Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Dançarinos tradicionais e populares
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares
As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Dançarino popular
Dançarinos tradicionais e populares devem:
- criar espetáculos;
- administrar atividades relacionadas À dança;
- inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
- estudar danças tradicionais e populares;
- interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
- dar aulas de danças tradicionais e populares;
- ensaiar dança tradicional e popular;
- pesquisar danças tradicionais e populares;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
- dar a conhecer os mestres das tradições;
- aplicar a dança a contextos terapêuticos;
- preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas;
- estudar música tradicional e popular;
- estudar figurino popular e tradicional;
- experimentar novos movimentos;
- captar recursos;
- estudar movimentos na dança;
- desenvolver objetos cênicos;
- avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
- fundir a dança com outras linguagens (artísticas e tecnológicas);
- dançar representando histórias;
- vivenciar a dança;
- interpretar coreografia;
- reinterpretar danças tradicionais e populares;
- utilizar figurinos próprios á dança;
- participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
- trabalhar passos, gestos e movimentos;
- demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
- estudar passos na dança;
- pesquisar figurinos;
- desenvolver figurinos;
- adequar a dança aos novos ritmos;
- ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
- criar coreografias a partir da linguagem tradicional;
- utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
- aprimorar a coreografia;
- aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
- atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
- ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
- aplicar a dança à ação cultural;
- participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
- transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
- desenvolver trilhas sonoras;
- dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
- pesquisar passos, gestos e movimentos;
- desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular;
- participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
- desenvolver cenários;
- executar a dança conforme ritmos tradicionais;
- explorar possibilidades de movimentos com objetos;
- utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
- coordenar movimentos e expressão corporal;
- dominar passos, gestos e movimentos;
- conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
- conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
- participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
- trabalhar o tempo ritual;
- identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
- adaptar vivência à dança a ser realizada;
- criar roteiros;
- desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
- estudar gestos na dança;
- trabalhar o tempo cênico;
- pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
- gerenciar a produção artística;
- trabalhar em equipe;
- transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
- consultar leis de incentivo a cultura;
- desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
- respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
- realizar oficinas de trabalho;
- divulgar o evento;
- gerenciar a produção executiva;
- pesquisar movimentos para novos ritmos;
- aplicar a dança a contextos pedagógicos;
- adequar métodos a diferentes faixas etárias;
- dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
- interpretar danças com objetivos cênicos;
Setores que mais contratam Dançarino popular no mercado de trabalho
- Hotéis
- Outras atividades de recreação e lazer