Salário para o cargo de Cômico de circo
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-45

Cômico de circo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Cômico de circo

Um Cômico de circo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 5.900,50 e R$ 15.734,76, com a média salarial de R$ 8.350,93 e o salário mediana em R$ 8.400,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Cômico de circo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.350,93 100.211,18 2.087,73 43,27
1º Quartil 5.900,50 70.806,00 1.475,13 30,57
Salário Mediana 8.400,00 100.800,00 2.100,00 43,52
3º Quartil 12.000,00 144.000,00 3.000,00 62,17
Teto Salarial 15.734,76 188.817,12 3.933,69 81,52


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Santo André - SP 8.143 - 16.663 9.827,59 8.142,86 8.400,00 13.757,14 16.663,06
Aquiraz - CE 3.176 - 3.940 3.235,78 3.175,50 3.253,00 3.253,00 3.940,13


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 7.743 - 16.663 9.708,47 7.742,86 8.400,00 13.757,14 16.663,06
Ceará 3.176 - 3.940 3.235,78 3.175,50 3.253,00 3.253,00 3.940,13


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Cômico de circo

Artistas de circo (circenses) devem:

  • comunicar-se;
  • ensaiar o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • produzir o número;
  • inventar números;
  • demonstrar competências pessoais;
  • vender o espetáculo ou número;
  • apresentar o número;

  • Atividades

    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • fazer concentração;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • trabalhar em equipe;
    • respeitar ética profissional;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • transmitir ética circense;
    • fazer aquecimento;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • confeccionar o aparelho;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • criar guarda roupa;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • pesquisar materiais;
    • preparar a entrada do artista;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • desenvolver disciplina;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • definir equipamentos de segurança;
    • conquistar empatia do público;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • criar maquiagem;
    • dar entrevistas;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • demonstrar determinação para aprender;
    • montar o aparelho;
    • motivar os alunos;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • pesquisar tecnologias;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • desmontar o aparelho;
    • pesquisar truques;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • pesquisar aparelhos;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • frequentar cursos de atualização;
    • respeitar relações de trabalho;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • selecionar música;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • adquirir técnicas para cair;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • definir coreografia;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • fazer alongamento;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • misturar os números criando outros;


    Setores que mais contratam Cômico de circo no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Restaurantes e similares
    • Ensino fundamental




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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