Quanto ganha um Designer educacional
Um Designer educacional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.601,39 e R$ 9.734,14, com a média salarial de R$ 4.463,04 e o salário mediana em R$ 3.700,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 4.463,04 | 53.556,54 | 1.115,76 | 21,27 |
1º Quartil | 2.601,39 | 31.216,65 | 650,35 | 12,40 |
Salário Mediana | 3.700,00 | 44.400,00 | 925,00 | 17,63 |
3º Quartil | 7.423,67 | 89.084,01 | 1.855,92 | 35,38 |
Teto Salarial | 9.734,14 | 116.809,63 | 2.433,53 | 46,39 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
Cargos relacionados:
- Coordenador de ensino
- Desenhista instrucional
- Coordenador de serviço de orientação pedagógica
- Coordenador pedagógico
- Supervisor de ensino
- Projetista instrucional
- Coordenador de disciplina e área de estudo
- Auxiliar de supervisor escolar
- Coordenador auxiliar de curso
- Psicopedagogo
- Professor de técnicas e recursos audiovisuais
- Auxiliar de orientação educacional
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 2.950 - 14.037 | 6.308,98 | 2.950,21 | 5.422,50 | 11.589,30 | 14.037,31 |
Curitiba - PR | 2.508 - 6.924 | 3.873,17 | 2.508,41 | 3.500,00 | 5.716,39 | 6.923,86 |
Rio de Janeiro - RJ | 2.706 - 8.040 | 4.129,35 | 2.706,17 | 3.635,00 | 6.637,59 | 8.039,65 |
Brasília - DF | 2.202 - 6.455 | 3.740,84 | 2.201,88 | 4.019,19 | 5.329,36 | 6.455,09 |
Belo Horizonte - MG | 2.360 - 8.164 | 4.139,44 | 2.359,67 | 3.500,00 | 6.739,93 | 8.163,60 |
Recife - PE | 1.571 - 5.153 | 2.464,09 | 1.571,25 | 1.985,00 | 4.254,38 | 5.153,03 |
Florianópolis - SC | 2.702 - 10.357 | 5.109,02 | 2.702,25 | 4.403,00 | 8.550,50 | 10.356,62 |
Maringá - PR | 1.887 - 3.640 | 2.515,19 | 1.886,57 | 2.667,00 | 3.004,91 | 3.639,64 |
São Caetano do Sul - SP | 3.524 - 7.817 | 4.558,72 | 3.524,09 | 4.449,00 | 6.453,50 | 7.816,67 |
São José dos Campos - SP | 1.867 - 11.076 | 5.932,38 | 1.866,67 | 6.367,00 | 9.144,67 | 11.076,29 |
Porto Alegre - RS | 3.523 - 7.907 | 4.727,48 | 3.522,80 | 4.427,00 | 6.528,00 | 7.906,91 |
Barueri - SP | 2.238 - 9.391 | 4.360,63 | 2.237,75 | 3.166,50 | 7.753,53 | 9.391,31 |
Manaus - AM | 1.412 - 6.332 | 2.226,00 | 1.412,00 | 1.412,00 | 5.227,33 | 6.331,50 |
Salvador - BA | 1.456 - 8.192 | 2.974,09 | 1.456,00 | 2.188,00 | 6.763,50 | 8.192,15 |
Santa Cruz do Sul - RS | 1.800 - 3.270 | 2.260,00 | 1.800,00 | 2.300,00 | 2.700,00 | 3.270,32 |
Vitoria - ES | 2.826 - 4.960 | 3.724,13 | 2.826,00 | 3.952,00 | 4.095,00 | 4.959,99 |
Campinas - SP | 1.881 - 4.830 | 3.111,43 | 1.881,00 | 3.200,00 | 3.988,00 | 4.830,39 |
Blumenau - SC | 2.830 - 5.910 | 3.571,86 | 2.830,00 | 3.547,00 | 4.879,00 | 5.909,59 |
Muriaé - MG | 1.746 - 2.301 | 1.768,00 | 1.746,00 | 1.746,00 | 1.900,00 | 2.301,34 |
São Luís - MA | 1.412 - 3.634 | 2.215,49 | 1.412,00 | 1.974,00 | 3.000,00 | 3.633,69 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 2.632 - 12.854 | 5.790,62 | 2.632,32 | 4.811,00 | 10.612,12 | 12.853,71 |
Paraná | 2.142 - 6.575 | 3.482,75 | 2.142,08 | 3.300,50 | 5.428,67 | 6.575,37 |
Minas Gerais | 1.701 - 7.239 | 3.522,31 | 1.700,82 | 3.172,00 | 5.976,55 | 7.238,98 |
Rio de Janeiro | 2.573 - 7.521 | 3.901,56 | 2.573,20 | 3.351,00 | 6.209,74 | 7.521,42 |
Santa Catarina | 2.818 - 8.660 | 4.440,28 | 2.818,33 | 3.862,00 | 7.149,87 | 8.660,13 |
Distrito Federal | 2.202 - 6.455 | 3.740,84 | 2.201,88 | 4.019,19 | 5.329,36 | 6.455,09 |
Rio Grande do Sul | 1.963 - 7.770 | 3.880,80 | 1.962,80 | 3.900,00 | 6.415,22 | 7.770,31 |
Pernambuco | 1.541 - 5.153 | 2.437,38 | 1.540,75 | 1.985,00 | 4.254,38 | 5.153,03 |
Amazonas | 1.412 - 5.279 | 2.133,12 | 1.412,00 | 1.412,00 | 4.358,00 | 5.278,54 |
Bahia | 1.539 - 6.696 | 2.721,71 | 1.538,67 | 2.000,00 | 5.528,00 | 6.695,68 |
Espírito Santo | 1.960 - 4.960 | 3.557,00 | 1.960,02 | 3.952,00 | 4.095,00 | 4.959,99 |
Goiás | 2.200 - 10.114 | 4.696,00 | 2.200,00 | 4.234,00 | 8.350,00 | 10.113,77 |
Maranhão | 1.412 - 3.607 | 2.193,31 | 1.412,00 | 2.006,00 | 2.977,73 | 3.606,71 |
