Salário para o cargo de Vice-presidente de marketing
CBO 1233-10 > Diretores de comercialização e marketing

Vice-presidente de marketing - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atuam na definição do planejamento estratégico da empresa, definem e executam plano de marketing e vendas, gerem a qualidade da venda. Participam da definição de políticas de recursos humanos. Comunicam-se primordialmente para disseminar informações ao público de interesse da empresa.

Quanto ganha um Vice-presidente de marketing

Um Vice-presidente de marketing trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.926,59 e R$ 67.824,10, com a média salarial de R$ 24.198,81 e o salário mediana em R$ 17.885,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Vice-presidente de marketing

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 24.198,81 290.385,73 6.049,70 113,89
1º Quartil 4.926,59 59.119,08 1.231,65 23,19
Salário Mediana 17.885,00 214.620,00 4.471,25 84,18
3º Quartil 51.725,55 620.706,66 12.931,39 243,45
Teto Salarial 67.824,10 813.889,19 16.956,02 319,22


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de comercialização e marketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 12.276 - 78.332 38.648,10 12.276,18 40.000,00 64.671,06 78.331,52
Rio de Janeiro - RJ 2.795 - 65.349 27.323,48 2.795,06 28.806,00 53.952,86 65.349,32
Barueri - SP 13.849 - 73.713 36.089,69 13.848,89 35.091,00 60.857,67 73.712,63
Belo Horizonte - MG 1.703 - 46.219 14.290,74 1.703,17 6.313,00 38.158,33 46.218,52
Curitiba - PR 1.967 - 54.104 14.346,08 1.966,67 4.000,00 44.668,67 54.104,03
Goiânia - GO 1.754 - 15.254 5.203,96 1.754,00 3.000,00 12.594,17 15.254,43
Porto Alegre - RS 2.220 - 58.502 20.128,12 2.220,00 10.714,29 48.300,00 58.502,41
Maringá - PR 1.918 - 15.251 4.628,71 1.918,00 2.250,00 12.591,50 15.251,20
Campinas - SP 3.021 - 76.702 31.864,90 3.020,67 35.000,00 63.325,33 76.701,54
Foz do Iguaçu - PR 1.500 - 2.261 1.591,67 1.500,00 1.500,00 1.866,67 2.260,96
Florianópolis - SC 4.717 - 43.604 20.703,00 4.717,33 20.780,00 36.000,00 43.604,28
Brasília - DF 1.667 - 28.220 8.005,75 1.666,67 3.070,00 23.298,67 28.220,04
Fortaleza - CE 2.350 - 39.365 13.590,55 2.350,00 7.814,00 32.500,00 39.364,98
Recife - PE 1.606 - 34.370 12.000,82 1.606,00 4.250,00 28.376,50 34.370,47
Osasco - SP 16.706 - 51.529 27.435,60 16.705,50 25.574,50 42.542,50 51.528,75
Ribeirão Preto - SP 3.000 - 58.139 14.890,50 3.000,00 4.189,00 48.000,00 58.139,04
Ananindeua - PA 2.698 - 3.870 3.084,44 2.697,50 3.195,00 3.195,00 3.869,88
João Pessoa - PB 1.755 - 9.937 3.842,38 1.755,00 2.570,00 8.204,00 9.936,93
Sorocaba - SP 1.740 - 81.758 21.882,86 1.740,00 2.500,00 67.500,00 81.758,03
Salvador - BA 2.153 - 14.589 5.323,00 2.153,00 5.000,00 12.045,00 14.589,27


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 5.665 - 75.347 33.881,04 5.665,40 35.000,00 62.206,77 75.346,71
Paraná 1.637 - 34.374 8.881,38 1.636,53 2.500,00 28.379,79 34.374,45
Rio de Janeiro 2.320 - 64.011 25.314,49 2.320,42 20.250,00 52.847,67 64.010,68
Minas Gerais 1.593 - 41.162 10.838,56 1.592,67 3.600,00 33.983,39 41.161,70
Santa Catarina 1.767 - 39.297 11.713,74 1.766,58 3.750,00 32.443,58 39.296,64
Rio Grande do Sul 1.789 - 53.228 14.937,76 1.788,55 5.241,50 43.945,18 53.227,72
Goiás 1.782 - 23.058 6.888,43 1.781,56 3.000,00 19.036,44 23.057,51
Ceará 1.428 - 53.603 13.568,79 1.427,57 2.762,00 44.255,14 53.603,16
Pernambuco 1.486 - 28.764 7.978,04 1.486,33 3.150,00 23.748,00 28.764,29
Bahia 1.619 - 9.336 4.289,19 1.619,25 3.531,50 7.707,75 9.335,86
Paraíba 1.641 - 22.861 6.269,60 1.640,67 2.824,00 18.874,00 22.860,76
Pará 2.037 - 6.135 3.333,71 2.037,33 3.195,00 5.065,00 6.134,88
Distrito Federal 1.667 - 28.220 8.005,75 1.666,67 3.070,00 23.298,67 28.220,04
Maranhão 1.447 - 21.061 5.179,18 1.447,00 2.600,00 17.388,00 21.060,87
Mato Grosso do Sul 1.650 - 8.479 3.351,64 1.650,00 2.650,00 7.000,00 8.478,61
Rondônia 1.500 - 2.877 1.740,00 1.500,00 1.600,00 2.375,00 2.876,67
Rio Grande do Norte 1.494 - 8.116 3.088,60 1.493,50 2.447,50 6.701,00 8.116,45
Espírito Santo 2.239 - 21.197 6.682,25 2.239,00 3.200,00 17.500,00 21.196,53
Mato Grosso 1.600 - 16.941 5.406,00 1.600,00 3.955,50 13.987,00 16.941,47
Amazonas 2.247 - 63.959 13.421,67 2.247,00 6.479,50 52.805,00 63.959,00
Sergipe 2.426 - 18.168 8.354,00 2.426,00 6.000,00 15.000,00 18.168,45
Acre 1.412 - 2.725 1.964,80 1.412,00 2.112,00 2.250,00 2.725,27
Tocantins 1.500 - 8.721 2.960,00 1.500,00 2.000,00 7.200,00 8.720,86


