.100,00 28.004,40 33.919,77
Rio Grande do Norte 1.511 - 12.628 4.510,19 1.511,00 2.750,00 10.426,17 12.628,49
Mato Grosso do Sul 1.795 - 20.337 7.714,95 1.795,33 4.750,00 16.790,67 20.337,36
Amazonas 2.066 - 29.718 9.707,93 2.065,73 4.596,00 24.535,00 29.717,53
Paraíba 1.517 - 9.479 3.920,13 1.517,33 3.099,00 7.826,00 9.479,09
Maranhão 1.776 - 11.850 4.604,05 1.775,79 3.162,00 9.783,80 11.850,43
Alagoas 2.650 - 43.781 13.733,90 2.649,82 8.000,00 36.145,50 43.780,51
Piauí 1.475 - 25.578 6.969,49 1.474,67 3.317,50 21.116,97 25.577,50
Tocantins 1.446 - 30.840 8.363,62 1.445,67 2.838,00 25.461,33 30.839,53
Sergipe 2.514 - 43.201 13.945,85 2.513,67 9.955,00 35.666,67 43.200,54
Rondônia 2.024 - 19.945 7.494,00 2.024,00 7.000,00 16.466,67 19.944,92


Principais locais de trabalho

Diretores de comercialização e marketing xercem funções de direção comercial e de marketing em empresas das mais diversas atividades econômicas, geralmente de médio e grande portes. São assalariados, com carteira assinada, atuam de forma cooperativa, sem supervisão, em ambientes fechados e em período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de comercialização e marketing

Para o exercício desse cargo requer-se ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais ocorre entre quatro e cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Vice-presidente de vendas

Diretores de comercialização e marketing devem:

  • gerir qualidade da venda;
  • definir plano de marketing e vendas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • executar plano de marketing e vendas;
  • atuar na definição do planejamento estratégico;
  • participar na definição de políticas de recursos humanos;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • prospectar tendências tecnológicas, de produtos e modismos;
    • fomentar pesquisa e desenvolvimento de tendências de mercado consumidor;
    • analisar viabilidade econômica;
    • implantar novas metodologias de trabalho;
    • demonstrar visão de futuro;
    • mostrar coerência;
    • desenvolver sistemáticas de monitoração do trabalho;
    • promover rastreabilidade do produto;
    • verificar cumprimento dos prazos de cobrança;
    • promover treinamento e desenvolvimento da equipe;
    • diagnosticar necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal;
    • mostrar criatividade;
    • utilizar tecnologia da informação;
    • transformar dados em informação;
    • motivar equipe;
    • contribuir na elaboração de descrição de cargos;
    • elaborar plano de contingência;
    • definir perfil de qualificação do pessoal;
    • definir metas de venda com grupo gestor (quantidade e prazo);
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • acompanhar indicadores de venda (volume de vendas, cumprimento de prazos);
    • tomar decisões;
    • estimular processo de comunicação;
    • definir plano de investimento com grupo gestor;
    • dimensionar recursos;
    • acompanhar utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros;
    • validar métodos;
    • promover campanhas internas de conscientização;
    • aproveitar oportunidades;
    • disseminar plano de marketing;
    • focalizar na busca de resultados;
    • fazer cumprir política comercial da empresa;
    • instituir metodologia de trabalho;
    • promover inovação;
    • manipular tendência de mercado;
    • expor ideias em público;
    • zelar pela apresentação pessoal;
    • orientar planejamento da produção;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • prospectar formadores de opinião;
    • avaliar exequibilidade de projetos;
    • trabalhar com responsabilidade social;
    • implementar planos de marketing e vendas;
    • monitorar índice de satisfação de clientes e fornecedores;
    • gerir pós-venda;
    • aprovar contratação de terceiros;
    • fazer exposições na mídia;
    • dialogar com públicos de interesse da empresa;
    • aprovar normas e instruções;
    • definir metas e padrões de qualidade;
    • realizar ações preventivas e corretivas;
    • fixar metas de vendas (objetivos e prazos);
    • avaliar desempenho da equipe;
    • mostrar otimismo;
    • monitorar rentabilidade de produtos e clientes;
    • participar da definição de políticas ambientais, sociais e de segurança e higiene do trabalho;
    • administrar conflitos;
    • demonstrar respeito a chefes e subordinados;
    • revisar plano de marketing e vendas;
    • delegar responsabilidades;
    • mostrar versatilidade;
    • disseminar informações ao público de interesse da empresa;
    • trabalhar com ética;
    • analisar plano de marketing e vendas;
    • gerenciar salários, promoções, admissões e demissões;
    • identificar novos fornecedores e prestadores de serviço;
    • redigir relatórios;
    • avaliar resultados (negócios e processos);
    • atuar na definição de linhas de produto;
    • trabalhar em equipe;
    • realizar pesquisas (top of mind);
    • minimizar rupturas de vendas;
    • especificar recursos humanos, materiais e financeiros (orçamento);
    • gerenciar custos e prazos logísticos;


    Setores que mais contratam Vice-presidente de vendas no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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