Paraíba | 1.500 - 3.804 | 2.084,50 | 1.500,00 | 1.966,50 | 3.141,00 | 3.804,47 |
Sergipe | 1.412 - 2.941 | 1.758,00 | 1.412,00 | 1.650,00 | 2.428,00 | 2.940,87 |
Principais locais de trabalho
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Funções e atividades do Designer educacional
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:
Atividades
- avaliar a instituição escolar;
- assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
- visitar rotineiramente as escolas;
- estimular o senso crítico;
- interagir com os pais;
- traçar cronograma de execução;
- desenvolver a autoestima;
- participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
- mapear conteúdo;
- traçar metas educacionais;
- acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
- avaliar os planos diretores;
- administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
- expressar-se com clareza;
- identificar contexto de aprendizagem;
- levantar necessidades educacionais e sociais;
- coordenar reuniões;
- organizar encontros, congressos e seminários;
- demonstrar versatilidade;
- coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
- verificar o cumprimento das metas;
- dimensionar carga horária;
- socializar informações;
- fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
- orientar atividades interdisciplinares;
- planejar reuniões com equipes de trabalho;
- selecionar referencial teórico;
- participar da avaliação proposta pela instituição;
- contextualizar historicamente a escola;
- estimular a solidariedade;
- registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
- criar espaços de participação/interação;
- possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
- aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
- avaliar o desempenho das classes/turmas;
- avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
- participar de cursos, seminários e congressos;
- analisar o desempenho das classes;
- estimular a transparência na condução dos trabalhos;
- mediar informações entre autor e equipe de produção;
- estimular a participação nas instituições associativas;
- promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
- roteirizar material;
- construir instrumentos de avaliação;
- respeitar as diversidades;
- elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
- intervir na aplicação de medidas disciplinares;
- criar clima favorável de trabalho;
- identificar público alvo;
- divulgar deliberações;
- articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
- dominar a língua portuguesa;
- detectar eventuais problemas educacionais;
- avaliar a implementação de projetos educacionais;
- organizar encontro de educandos;
- validar material revisado;
- assessorar o trabalho docente;
- traçar objetivos educacionais;
- promover trocas de experiências;
- criar mecanismos de participação/interação;
- compatibilizar carga horária por atividades;
- descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
- interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
- definir estratégias de ensino;
- fornecer subsídios teóricos;
- definir mídias;
- reunir-se com conselhos de classe;
- fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
- mapear competências;
- trabalhar em equipe;
- formar equipes de trabalho;
- realizar controle de qualidade;
- pesquisar práticas educativas;
- coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
- produzir material de apoio pedagógico;
- propor soluções para problemas educacionais detectados;
- analisar resultados das avaliações;
- compreender o contexto;
- observar o desempenho das classes;
- valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
- auto avaliar-se;
- elaborar relatórios;
- divulgar experiências pedagógicas;
- definir escopo;
- validar produto final;
- estruturar os tempos pedagógicos;
- demonstrar flexibilidade;
- explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
- buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
