Salário para o cargo de Coordenador de recepção
CBO 4201-25 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Coordenador de recepção - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Coordenador de recepção

Um Coordenador de recepção trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.827,27 e R$ 4.906,26, com a média salarial de R$ 2.573,00 e o salário mediana em R$ 2.294,75 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Coordenador de recepção

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.573,00 30.875,95 643,25 11,93
1º Quartil 1.827,27 21.927,26 456,82 8,47
Salário Mediana 2.294,75 27.537,00 573,69 10,64
3º Quartil 3.741,73 44.900,72 935,43 17,35
Teto Salarial 4.906,26 58.875,18 1.226,57 22,75


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.933 - 6.428 3.215,45 1.933,31 2.800,00 5.307,19 6.428,23
Rio de Janeiro - RJ 1.693 - 5.283 2.783,56 1.693,47 2.571,90 4.362,04 5.283,43
Brasília - DF 1.544 - 4.538 2.434,65 1.544,05 2.200,00 3.746,54 4.537,93
Belo Horizonte - MG 1.710 - 4.918 2.576,17 1.709,81 2.200,00 4.060,68 4.918,42
Fortaleza - CE 1.499 - 5.356 2.590,50 1.499,14 2.118,00 4.422,26 5.356,38
Cotia - SP 1.785 - 3.038 2.009,69 1.784,82 1.860,00 2.508,18 3.037,98
Salvador - BA 1.605 - 5.463 2.727,85 1.605,47 2.342,50 4.510,11 5.462,79
Goiânia - GO 1.470 - 4.477 2.392,54 1.470,45 2.129,00 3.696,36 4.477,15
Curitiba - PR 1.831 - 6.081 3.044,51 1.830,57 2.540,00 5.020,15 6.080,55
Recife - PE 1.575 - 5.038 2.541,86 1.574,66 2.120,00 4.159,23 5.037,78
Porto Alegre - RS 1.679 - 4.497 2.571,87 1.678,74 2.453,00 3.712,74 4.496,98
Cuiabá - MT 1.495 - 3.884 2.151,47 1.494,91 1.878,00 3.206,88 3.884,27
Campinas - SP 1.825 - 5.669 2.832,42 1.825,09 2.400,00 4.679,96 5.668,50
Maceió - AL 1.491 - 5.055 2.525,79 1.491,26 2.118,00 4.173,35 5.054,89
Campo Grande - MS 1.429 - 3.677 2.162,70 1.428,61 2.000,00 3.035,61 3.676,82
Guarulhos - SP 1.795 - 4.639 2.638,16 1.795,28 2.317,00 3.829,83 4.638,81
Belém - PA 1.495 - 3.941 2.176,22 1.494,89 1.750,00 3.253,77 3.941,06
Manaus - AM 1.505 - 4.186 2.347,72 1.505,43 2.297,25 3.456,31 4.186,38
Ribeirão Preto - SP 1.939 - 4.239 2.573,13 1.939,32 2.425,00 3.499,35 4.238,52
Florianópolis - SC 1.721 - 5.528 2.976,77 1.720,67 2.644,00 4.563,93 5.527,97


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.802 - 5.317 2.781,85 1.801,57 2.450,00 4.389,58 5.316,79
Rio de Janeiro 1.647 - 4.975 2.632,54 1.647,45 2.454,00 4.107,51 4.975,14
Minas Gerais 1.604 - 4.299 2.348,14 1.604,26 2.031,50 3.549,31 4.299,03
Rio Grande do Sul 1.690 - 4.806 2.622,75 1.689,90 2.417,00 3.967,46 4.805,51
Paraná 1.701 - 5.037 2.644,79 1.700,61 2.350,00 4.158,49 5.036,88
Bahia 1.492 - 4.524 2.348,16 1.491,88 2.006,50 3.735,22 4.524,21
Santa Catarina 1.807 - 5.195 2.839,15 1.806,85 2.565,00 4.289,27 5.195,30
Distrito Federal 1.544 - 4.538 2.434,65 1.544,05 2.200,00 3.746,54 4.537,93
Goiás 1.490 - 4.689 2.420,37 1.489,69 2.099,37 3.871,18 4.688,89
Ceará 1.484 - 5.095 2.480,56 1.484,44 2.000,00 4.206,43 5.094,95
Mato Grosso 1.474 - 3.932 2.133,21 1.473,75 1.805,00 3.246,55 3.932,32
Pernambuco 1.575 - 4.811 2.533,46 1.574,76 2.266,00 3.972,04 4.811,06
Espírito Santo 1.554 - 5.262 2.518,85 1.553,52 2.000,00 4.344,27 5.261,91
Mato Grosso do Sul 1.438 - 3.733 2.166,14 1.438,18 2.000,00 3.082,15 3.733,19
Pará 1.464 - 3.957 2.190,08 1.464,08 2.000,00 3.266,96 3.957,04
Alagoas 1.499 - 4.767 2.490,45 1.499,04 2.310,00 3.935,61 4.766,93
Paraíba 1.473 - 3.674 2.043,07 1.472,86 1.815,50 3.033,18 3.673,88
Amazonas 1.480 - 4.156 2.295,90 1.479,79 2.120,00 3.430,96 4.155,68
Rio Grande do Norte 1.418 - 3.926 2.116,59 1.418,39 1.938,00 3.241,41 3.926,09
Maranhão 1.544 - 4.390 2.411,65 1.544,45 2.000,00 3.624,06 4.389,57
Sergipe 1.485 - 3.873 2.105,71 1.485,33 1.965,00 3.197,92 3.873,41
Tocantins 1.470 - 4.095 2.132,18 1.470,33 1.837,00 3.381,00 4.095,17
Piauí 1.549 - 3.943 2.325,53 1.549,10 2.130,00 3.255,30 3.942,92
Acre 1.412 - 2.986 1.675,75 1.412,00 1.412,00 2.465,38 2.986,14
Rondônia 1.530 - 3.519 2.053,73 1.529,57 1.858,00 2.905,29 3.518,97
Amapá 1.442 - 3.800 2.087,75 1.441,75 1.650,00 3.137,25 3.799,93
Roraima 1.412 - 6.309 2.554,50 1.412,00 1.808,00 5.208,67 6.308,89


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Coordenador de recepção

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • planejar trabalho da equipe;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • atender público e informantes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar pessoal;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • controlar atividades financeiras;
  • supervisionar execução dos serviços;

  • Atividades

    • elaborar programação de férias;
    • liderar equipe;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • orçar custos;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • identificar prioridades;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • rever rotinas de trabalho;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • definir perfil para cargos;
    • manter-se atualizado;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • atuar com dinamismo;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • agir com desenvoltura;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • estimar volume de trabalho;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • analisar relatórios;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • controlar ligações telefônicas;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • propor promoções de funcionários;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • tabular dados;
    • definir rotinas de trabalho;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • treinar novos funcionários;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • conferir faturas;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • demonstrar atitude proativa;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • agir com flexibilidade;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • propor fechamento de contratos;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • agir com empatia;
    • criticar questionários preenchidos;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • propor admissões de funcionários;
    • selecionar pessoal;
    • agir com criatividade;
    • justificar diferenças de caixa;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • recolher numerário dos guichês;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • controlar as emoções;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • promover rodízio de funções;
    • promover reuniões;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • confrontar dados coletados;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • controlar movimentação de questionários;
    • definir recursos de trabalho;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;


    Setores que mais contratam Coordenador de recepção no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Laboratórios clínicos
    • Condomínios prediais
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Restaurantes e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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