Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
 
- Artistas de artes populares e modelos
 
 
- Artistas de circo (circenses)
 
 
 
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Cômico de circo
Artistas de circo (circenses) devem:
- demonstrar competências pessoais;
- apresentar o número;
- inventar números;
- produzir o número;
- ensaiar o número;
- comunicar-se;
- ensinar arte e técnica circense;
- vender o espetáculo ou número;
Atividades
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- motivar os alunos;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- respeitar ética profissional;
- trabalhar em equipe;
- divulgar o espetáculo ou número;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- errar truques para valorização do trabalho;
- montar o aparelho;
- desmontar o aparelho;
- definir coreografia;
- conquistar empatia do público;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- pesquisar movimentos corporais;
- pesquisar materiais;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- transmitir ética circense;
- pesquisar tecnologias;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- combinar códigos para informar imprevistos;
- criar guarda roupa;
- aprender a profissão ensaiando;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- selecionar música;
- fazer alongamento;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- pesquisar truques;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- dar entrevistas;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- pesquisar aparelhos;
- preparar a entrada do artista;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- frequentar cursos de atualização;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- demonstrar determinação para aprender;
- providenciar material impresso para divulgação;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- misturar os números criando outros;
- adquirir técnicas para cair;
- criar maquiagem;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- estabelecer comunicação com o público;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- perceber as habilidades dos alunos;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- respeitar o aparelho de outro artista;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- respeitar relações de trabalho;
- sincronizar luz e som com a representação;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- confeccionar o aparelho;
- definir equipamentos de segurança;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- fazer aquecimento;
- fazer concentração;
- desenvolver disciplina;
Setores que mais contratam Cômico de circo no mercado de trabalho
- Parques de diversão e parques temáticos
- Locação de mão-de-obra temporária
 
 
									 
 
                 
 
                 
 
                 
 
                 
 
                 
 
                 
 
                 
 
                