- intermediar conflitos entre a escola e a família;
- administrar tempo;
- formar-se continuamente;
- analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
- contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
- divulgar resultados de avaliação;
- estimular o respeito mútuo;
- descrever atividades;
- demonstrar criatividade;
- participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
- promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
- criar espaços para o exercício da diversidade;
- administrar recursos de trabalho;
- caracterizar o perfil dos alunos;
- promover estudos de caso;
- estimular o senso de justiça;
- emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
- participar da criação do projeto gráfico;
- aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
- elaborar roteiro visual (storyboard);
- estimular a participação dos diferentes sujeitos;
- garantir a integridade instrucional;
- estimular a criatividade;
- acompanhar processo de revisão;
- definir abordagem de comunicação;
- respeitar a alteridade;
- atualizar-se continuamente;
- administrar conflitos;
- administrar a demanda por vagas;
- propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
- demonstrar proatividade;
- entrevistar;
- pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
- elaborar textos de orientação;
- identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
- elaborar atividades;
- orientar equipe de produção;
- aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
- olhar com intencionalidade pedagógica;
- emitir pareceres;
- propor mecanismos de acessibilidade;
- articular a ação da escola com outras instituições;
- administrar a progressão da aprendizagem;
- construir sistema de avaliação;
- definir processos de avaliação;
- demonstrar capacidade de observação;
- estudar continuamente;
- criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
- respeitar a autonomia do educador;
- propor estratégias de participação/interação;
- assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
- equalizar informações;
- analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
- observar conselhos de classe e de escola;
- observar o processo de trabalho em salas de aula;
- acompanhar a produção dos alunos;
- orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
- estimular valores estéticos;
- estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
- estimular a cooperação;
- organizar grupos de estudos;
- planejar ações de operacionalização;
- aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
- elaborar objetivos;
- estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
- acompanhar a trajetória escolar do aluno;
- valorizar experiências pedagógicas significativas;
- respeitar a autoria do educador;
- organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
- criar mecanismos de usabilidade;
- sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
- adequar linguagem textual e imagética;
- propor ações que favoreçam a maturação da criança;
- assessorar as escolas/instituições;
- dimensionar os problemas;
- publicar experiências pedagógicas;
- avaliar o desempenho profissional dos educadores;
- acompanhar equipe de produção;
- levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
- selecionar bibliografia;
- avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
- sugerir mudanças no projeto pedagógico;
- participar das avaliações externas;
- organizar reuniões com equipes de trabalho;
Setores que mais contratam Designer educacional no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Edição de livros
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação superior - graduação
- Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
- Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
- Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
- Comércio varejista de livros
- Ensino fundamental
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br