Salário para o cargo de Designer educacional
CBO 2394-35 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Designer educacional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Designer educacional

Um Designer educacional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.601,39 e R$ 9.734,14, com a média salarial de R$ 4.463,04 e o salário mediana em R$ 3.700,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Designer educacional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.463,04 53.556,54 1.115,76 21,27
1º Quartil 2.601,39 31.216,65 650,35 12,40
Salário Mediana 3.700,00 44.400,00 925,00 17,63
3º Quartil 7.423,67 89.084,01 1.855,92 35,38
Teto Salarial 9.734,14 116.809,63 2.433,53 46,39


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.950 - 14.037 6.308,98 2.950,21 5.422,50 11.589,30 14.037,31
Curitiba - PR 2.508 - 6.924 3.873,17 2.508,41 3.500,00 5.716,39 6.923,86
Rio de Janeiro - RJ 2.706 - 8.040 4.129,35 2.706,17 3.635,00 6.637,59 8.039,65
Brasília - DF 2.202 - 6.455 3.740,84 2.201,88 4.019,19 5.329,36 6.455,09
Belo Horizonte - MG 2.360 - 8.164 4.139,44 2.359,67 3.500,00 6.739,93 8.163,60
Recife - PE 1.571 - 5.153 2.464,09 1.571,25 1.985,00 4.254,38 5.153,03
Florianópolis - SC 2.702 - 10.357 5.109,02 2.702,25 4.403,00 8.550,50 10.356,62
Maringá - PR 1.887 - 3.640 2.515,19 1.886,57 2.667,00 3.004,91 3.639,64
São Caetano do Sul - SP 3.524 - 7.817 4.558,72 3.524,09 4.449,00 6.453,50 7.816,67
São José dos Campos - SP 1.867 - 11.076 5.932,38 1.866,67 6.367,00 9.144,67 11.076,29
Porto Alegre - RS 3.523 - 7.907 4.727,48 3.522,80 4.427,00 6.528,00 7.906,91
Barueri - SP 2.238 - 9.391 4.360,63 2.237,75 3.166,50 7.753,53 9.391,31
Manaus - AM 1.412 - 6.332 2.226,00 1.412,00 1.412,00 5.227,33 6.331,50
Salvador - BA 1.456 - 8.192 2.974,09 1.456,00 2.188,00 6.763,50 8.192,15
Santa Cruz do Sul - RS 1.800 - 3.270 2.260,00 1.800,00 2.300,00 2.700,00 3.270,32
Vitoria - ES 2.826 - 4.960 3.724,13 2.826,00 3.952,00 4.095,00 4.959,99
Campinas - SP 1.881 - 4.830 3.111,43 1.881,00 3.200,00 3.988,00 4.830,39
Blumenau - SC 2.830 - 5.910 3.571,86 2.830,00 3.547,00 4.879,00 5.909,59
Muriaé - MG 1.746 - 2.301 1.768,00 1.746,00 1.746,00 1.900,00 2.301,34
São Luís - MA 1.412 - 3.634 2.215,49 1.412,00 1.974,00 3.000,00 3.633,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.632 - 12.854 5.790,62 2.632,32 4.811,00 10.612,12 12.853,71
Paraná 2.142 - 6.575 3.482,75 2.142,08 3.300,50 5.428,67 6.575,37
Minas Gerais 1.701 - 7.239 3.522,31 1.700,82 3.172,00 5.976,55 7.238,98
Rio de Janeiro 2.573 - 7.521 3.901,56 2.573,20 3.351,00 6.209,74 7.521,42
Santa Catarina 2.818 - 8.660 4.440,28 2.818,33 3.862,00 7.149,87 8.660,13
Distrito Federal 2.202 - 6.455 3.740,84 2.201,88 4.019,19 5.329,36 6.455,09
Rio Grande do Sul 1.963 - 7.770 3.880,80 1.962,80 3.900,00 6.415,22 7.770,31
Pernambuco 1.541 - 5.153 2.437,38 1.540,75 1.985,00 4.254,38 5.153,03
Amazonas 1.412 - 5.279 2.133,12 1.412,00 1.412,00 4.358,00 5.278,54
Bahia 1.539 - 6.696 2.721,71 1.538,67 2.000,00 5.528,00 6.695,68
Espírito Santo 1.960 - 4.960 3.557,00 1.960,02 3.952,00 4.095,00 4.959,99
Goiás 2.200 - 10.114 4.696,00 2.200,00 4.234,00 8.350,00 10.113,77
Maranhão 1.412 - 3.607 2.193,31 1.412,00 2.006,00 2.977,73 3.606,71
Paraíba 1.500 - 3.804 2.084,50 1.500,00 1.966,50 3.141,00 3.804,47
Sergipe 1.412 - 2.941 1.758,00 1.412,00 1.650,00 2.428,00 2.940,87


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Designer educacional

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;

  • Atividades

    • avaliar a instituição escolar;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • estimular o senso crítico;
    • interagir com os pais;
    • traçar cronograma de execução;
    • desenvolver a autoestima;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • mapear conteúdo;
    • traçar metas educacionais;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • avaliar os planos diretores;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • expressar-se com clareza;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • coordenar reuniões;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • demonstrar versatilidade;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • dimensionar carga horária;
    • socializar informações;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • selecionar referencial teórico;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • estimular a solidariedade;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • criar espaços de participação/interação;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • analisar o desempenho das classes;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • roteirizar material;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • respeitar as diversidades;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • identificar público alvo;
    • divulgar deliberações;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • dominar a língua portuguesa;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • organizar encontro de educandos;
    • validar material revisado;
    • assessorar o trabalho docente;
    • traçar objetivos educacionais;
    • promover trocas de experiências;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • definir estratégias de ensino;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • definir mídias;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • mapear competências;
    • trabalhar em equipe;
    • formar equipes de trabalho;
    • realizar controle de qualidade;
    • pesquisar práticas educativas;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • analisar resultados das avaliações;
    • compreender o contexto;
    • observar o desempenho das classes;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • auto avaliar-se;
    • elaborar relatórios;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • definir escopo;
    • validar produto final;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • administrar tempo;
    • formar-se continuamente;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • estimular o respeito mútuo;
    • descrever atividades;
    • demonstrar criatividade;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • administrar recursos de trabalho;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • promover estudos de caso;
    • estimular o senso de justiça;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • garantir a integridade instrucional;
    • estimular a criatividade;
    • acompanhar processo de revisão;
    • definir abordagem de comunicação;
    • respeitar a alteridade;
    • atualizar-se continuamente;
    • administrar conflitos;
    • administrar a demanda por vagas;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • demonstrar proatividade;
    • entrevistar;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • elaborar textos de orientação;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • elaborar atividades;
    • orientar equipe de produção;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • emitir pareceres;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • construir sistema de avaliação;
    • definir processos de avaliação;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • estudar continuamente;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • equalizar informações;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • estimular valores estéticos;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • estimular a cooperação;
    • organizar grupos de estudos;
    • planejar ações de operacionalização;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • elaborar objetivos;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • respeitar a autoria do educador;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • dimensionar os problemas;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • acompanhar equipe de produção;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • selecionar bibliografia;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • participar das avaliações externas;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;


    Setores que mais contratam Designer educacional no mercado de trabalho

    • Outras atividades de ensino
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Edição de livros
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Educação superior - graduação
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Comércio varejista de livros
    • Ensino fundamental




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: