Salário para o cargo de Cômico de circo
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-45

Cômico de circo - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Cômico de circo

Artistas de circo (circenses) devem:

  • comunicar-se;
  • apresentar o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • produzir o número;
  • inventar números;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensaiar o número;

Atividades

  • fazer concentração;
  • desenvolver disciplina;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • desmontar o aparelho;
  • confeccionar o aparelho;
  • transmitir ética circense;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • definir coreografia;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • adquirir técnicas para cair;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • respeitar relações de trabalho;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • preparar a entrada do artista;
  • montar o aparelho;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • aprender a profissão ensaiando;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • fazer alongamento;
  • criar guarda roupa;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • dar entrevistas;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • pesquisar tecnologias;
  • frequentar cursos de atualização;
  • conquistar empatia do público;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • definir equipamentos de segurança;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • pesquisar truques;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • fazer aquecimento;
  • pesquisar materiais;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • selecionar música;
  • motivar os alunos;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • criar maquiagem;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • pesquisar aparelhos;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • misturar os números criando outros;
  • respeitar ética profissional;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • trabalhar em equipe;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;


Setores que mais contratam Cômico de circo no mercado de trabalho

  • Parques de diversão e parques temáticos
  • Locação de mão-de-obra temporária




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