Salário para o cargo de Diretor comercial
CBO 1233-05 > Diretores de comercialização e marketing

Diretor comercial - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atuam na definição do planejamento estratégico da empresa, definem e executam plano de marketing e vendas, gerem a qualidade da venda. Participam da definição de políticas de recursos humanos. Comunicam-se primordialmente para disseminar informações ao público de interesse da empresa.

Quanto ganha um Diretor comercial

Um Diretor comercial trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 8.730,53 e R$ 67.488,14, com a média salarial de R$ 28.303,51 e o salário mediana em R$ 26.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Diretor comercial

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 28.303,51 339.642,12 7.075,88 134,78
1º Quartil 8.730,53 104.766,36 2.182,63 41,57
Salário Mediana 26.000,00 312.000,00 6.500,00 123,81
3º Quartil 55.718,69 668.624,28 13.929,67 265,33
Teto Salarial 67.488,14 809.857,68 16.872,04 321,37


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de comercialização e marketing

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Diretores de comercialização e marketing xercem funções de direção comercial e de marketing em empresas das mais diversas atividades econômicas, geralmente de médio e grande portes. São assalariados, com carteira assinada, atuam de forma cooperativa, sem supervisão, em ambientes fechados e em período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de comercialização e marketing

Para o exercício desse cargo requer-se ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais ocorre entre quatro e cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Diretor comercial

Diretores de comercialização e marketing devem:

  • executar plano de marketing e vendas;
  • participar na definição de políticas de recursos humanos;
  • definir plano de marketing e vendas;
  • gerir qualidade da venda;
  • atuar na definição do planejamento estratégico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;

Atividades

  • promover treinamento e desenvolvimento da equipe;
  • aprovar contratação de terceiros;
  • promover inovação;
  • delegar responsabilidades;
  • mostrar versatilidade;
  • definir metas e padrões de qualidade;
  • analisar viabilidade econômica;
  • fixar metas de vendas (objetivos e prazos);
  • definir plano de investimento com grupo gestor;
  • definir metas de venda com grupo gestor (quantidade e prazo);
  • promover campanhas internas de conscientização;
  • gerir pós-venda;
  • participar da definição de políticas ambientais, sociais e de segurança e higiene do trabalho;
  • identificar novos fornecedores e prestadores de serviço;
  • prospectar tendências tecnológicas, de produtos e modismos;
  • revisar plano de marketing e vendas;
  • trabalhar em equipe;
  • fazer exposições na mídia;
  • aprovar normas e instruções;
  • demonstrar visão de futuro;
  • avaliar desempenho da equipe;
  • avaliar nível de satisfação da equipe;
  • desenvolver sistemáticas de monitoração do trabalho;
  • contribuir na elaboração de descrição de cargos;
  • focalizar na busca de resultados;
  • zelar pela apresentação pessoal;
  • minimizar rupturas de vendas;
  • fomentar pesquisa e desenvolvimento de tendências de mercado consumidor;
  • elaborar plano de contingência;
  • verificar cumprimento dos prazos de cobrança;
  • especificar recursos humanos, materiais e financeiros (orçamento);
  • acompanhar indicadores de venda (volume de vendas, cumprimento de prazos);
  • trabalhar com ética;
  • mostrar otimismo;
  • mostrar coerência;
  • expor ideias em público;
  • analisar plano de marketing e vendas;
  • orientar planejamento da produção;
  • transformar dados em informação;
  • dimensionar recursos;
  • administrar conflitos;
  • avaliar resultados (negócios e processos);
  • instituir metodologia de trabalho;
  • monitorar rentabilidade de produtos e clientes;
  • promover rastreabilidade do produto;
  • motivar equipe;
  • tomar decisões;
  • diagnosticar necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal;
  • disseminar informações ao público de interesse da empresa;
  • estimular processo de comunicação;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • aproveitar oportunidades;
  • redigir relatórios;
  • definir perfil de qualificação do pessoal;
  • implementar planos de marketing e vendas;
  • implantar novas metodologias de trabalho;
  • mostrar criatividade;
  • validar métodos;
  • prospectar formadores de opinião;
  • atuar na definição de linhas de produto;
  • fazer cumprir política comercial da empresa;
  • gerenciar custos e prazos logísticos;
  • demonstrar respeito a chefes e subordinados;
  • manipular tendência de mercado;
  • gerenciar salários, promoções, admissões e demissões;
  • acompanhar utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros;
  • dialogar com públicos de interesse da empresa;
  • realizar ações preventivas e corretivas;
  • utilizar tecnologia da informação;
  • trabalhar com responsabilidade social;
  • avaliar exequibilidade de projetos;


Setores que mais contratam Diretor comercial no mercado de trabalho

  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Seguros não-vida
  • Administração de cartões de crédito
  • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Cooperativas de crédito mútuo




Profissões em Destaque: