Salário para o cargo de Diretor de departamento de saúde
CBO 1312-05 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Diretor de departamento de saúde - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Diretor de departamento de saúde

Um Diretor de departamento de saúde trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.955,98 e R$ 42.480,98, com a média salarial de R$ 15.390,53 e o salário mediana em R$ 10.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de departamento de saúde

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 15.390,53 184.686,31 3.847,63 79,51
1º Quartil 4.955,98 59.471,70 1.238,99 25,60
Salário Mediana 10.000,00 120.000,00 2.500,00 51,66
3º Quartil 32.397,81 388.773,69 8.099,45 167,37
Teto Salarial 42.480,98 509.771,72 10.620,24 219,46


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.516 - 62.924 25.827,70 4.515,92 24.984,00 51.950,28 62.923,74
Rio de Janeiro - RJ 3.171 - 33.350 9.856,64 3.171,00 3.236,00 27.534,08 33.350,10
Curitiba - PR 3.168 - 44.000 18.135,82 3.167,57 13.658,00 36.326,95 44.000,29
Limeira - SP 3.657 - 10.202 5.429,80 3.657,14 4.600,00 8.423,14 10.202,36
São Luís - MA 6.898 - 9.690 7.733,93 6.897,71 8.000,00 8.000,00 9.689,84
Fortaleza - CE 9.233 - 74.878 31.517,74 9.232,50 32.550,50 61.820,00 74.878,24
Goiânia - GO 7.568 - 40.544 22.104,49 7.567,80 23.557,00 33.473,00 40.543,50
Recife - PE 6.507 - 33.694 15.796,68 6.507,00 15.072,00 27.817,60 33.693,51
Salvador - BA 1.870 - 38.841 12.935,84 1.870,00 8.500,00 32.067,50 38.841,12
Brasília - DF 1.784 - 35.768 11.022,95 1.783,50 7.700,00 29.530,50 35.768,23
Ribeirão Preto - SP 2.594 - 48.449 16.900,20 2.593,75 4.758,50 40.000,00 48.449,20
Belo Horizonte - MG 2.083 - 54.573 16.427,21 2.082,67 8.500,00 45.055,67 54.572,78
Saquarema - RJ 9.730 - 30.281 16.276,46 9.730,00 12.857,00 25.000,00 30.280,75
Canoas - RS 13.699 - 29.070 18.468,23 13.699,00 15.000,00 24.000,00 29.069,52
Maringá - PR 2.525 - 27.253 7.806,13 2.524,53 3.000,00 22.500,00 27.252,68
Toledo - PR 1.721 - 2.085 1.721,00 1.721,00 1.721,00 1.721,00 2.084,53
São Luís de Montes Belos - GO 8.172 - 21.184 11.722,30 8.171,50 10.000,00 17.490,00 21.184,41
Bofete - SP 2.521 - 6.682 3.795,50 2.521,31 3.583,91 5.517,03 6.682,39
João Pessoa - PB 4.000 - 23.013 8.378,78 4.000,00 6.000,00 19.000,00 23.013,37
Anápolis - GO 11.000 - 21.677 14.777,75 11.000,00 15.107,00 17.897,00 21.677,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.600 - 55.040 20.338,98 3.599,68 16.028,50 45.441,41 55.040,00
Rio de Janeiro 3.074 - 36.438 11.961,19 3.074,41 6.040,00 30.083,40 36.437,91
Goiás 4.931 - 34.328 15.013,32 4.931,11 14.134,00 28.341,32 34.327,86
Minas Gerais 2.961 - 34.606 11.698,74 2.961,06 7.373,00 28.570,59 34.605,55
Paraná 1.757 - 35.354 11.552,14 1.756,79 6.295,00 29.188,48 35.353,96
Ceará 7.224 - 65.430 23.612,67 7.223,80 12.000,00 54.019,68 65.430,26
Pernambuco 4.493 - 27.169 12.569,74 4.492,60 10.852,00 22.431,26 27.169,41
Bahia 2.789 - 29.613 11.236,49 2.788,89 9.000,00 24.449,00 29.613,36
Rio Grande do Sul 4.794 - 51.834 19.647,61 4.794,00 15.000,00 42.794,56 51.834,05
Maranhão 6.536 - 9.690 7.655,41 6.535,50 8.000,00 8.000,00 9.689,84
Santa Catarina 2.612 - 34.287 11.028,32 2.611,50 6.588,00 28.307,75 34.287,20
Distrito Federal 1.784 - 35.768 11.022,95 1.783,50 7.700,00 29.530,50 35.768,23
Espírito Santo 2.167 - 21.662 8.979,93 2.166,67 6.500,00 17.884,33 21.662,04
Pará 1.700 - 23.013 9.964,00 1.700,00 11.250,00 19.000,00 23.013,37
Mato Grosso 3.273 - 21.472 7.664,68 3.273,00 4.750,00 17.727,27 21.471,80
Mato Grosso do Sul 2.352 - 15.913 7.535,60 2.352,00 7.139,50 13.137,50 15.912,53
Paraíba 4.000 - 23.013 8.378,78 4.000,00 6.000,00 19.000,00 23.013,37
Alagoas 3.563 - 10.735 6.356,50 3.563,00 7.000,00 8.863,00 10.735,13
Rondônia 1.910 - 6.056 2.830,20 1.910,00 2.500,00 5.000,00 6.056,15


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor de departamento de saúde

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • avaliar ações de saúde;
  • planejar ações de saúde;
  • gerenciar recursos humanos;
  • administrar recursos financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • coordenar ações de saúde;

  • Atividades

    • propor contratações e/ou demissões;
    • definir estratégias de avaliação;
    • promover atividades científicas;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • avaliar resultados financeiros;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • produzir material técnico-científico;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • definir instruções de serviços internos;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • demonstrar empatia;
    • prestar consultoria;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • delegar funções;
    • avaliar programas implementados;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • elaborar relatórios;
    • prestar assessoria;
    • prestar auditoria;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • aprovar contratações e demissões;
    • levantar custo por departamento;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • contratar auditorias;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • liderar pessoas;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • demonstrar iniciativa;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • demonstrar criatividade;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • analisar indicadores de saúde;
    • realizar pesquisas;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • realizar convênios e parcerias;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • calcular custo de tratamentos;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • viabilizar captação de recursos;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • elaborar plano estratégico;
    • participar de conferência de saúde;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • planejar ações de capacitação;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • planejar ações de sensibilização;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • propor auditorias;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • participar em conselhos;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • planejar ações de educação permanente;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • implementar ações de sensibilização;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • nomear ouvidores;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • contornar situações adversas;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • implementar programas de saúde;
    • evidenciar acessibilidade;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • definir investimentos e custeio;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;


    Setores que mais contratam Diretor de departamento de saúde no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Planos de saúde
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Administração pública em geral
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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