Principais locais de trabalho

Diretores de comercialização e marketing xercem funções de direção comercial e de marketing em empresas das mais diversas atividades econômicas, geralmente de médio e grande portes. São assalariados, com carteira assinada, atuam de forma cooperativa, sem supervisão, em ambientes fechados e em período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de comercialização e marketing

Para o exercício desse cargo requer-se ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais ocorre entre quatro e cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Vice-presidente de marketing

Diretores de comercialização e marketing devem:

  • participar na definição de políticas de recursos humanos;
  • comunicar-se;
  • gerir qualidade da venda;
  • executar plano de marketing e vendas;
  • atuar na definição do planejamento estratégico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • definir plano de marketing e vendas;

  • Atividades

    • identificar novos fornecedores e prestadores de serviço;
    • contribuir na elaboração de descrição de cargos;
    • definir metas de venda com grupo gestor (quantidade e prazo);
    • zelar pela apresentação pessoal;
    • expor ideias em público;
    • desenvolver sistemáticas de monitoração do trabalho;
    • motivar equipe;
    • definir metas e padrões de qualidade;
    • aprovar normas e instruções;
    • disseminar informações ao público de interesse da empresa;
    • orientar planejamento da produção;
    • promover campanhas internas de conscientização;
    • aproveitar oportunidades;
    • mostrar otimismo;
    • acompanhar utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros;
    • promover inovação;
    • trabalhar com responsabilidade social;
    • demonstrar respeito a chefes e subordinados;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • verificar cumprimento dos prazos de cobrança;
    • administrar conflitos;
    • elaborar plano de contingência;
    • avaliar resultados (negócios e processos);
    • gerenciar salários, promoções, admissões e demissões;
    • fomentar pesquisa e desenvolvimento de tendências de mercado consumidor;
    • realizar ações preventivas e corretivas;
    • analisar viabilidade econômica;
    • prospectar tendências tecnológicas, de produtos e modismos;
    • gerir pós-venda;
    • delegar responsabilidades;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • utilizar tecnologia da informação;
    • definir perfil de qualificação do pessoal;
    • instituir metodologia de trabalho;
    • aprovar contratação de terceiros;
    • trabalhar em equipe;
    • dialogar com públicos de interesse da empresa;
    • implementar planos de marketing e vendas;
    • mostrar criatividade;
    • gerenciar custos e prazos logísticos;
    • participar da definição de políticas ambientais, sociais e de segurança e higiene do trabalho;
    • validar métodos;
    • diagnosticar necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal;
    • tomar decisões;
    • estimular processo de comunicação;
    • transformar dados em informação;
    • revisar plano de marketing e vendas;
    • demonstrar visão de futuro;
    • minimizar rupturas de vendas;
    • fazer cumprir política comercial da empresa;
    • acompanhar indicadores de venda (volume de vendas, cumprimento de prazos);
    • implantar novas metodologias de trabalho;
    • avaliar exequibilidade de projetos;
    • promover treinamento e desenvolvimento da equipe;
    • monitorar índice de satisfação de clientes e fornecedores;
    • mostrar versatilidade;
    • mostrar coerência;
    • monitorar rentabilidade de produtos e clientes;
    • manipular tendência de mercado;
    • redigir relatórios;
    • realizar pesquisas (top of mind);
    • atuar na definição de linhas de produto;
    • focalizar na busca de resultados;
    • analisar plano de marketing e vendas;
    • promover rastreabilidade do produto;
    • prospectar formadores de opinião;
    • especificar recursos humanos, materiais e financeiros (orçamento);
    • dimensionar recursos;
    • fixar metas de vendas (objetivos e prazos);
    • disseminar plano de marketing;
    • definir plano de investimento com grupo gestor;
    • fazer exposições na mídia;
    • trabalhar com ética;


    Setores que mais contratam Vice-presidente de marketing no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Agências de publicidade
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Comércio atacadista de produtos de higiene pessoal




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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