Salário para o cargo de Vice-presidente de marketing
CBO 1233-10 > Diretores de comercialização e marketing

Vice-presidente de marketing - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atuam na definição do planejamento estratégico da empresa, definem e executam plano de marketing e vendas, gerem a qualidade da venda. Participam da definição de políticas de recursos humanos. Comunicam-se primordialmente para disseminar informações ao público de interesse da empresa.

Quanto ganha um Vice-presidente de marketing

Um Vice-presidente de marketing trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.500,87 e R$ 63.152,13, com a média salarial de R$ 18.344,54 e o salário mediana em R$ 7.713,44 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Vice-presidente de marketing

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 18.344,54 220.134,53 4.586,14 87,24
1º Quartil 1.500,87 18.010,38 375,22 7,14
Salário Mediana 7.713,44 92.561,28 1.928,36 36,68
3º Quartil 48.162,51 577.950,15 12.040,63 229,04
Teto Salarial 63.152,13 757.825,58 15.788,03 300,32


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de comercialização e marketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 6.089 - 70.742 30.834,95 6.088,56 30.000,00 58.405,21 70.742,14
Rio de Janeiro - RJ 1.716 - 78.477 29.849,11 1.716,17 30.500,00 64.791,21 78.477,06
Belo Horizonte - MG 1.530 - 40.428 11.739,70 1.529,91 4.850,00 33.377,50 40.427,83
Barueri - SP 3.127 - 54.341 24.658,97 3.126,71 28.000,00 44.864,68 54.341,44
Poços de Caldas - MG 1.153 - 1.698 1.221,95 1.153,07 1.170,60 1.402,11 1.698,28
Curitiba - PR 2.342 - 39.742 12.830,10 2.342,15 6.942,00 32.811,52 39.742,30
Guarulhos - SP 1.767 - 38.563 11.797,37 1.766,61 2.737,20 31.837,74 38.562,82
Fortaleza - CE 1.675 - 34.337 9.183,91 1.675,00 3.833,65 28.349,17 34.337,37
Erechim - RS 2.111 - 2.609 2.132,01 2.111,00 2.131,15 2.154,28 2.609,33
Goiânia - GO 1.500 - 6.837 3.258,96 1.500,00 3.150,00 5.644,81 6.837,16
Recife - PE 1.320 - 28.341 8.449,41 1.320,00 1.600,00 23.398,57 28.341,04
Campinas - SP 1.963 - 63.353 24.706,24 1.962,50 20.000,00 52.304,57 63.352,86
Brasília - DF 1.200 - 18.891 7.786,55 1.199,58 7.000,00 15.596,39 18.890,82
Salvador - BA 2.500 - 27.103 5.878,60 2.500,00 3.000,00 22.376,25 27.102,79
Uberlândia - MG 1.469 - 25.709 6.141,04 1.469,40 3.000,00 21.225,81 25.709,34
Florianópolis - SC 1.271 - 25.436 8.523,86 1.271,00 7.686,09 21.000,00 25.435,83
Campo Grande - MS 1.300 - 2.468 1.436,31 1.300,00 1.306,11 2.038,00 2.468,49
João Pessoa - PB 1.155 - 6.056 2.801,17 1.155,00 3.000,00 5.000,00 6.056,15
Porto Alegre - RS 1.139 - 16.957 3.950,99 1.139,08 1.993,43 14.000,00 16.957,22
Maringá - PR 1.458 - 2.786 1.802,50 1.458,00 1.750,00 2.300,00 2.785,83


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.659 - 65.559 26.166,01 2.659,47 25.000,00 54.126,06 65.559,11
Minas Gerais 1.139 - 21.558 5.561,31 1.138,51 1.600,00 17.798,04 21.557,52
Rio de Janeiro 1.362 - 70.393 22.178,34 1.362,26 6.674,78 58.116,77 70.392,78
Paraná 1.337 - 22.215 5.944,88 1.336,83 2.183,66 18.341,18 22.215,39
Rio Grande do Sul 1.635 - 23.380 6.469,31 1.634,86 2.200,00 19.302,70 23.380,01
Santa Catarina 1.456 - 10.367 3.974,05 1.455,50 2.900,00 8.559,15 10.367,10
Ceará 1.345 - 39.460 10.417,16 1.345,19 3.368,15 32.578,67 39.460,26
Bahia 1.307 - 9.609 3.539,53 1.307,27 2.500,00 7.933,04 9.608,74
Goiás 1.511 - 10.686 4.081,78 1.511,25 3.000,00 8.822,40 10.685,96
Pernambuco 1.171 - 24.267 7.143,54 1.171,43 1.600,00 20.034,73 24.266,67
Paraíba 1.155 - 6.041 2.866,84 1.155,00 3.000,00 4.987,65 6.041,19
Distrito Federal 1.200 - 18.891 7.786,55 1.199,58 7.000,00 15.596,39 18.890,82
Mato Grosso do Sul 1.300 - 2.468 1.488,27 1.300,00 1.312,22 2.038,00 2.468,49
Pará 1.045 - 5.421 2.527,92 1.045,00 2.801,00 4.475,49 5.420,85
Maranhão 1.500 - 9.659 3.758,13 1.500,00 1.600,00 7.974,78 9.659,29


