Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Dançarinos tradicionais e populares
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares
As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Dançarino popular
Dançarinos tradicionais e populares devem:
- demonstrar competências pessoais;
- pesquisar danças tradicionais e populares;
- interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
- dar aulas de danças tradicionais e populares;
- administrar atividades relacionadas À dança;
- inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
- estudar danças tradicionais e populares;
- criar espetáculos;
- ensaiar dança tradicional e popular;
Atividades
- estudar passos na dança;
- experimentar novos movimentos;
- vivenciar a dança;
- ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
- interpretar danças com objetivos cênicos;
- estudar música tradicional e popular;
- ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
- criar coreografias a partir da linguagem tradicional;
- executar a dança conforme ritmos tradicionais;
- aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
- estudar movimentos na dança;
- trabalhar passos, gestos e movimentos;
- dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
- gerenciar a produção artística;
- pesquisar figurinos;
- pesquisar movimentos para novos ritmos;
- respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
- demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
- preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas;
- desenvolver cenários;
- trabalhar o tempo cênico;
- desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
- aplicar a dança à ação cultural;
- pesquisar passos, gestos e movimentos;
- dançar representando histórias;
- captar recursos;
- trabalhar o tempo ritual;
- utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
- trabalhar em equipe;
- criar roteiros;
- desenvolver trilhas sonoras;
- conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
- pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
- transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
- interpretar coreografia;
- trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
- aplicar a dança a contextos terapêuticos;
- identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
- estudar gestos na dança;
- consultar leis de incentivo a cultura;
- utilizar figurinos próprios á dança;
- dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
- participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
- estudar figurino popular e tradicional;
- fundir a dança com outras linguagens (artísticas e tecnológicas);
- atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
- desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular;
- adequar a dança aos novos ritmos;
- desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
- transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
- conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
- reinterpretar danças tradicionais e populares;
- coordenar movimentos e expressão corporal;
- participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
- gerenciar a produção executiva;
- desenvolver figurinos;
- adequar métodos a diferentes faixas etárias;
- realizar oficinas de trabalho;
- participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
- divulgar o evento;
- utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
- explorar possibilidades de movimentos com objetos;
- aprimorar a coreografia;
- desenvolver objetos cênicos;
- dar a conhecer os mestres das tradições;
- aplicar a dança a contextos pedagógicos;
- adaptar vivência à dança a ser realizada;
- participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
- avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
- dominar passos, gestos e movimentos;
Setores que mais contratam Dançarino popular no mercado de trabalho
- Hotéis
- Outras atividades de recreação e lazer