Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Cômico de circo
Artistas de circo (circenses) devem:
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
- ensaiar o número;
- produzir o número;
- apresentar o número;
- vender o espetáculo ou número;
- inventar números;
- ensinar arte e técnica circense;
Atividades
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- fazer aquecimento;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- fazer concentração;
- pesquisar truques;
- sincronizar luz e som com a representação;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- divulgar o espetáculo ou número;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- perceber as habilidades dos alunos;
- confeccionar o aparelho;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- motivar os alunos;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- trabalhar em equipe;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- conquistar empatia do público;
- respeitar ética profissional;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- pesquisar tecnologias;
- fazer alongamento;
- dar entrevistas;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- aprender a profissão ensaiando;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- transmitir ética circense;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- definir equipamentos de segurança;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- criar guarda roupa;
- adquirir técnicas para cair;
- pesquisar materiais;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- desmontar o aparelho;
- pesquisar movimentos corporais;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- frequentar cursos de atualização;
- definir coreografia;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- providenciar material impresso para divulgação;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- errar truques para valorização do trabalho;
- pesquisar aparelhos;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- criar maquiagem;
- misturar os números criando outros;
- preparar a entrada do artista;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- demonstrar determinação para aprender;
- respeitar relações de trabalho;
- montar o aparelho;
- selecionar música;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- estabelecer comunicação com o público;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- desenvolver disciplina;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
Setores que mais contratam Cômico de circo no mercado de trabalho
- Parques de diversão e parques temáticos
- Locação de mão-de-obra temporária