Principais locais de trabalho

Diretores de comercialização e marketing xercem funções de direção comercial e de marketing em empresas das mais diversas atividades econômicas, geralmente de médio e grande portes. São assalariados, com carteira assinada, atuam de forma cooperativa, sem supervisão, em ambientes fechados e em período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de comercialização e marketing

Para o exercício desse cargo requer-se ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais ocorre entre quatro e cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Vice-presidente de marketing

Diretores de comercialização e marketing devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir qualidade da venda;
  • executar plano de marketing e vendas;
  • definir plano de marketing e vendas;
  • atuar na definição do planejamento estratégico;
  • comunicar-se;
  • participar na definição de políticas de recursos humanos;

  • Atividades

    • acompanhar indicadores de venda (volume de vendas, cumprimento de prazos);
    • mostrar coerência;
    • disseminar informações ao público de interesse da empresa;
    • fazer cumprir política comercial da empresa;
    • implantar novas metodologias de trabalho;
    • elaborar plano de contingência;
    • focalizar na busca de resultados;
    • demonstrar respeito a chefes e subordinados;
    • especificar recursos humanos, materiais e financeiros (orçamento);
    • utilizar tecnologia da informação;
    • instituir metodologia de trabalho;
    • desenvolver sistemáticas de monitoração do trabalho;
    • administrar conflitos;
    • dialogar com públicos de interesse da empresa;
    • realizar ações preventivas e corretivas;
    • gerenciar salários, promoções, admissões e demissões;
    • transformar dados em informação;
    • delegar responsabilidades;
    • motivar equipe;
    • identificar novos fornecedores e prestadores de serviço;
    • definir perfil de qualificação do pessoal;
    • aprovar normas e instruções;
    • analisar viabilidade econômica;
    • fazer exposições na mídia;
    • realizar pesquisas (top of mind);
    • diagnosticar necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal;
    • fomentar pesquisa e desenvolvimento de tendências de mercado consumidor;
    • manipular tendência de mercado;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • minimizar rupturas de vendas;
    • estimular processo de comunicação;
    • fixar metas de vendas (objetivos e prazos);
    • promover treinamento e desenvolvimento da equipe;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • disseminar plano de marketing;
    • promover inovação;
    • acompanhar utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros;
    • gerenciar custos e prazos logísticos;
    • implementar planos de marketing e vendas;
    • mostrar otimismo;
    • demonstrar visão de futuro;
    • mostrar criatividade;
    • tomar decisões;
    • verificar cumprimento dos prazos de cobrança;
    • orientar planejamento da produção;
    • analisar plano de marketing e vendas;
    • definir metas de venda com grupo gestor (quantidade e prazo);
    • avaliar exequibilidade de projetos;
    • definir metas e padrões de qualidade;
    • definir plano de investimento com grupo gestor;
    • expor ideias em público;
    • revisar plano de marketing e vendas;
    • trabalhar com ética;
    • trabalhar em equipe;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • zelar pela apresentação pessoal;
    • trabalhar com responsabilidade social;
    • promover rastreabilidade do produto;
    • avaliar resultados (negócios e processos);
    • contribuir na elaboração de descrição de cargos;
    • gerir pós-venda;
    • monitorar índice de satisfação de clientes e fornecedores;
    • promover campanhas internas de conscientização;
    • prospectar formadores de opinião;
    • aprovar contratação de terceiros;
    • atuar na definição de linhas de produto;
    • monitorar rentabilidade de produtos e clientes;
    • participar da definição de políticas ambientais, sociais e de segurança e higiene do trabalho;
    • dimensionar recursos;
    • redigir relatórios;
    • aproveitar oportunidades;
    • prospectar tendências tecnológicas, de produtos e modismos;
    • mostrar versatilidade;
    • validar métodos;


    Setores que mais contratam Vice-presidente de marketing no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Hotéis
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Agências de publicidade
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Escultor
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Escultor

    Salário para o cargo de Aquarelista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Aquarelista