Salário para o cargo de Vice-presidente de marketing
CBO 1233-10 > Diretores de comercialização e marketing

Vice-presidente de marketing - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atuam na definição do planejamento estratégico da empresa, definem e executam plano de marketing e vendas, gerem a qualidade da venda. Participam da definição de políticas de recursos humanos. Comunicam-se primordialmente para disseminar informações ao público de interesse da empresa.

Quanto ganha um Vice-presidente de marketing

Um Vice-presidente de marketing trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 5.215,60 e R$ 63.499,29, com a média salarial de R$ 24.974,84 e o salário mediana em R$ 20.228,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Vice-presidente de marketing

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 24.974,84 299.698,08 6.243,71 116,16
1º Quartil 5.215,60 62.587,20 1.303,90 24,26
Salário Mediana 20.228,00 242.736,00 5.057,00 94,08
3º Quartil 52.425,46 629.105,52 13.106,37 243,84
Teto Salarial 63.499,29 761.991,48 15.874,82 295,35


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de comercialização e marketing

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Diretores de comercialização e marketing xercem funções de direção comercial e de marketing em empresas das mais diversas atividades econômicas, geralmente de médio e grande portes. São assalariados, com carteira assinada, atuam de forma cooperativa, sem supervisão, em ambientes fechados e em período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de comercialização e marketing

Para o exercício desse cargo requer-se ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais ocorre entre quatro e cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Vice-presidente de marketing

Diretores de comercialização e marketing devem:

  • gerir qualidade da venda;
  • definir plano de marketing e vendas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • executar plano de marketing e vendas;
  • participar na definição de políticas de recursos humanos;
  • atuar na definição do planejamento estratégico;

Atividades

  • fomentar pesquisa e desenvolvimento de tendências de mercado consumidor;
  • motivar equipe;
  • tomar decisões;
  • disseminar plano de marketing;
  • analisar viabilidade econômica;
  • definir plano de investimento com grupo gestor;
  • promover inovação;
  • monitorar índice de satisfação de clientes e fornecedores;
  • verificar cumprimento dos prazos de cobrança;
  • dialogar com públicos de interesse da empresa;
  • focalizar na busca de resultados;
  • trabalhar com responsabilidade social;
  • contribuir na elaboração de descrição de cargos;
  • analisar plano de marketing e vendas;
  • mostrar criatividade;
  • implementar planos de marketing e vendas;
  • fazer exposições na mídia;
  • prospectar tendências tecnológicas, de produtos e modismos;
  • redigir relatórios;
  • mostrar otimismo;
  • diagnosticar necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal;
  • aprovar contratação de terceiros;
  • aproveitar oportunidades;
  • gerir pós-venda;
  • gerenciar salários, promoções, admissões e demissões;
  • definir metas e padrões de qualidade;
  • trabalhar em equipe;
  • revisar plano de marketing e vendas;
  • prospectar formadores de opinião;
  • participar da definição de políticas ambientais, sociais e de segurança e higiene do trabalho;
  • especificar recursos humanos, materiais e financeiros (orçamento);
  • expor ideias em público;
  • definir metas de venda com grupo gestor (quantidade e prazo);
  • orientar planejamento da produção;
  • estimular processo de comunicação;
  • promover campanhas internas de conscientização;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • dimensionar recursos;
  • realizar ações preventivas e corretivas;
  • identificar novos fornecedores e prestadores de serviço;
  • definir perfil de qualificação do pessoal;
  • trabalhar com ética;
  • transformar dados em informação;
  • acompanhar indicadores de venda (volume de vendas, cumprimento de prazos);
  • disseminar informações ao público de interesse da empresa;
  • elaborar plano de contingência;
  • avaliar resultados (negócios e processos);
  • realizar pesquisas (top of mind);
  • zelar pela apresentação pessoal;
  • delegar responsabilidades;
  • administrar conflitos;
  • promover treinamento e desenvolvimento da equipe;
  • aprovar normas e instruções;
  • acompanhar utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros;
  • avaliar nível de satisfação da equipe;
  • desenvolver sistemáticas de monitoração do trabalho;
  • demonstrar respeito a chefes e subordinados;
  • minimizar rupturas de vendas;
  • mostrar versatilidade;
  • avaliar desempenho da equipe;
  • utilizar tecnologia da informação;
  • demonstrar visão de futuro;
  • fixar metas de vendas (objetivos e prazos);
  • gerenciar custos e prazos logísticos;
  • promover rastreabilidade do produto;
  • atuar na definição de linhas de produto;
  • validar métodos;
  • instituir metodologia de trabalho;
  • implantar novas metodologias de trabalho;
  • avaliar exequibilidade de projetos;
  • manipular tendência de mercado;
  • mostrar coerência;


Setores que mais contratam Vice-presidente de marketing no mercado de trabalho

  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Agências de publicidade
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Comércio atacadista de produtos de higiene pessoal
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Confecção de peças do vestuário
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Fabricação de cervejas e chopes
  • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano
  • Restaurantes e similares




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