Salário para o cargo de Comentarista político
CBO 2617-10 > Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Comentarista político - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Apresentam programas de rádio, televisão e noticiários, ancorando programas, nos quais interpretam o conteúdo da apresentação, noticiam e comentam fatos, leem textos no ar, narram transmissão de eventos, tecem comentários sobre os mesmos, fazem locução gravando voz para mídias, entrevistam pessoas, anunciam produtos e serviços, preparam conteúdo para apresentação, participando da definição da pauta, redigindo a notícia, checando as informações, atuam em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias audiovisuais.

Quanto ganha um Comentarista político

Um Comentarista político trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.794,10 e R$ 16.903,83, com a média salarial de R$ 5.614,45 e o salário mediana em R$ 2.503,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Comentarista político

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.614,45 67.373,38 1.403,61 29,07
1º Quartil 1.794,10 21.529,24 448,53 9,29
Salário Mediana 2.503,50 30.042,00 625,88 12,96
3º Quartil 12.891,58 154.698,95 3.222,89 66,76
Teto Salarial 16.903,83 202.845,90 4.225,96 87,54


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Belo Horizonte - MG 2.694 - 28.288 6.566,67 2.694,00 3.498,00 23.355,00 28.288,28
Rio de Janeiro - RJ 2.507 - 75.980 19.288,80 2.507,00 6.707,00 62.730,00 75.980,46


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.448 - 48.891 10.450,50 1.447,50 2.332,50 40.365,00 48.891,30
Minas Gerais 1.412 - 16.264 4.947,11 1.412,00 2.855,00 13.427,50 16.263,79
São Paulo 1.748 - 34.556 11.625,89 1.747,50 11.025,00 28.530,00 34.556,39
Santa Catarina 1.900 - 4.977 2.955,50 1.900,00 2.963,00 4.109,00 4.976,94
Paraná 1.723 - 3.331 2.212,43 1.723,00 2.226,00 2.750,00 3.330,88


Principais locais de trabalho

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.


Funções e atividades do Comentarista político

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • comentar os fatos;
  • anunciar produtos e serviços;
  • gravar voz para mídias;
  • apresentar programas e noticiários;
  • preparar conteúdo para apresentação;
  • narrar transmissão de eventos;
  • apresentar eventos;
  • entrevistar pessoas;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • demonstrar cordialidade;
    • anunciar serviços de utilidade pública (hora, tempo, situação das estradas);
    • provocar o entrevistado;
    • apresentar programações diversas;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • anunciar promoções e peças publicitárias;
    • participar de debates e mesas redondas;
    • locutar voz para sistemas digitais (uras);
    • demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto;
    • demonstrar capacidade de administrar tempo;
    • interromper o entrevistado;
    • ler os comerciais no ar;
    • elaborar o roteiro da entrevista;
    • levantar informações e dados;
    • demonstrar credibilidade;
    • posicionar os participantes do evento;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • gravar voz para peças publicitárias e institucionais;
    • redigir a notícia;
    • demonstrar qualidade de voz e dicção;
    • gravar reportagens;
    • demonstrar capacidade de tomar decisões;
    • demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • construir a cena;
    • animar o programa;
    • locutar conteúdos para programas digitais;
    • fazer enquete;
    • anunciar eventos ao vivo;
    • editar textos;
    • ancorar programas;
    • delimitar o conteúdo;
    • operar equipamentos (mesa de som e outros);
    • anunciar programação;
    • noticiar fatos;
    • chamar reportagem;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • analisar fatos, notícias e eventos;
    • adequar o tempo da entrevista;
    • anunciar chamadas;
    • demonstrar capacidade de emocionar o público;
    • instruir o entrevistado;
    • demonstrar imparcialidade;
    • ler o texto no ar;
    • locutar audiodescrição;
    • relatar o que foi apresentado (música, entrevista ou notícia);
    • chamar os comerciais;
    • demonstrar capacidade de expressão corporal;
    • realizar análise crítica e técnica dos eventos;
    • demonstrar capacidade de observação técnica;
    • selecionar material;
    • participar da definição da pauta;
    • analisar roteiro de apresentação;
    • apresentar os participantes do evento;
    • rebater o entrevistado;
    • organizar as informações;
    • ajustar a narração ao evento;
    • seguir o roteiro do evento;
    • fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção;
    • passar o texto;
    • ensaiar a apresentação;
    • interpretar o conteúdo da apresentação;
    • descrever o evento;
    • gravar voz padrão para emissoras;
    • checar as informações;
    • opinar a respeito do evento;
    • administrar tempo para o evento;
    • locutar documentários;
    • reproduzir o fato ocorrido durante o evento;
    • administrar chamadas e inserts comerciais;
    • formular perguntas;
    • gravar voz para conteúdo indoor;
    • demonstrar dinamismo;
    • editar material gravado;
    • sugerir nomes para entrevistas;
    • anunciar/desanunciar músicas;
    • demonstrar facilidade de relacionamento humano;
    • mediar debates;
    • envolver o entrevistado;
    • demonstrar capacidade e interagir com público e pares;
    • locutar conteúdos para produtos digitais (games, gps, aplicativos, etc);
    • demonstrar flexibilidade;


    Setores que mais contratam Comentarista político no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Atividades de televisão aberta
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Programadoras
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

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