Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Cômico de circo
Artistas de circo (circenses) devem:
- comunicar-se;
- apresentar o número;
- vender o espetáculo ou número;
- inventar números;
- produzir o número;
- ensinar arte e técnica circense;
- ensaiar o número;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- pesquisar aparelhos;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- desenvolver disciplina;
- pesquisar movimentos corporais;
- fazer concentração;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- pesquisar materiais;
- criar guarda roupa;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- respeitar ética profissional;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- dar entrevistas;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- criar maquiagem;
- estabelecer comunicação com o público;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- frequentar cursos de atualização;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- conquistar empatia do público;
- misturar os números criando outros;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- definir equipamentos de segurança;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- montar o aparelho;
- pesquisar truques;
- perceber as habilidades dos alunos;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- desmontar o aparelho;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- demonstrar determinação para aprender;
- confeccionar o aparelho;
- fazer alongamento;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- definir coreografia;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- fazer aquecimento;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- respeitar relações de trabalho;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- transmitir ética circense;
- motivar os alunos;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- preparar a entrada do artista;
- trabalhar em equipe;
- sincronizar luz e som com a representação;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- selecionar música;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- providenciar material impresso para divulgação;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- adquirir técnicas para cair;
- aprender a profissão ensaiando;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- divulgar o espetáculo ou número;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- pesquisar tecnologias;
- errar truques para valorização do trabalho;
Setores que mais contratam Cômico de circo no mercado de trabalho
- Parques de diversão e parques temáticos
- Locação de mão-de-obra temporária